Papagaio

Tudo sobre papagaios pombinhos

Tudo sobre papagaios pombinhos
Contente
  1. Descrição
  2. Visualizações
  3. Um papagaio pode viver sozinho?
  4. Como domar?
  5. Como determinar sexo e idade?
  6. Como ensinar a falar?
  7. Características de cuidado e criação
  8. Críticas de Host

Os papagaios são apenas aqueles pássaros que muitas pessoas desejam criar. Mas antes de fazer isso, você precisa entender completamente suas variedades específicas. Neste artigo, vamos entender o que são papagaios pombinhos.

Descrição

Este gênero pertence à família dos papagaios da ordem dos papagaios. Os papagaios agapornis atingem 0,1-0,17 m de comprimento, a envergadura é de 0,04 m, a cauda é estendida por 0,06 m. O peso da ave é de 0,04 a 0,06 kg. A cabeça é relativamente grande.

Na maioria das vezes, a pena é verde. No entanto, as áreas individuais (cauda superior, peito, cabeça e pescoço) podem ser pintadas em cores diferentes. Ocorre:

  • vermelho;
  • azul;
  • amarelo;
  • rosa e outras cores.

O bico de um papagaio periquito é muito grosso e fortemente dobrado, é muito forte. Portanto, as mordidas de pássaros podem causar ferimentos graves até mesmo em adultos.

O bico em si é vermelho brilhante ou amarelo palha. A cauda não é muito longa, nem as pernas. No entanto, isso não impede que o papagaio se mova rapidamente pelo solo e até trepe em árvores.

Os pombinhos vivem nas florestas dos trópicos e subtrópicos, também existem espécies que habitam as estepes e áreas montanhosas. Eles são caracterizados por um estilo de vida gregário. O vôo desses papagaios é muito rápido e estável. À noite, os pássaros pousam nos galhos das árvores ou se agarram a pequenos galhos. Há menções de que diferentes bandos podem lutar por árvores já ocupadas.

De acordo com alguns relatos, a pátria dos pombinhos é o sudoeste e sudeste da África, Madagascar. O aninhamento ocorre em ocos. Lá, os pássaros apenas colocam a cama.Mas, ocasionalmente, pombinhos estão envolvidos na construção de ninhos. A construção está ocorrendo de forma muito eficiente.

Para construir um ninho, os pássaros precisam:

  • pequenos galhos;
  • folhas de grama;
  • fragmentos da casca.

Curiosamente, diferentes espécies deste gênero podem transportar o material de construção coletado de diferentes maneiras. Alguém o carrega no bico e alguém voa, entregando os mesmos galhos sob as penas. Embreagem de 4-8 ovos. O tempo de incubação é de 21-25 dias. O nome "pombinhos" está associado à ideia de que se um de um casal de pássaros morrer, o outro morrerá em breve.

Mas isso é mais um mito, só leva algum tempo antes que uma nova família apareça. Os bandos são relativamente pequenos, cada um contendo vários casais. Muitas vezes, os pombinhos são atraídos pelas fazendas que lhes fornecem alimentos. Os pássaros se alimentam de sementes e frutos silvestres.

A atitude dos pombinhos em relação a outras espécies de pássaros é muito agressiva.

Visualizações

Bochechas rosadas

O periquito de bochechas rosadas atinge 0,17 m de comprimento, enquanto sua asa cresce até 0,1 m. A tonalidade desse papagaio é muito graciosa, contém ricos tons verdes. A parte traseira tem uma leve tonalidade azul... O nome da espécie se deve ao fato de as bochechas, assim como a garganta, serem rosadas. A testa vermelha profunda e o bico amarelo palha parecem muito atraentes.

As penas da cauda no meio são tingidas de verde. Eles são vermelhos nas laterais, incluindo largas listras pretas. As penas da cauda são de cor azul brilhante. Os pintinhos jovens têm o bico preto acastanhado, apenas a ponta é mais clara. Ao mesmo tempo, os animais jovens não apresentam tons de vermelho.

Os pombinhos são comuns na Namíbia, Angola e República da África do Sul. Embora os pássaros habitem áreas secas, eles tendem a buscar fontes de água. Em alguns casos, os pombinhos se instalam nas paredes de cabanas ou sob um telhado. A espécie de bochechas rosadas é mais popular entre os criadores.

Na maioria das vezes, eles são mantidos em pares. Mas, ao mesmo tempo, se você mantiver os pombinhos de bochechas rosadas sozinhos, eles conversam com muito mais frequência.

Fisher

A visão de Fischer também é bastante popular. Esses pombinhos são alegres e enérgicos, enquanto as dificuldades especiais de conteúdo são excluídas. O papagaio de Fischer é ligeiramente menor do que as bochechas rosadas - até 0,15 m. Ao mesmo tempo, suas asas crescem até 0,2 m. A espécie recebeu esse nome em homenagem ao explorador alemão da África. Como os criadores estão trabalhando ativamente com os Fishers, essas aves têm uma paleta de penas impressionante. E a cor natural da pena é muito graciosa. O papagaio está enfeitado e até parece um brinquedo de árvore de Natal. O dorso, barriga e cauda curta são de cor verde diluída com notas azuladas.

O pescoço e a cabeça são laranja com uma tonalidade avermelhada. A plumagem do peito é cor de limão. Olhos negros expressivos cingidos de pele branca. Bicos escarlates fortes têm uma superfície escarlate. Os tarsos são relativamente curtos e com dedos ligeiramente azuis nas pontas.

Os pombinhos de Fisher habitam as savanas do norte da Tanzânia. Perto das margens do Lago Vitória, eles se estabeleceram com firmeza, adaptando-se até mesmo à mudança das estações seca e chuvosa. A abundância de gramíneas e arbustos baixos fornece amplo material para alimentação e nidificação. Os papagaios pequenos são agrupados em bandos e apenas durante a reprodução eles se estabelecem aos pares.

As uniões familiares dos pombinhos de Fischer têm uma força invejável. Os ninhos são construídos em árvores ou em terreno rochoso. Nos últimos 80 anos, ornitólogos e criadores europeus conseguiram ganhar uma boa quantidade de experiência na criação desses papagaios em cativeiro.

Eles vivem tranquilamente em um apartamento comum na cidade. No entanto, como os de bochechas vermelhas, eles não toleram nenhuma outra espécie de pássaro - então aqui você terá que fazer uma escolha.

Mascarado

Pombinhos mascarados também merecem atenção. Eles parecem muito bonitos. Na maioria das vezes, a ave não ultrapassa 0,15 m de comprimento. A parte da cauda é de 0,04 m. As asas desta espécie têm até 0,05 m de comprimento. A massa de um periquito adulto mascarado pode chegar a 0,05 kg.O nome da espécie foi dado pela característica "máscara". Grandes olhos castanhos estão rodeados por penas escuras. A plumagem das espécies mascaradas de pássaros é pintada em cores vivas, entre as quais o verde predomina. Em combinação com o resto das penas amarelas, obtém-se um aspecto muito atraente.

O bico vermelho rico ajuda a completar o look. Graças a ele, um pássaro pode parecer tão colorido quanto um arco-íris. Quando mantido em uma gaiola, um periquito mascarado pode viver por 10-12 anos. Os espécimes mais velhos também são raros. Na natureza, a espécie povoa o Quênia e a Tanzânia, formando bandos de várias dezenas de indivíduos. Lá, os pássaros pousam perto de corpos d'água e fazem seus ninhos em árvores baixas, em arbustos.

A comida principal são cereais e frutas locais. As melodias que o periquito mascarado publica refletem muito claramente seu humor. A desvantagem desse tipo é a dificuldade de aprendizado e treinamento. Algo só pode ser ensinado a solteiros, mas você terá que lidar com eles desde os primeiros dias. Até certo ponto, o aprendizado é facilitado por uma inteligência bastante alta e excelente memória.

Se um determinado pássaro não estuda bem, não é estúpido, mas simplesmente rebelde.

Bochecha negra

Também é útil para caracterizar o periquito de bochechas pretas. Na aparência, é semelhante ao de Fischer. No entanto, o pássaro é um pouco menor. A diferença é que os papagaios de bochecha preta têm uma coleira laranja-avermelhada. As penas da cabeça são pintadas em tom de cinza claro.

Musicalmente, este pássaro é o mais musical de sua espécie. Mas agora ela está ameaçada de extinção.

Liliana

O periquito de Liliana, também conhecido como cabeça de morango, é extremamente raro, pois sua exportação de seus habitats permanentes é proibida. Você pode distinguir esta espécie do papagaio de Fisher pela cauda superior verde. A cor morango madura é característica da testa, bochechas e garganta. O resto da cabeça e do peito são verdes claros, o bico é de cor vermelha. Dimorfismo não é rastreado. O periquito de Liliana se divorcia com muita facilidade e pode se adaptar a uma ampla variedade de condições.

Para quem não precisa comprar um pássaro que fala bem, pode adquirir um periquito de asas negras. Mas a cor dessa espécie não é muito atraente. Além disso, a exportação de aves para a Europa só é possível com restrições estritas. O pássaro verde tem listras pretas acima das asas e na ponta da cauda. A ponta da cauda é verde.

Com o rosto vermelho

O papagaio-de-cara-vermelha, também conhecido como de cabeça-alaranjada, tem uma cor no tom da grama verde. Nesse caso, não só as bochechas e a testa, mas até o pescoço ficam vermelhos. O uppertail ultramarino parece incrível. Esses pássaros, com uma asa interna preta, amam o calor. Na natureza, eles habitam cupinzeiros, o que é muito incomum.

Grisalho

O periquito de cabelos grisalhos que vive em Madagascar é caracterizado por forte dimorfismo. A espécie é considerada a menor de todo o gênero. A plumagem é bastante pálida. Os papagaios são bastante calmos, até diferem em alguma timidez. Ao mesmo tempo, o frio e a umidade são muito ruins para os pássaros.

Um papagaio pode viver sozinho?

Esta questão está relacionada ao mito popular de que é inaceitável separar um par de papagaios formados. Eles dizem que isso vai levar à morte de pássaros de saudade. Até o nome do gênero parece ser sintomático. No entanto, na verdade, se você separar esses papagaios, eles viverão normalmente. E mesmo com a solidão inicial, o periquito vive bem.

Mas, ao mesmo tempo, você não pode deixar o pássaro descontrolado. Os solteiros devem ser abordados de forma diferente dos casais. Os papagaios solitários requerem maior atenção. Durante a primeira semana, o indivíduo se adaptará ao ambiente alterado.

Não só os móveis e a configuração do local, mas também os sons e cheiros podem afetar gravemente o papagaio.

Não pense que após a adaptação, basta a ave se alimentar e conversar com ela. Teremos que nos comunicar mais ativamente. Você tem que brincar com pombinhos solitários - tanto na gaiola quanto em vôo livre. Se o papagaio vive constantemente na gaiola, então não será capaz de se desenvolver totalmente. A atividade física regular também é importante para ele.

Elimine o tédio, quando os donos não conseguem lidar com o periquito, use brinquedos especiais:

  • pequenos sinos;
  • farfalhar;
  • escadaria;
  • cordas.

Se um pombinho se torna órfão à força, após a morte ou outra perda de um parceiro, ele pode:

  • cair em apatia;
  • estar triste;
  • arrancar penas.

Às vezes, a solução é mudar o par. O principal é que ela não é do mesmo sexo. Acontece que o segundo periquito não ajuda. Neste caso, é necessária assistência veterinária urgente. Ele deve examinar os dois pássaros.

Quando um de um par de pássaros morre de alguma doença (especialmente uma infecciosa), o segundo deve ser examinado. E em caso de morte por acidente, a ave remanescente deve receber o máximo de cuidado e atenção. Eles tentam se comunicar mais com o papagaio. Eles lhe dão presentes brilhantes inesperados e guloseimas favoritas. Quando o dono está na sala, ele deve manter a gaiola aberta - o papagaio pode querer dar um passeio.

Pode ser útil equipar uma nova área de jogo. Quando o proprietário sai da sala, ele deve cuidadosamente, sem violência, conduzir o papagaio para dentro da gaiola. A porta deve ser fechada. Para facilitar as coisas, eles usam uma guloseima.

Quando tais medidas não dão resultado, você ainda precisa tentar criar um par completo (esta é a maneira ideal de sair da situação).

Como domar?

Vamos nos decepcionar de imediato: a domesticação de pombinhos no sentido de que eles seguem comandos, como um cão ou gato treinado, é impossível. Mas é perfeitamente possível desmamar a mordida - se você encontrar a abordagem certa. A domesticação de uma forma mais séria só é possível para indivíduos solteiros, especialmente se iniciada desde tenra idade. Romper os estereótipos estabelecidos de comportamento em pássaros é muito difícil. Se um casal de pássaros viver, eles prestarão quase toda a atenção um ao outro e prestarão atenção a uma pessoa de acordo com o princípio residual.

Domesticar pombinhos leva muito tempo e à primeira vista pode parecer que não há resultado algum. Primeiro, você precisa lidar com o medo natural do animal em relação ao homem. Somente após completa habituação, estando em repouso, ele se comunicará plenamente com o dono. É inaceitável forçar o contato nos primeiros dias após a compra de um novo indivíduo!

O fato é que neste momento ela já está se adaptando ao ambiente que mudou drasticamente. As tentativas de se aproximar e se comunicar podem ser percebidas como uma ameaça séria e, além disso, obscura. Praticamente não há chance de lidar com tal reação no futuro. Durante a adaptação, o contato com a ave deve ser limitado apenas aos cuidados necessários. Outras vezes, você não pode entrar na sala novamente.

É imprescindível fechar a porta e evitar o aparecimento de ruídos. Alguns pombinhos ficam tão chocados com o movimento que até temem usar um alimentador incomum. Então, uma certa quantidade de comida é simplesmente despejada no fundo da gaiola. Isso permitirá, junto com a nutrição, começar a estabelecer contato. Ninguém vai dizer as datas exatas, quantos dias ou horas dura a adaptação.

Você precisa observar cuidadosamente a reação do pássaro. O primeiro sinal de que um papagaio confia em seus donos é sua total tranquilidade quando eles aparecem. Para acelerar o processo, o animal é alimentado com porções modestas a cada 3-4 horas.

As conversas com o passarinho apaixonado devem ser iniciadas em voz baixa, com uma entonação benevolente. Idealmente, você também deve continuar a se comunicar com ele.

Aos poucos, para domar, eles começam a ficar cada vez mais próximos da gaiola... Melhor imediatamente após colocar os alimentos. Nesse caso, movimentos de varredura e sons altos são inaceitáveis. Percebendo que o periquito passou a viver em paz, ignorando a limpeza ou a alimentação, você pode tentar aprofundar o contato. Brinquedos e pequenos pedaços de comida saborosa são ajudantes importantes.

Os brinquedos estão enrolados na gaiola. A comida favorita do papagaio é empurrada através das grades. Você só pode virar a mão para dentro se o pássaro prestar atenção na isca. É categoricamente impossível, com qualquer grau de contato, invadir o território das aves. Isso pode ser percebido como agressão e um ataque seguirá em resposta.

Assim que notar o menor desagrado, irritação, é melhor tirar as mãos da gaiola. Uma segunda tentativa deve ser feita somente após 2-3 dias. Quando o pássaro ainda tem lembranças frescas do ocorrido, um novo contato só pode provocar a consolidação de um reflexo condicionado.

Cada vez é aconselhável oferecer novos itens ao papagaio; o ápice do sucesso é quando ele se senta com as mãos vazias.

Como determinar sexo e idade?

Saber distinguir uma mulher de um homem, como determinar o número de anos de um indivíduo, é muito importante na hora de comprar pombinhos. Qualquer sinal pode ser pouco informativo e até enganoso. É aconselhável observar a ave por algum tempo em cativeiro. A necessidade de distinguir um menino de uma menina surge mesmo para aqueles que pretendem ter apenas um pássaro. Mais tarde, será impossível treiná-la novamente de um apelido para outro; na melhor das hipóteses, levará muito tempo e esforço.

Além disso, tendo colocado papagaios homogêneos no chão em uma gaiola, você terá que sofrer o tempo todo com suas brigas e gritos. Normalmente, as "mulheres" têm um corpo maior do que os "homens". Eles também tem:

  • parte superior menos plana da cabeça;
  • testa mais alta;
  • nuca menos angular;
  • a cabeça como um todo está mais próxima da forma de cúpula e um pouco menor.

O bico masculino é mais pálido do que o feminino e tem um sulco central fraco. Nesse caso, um posicionamento mais próximo das patas acaba sendo uma pista adicional. Um grande problema em avaliar o sexo e a idade de um periquito selvagem é sua agressividade. Em casa, o pássaro é mostrado ao veterinário. No momento da compra, eles vão para locais seguros e, de preferência, com um veterinário ou um especialista.

Em termos de tamanho, um periquito de um mês não é inferior aos adultos e mesmo aos idosos. É necessário olhar para a pele acima do bico perto das narinas. Nos primeiros três meses escurece e depois clareia. Uma pista importante para determinar a idade é a cor da pena. É necessário apenas levar em consideração as características de uma espécie em particular. Em geral, um idoso pode ser reconhecido por:

  • pupila relativamente pequena;
  • escurecimento das patas;
  • um aumento no número de escalas sobre eles;
  • alargamento e espessamento do bico;
  • às vezes, descascando-o.

Como ensinar a falar?

Ao criar um papagaio em casa, muitos esperam que o pássaro fale. Deve-se levar em consideração desde já que O periquito é significativamente inferior em locução e clareza de fala não apenas para cacatuas, mas também para periquitos. É impossível fazê-los pronunciar frases, sentenças. O que é bastante realista de se conseguir é que os pássaros possam dar seus nomes. É preciso lembrar também que a voz do passarinho tem uma frequência alta e seu timbre é muito áspero.

O sucesso é alcançado apenas:

  • em uma gaiola espaçosa;
  • com boa nutrição;
  • sujeito a comunicação sistemática com os proprietários.

O papagaio vai falar alto... Esta é uma característica natural e nada pode ser feito a respeito. Ele deve ser ensinado gradualmente. Um trabalho longo e meticuloso permitirá que o pássaro domine até 10 palavras. É impossível conseguir mais. É importante entender que dominar a fala humana é um regime estressante para o pássaro. Isso é solidão. As aulas devem ser realizadas todos os dias, sete dias por semana, com duração de 40-45 minutos, três ou quatro vezes ao dia. Treine o papagaio para falar ao mesmo tempo. A educação começa aos 7 ou 8 meses (não faz sentido nem antes nem depois).

Demora cerca de 12 meses para esperar o resultado. As primeiras palavras devem estar com os sons A e O. É melhor que o apelido do pombinho também inclua esses fonemas. Ao escolher um nome, você precisa escolher apenas palavras curtas que possam ser pronunciadas com clareza.

Percebendo o sucesso do animal, eles o recompensam com uma porção do petisco ou acariciando.

Características de cuidado e criação

Os pombinhos podem ficar completamente calmos em casa. No entanto, a escolha certa de um indivíduo desempenha um papel importante. Um pássaro saudável é diferente:

  • plumagem lisa brilhando ao sol;
  • a uniformidade da pena em todo o corpo;
  • expressão clara nos olhos;
  • atividade e curiosidade.

Uma gaiola de transporte é usada para transportar aves. Se não estiver lá, você pode usar uma caixa de madeira compensada, na parte superior da qual é feito um furo. Ao trazer seu papagaio para casa no final do outono, inverno ou início da primavera, uma bolsa é necessária. Reduz a probabilidade de hipotermia. Os melhores ninhos artificiais permanentes são de aço niquelado junto com plástico ou acrílico.

Mas é melhor recusar cobre, zinco, chumbo, bambu e gaiolas de madeira. Forma ideal - retângulo com telhado plano... O espaço na gaiola e a capacidade de empurrar o fundo são muito importantes. Entre os galhos deve haver 0,01-0,015 m. Como as aves vêm de uma zona tropical úmida, o ar deve ser aquecido até 23-25 ​​graus com umidade relativa de 50 a 60%.

Os pombinhos não devem ser alojados perto de baterias quentes e equipamentos de aquecimento. Vale a pena fornecer iluminação normal na sala. A janela é coberta com um fino tule para evitar que a luz solar direta caia.

Rascunhos são categoricamente inaceitáveis.

Os pré-requisitos para uma boa gaiola são:

  • um par de alimentadores (separadamente para alimentação seca e úmida);
  • bebedor automático;
  • banho de banheira.

O alimento seco deve ser servido da noite com o cálculo até o final do dia seguinte. O alimento úmido é derramado pela manhã e removido à noite. É imprescindível lavar os alimentadores antes de cada nova guia. Toda a gaiola é lavada uma vez a cada 7 dias com água quente sem sabão. A cama é trocada ao mesmo tempo.

A dieta é dominada por grãos e sementes. Se não houver desejo de comprar comida armazenada, os pombinhos são alimentados (por dia):

  • 0,15 kg de painço;
  • 0,15 kg de sementes de canário;
  • 0,2 kg de farinha de aveia;
  • 0,1 kg de sementes de girassol;
  • 0,1 kg de aveia pura;
  • 0,1 kg de milho grosso.

Como uma surpresa, eles dão periodicamente biscoitos, nozes. Certifique-se de usar alimento suculento.

Você não pode dar salsa! É necessário saber com antecedência quais plantas de interior e de campo são perigosas para a ave.

O banho diário deve ser feito durante os meses de verão. Durante a época de reprodução, quando as aves estão incubando os ovos, e quando os filhotes nasceram, mas ainda não amadureceram, cuidados especiais devem ser tomados. O menor erro pode levar a consequências tristes. A invasão excessiva do espaço pessoal prejudica os papagaios. Não há necessidade de afiar o bico. Em vez de ferramentas especiais, eles simplesmente dão ramos jovens de árvores frutíferas.

A época ideal para a reprodução é o verão e o início do outono. Os pintinhos serão saudáveis ​​quando a umidade do ar for de 50 a 60%. A temperatura é de 18 a 20 graus. Um ninho é colocado na gaiola. Um par de papagaios dará até 8 filhotes.

Críticas de Host

Criar pombinhos sozinho é mais difícil do que manter pares. Pombinhos:

  • bela;
  • bastante sociável;
  • causar inconveniência em uma voz áspera;
  • pode sujar enquanto come;
  • restringir severamente a liberdade dos proprietários.

No próximo vídeo, você encontrará ainda mais informações sobre os pombinhos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa