Feriados

História e comemoração do Dia dos Namorados

História e comemoração do Dia dos Namorados
Contente
  1. Quem é São Valentim?
  2. história do feriado
  3. Tradições e costumes
  4. Como marcar?
  5. Fatos interessantes

História e Celebração do dia dos namorados praticamente inseparável. E conhecendo a história do feriado do dia 14 de fevereiro, entendendo claramente quem é realmente o Dia dos Namorados - os celebrantes só vão se beneficiar, porque sua celebração será bem pensada. Também vale a pena entender as tradições e os costumes desse dia.

Quem é São Valentim?

Em torno deste nome já se formou todo um verdadeiro lenda, o que é muito, muito difícil para pessoas ignorantes entenderem. Mesmo nos estados onde o catolicismo é generalizado, há uma série de equívocos a esse respeito. Várias fontes afirmam que era um presbítero, isto é, um clérigo comum, ou um bispo. E dizem que ele se casou com soldados das legiões romanas com um casamento religioso numa época em que isso era estritamente proibido. Em algumas versões da história, chega a ser mencionado que muitos legionários, após tal cerimônia, evitaram novas campanhas, tentaram de todas as formas deixar o exército e viver uma vida pacífica.

Quando as autoridades, ou melhor, o imperador romano, souberam dessas ações de Valentim, o culpado foi preso e executado. Mas a parte lendária também não termina aí. Às vezes, eles até afirmam que Valentim enviou uma carta para alguma de sua amada, e assinou - "seu Valentim" - já da prisão. Costuma-se afirmar que em homenagem a tal ato surgiu a tradição de comemorar o 14 de fevereiro.

Na realidade, tudo, para dizer o mínimo, não é assim - e a verdade é que o único detalhe confiável da lenda é a própria existência de tal figura de igreja.

Mais precisamente, duas figuras - um padre e um bispo, que subsequentemente se misturaram arbitrariamente na mente das pessoas.Existe outra pessoa com o mesmo nome, que também viveu no período da Roma Antiga, mas não pertencia mais à hierarquia da Igreja. As datas de vida de todos os três terminam o mais tardar em 270 DC, ou seja, no século III.

Além disso, na primeira lista de mártires sobreviventes, seus nomes estão ausentes. Sobre um desses namorados, nada se sabe, exceto o fato de sua morte na cidade de Cartago, junto com um grupo de outros peregrinos... Outro deles era de fato um bispo na cidade de Interamny, mas as informações sobre a data de sua morte diferem em quase 100 anos. O que, entretanto, não é surpreendente em uma época em que muitos séculos restaram antes do surgimento de passaportes, certidões de óbito e nascimento. O destino do Presbítero Valentim é conhecido com mais precisão - ele foi executado por decapitação entre 268 e 270 DC.

Naquela época, o Cristianismo ainda era muito, muito pequeno. Os legionários romanos daquela época não sabiam praticamente nada sobre ele, especialmente porque a adesão a este culto era severamente perseguida. E, portanto, o casamento em massa de soldados dificilmente pode ser chamado de pelo menos uma versão verdadeira. Mas mesmo isso não é suficiente - vale a pena mencionar desde já que a própria cerimônia de casamento, em sua forma completa, foi formada 500-600 anos após esses eventos, o que ainda mais contesta a lenda.

No final do século V, o Pontífice Gelásio decide imortalizar todos os Namorados na memória da Igreja. Muito provavelmente, mesmo assim, informações confiáveis ​​sobre eles eram escassas e, portanto, a decisão de glorificar foi imediatamente aplicada a eles e a vários outros mártires. A decisão diz diretamente que "os nomes são reverenciados com justiça entre as pessoas, mas as ações são conhecidas apenas pelo Senhor Deus". A data da celebração não foi escolhida por acaso - foi apontada para apagar da memória o feriado mais antigo e puramente pagão de Lupercalia... De uma forma ou de outra, é claro que, no sentido moderno, o Dia dos Namorados não era comemorado naquela época.

história do feriado

O surgimento desta celebração na realidade aconteceu não há muito tempo, como é comumente acreditado. Mesmo literalmente em 1999, era completamente desconhecido que era celebrado em qualquer lugar da Rússia. No entanto, isso não significa que a celebração não tenha pano de fundo - mesmo que pareça significativamente diferente do que se costuma pensar. Na tradição cristã, este dia significa apenas a memória do martírio de Valentine.... Nenhuma igreja vê qualquer conexão com temas românticos.

Durante o reinado do Papa Júlio I, uma igreja dedicada ao santo apareceu na área de Ponte Molle. Ao mesmo tempo, as portas da cidade de Roma foram nomeadas em sua homenagem por muito tempo. Cristãos zelosos e especialistas nesta religião observam referências a Valentine na vida dos santos do ramo britânico do culto, no Sacramentário e em algumas outras fontes. Nos gráficos medievais, é comum retratá-lo com uma espada e um ramo de oliveira nas mãos ou trazendo cura.

A versão moderna do Dia dos Namorados parece ter se originado na metade e na segunda metade do século XIII.

Em 1260, a chamada Lenda Dourada diz que ele supostamente se encontrou com o imperador Cláudio e depois curou alguém de problemas de visão e audição. Mas, ao mesmo tempo, ainda não havia a menor menção a histórias românticas, transmissão secreta de bilhetes, casamentos ilegais.

Agora, muitos estão inclinados a acreditar que O Dia dos Namorados foi inventado por Jeffrey Chaucer. Em vez disso, em uma de suas obras, ele mencionou casualmente que foi nesse dia que os pássaros começaram a procurar um companheiro. É importante notar que, mesmo de um ponto de vista puramente ornitológico, esse julgamento não é totalmente correto, e a mudança do calendário juliano ainda conseguiu fazer seu trabalho.

Mas foi precisamente essa afirmação que foi captada pelos escritores da era do Romantismo e, então, difundida em muitas fontes sólidas e sólidas.Já na enciclopédia de Brockhaus e Efron, foram dadas informações, se não sobre a festa, mas sobre uma tradição específica que surgiu na Inglaterra no século XIV. Era como se os ingressos fossem retirados de urnas especiais e, pela coincidência do nome, fossem identificados casais que mantinham um relacionamento amoroso no espírito da literatura cavalheiresca. No entanto, esse tipo de informação merece mais confiança.

Também se acredita que a primeira saudação escrita do planeta para o Dia dos Namorados data de 1415. Ele foi enviado pela Torre, que estava na prisão, um dos aristocratas britânicos, e se dirigiu à sua própria esposa.

É digno de nota que as abordagens em diferentes tradições da igreja até hoje são diferentes.... Embora tudo regulatório cristãos unânime no fato de que não significa "Dia dos Namorados" e não deve ser denominado desta forma ou de forma semelhante, na RCC de 1969, ao ajustar o calendário da memória dos santos, foram retirados os registros sobre os Namorados . Isso foi motivado pelo fato de que não há informações sobre o próprio mártir, excluindo sua existência e o corte de sua cabeça com uma espada. Tais informações foram consideradas totalmente insuficientes para reconhecimento de qualquer mérito. Desde 1969 porque católicos 14 de fevereiro não é oficialmente comemorado como Dia dos Namorados e, se for comemorado, apenas puramente opcional.

Mas em ortodoxia tudo é muito mais interessante. A opinião generalizada de que este não é um feriado russo e de que uma “pessoa verdadeiramente russa” não pode celebrá-lo, mesmo na igreja, está francamente errada. Além disso, na Igreja Ortodoxa Russa é costume lembrar os dois namorados mais famosos separadamente. O presbítero romano é lembrado em 19 de julho (de acordo com o calendário da igreja - 6 de julho). E o bispo de Interamna, respectivamente - em 12 de agosto (ou 30 de julho de acordo com a tradição juliana).

Mas tudo isso diz respeito apenas, de fato, a um estreito círculo de crentes cristãos; a partir de certo momento, esse mesmo feriado foi significativamente revisado e colocado em uma base comercial. Na Idade Média e no início dos tempos modernos, era celebrado de forma extremamente modesta - simplesmente com o envio de bilhetes e pequenas lembranças. E esse comportamento era típico apenas para uma parte dos britânicos e franceses.

Tudo começou a mudar quando os emigrantes se enraizaram no Novo Mundo. No início, eles simplesmente imprimiam cadernos com poemas, para que mesmo aqueles que não tivessem talento poético pudessem se parabenizar com mais eficácia. Mas depois o início comercial prevaleceu e, na segunda metade do século XX, a comemoração do Dia dos Namorados assumiu proporções colossais... É verdade que o espírito original do feriado desapareceu completamente.

Tradições e costumes

Na Rússia

Como todos os interessados ​​neste assunto sabem, e não só eles, na Rússia houve um feriado completamente diferente de conteúdo semelhante. No entanto, suas tradições não se misturaram; Além disso, na Rússia, só podemos falar sobre os costumes de comemorar o Dia dos Namorados, porque ele é comemorado há apenas cerca de 20 anos.

No ambiente juvenil e estudantil, costuma-se organizar esquetes, distribuir cartões-postais e brindes, confeitaria. Um dos atributos do feriado era o presente de flores. Caso contrário, não existem estruturas estabelecidas.

Em outros países

No exterior, as tradições de comemorar esse dia são mais completas. Na tradição inglesa um dia semelhante foi celebrado no século 13. Agora em Grã Bretanha dar cartões postais, flores em vermelho. Por outro lado canal inglês é costume cantar serenatas. E em Da Itália O Sweets Day sempre cai na mesma data, por isso os gourmets ficam maravilhados. Dinamarqueses poderiam objetar aos britânicos - eles tendem a acreditar que a coisa mais romântica é enviar não flores vermelhas, mas brancas, e nem mesmo flores individuais, mas herbários inteiros.

V Espanha é bastante comum enviar pombos-correio com mensagens apropriadas e necessariamente manuscritas. Mas em Do japão somente mulheres e meninas que dão o chamado chocolate polido podem mostrar suas emoções no dia 14 de fevereiro. Depois, esperam exatamente 30 dias para ver se as iguarias tradicionais voltarão no dia 14 de março.

A celebração do Dia dos Namorados atinge seu maior alcance em Estados Unidos... Foi lá, literalmente um ano após a adoção da Declaração da Independência, que ela foi celebrada pela primeira vez em massa no Novo Mundo e, desde então, a escala não para de crescer.

Como marcar?

É claro, é claro, que a própria lógica do feriado leva a gastá-lo com seu amado marido, namorada e assim por diante - dependendo de quem é o iniciador. No entanto, “apenas sentar em casa” ou mesmo “dar um passeio chique em um restaurante” dificilmente é a melhor solução. Isso é muito estereotipado e previsível. Existem várias ideias para tornar as suas férias memoráveis ​​sem incorrer em despesas desnecessárias. Uma maneira bastante decente de passar o tempo - patinação.

Em termos de romance, esse tipo de esporte praticamente não tem igual.

Mesmo aqueles que não têm experiência em patinação experimentam emoções extraordinárias. Se por algum motivo isso for impossível ou a pista de patinação já tiver sido visitada, mas você quiser outra coisa, você pode simplesmente ir ou ir para aqueles lugares onde você nunca esteve... Se sua cidade é viajada por muito tempo, você pode ir ao acaso para qualquer assentamento vizinho na mesma região e vagar por lá serenamente. Ou simplesmente vá para a margem do rio, para o parque, para a floresta.

Quase em qualquer lugar que você possa esculpir bonecos de neve e jogar bolas de neve. Ao esculpir uma figura, muitas pessoas mostram sua criatividade ao máximo. Para os amantes de um lazer mais tranquilo, podemos recomendar visitando cinemas, às vezes - vendo exposições e exposições em museus (mas apenas com total confiança de que você vai gostar, é claro). Bom depois de qualquer caminhada lançar uma lanterna chinesa em forma de coração para o céuuma; no entanto, mesmo viciados em televisão inveterados dificilmente se recusarão a subir ao telhado por causa disso.

Os corações que se tornaram o símbolo do Dia dos Namorados também podem ser usados ​​sem a menor hesitação. Para que não pareça um elogio de dever, você deve considerar cuidadosamente a localização deles, parabenizá-los por conta própria, mas não abuse desta técnica. É útil colocar velas ou uma lâmpada de incenso em casa.... Um excelente clima romântico será criado projetores "céu estrelado".

Importante: se o acompanhamento musical for planejado, a lista e a sequência de todas as composições devem ser pensadas com antecedência.

Não mencionado com muita frequência, mas é uma forma bastante adequada de lazer festivo - SESSÃO DE FOTOS... A escolha de cenas e ideias encenadas para eles é praticamente ilimitada. E você sempre pode imprimir fotos de sucesso especial e decorar sua casa com elas.

Se você está planejando dar presentes, você pode jogar o jogo quente-frio - isso criará a intriga e o sabor necessários. O principal é pensar em tudo para que seja divertido e mais parecido com uma busca profissional. Além disso, você não deve pensar em um jogo muito complicado - qualquer presente deve ter de 4 a 6 etapas, caso contrário, reações negativas podem surgir.

Aqui estão algumas ideias mais atípicas:

  • passar o dia inteiro ou a maior parte dele na forma de heróis de filmes, séries de TV, livros;
  • competições em várias coisas ridículas e ridículas;
  • convidar um máximo de amigos e conhecidos (muitos, por incrível que pareça, esquecem esta oportunidade);
  • criação de uma página na Internet dedicada a ... quem, decida por si (terá, claro, que mexer no conteúdo, mas o resultado vale a pena);
  • indo para o circo.

Fatos interessantes

Nos estados islâmicos, a celebração do Dia dos Namorados é quase universalmente proibida. Portanto, é mais fácil e seguro celebrá-lo na própria Rússia. Mas na França, costuma-se dar um tomate maduro neste feriado. Existem mais algumas informações inesperadas:

  • na Finlândia, 14 de fevereiro também é o Dia da Amizade, os presentes são dados a amigos, colegas e até parentes;
  • em meados de fevereiro, os detetives em muitos países recebem muitos pedidos para encontrar remetentes anônimos de parabéns;
  • 53% dos que não receberam uma surpresa neste dia logo se encontram romanticamente sozinhos;
  • Em 14 de fevereiro, pelo menos 9 milhões de pessoas em todo o mundo estão tentando agradar seus animais de estimação;
  • apesar da variedade de presentes e até corações específicos para a ocasião, a liderança absoluta continua em doces e chocolates;
  • o maior pedaço de chocolate até 14 de fevereiro foi feito por chefs confeiteiros suíços em 2011;
  • foi no Dia dos Namorados que o nosso país mudou para o calendário gregoriano, 28 anos depois o computador ENIAC foi apresentado ao público (embora tenha começado a funcionar para a defesa muito antes);
  • o povo de Gales neste dia envia colheres de madeira decoradas com corações como um presente;
  • 50% dos "namorados" são comprados 6 dias antes da comemoração.
sem comentários

Moda

a beleza

casa