Pratos

Panelas para placa vitrocerâmica

Panelas para placa vitrocerâmica
Contente
  1. Características da placa de vitrocerâmica
  2. Panelas que você pode usar
  3. O que não pode ser usado?
  4. Possíveis problemas

As lajes com superfície vitrocerâmica estão ganhando popularidade devido ao seu aspecto estético. Por um lado, essa técnica facilita o cozimento, mas por outro, exige mais cuidados. Por exemplo, se você não levar a sério a escolha dos pratos, pode estragar rapidamente os utensílios da cozinha e o próprio fogão.

Características da placa de vitrocerâmica

A estética da estética é freqüentemente de importância decisiva para o comprador de um fogão elétrico. Poucas pessoas pensam nas características técnicas dos aparelhos. No cerne da placa de vitrocerâmica encontra-se um material especial denominado ceran, que tem uma resistência acrescida. Os queimadores de halogênio feitos de uma liga especial são montados sob o painel de cerâmica e dispostos em forma de serpente.

O princípio de operação dos elementos é semelhante aos queimadores convencionais de ferro fundido, mas os elementos são diferenciados pelo aquecimento de alta velocidade e também esfriam rapidamente. Essa característica se distingue como a vantagem da cerâmica de vidro. A condutividade térmica do cerânio é melhor do que a do ferro fundido e a resistência ao desgaste também é boa.

Em termos de eficiência, esses eletrodomésticos são mais eficientes em termos energéticos.

Os modelos modernos são equipados com controles de toque que simplificam o processo de cozimento. Várias funções são reguladas por sensores do sistema:

  • para condições de temperatura;
  • para proteger contra queimaduras;
  • para proteger de crianças;
  • para reduzir a ebulição (sensor infravermelho);
  • para encurtar o tempo de cozedura (sensor de calor rápido).

As desvantagens da cerâmica de vidro incluem:

  • requisitos estritos para os utensílios usados;
  • a necessidade de uso de detergentes especiais;
  • sensibilidade a impactos de objetos pontiagudos pesados;
  • alto custo;
  • a possibilidade de quebra devido a diferenças de temperatura na superfície.

As vantagens dos eletrodomésticos incluem:

  • de fácil cuidado;
  • a capacidade de ajustar a área de aquecimento;
  • estilo e sofisticação de aparência;
  • rentabilidade de operação, uma vez que os queimadores não precisam ser substituídos.

    Os eletrodomésticos modernos melhoram o processo de cozimento até mesmo dos pratos mais complexos. Mas sem pratos especiais com um ícone, você não pode economizar, o que significa máxima transferência de calor. Os benefícios de adquirir o dispositivo tenderão a zero.

    Panelas que você pode usar

    Recomenda-se frequentemente a seleção de panelas para vitrocerâmica, dependendo do tipo de elemento de aquecimento instalado. Os utensílios resistentes ao calor com fundo plano, sem riscos, são adequados para eletrodomésticos com bobina instalada. O uso de utensílios de cozinha de cobre e alumínio é proibido; vidro resistente ao calor não é recomendado. Se a placa estiver equipada com elementos de indução, deve escolher utensílios especiais com fundo magnético.

    Para simplificar a tarefa de escolher os utensílios certos, os modelos modernos são equipados com um sensor especial que informa sobre a escolha certa.

    Para os modelos modernos, o tamanho dos pratos está se tornando cada vez menos importante. Os queimadores de circuito duplo são ajustáveis ​​ao diâmetro de aquecimento desejado. Recentemente, surgiram modelos com formatos incomuns de queimadores, por exemplo, sob utensílios ovais.

    O material dos tachos para a placa de vitrocerâmica continua a ser importante. Por exemplo, para cerâmica de vidro com queimadores convencionais, as panelas de aço inoxidável são adequadas. Você pode adquirir um conjunto com uma designação especial, durante o processo de cozimento, selecione os produtos do conjunto que vão corresponder ao diâmetro do queimador.

    Os pratos de aço inoxidável são resistentes ao desgaste, duráveis ​​e servem por muito tempo. Existem conjuntos de formatos diferentes à venda, mas eles não diferem em uma variedade de cores. A principal vantagem desse tipo de produto é a facilidade de manutenção.

    Panelas de alumínio boa condutividade térmica, por isso também é adequado para uma superfície de vidro com queimadores convencionais. A principal desvantagem dessas panelas é a falta de um fundo perfeitamente plano e os riscos que aparecem rapidamente. Panelas danificadas afetam negativamente as capacidades do próprio fogão. Em uma superfície de vitrocerâmica, esses pratos são facilmente deformáveis ​​e se deterioram rapidamente.

    Sem uma manutenção cuidadosa, esses utensílios são vulneráveis.

    Pratos de esmalte tem uma boa aparência, também pode ser combinada com o estilo de decoração de cozinha. O principal critério é o mesmo - um fundo perfeitamente plano, sem chips. O esmalte é danificado mais rapidamente e os itens danificados não podem mais ser usados. Objetos reforçados com um revestimento de Teflon ou cerâmica serão mais fortes. O material tem boa condutividade térmica, os produtos podem ser usados ​​por muito tempo no dia a dia.

    Um fundo de aço é uma boa opção.

    Os tachos de ferro fundido com fundo plano também são adequados para vitrocerâmicas. Por exemplo, uma panela de ferro fundido com fundo plano terá paredes grossas. Nesses pratos, o calor é retido por mais tempo e os alimentos são cozinhados com mais eficiência.

    O principal requisito para a vidraria é um fundo perfeitamente plano, de preferência do tipo multicamadas.

    O vidro resistente ao calor tem uma série de desvantagens, portanto não recomendado como ideal para cerâmica de vidro. Um dos argumentos de peso é a perda dos indicadores de condutividade térmica.

    Por exemplo, acima e abaixo pode ser aço inoxidável e no meio - alumínio. O fundo de aço inoxidável "sanduíche" vai aquecer mais rápido do que o normal. O aço inoxidável não tem parâmetros de condutividade térmica muito bons. Os materiais adicionados devem estar firmemente conectados, por isso preste atenção à qualidade dos produtos. Depósitos de carbono se formam rapidamente nos locais irregulares da costura de conexão. Verifique o fundo da panela existente com um ímã comum.

    Todas as ligas magnéticas são adequadas para queimadores do tipo indução.

    O que não pode ser usado?

    O principal critério de seleção: a vidraria para vitrocerâmica deve estar em contato com a superfície do fogão o mais próximo possível. Se houver um espaço de ar entre a panela e a superfície, o aquecimento será lento e o cozimento demorará muito. Se você colocar panelas sem propriedades magnéticas em uma placa de indução, não poderá esperar pelo aquecimento. Elementos com sensores não ligam.

    Depois de a placa vitrocerâmica aparecer na cozinha, recomenda-se uma revisão completa dos utensílios existentes. Alguns itens podem não ser adequados para uso em novos eletrodomésticos.

    Mesmo se os tachos e panelas forem fortes o suficiente, lascas e aspereza deles afetarão negativamente a superfície de vitrocerâmica. Arranhões aparecerão no painel que não podem ser removidos ou mascarados. Portanto, requisitos especiais são impostos aos pratos. É completamente inútil colocar produtos nele de:

    • latão;
    • copo;
    • cobre;
    • cerâmica;
    • alumínio.

    Produtos com fundo redondo, por exemplo, caldeirões e woks populares, definitivamente não são adequados para cerâmica de vidro. A área de contato mútuo entre eles será insignificante, então o aquecimento será muito lento.

    Não use pratos para vitrocerâmica que anteriormente eram usados ​​no fogão a gás. Os fundos de tais produtos já apresentarão irregularidades, e também apresentarão vários pontos de aquecimento pelo fogo. Panelas velhas de ferro fundido remendadas com costuras soldadas definitivamente não funcionam.

    Ao escolher panelas para cerâmica de vidro, preste atenção às recomendações do fabricante.

    Possíveis problemas

    Um tipo relativamente novo de painéis são os fogões de indução. O aquecimento de pratos neles é possível com a ajuda de correntes parasitas. Eles são formados sob a influência do campo de ondas eletromagnéticas. Existem muitas vantagens em tais fogões, mas ao contrário de fogões com fogões convencionais, estes são capazes de “reconhecer” os utensílios de cozinha certos.

    As características do recuperador estão associadas aos princípios da indução eletromagnética. Apenas devido às correntes parasitas o fundo da panela aquece. O calor do fundo aquecido será transferido para os alimentos, enquanto a própria superfície permanece ligeiramente quente.

    Se você escolher pratos que não são capazes de transmitir ondas eletromagnéticas, não haverá processo de indução. Por exemplo, se forem utensílios de vidro ou cerâmica, você simplesmente não pode cozinhar comida neles. Mas mesmo as panelas corretas de aço inoxidável ou ferro fundido podem não caber no fogão se não corresponderem ao tamanho do queimador. É importante que a panela cubra cerca de 70% do diâmetro do elemento de aquecimento.

    Por exemplo, o fogão simplesmente "não verá" um turco ou uma pequena concha em um queimador volumétrico.

    Os eletrodomésticos não funcionarão se "considerarem" que o fundo da panela colocada sobre eles é irregular. Sem garantir um encaixe completo, a placa desliga-se simplesmente automaticamente.

    Já estão à venda discos magnéticos especiais que podem ser usados ​​com fogões de indução. Elementos diferentes podem ser selecionados para se adequar a uma zona de aquecimento específica. Colocando este disco em cima de um elemento e depois colocando a panela, o fogão funcionará com qualquer panela ou frigideira. O disco ferromagnético é feito de aço inoxidável, é perfeitamente plano, espesso e não deforma durante o uso.

    O método reduz um pouco a eficiência do próprio eletrodoméstico, mas dispensa a compra de outro conjunto de pratos, por exemplo, se um novo já foi comprado, mas por algum motivo não coube.

    Para uma placa vitrocerâmica convencional, vale a pena escolher pratos com a menor percentagem de reflexão de fundo possível. Graças a isso, o contêiner aquece muito mais rápido, a distribuição é suave. Os mais adequados serão os modelos com fundo em tom fosco escuro. O brilho é capaz de refletir os raios de calor.

    Se a frigideira tiver fundo fino, deforma-se rapidamente, por isso a espessura recomendada é de 3 mm. Não escolha modelos com fundo muito grosso, eles esquentarão por muito tempo.

    Ao escolher os utensílios de cozinha adequados para a sua placa de vitrocerâmica, pode prolongar a vida útil do aparelho. Os alimentos serão preparados rapidamente e a eficiência energética será racional.

    Veja abaixo as características dos utensílios de cozinha para placas de vitrocerâmica.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa