Artigos de decoração

Características do Levitron

Características do Levitron
Contente
  1. O que é isso?
  2. Tipos de produtos
  3. Como fazer isso sozinho?

Levitron é um dispositivo que, ao girar, fica suspenso no ar acima da caixa principal. Ele, por sua vez, contém ímãs que criam um campo magnético contrário que impede a parte superior de sair do local desse campo.

O que é isso?

Levitron forma um campo magnético que repele o topo, permitindo que ele se mova apenas em um determinado ponto. O fluxo magnético criado pela caixa principal de ímãs equilibra a suspensão da parte superior em todos os lados. O campo magnético repulsivo forma uma espécie de almofada gravitacional no ar, a mesma ao longo das linhas de força de cada lado, quando visto em relação a um plano horizontal paralelo à borda superior da caixa.

Um pião, pairando sobre um pacote com ímãs, deve necessariamente girar, e deve ser com uma velocidade angular relativamente constante. Se este topo (disco flutuante) for parado, ele irá virar e ser atraído, já que seu pólo inferior, voltado para a caixa, mudará para o oposto. Este princípio de funcionamento está subjacente a todas essas instalações, nas quais o papel de um material elástico que não permite a queda da carga é desempenhado por linhas de força. O segundo pré-requisito, além da rotação, é que os ímãs da embalagem sejam girados com o mesmo pólo para cima.

Para evitar escorregar e tombar, eles são inseridos em orifícios cegos e fixados firmemente, por exemplo, com um adesivo multiuso.

Tipos de produtos

A moldura para fotos em levitação consiste em um contorno externo e um interno. No externo há guias e ímãs concentrando seu campo. No interno está o ímã do próprio topo. Uma ou duas fotografias são inseridas no próprio contorno interno. Girando, o contorno com uma parte superior mostra a frente e o verso das fotos inseridas. Uma moldura com tal dispositivo pode efetivamente decorar a mesa. Por exemplo, um jogador que adora jogos online populares coloca duas fotos de um ou dois personagens favoritos, direcionadas em ambas as direções. O contorno interno dessa moldura é feito, por exemplo, na forma de um coração, simbolizando o amor e a simpatia por esses personagens fictícios. E tendo obtido a imagem da webcam durante o streaming, o jogador vai se destacar com este "chip" e vai atrair a atenção de novos assinantes do seu próprio canal de vídeo. Noutros casos, a moldura fotográfica que levita torna-se um tema do interior da divisão, uma decoração da casa.

O suporte para pratos em levitação inclui um ímã giratório embutido no fundo de, por exemplo, tigelas de salada ou vasos de flores. No entanto, cabos assimétricos nos pratos, por exemplo, uma panela de 1 litro para preparar primeiros pratos para uma pessoa ou frigideiras, desequilibram o topo.

O utensílio vai virar, puxando-se e jogando o prato preparado na mesa.

O alto-falante deve ser redondo, homogêneo, operar com bateria interna e ser sem fio, por exemplo, um alto-falante com reprodução de som com Bluetooth. Todos os detalhes são cuidadosamente equilibrados com um layout equilibrado. Ao operar em feedback de vibração "baixo", o alto-falante vibra, pairando no ar.

Outros presentes e lembranças: um relógio com vista de cima do mostrador, um copo ou caneca com centro de gravidade deslocado (devido à presença de uma alça na lateral), um vaso de flores, uma pequena árvore de Natal em forma de uma lembrança, uma mini-árvore feita como um bonsai. Assim como uma lua artificial (bola amarelada com uma textura de superfície lunar), uma mini prateleira decorativa redonda e outros presentes devem ser cuidadosamente centralizados. O menor desequilíbrio no centro de massa pode transformar o Levitron em um objeto aparentemente incompreensível, atraído pelo lado "errado" e torto.

O mesmo se aplica a objetos volumosos que mantiveram sua leveza em termos de seu peso total. Por exemplo, pode ser uma nuvem decorativa com iluminação LED multicolorida, uma estatueta original na forma de um boneco de neve de espuma com o rosto pintado e muito mais.

Todos esses produtos não ficam completos sem uma plataforma com um conjunto básico de ímãs que formam um anel magnético com um orifício gravitacional no centro, no qual o topo se equilibra.

Como fazer isso sozinho?

É extremamente fácil recriar o Levitron em casa. O primeiro passo é um desenho adequado do produto, sem o qual a fabricação de uma plataforma de levitação e de um objeto móvel de alta qualidade e verdadeiramente confiável é extremamente difícil.

Preparação

A seleção de ferramentas inclui: um moedor com um conjunto de discos de corte para madeira e metal, uma serra de vaivém com lâminas de serra para madeira, uma furadeira elétrica com coroa, brocas cônicas e / ou de penas, um marcador de construção, compasso (haste), lápis, fita métrica, régua quadrada , transferidor.

Dos materiais, exceto para ímãs cilíndricos planos, você precisará de: uma placa de madeira natural ou um pedaço de madeira, cola universal (você pode usar "Moment-1" ou cola quente em uma pistola), bem como materiais adicionais . Freqüentemente, em vez de um conjunto de ímãs de neodímio, um poderoso ímã de ferrite (clássico) é usado, extraído de um alto-falante de alta potência e dimensões. Neste último caso, são as cabeças dinâmicas dos subwoofers incluídos na instalação eletroacústica estacionária. A remoção do ímã de ferrite será necessária com muito cuidado: apesar de sua dureza, ele se quebra com muita facilidade e será muito difícil coletar suas peças estilhaçadas.

Um ímã em anel que recebeu fragmentos, e ainda mais rompido por completo, emitirá um campo magnético imperfeito e desequilibrado, no qual a parte superior provavelmente cairá de lado.

Esquema de fabricação

Siga os passos abaixo para fazer um Levitron.

  • Marque a seção do quadro em que os ímãs são colocados, ao longo do arco externo do círculo usando uma bússola. Use um quebra-cabeças para cortar a peça necessária.

  • Lixe as bordas, deixando a base de madeira em um círculo perfeito. Isso é feito com o auxílio de uma esmerilhadeira ou amoladora, mas o acabamento ideal do círculo de madeira é feito em torno ou furadeira, em cujo mandril é fixado o eixo. Um pequeno orifício é feito no centro para este eixo e pode ser fixado com pinos transversais.
  • Marque orifícios cegos para ímãs - de preferência entalhes redondos. Use uma broca e uma broca, uma broca cônica ou uma fresa em uma fresadora de tamanho adequado para perfurá-los. Assim, 6 ímãs são dispostos na forma de um hexágono regular, 13 - na forma de um 13 lados, e assim por diante. Pode haver mais ímãs.
  • Pressione esses ímãs. Eles devem se encaixar bem - os orifícios são pré-perfurados exatamente no diâmetro dos ímãs. Para maior confiabilidade, coloque-os na cola. Artesãos experientes diluem a cola epóxi com serragem (aparas de madeira) formada durante a perfuração e preenchem os ímãs de forma "hermética" para que não tenham chance de cair. A superfície interna rugosa dos orifícios (reentrâncias) perfurados para ímãs retém de forma confiável o enchimento de epóxi - o produto acaba sendo praticamente "eterno".
  • A base com os ímãs agora está completa. Eles estão localizados no mesmo pólo - por exemplo, N-up. O ímã do topo é voltado para eles pelo mesmo pólo. Para fazer o próprio topo, faça o seguinte. Corte um pedaço de um lápis maciço - terá 4 cm de comprimento, certifique-se de que a ponta do lápis está perfeitamente apontada, é melhor fazer com um apontador.
  • Enrole um pedaço de fita adesiva ou fita adesiva em um lápis. Isso será necessário para que o ímã do anel esteja uniformemente, equidistante do centro, colocado no segmento de lápis. Nesse caso, o pólo N do ímã em anel girará para baixo - oposto aos ímãs da peça de base de madeira feita de acordo com as instruções anteriores.

Faça experiências com a massa e o nível do centro de gravidade do topo. Isso dará a ele a capacidade de girar e pairar sobre a base do levitador sem distorção. Continue centralizando o topo, girando-o em torno de seu eixo sempre que testá-lo, até que ele pare de girar em direções diferentes.

Alternativamente, uma base eletromagnética para a parte superior. Em vez de ímãs, bobinas redondas pré-fabricadas são tomadas, ou feitas de forma independente, bobinas com núcleos de ferro. A máxima precisão é exigida em tudo, desde a localização das bobinas até o número de voltas. Coloque-os perfeitamente nivelados e equidistantes do topo. Você pode precisar de uma placa com um driver de pulso - o fornecimento sequencial de pulsos de corrente constante ou sinusóides AC transformará o Levitron em um motor sem moldura de ar. A desvantagem é que este Levitron funciona com bateria. No entanto, mesmo um souvenir comum, mecânico, de ímã permanente e levitando, não gira indefinidamente, uma vez que nenhuma das instalações magnéticas é uma máquina de movimento perpétuo. Você ainda tem que torcer com os dedos.

No próximo vídeo, as instruções de fabricação são apresentadas em mais detalhes.

sem comentários

Moda

a beleza

casa