Pratos

Pratos de cobre: ​​as sutilezas do cuidado, benefícios e malefícios

Pratos de cobre: ​​as sutilezas do cuidado, benefícios e malefícios
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Marcas populares
  4. Como escolher?
  5. Armazenamento e cuidado

Hoje, os utensílios de cozinha são feitos de diferentes materiais. São peças feitas com matérias-primas de última geração, além de produtos usados ​​pelo homem há mais de um século. Os utensílios de cobre devem ser incluídos na última categoria.

Peculiaridades

A qualidade e o aspecto dos utensílios de cozinha, que são utilizados activamente no quotidiano ou como elemento de decoração de uma divisão, são de grande importância para todas as donas de casa. Tal atitude em relação a tais objetos em casa determina uma abordagem especial para a escolha dos produtos, em particular, do material com que os pratos serão feitos. Uma vez que a aparência e durabilidade dos utensílios domésticos adquiridos depende muito das características das matérias-primas.

Quando a qualidade se torna o principal aspecto do processo de seleção, as panelas de metal assumem a liderança, especialmente o cobre.

Isso se deve ao fato de que a liga se presta bem ao processamento, o que permite ao artesão fazer utensílios de cobre de qualquer formato e tamanho. Além disso, os itens de cobre cabem com sucesso em qualquer interior de cozinha em uma área residencial ou em uma instituição pública. Os utensílios de cobre podem ser de vários tons. As seguintes variações de cores são comuns hoje:

  • pratos rosa e vermelho, que são igualmente adequados para o uso diário e decoração de quartos;
  • produtos amarelos e laranja - imitando produtos "antigos".

Esta variedade de cores é procurada por muitos designers de interiores, bem como por chefs, para quem é importante uma combinação harmoniosa dos pratos com o design exterior da área de trabalho da cozinha. Outra característica dos produtos de cobre é sua aparência atraente. mesmo com as formas mais simples e a ausência de decoração adicional. Graças a tais qualidades, para muitos conhecedores de coisas bonitas, o alto custo dos utensílios de cozinha em cobre é plenamente justificado. Hoje, os fabricantes oferecem para cozinheiras e donas de casa não apenas panelas desse metal, já que existem à venda tigelas, panelas e turcos de fondue de cobre, além de bules, frigideiras e muito mais.

Segundo a maioria dos apreciadores de bebidas de café aromático, é no turco de cobre que se prepara o melhor café.

Sobremesas e molhos saborosos são dotados de sabores especiais. Como mostra a prática, a maioria dos produtos "caprichosos" no processamento podem ser cozidos em potes e panelas de cobre. Nos pratos deste metal, formam-se as proteínas batidas mais delicadas e fofas.

Não há restrições ao uso de determinados ingredientes e produtos com utensílios de cobre, pois os produtos modernos possuem em seu interior um revestimento especial de aço inoxidável ou lata estanhada, e os fabricantes também utilizam o níquel em seus trabalhos. Essa especificidade de fabricação se deve às peculiaridades do cobre em reagir com um ambiente ácido e levemente ácido, que é carregado com a formação de compostos prejudiciais à saúde humana.

Além de prejudicar o corpo, esse alimento pode alterar suas qualidades organolépticas e não para melhor.

Considerando as propriedades individuais do cobre, também é importante notar que com o contato direto do metal com o alimento em altas temperaturas, o alimento perde a maior parte do ácido ascórbicoentão, o revestimento de uma liga diferente por dentro é uma obrigação para manter o que é bom. Além disso, sob a influência da alta umidade, o metal é oxidado, o que leva à formação de uma pátina.

Este ponto deve ser levado em consideração ao cuidar da louça.

Vantagens e desvantagens

Como o uso de utensílios de cobre na cozinha é uma demanda em muitos países, além disso, utensílios feitos de metal amarelo e vermelho para cozinhar são usados ​​na vida cotidiana há mais de um século, chefs e donas de casa observam os prós e os contras de tal produtos. Portanto, as vantagens das panelas de cobre incluem o seguinte.

  • As matérias-primas se distinguem por sua maior sensibilidade aos valores de temperatura. Nota-se que a condutividade térmica do metal é 2 vezes maior que a do alumínio e também 10 vezes maior que a do aço inoxidável. Tais características determinam seu rápido aquecimento, se necessário, resfriamento. Portanto, como principal vantagem, vale destacar a capacidade de controlar todas as etapas do cozimento em recipientes de cobre.
  • A transferência de calor do cobre impede que os alimentos queimem durante o tratamento térmico, você também pode ter certeza que o prato será exposto a temperaturas uniformes de todos os lados.
  • As propriedades antibacterianas são inerentes ao metal. Por exemplo, o uso de utensílios de cobre reduz a probabilidade de contaminação com micróbios nocivos, incluindo salmonelose e E. coli.

Entre as desvantagens de tais produtos para cozinhar, vale destacar o seguinte.

  • Panelas sem superfícies internas tratadas podem ser prejudiciais à saúde humana. Isso é especialmente verdadeiro para a liberação de radicais livres ao interagir com a vitamina C.
  • Além disso, entre os pontos negativos, é necessário destacar a fraca resistência do metal à alta umidade do ar. Devido ao contato constante com a umidade, os produtos feitos com esse metal podem ficar cobertos por um revestimento verde, o que afetará adversamente as características externas dos produtos, além de inviabilizar o uso e cozimento dos alimentos.
  • As desvantagens das panelas de cobre incluem seu alto custo em comparação com produtos semelhantes feitos de aço inoxidável e outras ligas.
Quanto aos danos diretos, os utensílios de cozinha de cobre só representam uma ameaça à saúde humana se forem dependentes de álcool ou tiverem doença hepática.

Isso se deve à má remoção do metal do corpo, o que pode causar graves envenenamentos.

Marcas populares

Dada a demanda por tais produtos para decoração e uso doméstico, muitas empresas se dedicam à fabricação de produtos de cobre. Entre as marcas nacionais e estrangeiras mais populares estão as seguintes.

  • De Buyer. Empresa francesa especializada na produção de produtos para cozinha. Hoje, os produtos de cobre feitos na França são importados para todo o mundo. A sua principal vantagem é considerada a alta qualidade, assim como a introdução na produção de novos desenvolvimentos que têm um efeito positivo na preparação dos alimentos.
  • TM MACO. Uma empresa igualmente popular que produz panelas de cobre. Os produtos deste fabricante são bons pelo seu custo acessível, visto que são procurados não só por donas de casa que apreciam lindas panelas, tachos e frigideiras, mas também por donos de restaurantes e cafés.
  • Supra. Esta grande empresa inclui a mais antiga fábrica da família, que já há bastante tempo produz pratos de cobre. É por isso que os produtos da marca japonesa se destacam pelo design, grande variedade de sortimento, bem como pela preservação de tradições seculares de produção.
  • TVS. A Itália não se destacou na fabricação de produtos de cobre para uso na cozinha. Hoje, os produtos da marca são vendidos com sucesso em todo o mundo, a Rússia não é exceção. Fãs de belos pratos da fabricante italiana poderão encontrá-los nas gôndolas dos maiores hipermercados do país.
  • Basilico. Uma marca muito procurada, cujos produtos estão no segmento de preço médio, mas que se destacam pela qualidade comprovada.
  • Bioflon. A empresa, fundada em Portugal, hoje os seus produtos são comercializados com sucesso no mercado russo. As panelas de cobre deste fabricante são adequadas para qualquer cozinha e fogão, pelo seu design, são utilizadas para decorar interiores de cafés de elite.
  • Ruffoni. Marca italiana que fabrica e comercializa utensílios de cozinha em cobre. O sortimento da empresa inclui produtos que podem ser usados ​​como itens de decoração em restaurantes, além de utensílios para cozinhar. Todos os produtos passam por controle de qualidade, portanto são absolutamente seguros para a saúde humana.

Além das marcas acima, empresas asiáticas, indianas e turcas se dedicam à fabricação de produtos de cobre, que oferecem aos consumidores produtos de classe elite, bem como opções com custo orçamentário.

Como escolher?

Independentemente de os pratos serem usados ​​para o fim a que se destinam ou como um item de interior, ao comprar, você deve seguir as recomendações a seguir.

  • Os produtos de cobre só devem ser adquiridos de fabricantes confiáveis. Nesse caso, você não deve perseguir produtos baratos, pois esse custo provavelmente se deve ao uso de matérias-primas de baixa qualidade no processo de produção. Normalmente panelas baratas, turcos e outros utensílios não são feitos de cobre, mas de ligas de origem desconhecida, que podem apresentar sérios problemas quando usados.
  • Freqüentemente, disfarçados de utensílios de cobre, distribuidores inescrupulosos oferecem produtos com revestimento de cobre. Para distinguir um produto do outro, vale a pena riscá-lo um pouco para se certificar de que o metal utilizado está intacto.
  • Produtos em relevo ou forjados duram muito mais.
  • O cobre é várias vezes mais pesado do que o aço inoxidável e outras ligas, então você pode verificar seus pratos favoritos simplesmente pegando-os.
  • As posições de liderança no mercado em termos de qualidade de baixelas são detidas por marcas registradas da Itália, Irã e Índia.
  • O revestimento interno deve ser selecionado com base no uso posterior dos pratos. Portanto, aço ou níquel são melhores para fritar, e estanho para cozinhar. Em geral, os utensílios de cobre são universais, mas podem haver algumas restrições em termos de uso com diferentes tipos de placas, por exemplo, com placas de indução.

Armazenamento e cuidado

Para produtos de cobre, as condições nas quais eles serão operados e armazenados determinarão sua vida útil.

O manuseio descuidado ou analfabeto pode causar a formação de arranhões, placa ou pátina na superfície do metal.

É perigoso usar pratos com placa. Portanto, donas de casa e cozinheiras que possuem utensílios de cozinha semelhantes em seu arsenal devem seguir as recomendações de cuidados básicos.

  • Independentemente do tamanho dos produtos e do grau de contaminação, eles precisam ser lavados somente à mão, sem o uso de compostos químicos agressivos e máquinas de lavar louça. Também é proibido o uso de cloro e compostos à base de meio ácido durante o processo de limpeza.
  • Para o cuidado de produtos de cobre, seria mais correto usar farinha e sal, que são bons meios para limpar superfícies de vários contaminantes. Como alternativa aos produtos a granel, você pode selecionar pasta de tomate, suco de limão espremido na hora. Quaisquer compostos abrasivos e esponjas não podem ser usados.
  • Se o recipiente estiver seco, é proibido deitar água fervente e apenas líquido muito quente nele.
  • Para evitar danificar a loiça, não é recomendável colocá-la no fogo ou no forno vazio.
  • Todos os processos de cozimento que requeiram a mistura dos ingredientes em um recipiente devem ser realizados com colher de pau, escumadeira e outros equipamentos. Você também pode usar acessórios de silicone.
  • Para manter uma aparência atrativa dos pratos, você pode tratar a superfície metálica com um polidor especial que possui propriedades antioxidantes.

Como limpar utensílios de cobre, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa