Patchwork

Fazendo colchas para iniciantes

Fazendo colchas para iniciantes
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Escolha de tecido
  3. Instruções passo a passo
  4. Exemplos de belas obras

Fazer uma colcha de retalhos é mais trabalhoso do que costurá-la com uma única peça de tecido. Mas são as peças de tecido alegres e multicoloridas, aliadas ao amor da artesã, que criam o ambiente de conforto no interior do quarto. Nossos ancestrais costuravam essas coisas por uma questão de economia, e hoje isso é toda uma direção na criatividade (patchwork), que tem um grande número de técnicas. Costura caótica de retalhos é coisa do passado. Os artesãos de nosso tempo conectam consistentemente peças cortadas na forma de formas geométricas regulares - quadrados, retângulos, polígonos. As obras são lógicas e consistentes, embora criem um clima com uma abundância de manchas variadas.

Peculiaridades

A principal característica da costura patchwork é a sua singularidade. A abundância de tecidos multicoloridos e texturizados não permite repetir o trabalho duas vezes, portanto cada patchwork é exclusivo. Existem outras vantagens no patchwork.

  1. A rentabilidade se deve ao fato de os produtos serem costurados a partir de retalhos de tecido ou de coisas velhas.
  2. O patchwork não tem limitação de tamanho, o que permite costurar mantas de diversos tipos, desde crianças pequenas até grandes modelos de formatos não padronizados.
  3. A técnica de trabalhar com fragmentos de tecido permite realizar muitas das fantasias das artesãs, por exemplo, “brincar” com a cor, fazer um desenho ou inserir um aplique na tela.

    Uma colcha de retalhos no quarto torna um ambiente caseiro confortável. Mas também faz algumas exigências no interior.

    • Seria bom complementar o tema colorido com outras coisas: uma colagem na parede ou um tapete patchwork ao lado da cama.Mas o principal é não se deixar levar, a situação de patchwork se equilibra no limite, entre o charme e o mau gosto, é preciso tentar não cruzar essa linha.
    • Em uma sala pequena, você pode fazer um cobertor brilhante com um pequeno padrão. Para salas grandes, você deve pegar grandes fragmentos para costurar como base, pensar na cor, na semelhança do ornamento ou no enredo do desenho.
    • Para muitos interiores, é importante que o esquema de cores corresponda à decoração do ambiente.
    • O desenho não deve pressionar a visão, portanto, para criar a tela, apenas alguns tons básicos e 2 a 3 cores são escolhidos para formar o fundo do produto.

      Como você pode ver, patchwork não é uma ação caótica, mas uma criatividade cuidadosa e responsável.

      Escolha de tecido

      Ao escolher um tecido para produtos de patchwork, a compatibilidade de texturas e um esquema de cores bem pensado são importantes. Outras restrições para a criação de telas de patchwork não são fornecidas. Muitas pessoas preferem fazer colchas com fragmentos de tecidos naturais, ecologicamente corretos e agradáveis ​​ao toque.

      Mas para o uso confortável da manta, a camada de forro inferior é importante, é ele quem entra em contato com o corpo, na maioria das vezes é de algodão.

      Os tecidos a seguir podem ser usados ​​para a camada de patchwork.

      1. Algodão. Material natural e durável seguro. Muitos tecidos foram criados com base em fios de algodão.
      2. Flanela. Freqüentemente usado para criar cobertores e envelopes para recém-nascidos. A flanela é macia e agradável ao toque e contém fibra de algodão.
      3. Linho. O tecido grosso e áspero é respirável. Possui alta higroscopicidade, ou seja, coleta umidade, mas não a libera.
      4. Kulirka. O jersey de algodão mais fino, com bela suavidade, agradável ao toque. Freqüentemente usado para criar cobertores de bebê.
      5. Lã. O tecido é fácil de cuidar. Pertence a produtos sintéticos, mas muito leve e macio, agradável ao tato.
      6. Seda. A seda natural é cara, mesmo como fragmentos. Costurar elementos é mais difícil do que algodão, e a superfície deslizante não é do agrado de todos. Mas alguns estilos (oriental, histórico) precisam exatamente desse material. Todos os itens acima podem ser atribuídos ao atlas.
      7. Chintz. Belo material natural com cores ricas e vários ornamentos. Cobertores de chita são baratos, divertidos e inteligentes. No estilo patchwork, para criar uma manta, você pode usar não só tecidos, mas também fios, eles dão excelentes tecidos de malha.

        Para o preenchimento de edredom, é melhor escolher um material leve e fino. Pode ser natural ou sintético, é importante que respire com facilidade.

        • Algodão. Enchimento respirável natural. Assemelha-se a um enchimento, só que mais fino e mais macio, respectivamente, e mais caro. Recomenda-se lavar antes do uso para evitar o encolhimento do produto acabado.
        • Algodão com poliéster. O enchimento só se beneficia com a adição de um material químico ao algodão. Não encolhe, é respirável, tem excelente acolchoado e é mais barato.
        • Lã. Material natural macio e quente, fácil de trabalhar. Mas o cobertor pode encolher durante a lavagem, não é adequado para quem sofre de alergias e tem um custo elevado.

        Instruções passo a passo

        Um cobertor feito de trapos é fácil de costurar com as próprias mãos. Oferecemos uma master class para iniciantes, com descrição detalhada do corte, montagem e afiação do produto.

        Antes de iniciar o trabalho, os tecidos selecionados devem ser lavados ou simplesmente mergulhados em água quente.

        Eles devem encolher naturalmente para que a deformação da manta não ocorra durante seu uso. Em seguida, as abas são bem passadas. Tecidos de algodão podem ser borrifados com solução de amido para melhorar sua aparência.

        Ao escolher fragmentos, verifique a compatibilidade. Para fazer isso, as abas de diferentes texturas devem ser ligeiramente puxadas, a quantidade de estiramento que devem corresponder.Conecta mal, por exemplo, tecido denso com malhas. Se você ignorar a compatibilidade, a manta perderá sua forma com o tempo. Pelo mesmo motivo, a direção dos fios é levada em consideração ao costurar os fragmentos.

        Para o trabalho, deve-se preparar não só as abas, mas também o material purl, assim como o preenchimento. Você também precisará de linhas, uma ferramenta de costura e um esboço de trabalho futuro. Uma das técnicas disponíveis em patchwork é selecionada e um desenho dos detalhes é jogado no papel. É mais fácil para iniciantes trabalhar com quadrados ou retângulos.

        Ao escolher um esquema de cores, não se deve esquecer a harmonia.

        Os produtos monocromáticos têm uma boa aparência. O tom básico da manta pode combinar com a cor das cortinas ou do papel de parede. As colchas das crianças são feitas com cores vivas ou ligadas ao sexo da criança (para meninos - para meninas).

        Sketching

        Mesmo os profissionais não negligenciam o esboço, e para as costureiras novatas, o cálculo e o esquema da parte básica e de todo o projeto é um pré-requisito. Os iniciantes ficam melhor trabalhando com peças grandes. Você pode cortar os mesmos quadrados e apenas costurá-los, mas é muito mais interessante pensar sobre e dobrar o desenho, trabalhar com cores. Para isso, são criados esboços nos quais os elementos são desenhados. De acordo com o esquema, eles são montados em blocos e o tecido é costurado a partir dos blocos.

        Para simplificar o fluxo de trabalho, as peças no diagrama são numeradas, os mesmos números são transferidos para fragmentos de tecido.

        Fazer modelos de papelão ou plástico torna seu trabalho ainda mais fácil. Com a ajuda deles, as abas são facilmente cortadas e cortadas na quantidade necessária.

        Material de corte

        Uma régua de patchwork pode facilitar o trabalho de corte. Com um desenho simples (quadrados, listras), você pode passar sem ele. Durante o corte, muitos fatores são levados em consideração.

        1. O principal é lembrar que o corte deve ocorrer levando em consideração o thread de compartilhamento, caso contrário haverá distorções.
        2. Para cortar os quadrados, basta desenhar uma grade no tecido e usar uma tesoura. Para o restante das figuras, será necessária a participação de um gabarito e de um canivete. Partes de complexidade particular são desenvolvidas usando uma régua especial.
        3. Ao cortar, você precisa ter muito cuidado, caso contrário, as linhas de costura não coincidirão.
        4. Ao cortar os elementos, você deve deixar 1,5 cm de tecido em todos os lados para as folgas.
        5. As peças recortadas devem ser numeradas de acordo com o diagrama.

          Após o corte dos fragmentos, passam a trabalhar com o substrato e cargas. São recortados de acordo com os tamanhos selecionados. Esteja ciente das margens de costura ao trabalhar com underlays. Quanto aos detalhes, é mais fácil para o artesão novato trabalhar com elementos quadrados. O substrato e todos os fragmentos são bem alisados ​​antes da montagem. Então você pode experimentar: espalhar o substrato e dispor os quadrados sobre ele, levando em consideração a tonalidade do futuro produto.

          Montagem de peças

          É mais fácil trabalhar com quadrados. O tamanho máximo dos espaços em branco não é superior a 25x25 cm, o mínimo é 6x6 cm. O parâmetro mais popular da parte é 12x12 cm. Os quadrados são coletados em tiras, cujo comprimento deve coincidir com a largura do futuro cobertor. As tiras acabadas são costuradas juntas para formar uma grande teia.

          É necessário garantir que as costuras vão ao longo do lado com costura do produto.

          Para um desenho mais complexo, os blocos são montados primeiro. As partes numeradas são costuradas juntas de acordo com o esquema. A montagem do bloco deve começar com grandes elementos e, em seguida, pequenas peças são adicionadas. Durante o fluxo de trabalho, você pode usar alfinetes de segurança, que ajudarão os fragmentos a não se separarem.

          Todas as peças são costuradas com costuras de borda. Os blocos acabados devem ser alisados ​​antes de formar uma tela com eles. Mas você pode deixar de passar para a etapa final. Quando a camada de patchwork estiver totalmente formada, deve ser colocada do lado avesso e alisar cuidadosamente as costuras da junta, revelando as bordas. Em seguida, você precisa passar a ferro as costuras da frente do produto.

          Quando o patchwork está pronto, eles começam a costurar a colcha. O tecido do forro é colocado virado para baixo no chão, um inverno sintético ou outro enchimento é colocado sobre ele e coberto com uma camada de patchwork. Todo esse "sanduíche" é costurado em todo o perímetro.

          Algumas costureiras montam três camadas de uma maneira diferente.

          Antes de colocar a massa, costuram o forro na colcha de um lado, depois estendem a massa e cobrem já fixada com uma camada de patchwork. Resta costurar mais três faces do produto. Este método é mais confiável e requer menos pinos para prender as bordas. Na última etapa, todo o cobertor é acolchoado com fios. Se for difícil fazer isso em uma máquina de costura, você terá que trabalhar manualmente.

          Bordas e decoração

          A orla é necessária para esconder as costuras ao longo do perímetro da manta e dar-lhe um aspecto estético. Para isso, é preparado um cano, cuja cor pode corresponder a uma das tonalidades envolvidas na tela do patchwork.

            Para completar a orla, siga estas etapas.

            1. Meça o perímetro da manta e acrescente mais 20 cm para o comprimento da tubulação.
            2. A largura da fita pode ser selecionada a seu gosto. Um valor popular é de 6 a 8 cm, excluindo as permissões.
            3. As tiras cortadas de tecido são costuradas juntas em um ângulo de 45 graus em uma grande fita.
            4. A orla é passada a vapor e passada.
            5. Um lado do comprimento total da fita é costurado ao forro do cobertor.
            6. A segunda borda da orla fica na parte frontal do produto.

            A manta acabada pode ser decorada com apliques, rendas, tranças, miçangas, qualquer decoração que a costureira goste.

            Exemplos de belas obras

            Patchwork é uma bela arte, não um retrabalho de tecidos antigos. Isso pode ser visto examinando exemplos de trabalhos originais apresentados nas fotografias.

            • Filas de casas, feitas de pedaços de tecido, parecem ruas na tela de um cobertor.
            • Uma colcha volumosa com costuras originais traz conforto ao ambiente.
            • Os produtos infantis geralmente contêm apliques e lembram pinturas de tecidos. A contemplação dessa criatividade desenvolve a imaginação das crianças.
            • Jogo de cama em estilo provençal, feito na técnica de patchwork.
            • Mosaico de retalhos brilhantes.

              As peças de patchwork são atraentes e únicas, impossíveis de repetir. Uma colcha de retalhos tornará qualquer interior original e aconchegante em casa.

              No próximo vídeo, você aprenderá como costurar facilmente uma colcha de retalhos de quadrados em 30 minutos.

              sem comentários

              Moda

              a beleza

              casa