Papagaio

Regras para manter papagaios pombinhos

Regras para manter papagaios pombinhos
Contente
  1. Escolha de gaiolas e brinquedos
  2. Nutrição
  3. Como lavar?
  4. Como cuidar bem disso?
  5. Possíveis problemas

Os papagaios Lovebird são animais de estimação sociáveis ​​que não requerem cuidados estritos. Se as regras e características de manutenção das aves forem observadas, as doenças podem ser evitadas e sua saúde mantida por 10-15 anos. Os papagaios são bastante ativos, portanto, para os pombinhos é necessário equipar adequadamente a gaiola e escolher os brinquedos adequados. Graças a esta abordagem, os pássaros se sentirão mais confortáveis ​​e não ficarão entediados.

Escolha de gaiolas e brinquedos

Com cuidado bem organizado, os papagaios toleram bem a existência em cativeiro. Para que uma ave viva uma vida longa, é necessário monitorar constantemente sua saúde, manter regras de higiene e não superalimentar. Os animais de estimação devem se sentir confortáveis ​​em sua gaiola, pois ela servirá como sua proteção. É importante lembrar que o papagaio percebe a gaiola como seu próprio lar: um lugar para fazer ninhos e pernoitar.

Um lugar

Antes de organizar e comprar uma gaiola, é necessário decidir com antecedência o seu tamanho e localização no apartamento. A futura casa de pássaros deve ser localizada em uma sala quente, isolada de ruídos e correntes de ar. Neste caso, você precisa colocar a gaiola de forma que possa se aproximar livremente dela. Os papagaios precisam de atenção. É melhor se comunicar e brincar com os pombinhos perto da gaiola para que o bichinho se acostume com o dono.

Graças a esta prática, após a adaptação, o pássaro reagirá com calma à presença de uma pessoa perto de seus comedouros e ninhos. Além disso, é difícil trocar de comida todos os dias em uma gaiola cheia de coisas.

Tamanhos e formas

Apesar de seu pequeno tamanho corporal, as aves precisam de muito espaço livre. Portanto, você deve comprar uma gaiola espaçosa para a casa de modo que o papagaio possa abrir totalmente as asas e fazer pequenos voos. O movimento os ajuda a se livrar do excesso de energia.

Em condições de inatividade física, a ave ganha rapidamente o excesso de peso, que é propício ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Em espaços estreitos, as penas se quebram em barras de ferro. Se o periquito bater na grade enquanto se move, pode ficar gravemente ferido. Os ossos de pássaros são ocos e quebradiços, então eles se quebram e quebram facilmente. Para evitar hematomas e fraturas, você precisa cuidar da segurança do seu animal de estimação.

A melhor opção para pombinhos é uma gaiola de 0,5x1 m. Se você planeja comprar um casal de pássaros e criar papagaios, você precisa de uma casa mais espaçosa. Os pássaros não se reproduzem em gaiolas pequenas. Freqüentemente, pequenas jaulas podem levar a lutas territoriais. A facilidade de cuidado também deve influenciar a escolha da forma e do tamanho da gaiola. É mais lucrativo comprar uma casa para papagaio com fundo retrátil, para que seja mais confortável retirar excrementos, trocar papel.

Os veterinários recomendam comprar uma gaiola retangular. Os cantos não devem ser arredondados. Durante o período de adaptação, o pássaro tratará as pessoas com desconfiança e, a cada abordagem, frequentemente correrá. Como resultado, o papagaio é martelado de volta no canto. Nesta posição, ele se sente mais protegido, principalmente durante o período de postura dos ovos.

Deve-se manter uma distância de 1 a 1,5 cm entre as barras, o que é necessário para proporcionar a melhor visão da ave.

Você pode comprar uma gaiola de metal sem poeira, vidro orgânico ou plástico. As exceções são produtos de chumbo, cobre e zinco. Antes de comprar uma gaiola de madeira, lembre-se que o pássaro adora afiar o bico e o material natural desmorona rapidamente.

Arranjo

Deve haver 2 comedouros na gaiola: para água e ração separadamente. Recomenda-se comprar produtos de cerâmica ou vidro orgânico. Esses materiais facilitam a limpeza dos comedouros e duram muito tempo. Os produtos devem ser abertos de forma que seja conveniente para a ave beber e se alimentar. Se o tamanho da gaiola permitir, você pode colocar uma banheira.

É necessário instalar pelo menos 2 poleiros nos quais as aves se equilibrem e durmam. É permitida a compra de suporte de madeira ou plástico. É preferível comprar produtos de material natural para que a ave, se desejar, afie o bico. Você mesmo pode fazer postes: de galhos de bétula, salgueiro ou macieira.

Além dos principais produtos para alimentação e convivência com animais de estimação, é necessário colocar os brinquedos na gaiola:

  • balanço;
  • sinos;
  • escadaria;
  • cordas.

    Os acessórios da gaiola devem ser feitos de madeira, cordas de linho e outros materiais naturais.

    Limpeza

    A gaiola, brinquedos e itens nela devem ser lavados a cada 3 dias. Recomenda-se limpar os bebedouros todos os dias. As áreas de difícil acesso, como cantos ou calhas com uma abertura estreita, devem ser limpas com uma escova de dentes. Mas, apesar do cuidado com a casa do animal, bactérias patogênicas se acumulam na superfície dos objetos e nos bastonetes da célula.

    Para evitar o desenvolvimento de uma doença infecciosa em uma ave, todos os objetos devem ser mergulhados em água fervente. Se a gaiola for limpa com sabão, o produto químico deve ser bem enxaguado. O estoque úmido deve secar.

    Nutrição

    Os pombinhos precisam de uma mistura de grãos de cereais com ração pronta para uma alimentação adequada. Para preparar comida em casa, misture os seguintes ingredientes:

    • flocos e grãos de aveia:
    • sementes de canário;
    • grãos de milho;
    • sementes de girassol;
    • painço.

    Por um dia, você precisa medir uma mistura de grãos de até 1 colher de sopa. eu. com um slide. Além dos cereais, a alimentação das aves deve incluir uma variedade de frutas, preparações à base de ervas, no valor de 2 colheres de chá.por dia. Você pode misturar maçãs finamente picadas, groselhas e mirtilos com urtigas frescas, salsa e trevo. Se a fruta for esfregada, as fibras delas obtidas podem ser penduradas com um prendedor de roupa no topo da gaiola. Desta forma, será mais fácil para os papagaios comerem.

      Uma vez por semana, é necessário dar aos pombinhos ração proteica: o queijo cottage é misturado a um ovo de galinha picado. Os veterinários recomendam a preparação de cereais ázimos para animais de estimação a partir de arroz ou trigo sarraceno com adição de purê de frutas. As proteínas de aves podem ser obtidas a partir de legumes, que devem ser mergulhados 3-4 vezes em água e fervidos por pelo menos 60 minutos. Na dieta de animais de estimação, você pode incluir verduras contendo vitaminas, fibras vegetais e componentes minerais:

      • espinafre;
      • repolho;
      • folhas de alface;
      • urtigas.

        Não é recomendado dar ao papagaio produtos vegetais cristalizados, frutas tropicais.

        É estritamente proibido incluir caqui, abacate e manga na dieta. O feed deve estar livre de poeira e sujeira. Não há necessidade de comprar grãos com impurezas estranhas.

        Como lavar?

        O cuidado adequado de seu animal de estimação com penas envolve o banho regular do pássaro em casa. Os papagaios passarinhos adoram limpar suas penas de sujeira, restos de comida e excrementos por conta própria. Com certeza visitarão os banhos pré-instalados na gaiola. Cuidando de si mesmos, os papagaios mantêm sua saúde e melhoram sua aparência. O banho regular ajuda as aves a manter a flexibilidade da coluna vertebral. Para a correta manutenção dos pombinhos em casa, você deve conhecer as características de sua lavagem:

        • na estação fria, os papagaios devem ser banhados 2 vezes por semana, e cada ave precisa de seu próprio banho;
        • a temperatura da água deve ser de pelo menos + 27 ° C;
        • antes de dar banho à ave, é necessário fechar as janelas e portas da sala para evitar a presença de correntes de ar;
        • não há necessidade de adicionar detergentes, xampus e bálsamos à água;
        • despeje água na banheira de modo que a profundidade da piscina seja inferior a 2 cm;
        • não perturbe a estrutura das penas nem tente lavar a camada de cera em sua superfície;
        • no verão, você precisa dar banho no pássaro diariamente.

        É melhor dar banho aos papagaios antes do almoço, para que as penas tenham tempo de secar antes do anoitecer. É estritamente proibido usar secador de cabelo para secar pássaros. O fluxo de ar forte pode causar pneumonia.

        Como cuidar bem disso?

        De bochechas rosadas, os pombinhos de Fisher, papagaios mascarados, se bem mantidos, se adaptam rapidamente à vida em casa. Para ajudar os animais de estimação a se adaptarem às novas condições mais rapidamente, você deve colocar a gaiola em um local que seja limitado a ruídos e correntes de ar. A temperatura ambiente deve ser de + 20-25 ° C. No inverno, você pode ligar o aquecedor, mas a gaiola precisa ser movida para um local distante dela. O mesmo se aplica às baterias. É necessária uma distância de 1,5-2 metros.

        Além do conteúdo correto, deve-se prestar atenção constante às aves:

        • comunicar e brincar;
        • desencadear;
        • monitore cuidadosamente os animais de estimação enquanto caminha pelo apartamento.

        Os papagaios passarinhos são animais de estimação bastante sociáveis: após um período de adaptação, eles param de se sentir ansiosos, se acostumam com a sociedade e o toque humano.

        Graças à atitude positiva das aves para com o proprietário, elas podem ser treinadas. Animais de estimação são fáceis de aprender e executam vários truques.

        Na fase inicial da educação, o papagaio deve se acostumar com as mãos de uma pessoa. Para treinar, use frutas ou grãos doces. Jovens pombinhos aprendem a interagir com seu hospedeiro mais rápido do que os adultos. Ao domesticar um pássaro, não toque em suas patas e asas. Os animais de estimação percebem esses toques de forma agressiva, por isso podem morder, arranhar ou voar para longe.

          É necessário conversar com os pássaros constantemente, sem fazer movimentos bruscos e sem levantar a voz.Nesse caso, o papagaio deve se comunicar tanto com pessoas quanto com outros pássaros. Por isso, manter um pombinho é difícil. Esse pássaro sofrerá de solidão devido à falta de comunicação com parentes. Se o papagaio estiver sozinho, você não deve pendurar um espelho na gaiola. Melhor comprar pombinhos aos pares. Os papagaios deste tipo podem aprender de 10 a 15 palavras.

          É preciso diversificar o tempo de lazer do animal. Além de se comunicar com outros papagaios, o animal deve brincar com a pessoa. As formas mais populares de passar o seu tempo:

          • balançar o papagaio em um balanço, dando-lhe frutas periodicamente;
          • domestique um papagaio para passar uma pequena bola;
          • esconda guloseimas e faça o pombinho olhar para elas;
          • ensine o pássaro a colocar moedas em um cofrinho, construir uma pirâmide de pequenos anéis;
          • usar quebra-cabeças;
          • brincar na água com brinquedos.

          Para o cuidado adequado, a ave deve dormir em condições normais. Para diminuir a atividade do papagaio, é necessário cobrir a gaiola com um pano que não transmita luz à noite.

            Nessas condições, os pássaros não ficarão assustados e alarmados com o acendimento repentino da lâmpada. Se seu animal de estimação acordar, começar a correr pela gaiola, piar e mostrar ansiedade, acenda a luz e abra a gaiola. Uma vez que a ave se sinta completamente segura, as condições normais de sono devem ser restauradas. Os pombinhos costumam dormir 10 horas por dia; no inverno, a duração do sono aumenta para 12 horas.

            Para prevenir o raquitismo, os pássaros precisam tomar banho de sol. Sob a influência dos raios ultravioleta, a vitamina D é sintetizada na pele do animal, para isso, coloque a gaiola em local bem iluminado e cubra metade da casa com um pano para que a ave possa descansar à sombra se necessário. Se a gaiola for levada ao ar livre, será necessário proteger o periquito de ataques e outras interações com pássaros de rua. Isso é necessário para evitar a contaminação com parasitas, vírus e bactérias.

            O cuidado abrangente do pombinho inclui aparar as unhas e afiar o bico periodicamente. Na ausência de controle, o tecido ósseo fica rapidamente coberto com o estrato córneo, o que fará com que a ave sinta desconforto. Um papagaio pode se ferir com garras afiadas. Além do risco de ferimentos, a ave tem dificuldade para comer. Para que os pássaros possam moer o bico e as garras por conta própria, é necessário colocar pedras de giz e paus de madeira na gaiola.

            Se o papagaio ignorar os itens de cuidado, você pode usar uma lima ou tesoura de unha para moer o bico. Os itens devem ser desinfetados com álcool antes do uso. Para evitar que o pássaro morda, você pode embrulhar o papagaio em uma toalha. Se o sangue fluiu durante o corte, isso indica danos ao vaso sanguíneo na garra. Para eliminar o risco de desenvolver uma infecção, deve tratar a ferida com peróxido de hidrogênio e estreptocida em pó. Com a rápida queratinização do bico ou com o crescimento acelerado das garras, o animal deve ser examinado por um veterinário. Esses sintomas podem ser um sinal de distúrbio metabólico.

            Com caminhadas frequentes pelo apartamento, os pássaros podem cortar suas asas. Penas encurtadas evitarão que seu papagaio voe de uma janela ou se espatife de grandes alturas. Ao mesmo tempo, os ornitólogos recomendam fazer isso apenas em casos excepcionais. Por exemplo, se a sala tiver um ventilador ou um fogão quente.

            Vôos baixos não retardarão o desenvolvimento dos músculos esqueléticos da ave. Para aparar as asas, você também precisará enrolar o pássaro em uma toalha macia para esticar uma das asas. Selecione de 6 a 7 penas mais longas e corte-as com uma tesoura, deixando 1 cm da raiz. Para parar o sangramento resultante, você deve usar estreptocida ou peróxido de hidrogênio. O mesmo procedimento deve ser repetido com a segunda asa.

            Antes de passear com o papagaio, você precisa tornar o ambiente mais seguro:

            • remova os fios;
            • mova as plantas venenosas para outro cômodo;
            • jogue fora substâncias tóxicas;
            • feche portas, janelas;
            • feche pequenos objetos em uma trava ou armário bem fechado, o que pode sufocar o papagaio.

            Durante uma caminhada, você deve estar constantemente perto do animal e monitorar seus movimentos. A presença do dono é necessária não só para a comunicação, mas também para a segurança do animal.

            Se o animal não estiver sozinho, a comunicação de longo prazo não é necessária para o casal. Durante as caminhadas, eles vão se dedicar um ao outro, brincando e gritando. É difícil pegar alguns animais de estimação, por isso é recomendado não alimentar os pássaros por 2 horas antes de caminhar. Além disso, as aves devem ser soltas à noite, quando sua atividade é reduzida. Durante o vôo, a porta da gaiola deve estar sempre aberta. Se os papagaios precisarem voltar para a gaiola, você deverá despejar comida com pedaços de suas frutas favoritas no fundo da casa. Ao ver os grãos e ao som da comida sendo servida, os pássaros famintos voltam rapidamente para sua gaiola.

            Se os pássaros estão planejando procriar, eles precisam construir uma caixa-ninho ou caixa-ninho. As aves devem se sentir confortáveis ​​e totalmente seguras dentro do produto. O ninho não precisa ser grande.

            Possíveis problemas

            Animais de estimação imunocomprometidos podem adoecer rapidamente. Na maioria das vezes, as aves estão expostas às seguintes doenças:

            • obesidade;
            • doenças parasitárias: vermes, aspergilose, knemidocoptose, lombriga;
            • distúrbios metabólicos: raquitismo, hipovitaminose, falta de crescimento das penas, muda francesa;
            • psitacose;
            • lesões infecciosas: coccidiose, rinite, salmonelose, pneumonia, escheriquiose, peste aviária, tricomoníase, gota;
            • paralisia;
            • inflamação do bócio;
            • distúrbios digestivos, distúrbios das fezes;
            • hiperceratose.

            Os papagaios podem ser envenenados por grãos de baixa qualidade ou alimentos preparados. Os pássaros fraturam e racham facilmente, quebram penas e bicos. Ao receber traumas psicológicos, os animais de estimação tornam-se agressivos.

            Para prevenir o desenvolvimento de doenças, é recomendável cumprir as seguintes regras.

            • Desinfete constantemente a gaiola, os brinquedos e os postes com água fervente e solução de formalina. Após a morte do animal, é necessário limpar a gaiola com uma solução de creolina e sódio. Inspecione o inventário em busca de danos para evitar ferimentos à ave.
            • Ajustar corretamente a dieta: para manter o funcionamento do sistema imunológico, a ave deve receber vitaminas e minerais suficientes.
            • A atividade física e voos regulares ajudarão seu animal de estimação a evitar a obesidade, o raquitismo e a gota.
            • Ajude o pássaro a moer o bico, cortar as garras a tempo.

            Além disso, revistas e jornais com fotos coloridas não devem ser espalhados no chão da gaiola. A tinta pode envenenar o pássaro. Para evitar toxicidade, folhas de papel limpas devem ser usadas.

            Cuidar bem do seu periquito ajudará o seu pássaro a viver uma vida longa e livre de doenças.

            Tudo sobre pombinhos, veja abaixo.

            sem comentários

            Moda

            a beleza

            casa