Pratos

Características de utensílios de cozinha revestidos de pedra

Características de utensílios de cozinha revestidos de pedra
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Como escolher
  4. Avaliação de fabricantes
  5. Como cuidar

As frigideiras com revestimento de pedra apareceram nas vitrines dos departamentos de utilidades não faz muito tempo, mas imediatamente se tornaram populares entre as donas de casa russas e até suplantaram algumas opções de ferro fundido e Teflon. As qualidades antiaderentes das panelas revestidas com pedra foram imediatamente apreciadas, mas esta não é a única vantagem dessas panelas.

Peculiaridades

Panelas revestidas com pedra são recipientes confiáveis, duráveis ​​e duráveis ​​que, apesar do alto preço, estão ganhando popularidade. As donas de casa são atraídas pelo interessante design dos pratos, pelo respeito ao meio ambiente e pela segurança. A pedra é resistente a quedas, há muito tempo que não se forma arranhões, o material não se deforma e tem propriedades antiaderentes.

O revestimento mineral contribui para uma distribuição uniforme do calor por todo o recipiente, tornando os pratos mais macios e suculentos.

O corpo dessa frigideira é feito de alumínio revestido com granito ou pó de pedra de mármore. Esta é a opção mais solicitada. Um espécime mais caro é feito com uma camada de grés, é pesado e é mais usado para estufar do que para fritar, mas é considerado mais resistente e durável. Panelas de pedra-sabão feitas de pedra-sabão são ainda mais duráveis.

Vantagens e desvantagens

Para quem não consegue decidir comprar utensílios com revestimento de pedra, recomendamos que você se familiarize com as principais vantagens dessa frigideira.

  • O revestimento inclui apenas matérias-primas naturais, de forma que, ao ser aquecido, o material não gere componentes tóxicos que possam causar danos ao corpo humano.
  • Esses pratos são muito duráveis, são resistentes a rachaduras, deformação e suportam facilmente as condições de operação adversas.
  • A frigideira de pedra pode ser usada para uma cozinha saudável, pois o óleo não é necessário para cozinhar. Esses pratos contêm menos gordura, colesterol e substâncias cancerígenas.
  • A distribuição uniforme do calor ajuda a preservar vitaminas e outros elementos que beneficiam uma pessoa na alimentação.
  • Os pratos aquecem rapidamente, o que significa que os pratos são cozinhados muito mais rapidamente.
  • São panelas versáteis que se adaptam a qualquer tipo de fogão. Além disso, são fáceis de limpar. Por exemplo, a maioria pode ser lavada na máquina de lavar louça.
  • O aspecto estético melhora o humor emocional da anfitriã, o que sem dúvida influencia a qualidade e o sabor dos pratos a serem preparados.

Antes de comprar uma frigideira revestida de pedra, é importante estudar as desvantagens deste produto... Portanto, a principal desvantagem é o preço alto, embora seja devido ao excelente desempenho. E também as desvantagens incluem peso pesado: isso complica o processo de cozimento.

Se se trata de uma vasilha com granito, não é recomendável lavá-la com agentes abrasivos e também não é recomendável utilizá-la para assar no forno.

Como escolher

Quando for ao armazém comprar pratos revestidos a pedra, preste atenção a alguns critérios.

  • O peso. Uma frigideira de pedra de qualidade é sempre pesada e tem laterais grossas. Quanto maior a massa, mais uniformemente o prato distribuirá o calor e menos provável que o prato queime. Escolha amostras com uma espessura inferior de pelo menos 6 mm e uma espessura lateral de 3,5 mm ou mais.
  • Variedade. A frigideira da melhor qualidade é considerada um recipiente de pedra-sabão, mas este é um produto muito caro feito inteiramente de pedra. Uma alternativa mais acessível é um espécime de grés. A opção mais barata é a liga de alumínio fundido. A qualidade da torrefação nessa tigela não é afetada, mas durará menos do que as outras opções.
  • Canetas. Dê preferência aos cabos em liga de cobre: ​​são seguros, pois não reagem com o revestimento e não afetam a qualidade dos alimentos. Os cabos de cobre são comuns nas versões de pedra-sabão. Os espécimes de alumínio são geralmente oferecidos com alças emborrachadas. Isto é muito conveniente, uma vez que tais suportes não escorregam das suas mãos e não aquecem. Alças removíveis são recomendadas.
  • O tamanho. As mais populares são as amostras com diâmetro de 20, 22, 24, 28 cm. Ao escolher um tamanho, comece pelo número de membros da família. E lembre-se também dos pratos que mais vezes pretende cozinhar nesta frigideira. Por exemplo, se forem panquecas, escolha espécimes pequenos e compactos, mas se as famílias preferirem panquecas recheadas, compre uma máquina de fazer panquecas com uma circunferência mais ampla. Se os pratos forem necessários para a preparação de pratos semilíquidos, preste atenção à panela alta.
  • Tampa. As donas de casa experientes recomendam a escolha das tampas de vidro, pois através delas é possível ver claramente como o prato está sendo preparado. Se a casa já tem tampas de diâmetro adequado, não adianta pagar a mais por este acessório se vier com frigideira. Nesse caso, é melhor escolher uma frigideira separada sem tampa.

Avaliação de fabricantes

O fabricante de panelas também é de grande importância. Os produtos com revestimento de pedra são produzidos por empresas estrangeiras e fabricantes nacionais e, em termos de qualidade, esses exemplares não são de forma alguma inferiores uns aos outros. Com base nas análises dos clientes, você pode fazer uma classificação dos fabricantes mais populares, que têm prós e contras.

  • Stoneline. A empresa produz pratos universais perfeitos para fritar, estufar e fazer molhos. São panelas muito estéticas, pois o pó de pedra tem uma estrutura fina. Porém, segundo observações de donas de casa, após seis meses de uso, a louça perde as propriedades antiaderentes e os produtos começam a queimar.
    • Fissman. Nesse caso, as donas de casa gostam da variedade de cores dos produtos. Entre as panelas de cores diferentes, você pode escolher uma cópia que se encaixa perfeitamente no interior de uma cozinha particular. Lascas de pedra - mármore. O corpo é feito de alumínio, portanto, esses produtos não são muito pesados. Entre as vantagens está o equipamento com alças removíveis.
    • Fissler. Este fabricante oferece modelos com lados altos que permitem cozinhar pratos semilíquidos, caldos, ensopados, molhos. A altura das paredes é de 5 cm Os pratos em si têm um design muito bonito, incluindo um acabamento fosco nobre em preto, branco ou vermelho. Entre as desvantagens, há muito peso.
    • Gipfel. Este fabricante produz tachos de alumínio com lados altos: a partir de 5 cm. A gama inclui uma crepeira pensada para fins específicos. Estes pratos podem ser lavados na máquina de lavar louça. Das deficiências, são chamadas de alças não removíveis, que às vezes causam transtornos durante o cozimento.

    Como cuidar

    Ao usar panelas de pedra, não use espátulas e garfos de ferro, use apenas aparelhos de madeira. Isso irá maximizar a vida útil da panela. A maioria dos itens pode ser lavada na máquina de lavar louça, mas ainda é recomendado dar preferência à lavagem manual: isso tornará a frigideira mais durável.

    Evite mudanças repentinas de temperatura. Por exemplo, não aqueça alimentos da geladeira diretamente no fogão, espere até que o prato na panela atinja a temperatura ambiente e só depois coloque a gás. É ainda mais fácil transferir a porção para um recipiente separado. E também não coloque uma panela quente sob água fria: uma mudança brusca de temperatura ameaça a formação de rachaduras e outros danos.

    Imediatamente após a compra, unte o fundo e as laterais de uma frigideira de pedra sólida e leve ao forno delicadamente.

    Para os prós e contras de utensílios de cozinha revestidos de pedra, veja o vídeo abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa