Papagaio

Tudo sobre o papagaio periquito

Tudo sobre o papagaio periquito
Contente
  1. Descrição
  2. Cores
  3. Como escolher?
  4. As nuances da domesticação
  5. Manutenção e cuidados
  6. Doenças
  7. Críticas do proprietário

Um habitante australiano, o papagaio caturra (outro nome é ninfa), é um membro da família da cacatua e pertence à ordem dos papagaios do gênero Nymphicus. Em seu habitat natural, essas aves fazem ninhos em florestas ou arbustos localizados nas margens de rios e reservatórios. Às vezes, eles visitam planícies semidesérticas e áreas de estepe com vegetação herbácea. As calopsitas selvagens são tímidas: para matar a sede, o papagaio voa rente à superfície da água e dá vários goles apressados ​​em posição vertical.

O alimento principal dos pássaros são sementes de grama e pequenos insetos. Nos eucaliptos, as ninfas se alimentam do néctar das inflorescências e, quando o trigo amadurece nos campos, os papagaios o visitam e bicam os grãos com prazer.

Descrição

O papagaio calopsita é uma ave pequena, seu tamanho, levando em consideração a cauda, ​​é de 30–35 cm. A cauda é longa - 15–16 cm - e pontiaguda na extremidade. O peso de um periquito adulto é de 95-110 gramas. Em um papagaio, as penas crescem na parte de trás da cabeça, formando uma crista, um bico curvo, de tamanho pequeno. Os machos adultos são mais brilhantes do que as fêmeas. Os machos têm uma cor de penas em ricos tons de cinza-oliva, as bochechas são de uma cor amarelo alaranjado brilhante e o tufo é amarelo.

A cor da fêmea é mais modesta - suas penas são da cor cinza claro usual, as bochechas são castanhas claras e a crista e a cabeça são cinza claro com um tom amarelado. Filhotes de ambos os sexos têm a mesma coloração de uma fêmea adulta. As penas do vôo e da cauda têm manchas ovais amarelas claras. Na parte externa de cada leme, há uma faixa amarela na parte inferior. Se o filhote for macho, quando crescer, as manchas e listras amarelas desaparecerão, mas das fêmeas permanecerão.

A mudança de cor das penas ocorre um ano após o nascimento.

Na natureza, a ninfa procria durante a estação das chuvas, quando há muito alimento para os papagaios adultos e seus filhotes. Como as calopsitas estão acordadas e dormindo nas árvores, elas preferem equipar seus ninhos no mesmo local, escolhendo áreas vazias dentro dos galhos secos. Durante a estação das chuvas, os papagaios têm tempo para botar dois ovos.

Cada ninhada contém de 3 a 7 ovos. O ovo parece comum - é branco e tem até 2 centímetros de tamanho. Ambos os pais chocam os ovos - em 21 dias o macho substitui a fêmea. No final do período de incubação, aparecem pequenos pintinhos cobertos com penugem amarela. A fêmea e o macho também participam alternadamente da alimentação dos bebês. Os pintinhos deixam o ninho após 5–6 semanas.

Durante o período de alimentação da primeira ninhada de pintinhos, a fêmea põe a próxima ninhada de ovos, e todo o processo é repetido desde o início.

Calopsitas se adaptaram bem à criação em cativeiro e, com o tempo, foi possível criar raças que diferem umas das outras na cor da plumagem. A expectativa de vida de um papagaio na natureza não excede 10-15 anos. Os pássaros vivem em grupos de 10-50 ou mais representantes. Os papagaios tendem a se aglomerar durante a temporada de reprodução ou durante secas prolongadas. Em cativeiro, com os devidos cuidados, as ninfas podem viver até 25 anos.

Cores

Pelo fato de a ninfa se reproduzir bem em cativeiro, ornitólogos e criadores têm conseguido criar várias subespécies dessas aves, que se diferenciam pela cor de sua plumagem.

Características dos tipos mais comuns.

  • pintura branca - as aves têm olhos pretos, plumagem principal com tonalidade amarela pronunciada. Nos machos, penas leves crescem na região do infragão e há algumas dessas penas na cauda. As penas da cauda da fêmea são todas claras, e na região do infracapr, de acordo com o tom da cor básica, veremos um padrão marmorizado amarelo claro.
  • Albino - os olhos das aves são vermelhos devido ao fato de não haver pigmentação em nível genético. As penas das ninfas são brancas ou com um tom creme claro, mas as penas da cabeça, incluindo a crista, são de cor amarela e as bochechas são laranja. Nos machos albinos, a brancura das penas é mais pronunciada do que nas fêmeas. As fêmeas podem apresentar manchas amareladas nas asas, na parte inferior.
  • Cor cinza claro - olhos negros, penas de cor cinza claro. Esta subespécie foi obtida pelo cruzamento de espécies cinza e brancas, portanto, a ninfa de cor cinza claro herdou todos os outros sinais de uma espécie cinza - cabeça e crista amarelas, bochechas alaranjadas, penas de cauda claras.
  • Cor lutino - os olhos são vermelhos e a cor das penas é amarela. Penas brancas podem ser vistas na asa e manchas laranja muito brilhantes nas bochechas.
  • Cor de canela - esta subespécie tem uma cor bege escura nas penas principais, podendo na cabeça apresentar penas amarelas e um tufo da mesma cor. As bochechas são amarelas nas fêmeas e laranja nos machos, as penas da cauda da asa são amarelo claro. Os papagaios têm olhos pretos.
  • Cor amarela escura - é um tipo de cor canela. A plumagem varia de tons claros de creme a amarelos profundos. No processo de mutação das espécies, vale ressaltar que apenas as penas cinzas mudam de cor, enquanto o resto da cor permanece a mesma das calopsitas cinzentas.
  • Coloração do pescoço - a peculiaridade da cor é que há manchas brancas na plumagem do papagaio. O mais valioso é aquele em que as manchas são simétricas, mas mantêm proporções iguais da tonalidade principal e do branco.
  • Cor perolada variegada - as bordas das placas de penas são escuras e a área central é branca ou amarela pálida. A intensidade da cor de base varia de tons escuros a claros. A cor de base pode ser cinza ou canela. Apenas as mulheres mantêm essa cor por toda a vida. Os machos perdem a intensidade do contraste de cor durante a muda.
  • Variedade de cor prateada - as penas dessas aves, à primeira vista, são as mesmas, claras, mas ao examinar mais de perto você verá em cada pena dois tons - branco e cinza claro. A intensidade dessa combinação em diferentes subespécies varia de tons muito claros a tons mais escuros. Bochechas, crista e cabeça prateadas apresentam coloração amarelada ou cremosa. Existem espécies em que as bochechas permanecem na cor laranja.
  • rosto branco - as penas da cabeça e da cauda são brancas, enquanto o resto das penas é cinza ou canela. Em espécies de cara branca, não há coloração pronunciada das penas na área da bochecha. A crista geralmente tem a mesma cor que o volume das penas, mas apenas em um tom mais claro.
  • Espécies de asas brancas - é caracterizado pelo fato de que quando coloridos, como uma ninfa cinza comum, os papagaios de asas brancas têm penas brancas nas asas.
  • Visão de asa negra - com plumagem cinza comum, há penas de cor mais escura no dorso, na região da cauda e das asas. Na asa de uma espécie de asas negras, você sempre verá uma mancha de tonalidade esbranquiçada. Os machos e as fêmeas desta espécie diferem pouco entre si na cor.

    Na verdade, há um grande número de tipos de ninfas coloridas: canela manchada de rosto branco, cinza pérola, canela pérola, lutina pérola, pérola branca e assim por diante. Em vários países, já existem padrões de exposição para as cores das calopsitas.... É nas ninfas, em comparação com todos os outros papagaios, que o maior número de opções de cores da plumagem é registrado.

    Como escolher?

    É melhor comprar calopsitas em uma loja de animais, onde são vendidas em fornecedores confiáveis, que passaram pelo controle veterinário. Eles vêm à loja de manhã ou à noite e observam as ninfas no momento em que estão mais ativas. Isso deve ser feito de forma a não atrair a atenção do pássaro - para isso, não fique longe da gaiola.

    Uma pessoa saudável se comporta ativamente - ela se interessa por comida, brinquedos, vizinhos na gaiola e até mesmo o que acontece fora dela. Se o pássaro está letárgico e indiferente a tudo, isso é um sinal de que está doente. Às vezes, um papagaio pode simplesmente dormir e você verá que ele se senta em um poleiro, segurando-o firmemente com uma pata.

    Antes de comprar, inspecione a aparência do papagaio segurando-o com delicadeza nas mãos. Certifique-se de que todas as penas estão no lugar, não há manchas calvas, feridas no corpo, as penas não estão desgrenhadas e alisadas. Olhe para as patas - todos os dedos dos pés devem estar no lugar, inteiros e saudáveis. Seguindo para o bico - externamente ele deve ter uma aparência lisa, sem danos, com um fechamento correto e justo; imediatamente olhamos para as passagens nasais - em uma ninfa saudável, elas estão secas, sem secreção.

    Os olhos de uma ave saudável são sempre brilhantes, brilhantes, sem olhos lacrimejantes.

    Preste atenção em como o pássaro se alimenta. Se ela estiver procurando comida ativamente e comendo-a, isso é um bom sinal. Olhe para os excrementos - deve ser grosso, enquanto pássaros doentes têm excrementos aquosos.

    Ao escolher uma calopsita, preste atenção ao seu comportamento. Se você quiser encontrar um papagaio que seja amigável e que faça contato com você, preste atenção aos indivíduos mais ativos, barulhentos e curiosos, eles se permitem de bom grado se recompor. O melhor de tudo é que as ninfas se acostumam com uma pessoa na idade de 5 a 6 semanas. É claro que um pássaro não consegue se acostumar com uma pessoa por causa de seu medo, mas isso é mais exceção do que regra.

    Se o objetivo da sua compra é criar calopsitas, escolha adultos com idade entre 1,5 e 2 anos. Para uma prole saudável, pegue pássaros de ninhadas diferentes para que não haja relação genética entre eles. Determinar o sexo de uma ninfa é uma tarefa difícil, a maneira mais fácil de fazer isso é em pássaros com a cor cinza tradicional, quando a plumagem mostra claramente onde o macho e a fêmea estão. Em espécies híbridas, a determinação do sexo é difícil e um criador inexperiente pode facilmente ultrapassar.

    As nuances da domesticação

    Adquirir um tão esperado animal de estimação é sempre um acontecimento alegre e emocionante, mas para uma ninfa, as novas condições de vida são sempre estressantes. Antes de estabelecer contato com a calopsita, o animal deve ter 2-3 dias para se adaptar - neste momento é melhor deixá-lo sozinho, protegendo-o de sons ásperos, flashes de luz e odores. Para acalmar a calopsita, você pode começar a falar com ela em voz baixa. Então você começa a acostumá-la com você e a despertar o interesse.

    Você logo verá que o papagaio é muito sensível à comunicação, e isso é necessário para ele. Para fazer amizade com um papagaio mais rápido, a gaiola deve estar no nível dos olhos. Quando a ninfa é deixada sozinha, ela pode ligar o rádio ou a TV, criando os sons de que precisa.

    Em seguida, você precisa ensinar o pássaro a ficar com você fora da gaiola. Para isso, a periquita é retirada da gaiola e vai com ela para uma sala com as janelas fechadas para que a mascote não saia voando para a rua. O pássaro é solto e, quando pousa em algum objeto, eles se aproximam e falam de maneira amigável. Com o tempo, a ninfa se acostuma com você e pode ser ensinada a sentar em sua mão.

    O processo de aprendizagem não é rápido, é repetido várias vezes e logo o pássaro se acostuma a fazer o que você espera dele.

    Para que o processo de domesticação corra bem, você precisa elogiar seu animal de estimação e dar um agrado a cada sucesso. Os papagaios adoram quando as penas são acariciadas, apanhadas e recebem atenção.

    Manutenção e cuidados

    Se você decidir adquirir uma calopsita, você precisa entender que a criação estará associada a certos custos financeiros. Você precisa comprar uma gaiola espaçosa, brinquedos, dois recipientes para comida - seco e úmido, uma tigela para beber e um recipiente para banho. Além disso, você precisará de uma pequena transportadora para levar seu animal ao veterinário.

    Na dieta de um papagaio, 65–70% deve conter alimentos na forma de grãos e o resto inclui vegetais, frutas, feijão cozido e milho, verduras. Sempre deve haver água doce na gaiola, que deve ser trocada imediatamente após a contaminação.

    Todas as frutas e vegetais crus devem ser lavados antes de dar ao pássaro.

    É necessário acostumar a ave aos procedimentos de rega - para que a calopsita não adoeça, ela é irrigada com penas a cada poucos dias. Para fazer isso, pegue um borrifador e borrife o animal com água morna 1 a 2 vezes nas penas. Em breve, ao vê-lo com um spray na mão, o próprio pássaro começará a mostrar atividade nos procedimentos hídricos - abrirá as asas e aguardará a irrigação.

    Calopsitas adoram nadar em bandejas de água, mas esses procedimentos não são realizados se o ambiente estiver frio, caso contrário, o animal pode pegar um resfriado.

    No período de outubro a dezembro, o papagaio começa a mudar - ele perde as penas velhas e ganha novas penas. Normalmente, esta época coincide com a época de reprodução. O animal torna-se agressivo e experimenta coceira constante devido à mudança de plumagem. Nesse momento, ele deve receber suplementos de vitaminas e minerais e também deve estar protegido de mudanças repentinas de temperatura e umidade.

    Para a reprodução de papagaios, é necessário equipar a gaiola para que as condições do lar se assemelhem às naturais. Você precisará fazer uma casa onde equiparão o ninho. Para que a fêmea possa botar ovos, sua dieta deve conter alimentos com alto teor de cálcio.

    Cuidar de papagaios todos os dias leva tempo: você precisa alimentá-los na hora certa, monitorar a disponibilidade de água e limpar regularmente a gaiola.

    O animal precisa aparar as unhas se necessário, dar banho, mostrar ao veterinário uma vez por ano e, claro, comunicar-se regularmente.

    Doenças

    Se o seu animal ficar doente, você notará uma mudança em seu comportamento. O papagaio pode começar a correr pela gaiola, gritar, ser agressivo ou, ao contrário, ficar quieto e indiferente a tudo. Nesse caso, sem perder tempo, consulte o seu veterinário.

    Doenças comuns de calopsitas.

    • Doenças inflamatórias - estresse, medo, má nutrição, condições inadequadas de temperatura enfraquecem o corpo e, neste contexto, sob a influência de bactérias e vírus, começam os processos inflamatórios do bico e depois do sistema digestivo. A placa branca aparece nas mucosas da língua, a língua incha, aumenta, a ave não consegue comer, fica difícil engolir e respirar. O animal se recusa a comer, perde peso, fica apático e essa condição pode levá-lo rapidamente à morte. Para o diagnóstico, um cotonete é retirado da boca da ave e o tratamento é prescrito. Nesse momento, a alimentação é realizada com uma mistura líquida por meio de uma seringa.
    • Crescimento e deformação do bico - a composição errada dos alimentos contribui para que as partes queratinizadas do bico não se moam e cresçam em tempo hábil. Isso acontece na alimentação mole sem a carga adequada na divisão das sementes duras. A deformação do bico ao longo do tempo leva ao seu fechamento incompleto e interrompe o processo de alimentação. Para consertar isso, poleiros de galhos com casca são colocados na gaiola, pedras minerais são colocadas para moer o bico, e a ave também é transferida para uma dieta diferente, na qual receberá alimento sólido com vitaminas A, C e cálcio .
    • Ácaro da sarna - a doença é transmitida por alimentos de má qualidade, por meio de objetos sujos de uso avícola e de aves doentes. O ácaro parasita na região do bico, cloaca, próximo aos olhos e nas pernas. A aparência decorativa do papagaio se deteriora, a ave enfraquece e pode morrer. Para o tratamento, a gaiola e todos os objetos nela contidos são higienizados e as áreas afetadas da ave são esfregadas a cada três dias com pomada de aversectina até a recuperação completa.
    • O papagaio arranca suas penas - a causa pode ser infecção, estresse, falta de atenção, pragas, distúrbios hormonais, más condições de vida. Os veterinários aconselham excluir proteínas da dieta - queijo cottage, ovos - e adicionar suplementos minerais. Além disso, as condições de detenção devem ser verificadas e, se necessário, alteradas. Na presença de comedores de penas na gaiola e da própria ave, deve-se realizar um tratamento inseticida.
    • Gastroenterite - a ave não se alimenta bem, os excrementos são líquidos, de cor verde, com restos de comida semidigidos e uma mistura de sangue, pode haver vómitos. O papagaio está nervoso, vem constantemente ao bebedor e bebe muita água. A natureza da doença é infecciosa. Para o tratamento, você precisa higienizar as células, excluir verduras e grãos germinados da dieta. O alimento é misturado com o pó de comprimidos de Levomicetina ou Ftalazol, adicionando-se pedaços de carvão ativado ou casca de carvalho.
    • Disbiose intestinal - uma doença infecciosa que afeta os intestinos e é acompanhada por fezes líquidas. Para o tratamento, a ave recebe "Polyphepan" por 5 dias, que é misturado com ração de grãos. Além disso, as enzimas intestinais da preparação Linex são adicionadas à comida do papagaio por duas semanas.

      As dosagens e tratamentos para seu papagaio devem ser discutidos com seu veterinário. A automedicação pode não trazer os resultados desejados e apenas agravar o estado do animal.

      Críticas do proprietário

      De acordo com os donos do papagaio calopsita, a comunicação com um animal de estimação lhes dá muitas emoções positivas. Com o passar do tempo, os papagaios costumam ser comparados a membros da família já desenvolvidos. Calopsitas são amigáveis, extrovertidas e interessantes em seu comportamento. Cuidar deles é um hábito e não é tão pesado quanto pode parecer à primeira vista. As crianças adoram esses pássaros por seu temperamento inquieto e alegre, e os adultos ficam felizes em assistir às travessuras de seus favoritos emplumados.

      Como domar um papagaio periquito, veja o vídeo abaixo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa