Pratos

Pratos de prata: tipos, benefícios e malefícios

Pratos de prata: tipos, benefícios e malefícios
Contente
  1. Um pouco de historia
  2. Benefício e dano
  3. Como escolher?
  4. Como cuidar?

Os pratos de prata são conhecidos desde os tempos antigos. Hoje ele tem um status especial, nem todos podem se dar ao luxo de ter um conjunto assim devido ao seu alto custo. Mas a prata é tão útil e faz mal se você servir comida nela?

Um pouco de historia

A prata era de grande valor e apelo estético em muitas culturas antigas, onde era usada para fazer joias, pratos, estatuetas e itens rituais. Minas de prata foram abertas em países como Grécia, Espanha, Itália. Freqüentemente, eles se tornaram a causa de guerreiros.

O uso de prata como louça foi mais difundido entre 1840 e 1940. Durante esse tempo, a produção e o comércio de itens de prata se expandiram significativamente, de modo que os comerciantes puderam atender à demanda crescente.

Durante a era vitoriana, os talheres eram uma parte indispensável da mesa de jantar requintada. Era necessariamente usado para servir durante uma refeição oficial nos EUA e na Europa. As coleções de talheres eram muito valorizadas e muitas vezes feitas sob encomenda. Um desses conjuntos às vezes continha até 100 instrumentos.

Os jantares formais no final dos anos 1800 e no início dos anos 1900 eram demorados, às vezes incluindo 10 ou mais pratos, cada um servido em seus próprios talheres. Não era incomum usar garfos, colheres e facas de metal precioso.

A prata era usada para fazer grandes garfos, facas para bolos, facas para trinchar, colheres de sopa e conchas de molho. Além de suas agradáveis ​​propriedades estéticas, o peso leve e a composição única da prata tornam o metal a escolha ideal para servir festivamente.Freqüentemente, os itens eram decorados com inserções esculpidas à mão e marfim.

Em dispositivos antigos, sempre havia um par de chá ou café, muitas vezes esses produtos eram gravados, pelo que eram apreciados pelos joalheiros.

Benefício e dano

Os pratos de prata têm propriedades benéficas únicas para os humanos.

  • Ausência de bactérias. A prata pode ter um efeito prejudicial sobre as bactérias; durante as guerras, era usada para desinfetar a água. É por isso que é aconselhável dar comida e bebida desses pratos às crianças. Além disso, esses talheres são mais fáceis de cuidar.
  • Aumenta a imunidade. Diz-se que quando comida quente ou morna é servida no metal, suas moléculas são transferidas para a comida. A prata, com seu efeito antibacteriano, ajuda a aumentar a imunidade.
  • Metal não tóxico. A prata não é tóxica, portanto, não deve haver preocupação ao comer alimentos desses utensílios.
  • Mantém e restaura o frescor da água e dos líquidos. Não é à toa que se sabe da história que a água e os vinhos retêm seu sabor e não se deterioram se guardados em um recipiente de prata.
  • Esfria o corpo... A prata pode resfriar o corpo, então a água parece mais fria. Além disso, a maioria das pulseiras para pernas para edema é feita desse metal.

Os médicos aconselham o uso de joias de prata para aqueles que têm problemas com o sistema cardiovascular. Além disso, não serão supérfluos na identificação de doenças oculares, dores de cabeça recorrentes, depressão, suor excessivo. Em contato com o corpo humano, o metal transfere para ele íons positivos, que dão um impulso imperceptível às células.

Com o advento da ciência, muitos dos mitos sobre os benefícios da prata para o corpo humano e em geral foram dissipados, inclusive o fato de que ela é capaz de manter a água limpa por muito tempo. Tudo começou na época em que o veneno era a principal arma contra o inimigo. Então, os alquimistas começaram a produzir substâncias tóxicas de sulfeto que podiam ser detectadas em contato com a prata.

Mesmo que uma pessoa se envenenasse aos poucos, o veneno se acumulava em seu corpo, as joias feitas de metais preciosos começaram a escurecer neste caso, razão pela qual a nobreza decidiu usar a prata como principal metal para a produção de louças. No entanto, hoje os cientistas provaram que os íons metálicos, junto com os medicamentos, aumentam seu efeito positivo no corpo humano.

Como qualquer metal pesado, a prata pode se acumular no corpo, o que pode causar envenenamento.

Isso também se aplica ao uso descontrolado de "água de prata", o que leva a uma overdose e, posteriormente:

  • distúrbios metabólicos;
  • depressão;
  • náuseas e dores de cabeça.

O metal é encontrado em alguns alimentos que os humanos já consomem. Entre eles:

  • Aneto;
  • pepinos;
  • abóbora;
  • repolho;
  • eu no.

Médicos e cientistas estabeleceram a dose segura máxima permitida de metal - não mais do que 50 microgramas de prata por litro de líquido.

Como escolher?

No processo de escolha, o comprador deve decidir imediatamente com que finalidade ele compra um conjunto de pratos de prata. Se você pretende usá-lo para servir pratos, procure o produto necessário não em uma joalheria, mas em uma louça.

Os que estão nas prateleiras das joalherias só servem como presente ou como peça decorativa. Muitas vezes, ao identificar a composição da liga, verifica-se que nela estão presentes metais pesados, respectivamente, esses talheres não podem entrar em contato com os alimentos, caso contrário, podem ser envenenados.

Mesmo ao comprar talheres, você precisará perguntar ao vendedor certificado de qualidade, onde a composição da liga utilizada deve ser indicada. Não pode haver dúvida de quaisquer impurezas e metais adicionais - eles são prejudiciais.

Quanto maior for a pureza da prata comprada, melhor. Preste atenção especial ao revestimento, que só pode ser dourado.Se for laca, ródio ou enegrecimento com esmalte, o produto em questão só pode ser utilizado como lembrança ou decoração de interiores.

Como cuidar?

A limpeza manual dos talheres leva o mesmo tempo que a limpeza de outros utensílios de cozinha. Primeiro, encha a pia com água morna, acrescente o sabão de lavar louça. Preste especial atenção à temperatura da água, especialmente se pratos grandes tiverem alças de plástico.

Talheres são colocados na pia com água e sabão e deixados em repouso por um tempo. Em seguida, lave a sujeira com uma esponja macia. Se houver comida presa, os dispositivos devem permanecer na água por dez minutos. Você não pode usar uma escova de ferro, uma esponja, uma vez que a prata é um metal macio que perderá sua atratividade com a exposição áspera. Após a limpeza, os pratos são enxaguados na torneira e enxugados com uma toalha macia. Os pratos banhados a prata são limpos da mesma forma.

É permitido lavar itens de prata na máquina de lavar louça, mas primeiro remova os restos de comida dos pratos. Não use detergentes com ácidos na composição. Se houver uma função de secagem, você pode secar os talheres na máquina de lavar louça.

Freqüentemente, você tem que lidar com o problema de manchas e manchas em pratos e garfos de prata. Eles podem ser causados ​​por depósitos minerais ou aparecer quando a prata é armazenada úmida.

Uma boa maneira de trazer de volta uma aparência atraente e limpar a escuridão em casa é mergulhar um pano ou toalha de chá em azeite e esfregar a superfície do utensílio com ele.

Levará cerca de uma colher de chá para arrumar todo o conjunto.

    Você pode usar vinagre em vez de óleo. O trapo não deve ser molhado, apenas bem embebido em vinagre, que não precisa ser diluído em água. Depois disso, os utensílios podem ser enxaguados com água e sabão.

    Outra maneira eficaz de remover manchas é usar bicarbonato de sódio, que na verdade é um agente de limpeza versátil e barato. Pode substituir o vinagre, bastando diluir ligeiramente o pó com água.

    É necessário fornecer mais alguns conselhos de especialistas sobre como cuidar da prata de mesa.

    • Em primeiro lugar, você não pode embrulhar produtos de metal em filme plástico. Especialistas em tratamento de prata dizem que, embora esse método retarde o embaçamento, o plástico que adere firmemente pode danificar o acabamento, resultando em manchas pretas que são quase impossíveis de remover.
    • Não use faixas elásticas para prender o invólucro à prata. A borracha pode corroer o metal, mesmo se estiver separada dele por várias camadas de papel ou tecido.
    • Com o uso contínuo, a pátina aparecerá em tais dispositivos - uma característica distintiva das antiguidades.
    • Após o uso, a louça deve ser lavada, enxugada e limpa imediatamente.
    • Em alguns conjuntos, as facas de prata possuem lâminas de aço inoxidável. Deve-se ter cuidado ao limpar esses itens, pois uma reação eletrolítica ocorre quando esses dois metais entram em contato.

    Para os benefícios e perigos dos talheres, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa