Patchwork

Artesanato em patchwork para casa

Artesanato em retalhos para casa
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Ideias interessantes
  3. Adendo

Uma manta de retalhos, um tapete incomum feito de fragmentos de tecido, capas coloridas e almofadas decorativas feitas de pedaços de tecido colorido são familiares a todos desde a infância. Mas nem todo mundo conhece o estilo de patchwork de costura chamado patchwork, entretanto, toda dona de casa que quiser encher sua casa de conforto, calor, algo sincero e um pouco infantil precisa estudar essa técnica.

Peculiaridades

A técnica do patchwork é conhecida em todo o mundo há muito tempo. Mesmo no Egito Antigo, os painéis eram criados a partir de fragmentos de pele de gazela e, no início do século passado, uma colcha de retalhos foi descoberta durante as escavações.

Por muito tempo, costurar com retalhos de tecido foi relevante devido à escassez de material. No entanto, com o tempo, as recepcionistas perceberam que esses produtos são muito bonitos, resistentes e distintos. É por isso que o patchwork migrou para a categoria de artes aplicadas e está ganhando popularidade atualmente. Especialmente frequentemente Produtos de patchwork decoram casas de estilo country, provençal e escandinavo... Tal costura é relevante no âmbito da ideia "higiênica", quando a criação de um ambiente aconchegante e caseiro ganha destaque na decoração de uma casa.

A técnica do patchwork não requer materiais caros e ferramentas especiais; até mesmo as artesãs novatas podem lidar com isso.

A execução de qualquer produto em estilo patchwork inclui várias etapas.

  • Coletando os materiais e ferramentas necessários... Para um produto de patchwork, você precisará de tecido, fios e fita para a orla decorativa. Para produtos leves, você também deve preparar um enchimento. São utilizadas ferramentas de trabalho padrão - uma máquina de costura, agulhas, tesouras, um lápis simples e uma régua.
  • Preparação de material... A cor do tecido selecionado deve ser combinada com a paleta de cores geral do interior.Antes de cortar o tecido em trapos, o material deve ser bem lavado, seco e bem passado.

Se estiver trabalhando com um pano de algodão, primeiro você pode engomar para torná-lo mais duro.

  • Sketching... Para que o produto acabado seja realmente elegante e bonito, primeiro você precisa criar um esquema de trabalho. Nele, você deve compor a combinação correta de patches, dependendo de sua forma, tamanho e esquema de cores.
  • Emparelhamento... Fragmentos de tecido são colocados em pares e costurados. Depois disso, o tecido deve ser passado a ferro de forma que as pontas cruas fiquem direcionadas em diferentes direções.
  • Formação de produto... Os pares são costurados juntos e passados ​​novamente. De acordo com um esquema semelhante, eles continuam a compor o produto inteiro - os quadrados são combinados em blocos de 8 abas, depois 16 de cada, e assim continuam a trabalhar até que o produto tome a forma e o tamanho desejados.
  • Adicionando enchimento. Os panos de tecido são dobrados com os lados franzidos uns dos outros e, em seguida, qualquer enchimento escolhido é colocado entre eles - pode ser rebatidas ou inverno sintético.
  • Composto... A peça em branco resultante é clivada com alfinetes de segurança e costurada ao redor do perímetro.
  • Acabamento... Os produtos acabados são decorados - recortados com fita adesiva ou incrustação.

O resultado é uma coisinha simples, mas ao mesmo tempo muito fofa que, sem dúvida, vai decorar o interior da sua casa.

Ideias interessantes

Hoje em dia, quando o patchwork está experimentando sua segunda popularidade, em muitos pontos de venda para o lar e o dia a dia, você pode comprar produtos de patchwork prontos. Mas você deve admitir que é muito mais interessante e emocionante fazer todo o trabalho sozinho - neste caso, você pode criar algo que melhor atenderá aos seus desejos, expectativas e características interiores.

Em primeiro lugar, observe bem a sua casa e pense em que tipo de espaço interior pretende colocar essa decoração - pode ser uma sala de estar, cozinha, quarto ou, por exemplo, uma varanda.

Depois disso, vem a etapa mais importante - determinar o tipo de produto. As ideias aqui podem ser muito diferentes, limitadas apenas pelo nível de habilidade e sua própria imaginação. mas é importante ter em mente que patchwork é costura inerentemente colorida... Mesmo no caso de você planejar usar tons pastéis, o produto ainda ficará brilhante e chamará sua atenção imediatamente. Portanto, não importa onde você planeje colocar, por exemplo, um cobertor ou um cobertor, não deve haver muito dele. Caso contrário, você simplesmente terá ondulações nos olhos, e esse item de decoração dará o efeito oposto.

Existem muitas ideias para criar coisas interessantes.

  • Para o quarto pode ser feito uma colcha de retalhos, bem como um manequim de almofada ou xadrez... No entanto, nem toda artesã pode ter as habilidades, habilidades e paciência para fazer um cobertor grande.
  • Nesse caso, você pode prestar atenção na cozinha. Os modelos para o design desta área funcional são menores em tamanho e ao mesmo tempo simples de implementar. Pode ser guardanapos, capas de cadeiras, toalhas de mesa, corredores ou pegadores de panela - esse trabalho está ao alcance até de costureiras inexperientes. Se falamos de cozinha, não há restrições à paleta de tonalidades - as tonalidades podem ser saturadas e ao mesmo tempo nem combinadas entre si. Não se esqueça também das janelas da cozinha, pois invariavelmente atraem os olhos.

Se você pendurar as chamadas "cortinas ciganas" em estilo patchwork, elas certamente se tornarão um destaque do seu interior original.

  • Algumas idéias interessantes de patchwork também podem ser encontradas para salas de estar. No estilo patchwork, você sempre pode dar uma segunda vida ao seu amado, mas já cadeira velha, tendo costurado uma capa de grandes listras ou quadrados brilhantes. Você sempre pode decorar o sofá com um cobertor estiloso ou travesseiros grandes.... Um quarto em estilo country pode ser decorado com todos os mesmos Cortinas "ciganas" a partir dos resquícios da matéria, se desejar, você sempre pode fazer tapete pequeno e coloque-o ao pé do sofá. O mais importante neste caso é não exagerar.

É aconselhável fazer conjuntos na sala - podem ser colchas / almofadas, bem como almofadas / capa para poltrona ou cortinas / tapete. É importante que sejam costurados com o mesmo tecido e com o mesmo esquema de cores.

  • No patchwork, você pode realizar não apenas produtos individuais, mas também decorar uma parede inteira - para isso eles fazem painéis de retalhos... A ordem do trabalho aqui se assemelha ao trabalho com qualquer outro produto: várias peças de tecido são costuradas em um padrão e fixadas. O painel acabado é pregado em madeira compensada ou uma base de papelão e pendurado na parede. Se desejar, pode sempre inseri-lo em uma moldura de madeira - neste caso, é melhor dar preferência a um material fosco monocromático para que não distraia a atenção diretamente do painel.
  • Há muitas idéias interessantes de costura de patchwork para crianças. Pode ser travesseiros com imagens dos rostos dos seus animais favoritos ou até brinquedos.

Adendo

O bordado de retalhos não é particularmente difícil, mas também requer algumas habilidades de trabalho. Artesãs experientes destacam uma série de regras, seguindo as quais você pode obter um produto verdadeiramente estiloso que pode ocupar o seu devido lugar em sua casa.

  • Seleção correta de material... O tecido deve ser combinado de acordo com a paleta de tonalidades, tema da estampa, além de apresentar textura e densidade semelhantes. Na maioria das vezes, as artesãs usam chita ou tecido de seda, além de veludo, brim ou tecido para estofamento. É melhor não aceitar tecidos de malha, uma vez que sua capacidade de esticar pode levar a deformações do produto acabado.
  • Validação de modelo... Costureiras experientes sempre aconselham os iniciantes a elaborar padrões de mosaico para produtos grandes, primeiro fazendo-os em uma versão em miniatura. Claro, isso vai levar muito tempo, mas essa é a única maneira de ter certeza de que o modelo está correto, detectar as áreas mais difíceis com antecedência e encontrar soluções possíveis para o problema. Lembre-se - sempre é difícil corrigir erros em uma grande obra já acabada, neste caso há um grande risco de estragar completamente a aparência do produto.
  • Cozinhando a vapor e passando... Todas as coisas durante a fabricação passam necessariamente por vários estágios de tratamento térmico: primeiro, o tecido é cuidadosamente passado a ferro antes de fazer os padrões, depois disso as abas já preparadas são passadas a ferro e no final do trabalho o artesanato é necessariamente vaporizado .
  • Master classes... Se você está apenas dando os primeiros passos no patchwork, certifique-se de estudar master classes - elas estão disponíveis gratuitamente na Internet. Neles você encontra um guia passo a passo para trabalhar, seguindo exatamente o qual você pode confeccionar de forma rápida e fácil peças elegantes e bonitas para seu interior.

Uma master class em duas partes sobre costura uma colcha de retalhos - veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa