Pratos

Panelas de ferro fundido: aplicação, prós e contras

Panelas de ferro fundido: aplicação, prós e contras
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Como escolher?
  5. Sutilezas de uso
  6. Cuidado e armazenamento

Desde os tempos soviéticos, as panelas de ferro fundido são valorizadas na cozinha. Em algum momento, frigideiras modernas antiaderentes quase expulsaram aparelhos pesados ​​de ferro fundido da cozinha russa. No entanto, eles conseguiram resistir, pois sua qualidade é testada há décadas.

Peculiaridades

A panela de ferro fundido é uma das opções versáteis que permite cozinhar alimentos saborosos e saudáveis ​​ao mesmo tempo. Essas panelas têm uma longa vida útil e algumas avós têm verdadeiras raridades: panelas preservadas dos velhos tempos.

Se os pratos tiverem revestimento interno de esmalte, os alimentos podem ser armazenados por muito tempo na geladeira. Se não estiver disponível, é melhor mover a comida para outro recipiente, pois a comida pode corroer a superfície e estragar a louça.

Variedades

Atualmente, as tecnologias modernas nos permitem melhorar e modificar as já práticas e convenientes panelas de ferro fundido. Cada vez mais variedades podem ser encontradas no mercado. Cada opção é adaptada às condições da cozinha moderna e é projetada para funcionar em combinação com determinados eletrodomésticos.

  • Para placas de indução. As matérias-primas com as quais são feitas as panelas de ferro fundido têm a propriedade de atrair ímãs, o que significa que podem ser utilizadas para trabalhar em um fogão de indução. Hoje em dia, a maioria dos recipientes resistentes ao calor são produzidos com fundo plano, o que é muito importante quando se cozinha em um fogão de indução - panelas de ferro fundido também não têm problemas com isso.
  • Pratos esmaltados. Esta opção também é bastante adequada para cozinhar na placa de indução.Normalmente, essas panelas são esmaltadas por dentro e por fora. As características externas permitem escolher pratos de uma determinada cor, que se enquadram harmoniosamente no design do interior da cozinha. O interior dos aparelhos é acabado com esmalte de vidro, o que é absolutamente seguro para produtos mesmo em contato direto. A vantagem dos espécimes esmaltados é a capacidade de manter o prato por mais tempo. Além disso, ao contrário dos aparelhos clássicos de ferro fundido, os pratos esmaltados não precisam ser preparados e calcinados várias vezes após a compra.

No entanto, também existem desvantagens: essas panelas têm uma vida útil limitada.

  • Pratos revestidos com teflon. Esta é outra opção com uma camada protetora. Esses pratos são um modelo de orçamento em comparação com os esmaltados e sua vida útil é ainda mais curta. Neste caso, a camada protetora é aplicada apenas na parte interna. A este respeito, a vida útil é limitada a 3-4 anos. Assim que o Teflon começa a se afastar das paredes, o uso da panela torna-se impossível.

Este não é o tipo de panela de ferro fundido mais bem sucedido, embora a princípio pareça às donas de casa que cozinhá-lo é mais conveniente e rápido, pois o Teflon tem propriedades antiaderentes, o que retém o máximo benefício nos produtos. Na verdade, é mais difícil cuidar do revestimento de Teflon, além disso, é preciso trabalhar com muito cuidado e não danificar as paredes ou o fundo com uma espátula de metal.

É possível classificar panelas de ferro fundido em objetos de foco mais estreito. Por exemplo, para cozinhar no forno, podem ser usados ​​potes de ferro fundido ou ferro fundido; braseiros de ferro fundido, potes de ferro fundido, caldeiras, caldeirões, patos, panelas porcionadas e outros utensílios de cozinha que facilitam a vida de uma jovem dona de casa são populares.

Vantagens e desvantagens

Os chefs mais famosos optam pelas panelas de ferro fundido por uma série de razões. Eles são descritos a seguir.

  • São pratos ecológicos que não fazem mal à saúde dos consumidores. Na produção de produtos de ferro fundido, não são utilizados elementos químicos e as propriedades antiaderentes são obtidas naturalmente durante o processo de cozimento.
  • Uma dessas frigideiras serve por mais de uma década e pode acompanhar a vida de várias gerações. Não há necessidade de nenhum tipo de cuidado especial - basta limpar e assar para que fique com a aparência de novo novamente.
  • A estrutura porosa do material aquece lentamente, mas retém o calor de forma confiável e o distribui uniformemente por toda a área. Por este motivo, os alimentos são cozinhados a temperaturas mais elevadas, em comparação com panelas de alumínio ou aço.
  • São exemplares universais que permitem cozinhar alimentos no fogão a gás, elétrico ou vitrocerâmico, assar no forno, ferver, fritar, refogar.
  • Como já foi referido, o aquecimento uniforme é característico de tais frigideiras, o que garante o mesmo aquecimento do prato de cada lado. Alimentos bem cozidos são mais saborosos e saudáveis ​​do que alimentos levemente fritos.

Antes de comprar esses pratos, convém se familiarizar com suas deficiências.

A principal desvantagem de uma panela de ferro fundido é seu peso. Em média, um espécime pesa cerca de 2 kg. Nem toda dona de casa consegue segurar um objeto pesado nas mãos, especialmente quando ele precisa ser levantado com frequência, por exemplo, ao fazer panquecas. A este respeito, os pratos podem cair no chão e podem formar-se fissuras no revestimento e, por vezes, um pedaço pode cair completamente.

Por este motivo, os tachos de ferro fundido devem ser usados ​​com muito cuidado. Com o mesmo cuidado, você deve abordar seu cuidado e armazenamento.

Como escolher?

Ao escolher panelas em ferro fundido, vale a pena seguir algumas recomendações.

É necessário decidir sobre o que para que serve a compra. Você pode, é claro, comprar uma frigideira universal que frite, guisado e assue perfeitamente, mas é melhor comprar itens de foco restrito: um galo, uma máquina de fazer panquecas, um caldeirão.Essa compra evitará uma lavagem completa após cada preparação. Além disso, a vida útil dos utensílios de cozinha aumentará várias vezes.

Se uma frigideira for necessária para panquecas, você precisará escolher pratos finos, um recipiente com fundo ondulado é necessário para fritar produtos de carne e um recipiente fundo para estufar. Não se esqueça que os pratos de grande volume tendem a ser mais pesados.

Além disso, requer a placa mais potente. Muitas vezes surgem dificuldades ao escolher um caldeirão de ferro fundido. Um contêiner de fundo plano é mais estável, mas suas paredes esquentarão mais

... Um produto com fundo redondo permite aquecer o prato por igual por todos os lados, mas requer um suporte especial no fogão, pelo que se recomenda o uso ao fogo aberto.

É preciso prestar atenção ao material com que os pratos são feitos. As variedades de produtos de ferro fundido foram descritas acima e podemos concluir que as frigideiras com um revestimento adicional são, de muitas maneiras, mais convenientes e também têm uma aparência esteticamente agradável. Mas ainda assim, uma frigideira clássica, simplesmente fundida em ferro fundido, é mais prática, pois se diferencia pela durabilidade.

Você deve examinar cuidadosamente os produtos de que gosta. pela ausência de defeitos... Falhas na fundição de ferro fundido são raras, mas também têm um lugar para estar. Esses arranhões não apenas prejudicam a aparência, mas também reduzem a vida útil da panela. Os defeitos podem ser observados não apenas em produtos baratos, mas também em produtos mais caros.

Vale a pena examinar a coisa escolhida de cada lado. Não é necessário levar produtos que apresentem pelo menos uma pequena rachadura ou tentativa de selar o casamento. Deve ser uma superfície lisa e bem lixada, sem flacidez e entalhes.

Em amostras esmaltadas, às vezes você pode encontrar não apenas arranhões e arranhões, mas também inchaço - esses sinais também indicam um produto de baixa qualidade que rapidamente se tornará inutilizável.

Você precisa prestar atenção e nas alças do produto... Eles são removíveis e não removíveis e podem ser feitos de ferro fundido, madeira ou materiais poliméricos. Puxadores fundidos permitem cozinhar um prato no forno, porém, sob o efeito do calor, eles ficam muito quentes e, sem uma toalha grossa, a dona de casa não pode tirar os pratos do forno.

Nesse sentido, os cabos de madeira são mais convenientes, pois não esquentam e são ecologicamente corretos, mas sua vida útil é muito limitada. Não coloque uma frigideira com cabo de madeira no forno. Mas se forem produtos removíveis, eles permitirão que você use a assadeira para assar. Os cabos de polímero não aquecem e permitem trabalhar com o forno, mas se manuseados sem cuidado podem quebrar.

Também é importante tampa. Por exemplo, panelas de ferro fundido, caldeirões ou patinhos já são vendidos antecipadamente, completos com tampa. Frigideiras e braseiros geralmente são vendidos sem tampa, mas talvez isso seja uma vantagem para esses produtos. O comprador não precisa pagar a mais por este atributo, pois uma tampa de tamanho adequado pode já estar em sua cozinha.

Se a capa for comprada separadamente, é melhor recusar a compra de um produto de ferro fundido. As tampas de ferro fundido são muito grandes, pesadas e têm tendência a retirar o calor, prejudicando a cozedura.

É preferível dar preferência às tampas de vidro, uma vez que têm propriedades condutoras de calor menos pronunciadas, além disso, é mais conveniente controlar o processo de cozedura através delas.

De acordo com as avaliações dos clientes, você pode avaliar os fabricantes mais populares de panelas de ferro fundido. Fabricantes como BIOL, Seaton, Balezino, Slutsk.

Sutilezas de uso

Uma frigideira totalmente em ferro fundido sem camada protetora adicional tem suas peculiaridades de uso. Antes de usá-lo pela primeira vez, você precisa tomar uma série de medidas que lhe permitirão alcançar a vida útil máxima. Uma etapa importante ao usar ferro fundido é a calcinação.Os tachos calcinados evitam que o prato queime e conferem aos alimentos um sabor e aroma excelentes. Você precisa preparar o produto de ferro fundido para operação conforme descrito abaixo.

  1. Em primeiro lugar, enxágue bem a frigideira trazida da loja com detergente e seque-a.
  2. Depois disso, você deve assar no forno.
  3. Então você precisa esfriar os pratos.
  4. O próximo passo é adicionar sal ao fundo e repetir o procedimento de calcinação. Não poupe sal - vai demorar cerca de 1 kg, dependendo do volume do recipiente.
  5. Então você precisa esfriar os pratos novamente.
  6. O próximo passo é acender a panela vazia uma última vez.
  7. A seguir, é necessário untar o recipiente ainda quente com óleo e deixá-lo no forno pré-aquecido por várias horas. A louça está pronta para uso.

A preparação inicial é necessária para que a bandeja atinja propriedades antiaderentes. Após este cuidadoso processamento, o recipiente fica menos oxidado sob a influência dos produtos, é utilizado por muito tempo e com alta qualidade na cozinha.

Cuidado e armazenamento

Nem todas as donas de casa se contentam com alimentos cozidos em ferro fundido. Isto acontece se a loiça tiver sido utilizada indevidamente. É importante lavar a panela fundida imediatamente após esfriar. Se deixado por alguns dias, o óleo será absorvido pelos poros e transferido para o próximo prato, o que mudará seu sabor e aroma. Você pode usar mais algumas recomendações para a operação e cuidados com produtos de ferro fundido.

  • A cozedura só deve ser efectuada em lume brando.
  • Assim que o alimento cozido esfriar, é importante transferi-lo para outro recipiente.
  • Produtos de ferro fundido devem ser lavados com água quente e, em seguida, seque.
  • Após a lavagem, é necessário derramar água fervente sobre o fundo e lubrificar com óleo. É assim que a panela de ferro fundido deve ser armazenada - o óleo cria uma barreira protetora contra a corrosão.
  • Os pratos de ferro fundido não devem ser ensopados, pois enferrujam rapidamente. Os utensílios de ferro fundido devem ser inspecionados regularmente quanto à ferrugem.
  • Na hora de lavar, não use escovas grossas e produtos químicos agressivos, pois esses agentes podem danificar gravemente a camada protetora, e sua restauração será bastante problemática. Além disso, os produtos químicos domésticos podem ser absorvidos pelos poros do material. Pelo mesmo motivo, não é recomendável lavar essas panelas na máquina de lavar louça.

    Panelas de ferro fundido com revestimento de esmalte requerem cuidados especiais. Você não precisa resfriar tal espécime em água fria - deixe-o esfriar sozinho. Se a panela esmaltada foi colocada na geladeira, ao aquecer é importante esperar até que o prato esfrie um pouco. Se for permitida uma grande diferença de temperatura, surgirão danos no esmalte, que já não tem uma longa vida útil. Para não esperar que os pratos com alimentos, retirados da geladeira, atinjam a temperatura ambiente, é mais fácil transferir o prato para outro recipiente e reaquecer.

    Para obter informações sobre como cuidar adequadamente de panelas de ferro fundido, consulte o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa