Feriados

Tudo sobre o Dia do Defensor da Pátria

Tudo sobre o Dia do Defensor da Pátria
Contente
  1. História de origem
  2. A importância do feriado
  3. Como isso é comemorado?
  4. Fatos interessantes

Na Rússia, há um feriado chamado Dia do Defensor da Pátria, que é comemorado em 23 de fevereiro. Este feriado remonta ao período pós-revolucionário, quando o jovem estado russo estava apenas começando a emergir. Mais tarde, durante a existência da União Soviética, esta data foi chamada de Dia do Exército e da Marinha Soviética. O estado soviético entrou em colapso em 1991, mas o dia memorável continua existindo e é comemorado pelo povo russo todos os anos. Este dia tem um significado especial para todos aqueles que se lembram de sua história e são patriotas de sua pátria.

História de origem

Historicamente, é difícil encontrar uma família na Rússia cujos parentes não participaram de batalhas sangrentas em defesa de sua terra natal. A história patriótica em cada século guarda a memória de guerras, batalhas, batalhas, incluindo campanhas militares modernas que já estão ocorrendo em nosso século. A força e a eficácia de combate do nosso exército são mundialmente famosas e respeitadas, o poder militar tornou-se parte integrante do estado russo. Durante seu reinado, Alexandre III expressou a ideia de que nosso país tem apenas 2 aliados confiáveis, sendo eles a frota e o exército, não existem outros.

A história patriótica preservou para sempre na memória muitos exemplos de quando o exército se uniu ao povo russo e realizou sua marcha vitoriosa. Portanto, o surgimento do feriado, comemorado no dia 23 de fevereiro, está associado a acontecimentos históricos, e essa data tornou-se importante e compreensível para todo o povo.

Mais cedo, depois da revolução, o feriado foi chamado de Dia do Exército Vermelho e foi planejado para ser realizado em 28 de janeiro de 1919 por sugestão de Nikolai Podvoisky e por decisão do Comitê Executivo Central de toda a Rússia, programado para coincidir com o primeiro aniversário da criação do exército soviético. Mas, por uma série de razões, a preparação para a celebração foi adiada, e o feriado em si foi adiado para 23 de fevereiro, e sua data real acabou sendo esquecida.

A próxima celebração foi organizada apenas em 1922 e, desde então, tem sido celebrada anualmente, apesar do fato de que a data real da fundação do exército soviético era diferente. Eles tentaram vincular a origem da data memorável com as ações militares de 1918, quando o Exército Vermelho entrou em um conflito militar com as tropas alemãs, e também houve uma tentativa de combinar esse evento com o início da mobilização geral, mas essas versões o fizeram não resistiu ao teste do tempo e deixou de existir. Desde aqueles tempos imemoriais, o dia 23 de fevereiro apareceu na Rússia, que na versão moderna é chamado de Dia do Defensor da Pátria e é considerado um dia não útil.

Em todos os momentos, desde a formação do nosso Estado, o exército e a marinha tiveram grande importância, é graças ao alto grau de capacidade de combate que nossa pátria pôde resistir aos ataques inimigos. A Rússia Soviética estava cercada por todos os lados por vizinhos hostis, então o apoio do Exército Vermelho era a principal tarefa do jovem estado. O exército principal consistia de jovens que foram os construtores da nova sociedade socialista e confiaram incondicionalmente nos líderes líderes do país. Portanto, o surgimento de tal feriado tornou-se um fenômeno natural para toda a sociedade soviética.

Desde o seu início, o Dia do Exército Vermelho foi considerado mais um memorável do que um feriado, enfatizando o próprio fato do surgimento do exército e da marinha soviética. Naqueles tempos distantes, não havia tradição de celebrar solenemente essas datas.

Durante a Grande Guerra Patriótica, a atenção ao feriado começou a aumentar em conexão com a ascensão do espírito de unidade e patriotismo nas fileiras dos compatriotas que lutaram nas frentes com os invasores nazistas.

Depois da guerra, em 1946, eles decidiram renomear o dia memorável, como resultado do qual recebeu um novo nome - o Dia do Exército e da Marinha Soviética. Com esse nome, o feriado durou até o colapso do Estado soviético, mas vale esclarecer que, de acordo com o calendário, o dia 23 de fevereiro na URSS nunca esteve parado. Neste dia, o país relembrou seus heróis, defensores da Pátria, e incentivou a geração mais jovem ao patriotismo. Gradualmente, os adultos e até mesmo os grupos escolares começaram a desenvolver uma tradição de dar presentes e lembranças memoráveis ​​a homens adultos e meninos, de modo que o feriado de 23 de fevereiro costumava ser chamado de “dia dos homens”.

Quando a União Soviética entrou em colapso em 1991, o feriado não perdeu sua relevância e sobreviveu, mas seu nome e status sofreram novas mudanças. Em 2002, o feriado de 23 de fevereiro tornou-se oficialmente um dia não útil, o que continua relevante até hoje. Além disso, em 2006, o feriado foi renomeado como Dia do Defensor da Pátria pela nova Lei Federal.

Agora, nesta data de feriado, é costume em nosso país homenagear todos os defensores da Rússia.

A importância do feriado

Por 75 anos, nosso país viveu sob um céu pacífico, e a geração mais jovem às vezes se pergunta por que comemoramos 23 de fevereiro e por que ele existe. Muitos são os eventos e datas marcantes na história do nosso estado, que aos poucos foram perdendo seu significado e sendo esquecidos pelas novas gerações. O Dia do Defensor da Pátria não está associado a um acontecimento específico, mas apesar de tudo, contém uma enorme carga semântica - é um símbolo de memória que cuidadosamente transmitimos uns aos outros e aos nossos filhos em sinal de respeito pelos nossos. história, nossos heróis e nossa pátria. Esta data memorável é celebrada pelos nossos compatriotas há mais de 100 anos, durante este tempo cresceu mais de uma geração de pessoas educadas nas melhores tradições patrióticas.Graças à atitude de respeito para com a memória dos heróis - defensores da Pátria, a profissão militar é honrada e respeitada em todos os momentos.

Comemorando este feriado em todo o país, não só nos lembramos das façanhas de nossa Pátria, mas também preparamos para a vida uma jovem geração digna da memória de nossos heróis-ancestrais.

A importância da importância das Forças Armadas não perde sua relevância até os dias de hoje. A tradição de respeitar a memória dos defensores da Pátria faz parte da cultura do nosso estado. A celebração do dia 23 de fevereiro é uma demonstração de pertença à nossa cultura e uma homenagem ao povo do nosso país.

Desde os tempos soviéticos, quando crianças, sabíamos que no Dia do Defensor da Pátria, todo menino, sendo o futuro zagueiro da Rússia, recebe parabéns e uma lembrança em casa e na equipe. E esta não é apenas uma homenagem à tradição, mas mesmo modesta, mas a contribuição do nosso reconhecimento ao futuro guerreiro pelos seus próximos serviços à sua Pátria, pelo facto de quando chegar a hora e este menino crescer, ele o fará tornar-se a proteção de seu povo e estado. A ideia do feriado agora não visa homenagear apenas o exército, é muito mais ampla. Com a ajuda de um dia tão memorável, as pessoas sentem seu patriotismo e envolvimento na Rússia. É possível defender a Pátria não só de armas nas mãos, e todos já o entendem na era das altas tecnologias de informática, mas cada pessoa deve sempre se sentir um patriota e, se necessário, estar pronto para se levantar para defender sua Pátria .

A educação do verdadeiro patriotismo deve começar com os filhos da família, portanto no dia 23 de fevereiro, parabenizamos não só os homens adultos, mas também os meninos muito jovens por este feriado, para que se sintam envolvidos nele. e compreenderam que missão importante e responsável lhes foi confiada no futuro. Neste dia memorável, as famílias lembram com gratidão seus heróis mortos, os pais falam sobre o serviço militar.

Portanto, este dia memorável de fevereiro une todas as gerações da família e traz cidadãos dignos de sua terra natal.

Como isso é comemorado?

Foi somente em 1949 que as comemorações em homenagem ao valente exército começaram a ser realizadas de forma ampla e brilhante em nosso país. Nesta data memorável, desfiles de tropas e equipamentos são realizados, eventos de entretenimento, concertos, fogos de artifício são realizados. Este feriado desenvolveu suas próprias tradições de detenção - os veteranos que serviram durante os anos de guerra recebem prêmios comemorativos. Durante a existência da União Soviética, apenas aquelas pessoas que estavam diretamente relacionadas aos deveres militares durante a guerra foram sujeitas a prêmios, mas com o tempo, os soldados soviéticos começaram a realizar missões de combate em campanhas militares estrangeiras e jovens veteranos de operações militares no O dia 23 de fevereiro também foi entregue solenemente com prêmios comemorativos.

Assim, no Dia do Defensor da Pátria, recordamos todos os soldados que alguma vez lutaram na batalha pela nossa Pátria, recordando o valor dos soldados russos e dos guerreiros modernos.

Agora já é difícil lembrar quando surgiu a tradição de dar presentes aos homens no dia do Exército e da Marinha Soviética. No início, como recompensa, os homens recebiam certificados ou placas comemorativas oficiais. Mas, já nas décadas de 60 e 70, os cartórios de registro e alistamento militar começaram a premiar aqueles que cumprissem seu serviço com consciência nas fileiras do exército soviético ou mostrassem coragem em uma situação especial que exigisse o cumprimento do dever militar.

Aos poucos, essa tradição passou para as famílias soviéticas, onde os defensores da pátria foram parabenizados, presenteados com lembranças e coletaram uma festa familiar. No âmbito industrial, também se tornou costume não ignorar o Dia do Defensor e, em nome das lideranças, da comissão sindical e das mulheres, homenagear os homens e dar-lhes pequenos souvenirs. Neste dia, foram realizadas reuniões cerimoniais nas fábricas, onde foram ouvidos discursos de congratulações, e após a parte solene houve um concerto amador.Esses eventos foram preparados com antecedência e trouxeram um sentimento de celebração e unidade à vida das pessoas.

Hoje essa tradição se tornou muito forte e está presente em todas as equipes como parte da cultura corporativa.

Com o tempo, o feriado se tornou popular e a linha entre aqueles que já haviam cumprido o serviço militar e aqueles que não estavam nele foi apagada. Qualquer homem é considerado a priori um potencial protetor, e se acontecer que a Pátria esteja em perigo, cada um deles se tornará um guerreiro. O feriado de 23 de fevereiro tornou-se um "dia dos homens" comum, muito querido e venerado em nosso país.

Já em 2006, o Dia do Defensor da Pátria passou a ser um dia de folga oficial, a popularidade do feriado aumentou ainda mais. Nesta data, as pessoas podem festejar a celebração em clima de festa com as suas famílias e incutir na geração mais jovem o sentido de patriotismo e responsabilidade pela nossa Pátria. Tradicionalmente, nesses dias, os homens recebem atenção e cuidados especiais das mulheres. Os homens se cumprimentam, comunicando-se com outros soldados veteranos ou colegas do exército. As ruas da cidade estão decoradas com bandeiras e símbolos festivos, a sensação de feriado nacional está presente em todo o lado.

É importante notar que não apenas os veteranos do sexo masculino são parabenizados por este dia memorável, mas também homenageia as mulheres que passaram pelas agruras da Grande Guerra Patriótica.

A tradição deste dia é a solene colocação de coroas e buquês na Tumba do Soldado Desconhecido, bem como na Chama Eterna. Em cada cidade, os veteranos, junto com os jovens, trazem flores aos obeliscos erguidos em memória dos heróis caídos durante os anos de batalhas. Neste dia, na televisão, é possível assistir a transmissões ao vivo dos locais dos acontecimentos, além de shows e filmes de conteúdo patriótico. No céu, não apenas sobre Moscou, mas também sobre todas as cidades-heróis na noite de 23 de fevereiro, os tradicionais fogos de artifício festivos estão trovejando.

Após o colapso da União Soviética, o dia 23 de fevereiro ainda é comemorado na Bielo-Rússia e em vários outros países que se tornaram parte da CEI. Nos restantes territórios da ex-URSS, o feriado é celebrado extraoficialmente, já que as novas autoridades mudaram as suas visões políticas, mas o povo lembra e honra este dia, porque os nossos antepassados ​​lutaram e defenderam a pátria comum, não se dividindo por etnias .

A Rússia moderna amplamente e em grande escala celebra o dia 23 de fevereiro. Este feriado nacional não é esquecido em lugar nenhum - em jardins de infância, escolas, institutos, em cada coletivo de trabalho e em cada família. Por tradição, os veteranos são convidados para as instituições de ensino infantil, eles falam às crianças sobre os tempos de guerra e as crianças lêem poemas para seus convidados de honra e dão presentes feitos por suas próprias mãos.

São momentos muito comoventes e inesquecíveis, necessários para a geração mais jovem e para todos nós que vivemos na Rússia.

Fatos interessantes

Alguns fatos históricos estão associados à data memorável do Dia do Defensor da Pátria, que você pode estar interessado em aprender.

  • Na Rússia pré-revolucionária, havia também um dia memorável dedicado a todos os soldados, este feriado era celebrado no Dia de São Jorge, o Vitorioso. Este santo sempre foi considerado o santo padroeiro de todo o exército russo na Rússia. Portanto, a ideia de homenagear os defensores não era nova, mas emprestada da antiguidade.
  • Por muito tempo, na União Soviética, acreditou-se que 23 de fevereiro era o aniversário em que nosso exército derrotou as forças alemãs em 1918. Essa vitória histórica foi considerada o momento da fundação do Exército Vermelho, mas historiadores posteriores negaram a existência de uma conexão entre os dois eventos.
  • Quando a União Soviética entrou em colapso em 1991, o Dia do Exército e da Marinha Soviética não era comemorado desde 1993. E já em 1995, por ordem do Presidente Boris Nikolayevich Yeltsin, o feriado passou a se chamar Dia do Defensor da Pátria, e desde então tem sido celebrado em nosso país todos os anos.

É digno de nota que, não oficialmente, muitos de nossos compatriotas que vivem em Israel e nos Estados Unidos da América celebram este feriado anualmente, enquanto A Ucrânia e os Estados Bálticos, que faziam parte da União Soviética, abandonaram rapidamente esta tradição, considerando-a o legado dos "ocupantes soviéticos".

Apesar das tentativas de alguns estados de reescrever a história novamente devido a uma mudança nas visões políticas, o feriado patriótico do Dia do Defensor da Pátria é celebrado em toda a Rússia com o escopo e a amplitude da alma russa. Amamos, honramos e lembramos nossos heróis que defenderam nossa Pátria nos tempos difíceis dos eventos militares.

2 comentários

Artigo interessante. Obrigado!

Evgeniya 07.03.2021 16:26

Muito interessante. Obrigado!

Moda

a beleza

casa