Meditação

O que é ascetismo e como fazê-lo?

O que é ascetismo e como fazê-lo?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Para que servem?
  3. Tipos de austeridades
  4. Como escolher?
  5. Como fazer isso?
  6. Como sair?

A auto-imposição de quaisquer restrições a si mesmo é chamada de ascetismo. Isso é feito para alcançar certos resultados ou para purificar o carma. O caminho do ascetismo é variado - tendo estabelecido uma meta, você pode alcançá-la por meios físicos, energéticos, psicológicos, mentais e quaisquer outros. Para seguir o caminho do ascetismo, é necessário não apenas entender como isso é feito, mas também estar claramente ciente do objetivo que você deseja alcançar como resultado. Esta etapa só pode ser voluntária, caso contrário, todo o significado do esforço será perdido.

O que é isso?

O conceito de ascetismo se reflete na filosofia, na ortodoxia, no budismo e em vários outros sistemas de visão de mundo. Em palavras simples, esse caminho pode ser explicado como um estado em que a pessoa voluntariamente vai além do usual, priva-se de conforto físico ou psicológico. Os benefícios dessa etapa podem ser globais, mas sua essência principal é que, no processo de ascetismo, a pessoa melhora seu desenvolvimento espiritual.

Para passar pelo ascetismo assumido, você terá que fazer um esforço, então você precisa escolher tais testes que você possa realizá-los, caso contrário, será impossível obter resultados.

Ao escolher o ascetismo, não se deve guiar pelo fato de que as privações e limitações de hoje serão computadas pelas Forças Superiores. Se considerarmos as austeridades como tortura ou algo pesado, interferindo na vida, então, com essa abordagem, não é mais um caminho para o autodesenvolvimento, mas um movimento em direção à autodestruição.

A ênfase no autoaperfeiçoamento com a ajuda de restrições deve ser feita no início voluntário e consciente, na humildade e na calma. Somente com essa atitude a pessoa pode melhorar as qualidades de sua alma e melhorar a si mesma, bem como mudar sua vida para melhor.As mudanças não tardarão a chegar, e todo aquele que pelo menos uma vez tentou se experimentar como austeridade nota que depois de passar por ela se sentiu uma pessoa completamente nova.

Pessoas engajadas em práticas espirituais acreditam que apenas aqueles que têm certa força e aspiração interior podem trilhar o caminho da autocontenção. Todos os indivíduos de sucesso que alcançaram alturas na arte, nos negócios, na ciência, na política, diferem das outras pessoas porque trabalharam e se dedicaram à direção escolhida, investindo tempo pessoal, energia e nervos. Isso pode ser chamado de uma espécie de ascetismo, graças ao qual uma pessoa, negando-se algo e direcionando-se para atingir o objetivo, acaba recebendo o resultado desejado.

Essas pessoas vivem de acordo com uma programação rígida - não apenas dedicam tempo aos negócios principais aos quais se dedicam, mas também aderem a uma certa dieta, levantam-se cedo, praticam esportes e participam de treinamentos de desenvolvimento. Isso é feito não apenas para estar em boa forma física e mental, mas também para auto-organização. Em geral, essas pessoas têm dinheiro suficiente para uma vida ociosa, mas não param por aí e melhoram constantemente seu nível de desenvolvimento.

Por exemplo, Steve Jobs dedicou todo o seu tempo à criação de novos produtos de software e à promoção da marca Apple, e o cientista Thomas Addison, estudando as leis da física, conduzia experimentos com eletricidade até mesmo à noite. Todas as pessoas talentosas afirmam que o talento é 80% trabalho árduo e apenas 20% dons da natureza. Trabalhando de 15 a 17 horas todos os dias, as pessoas alcançam resultados impressionantes, e isso pode ser chamado de ascetismo, que visa atingir a meta traçada.

Os deuses não dão coisas realmente valiosas para as pessoas assim, elas precisam ser pagas, e o ascetismo é uma das formas de pagamento. A autocontenção consciente é o equilíbrio que o ajuda a perceber o equilíbrio entre trabalho e prazer.

Se uma pessoa impõe uma restrição a si mesma e não exige uma recompensa do universo por isso, o próprio mundo começa a buscar formas de compensar o asceta por seus esforços e esta será a melhor recompensa.

Para que servem?

Na maioria das vezes, as pessoas tomam austeridade para satisfazer desejos ou para o bem-estar material, você pode impor restrições a si mesmo a fim de melhorar a saúde. Tem sido notado repetidamente que ao planejar um projeto, as coisas vão muito melhor e mais eficientemente se uma pessoa começar simultaneamente a praticar correr 5-10 kg pela manhã ou nadar em uma piscina por 2 kmenquanto compreende o seu projeto, pensa positivamente sobre ele. O resultado é invariavelmente bem-sucedido e o plano é alcançado.

Isso ocorre porque, ao cumprir as restrições assumidas, a pessoa vai além de sua estrutura usual. Ele tem a capacidade de ver qualquer situação de ângulos diferentes, e não estreitamente. Além disso, o ascetismo disciplina extremamente a pessoa, obrigando-a a ser mais responsável e obrigatória, não temendo as dificuldades e fazendo humildemente o que lhe é exigido.

Os sábios disseram que durante a abnegação, é importante para uma pessoa se sentir feliz, grata ao destino e ao universo pelo que ela tem, aproveite cada dia e encontre aspectos positivos nele.

Com esse sentimento de gratidão pela vida, as pessoas podem fazer milagres sem desperdiçar energia e força em pensamentos destrutivos, inveja, preguiça e descontentamento.

Praticar austeridade regularmente pode alcançar resultados significativos.

  • Limpando e melhorando seu carma e tipo. A negatividade desaparecerá gradualmente da vida, os nós cármicos se desfarão e as dívidas serão saldadas.
  • A força interna e o equilíbrio energético aumentarão, a personalidade seguirá o caminho do desenvolvimento e da melhoria.
  • O que foi concebido será fácil de realizar, todas as áreas da vida vão melhorar.
  • Força de espírito e vontade serão fortalecidas, a pessoa se tornará organizada e motivada para atingir novos objetivos.
  • Melhore a saúde mental e física. Haverá uma sensação de onda de força e vivacidade.
  • A consciência poderá se purificar gradativamente de informações desnecessárias, haverá uma reavaliação das prioridades e valores da vida.
  • O caráter de uma pessoa irá melhorar, o desejo de fofocar, a inveja irá desaparecer, a agressão, a ganância e o desejo de poder irão embora.
  • A vida se tornará valiosa em si mesma e como é no momento presente. Haverá uma oportunidade de compreender corretamente e abandonar o passado para poder avançar para o futuro.

O principal objetivo da autocontenção ascética não é a satisfação dos desejos, mas o crescimento do princípio espiritual em uma pessoa, a transição de sua consciência para um nível superior, a habilidade de controlar seus pensamentos, emoções, sentimentos. Essa é a única maneira de obter controle sobre paixões e ambições exorbitantes.

Tipos de austeridades

As opções ascéticas são diversas. Para alguns, o jejum ou restrições alimentares podem ser um desafio. Outras pessoas encontram felicidade no minimalismo ou na prática do silêncio. O ascetismo espiritual é freqüentemente associado à fé, por exemplo, a recusa em comer carne. A antiga tradição cristã pode estar associada à prática ascética da "Grande Quaresma" - esta é uma rejeição voluntária de alimentos familiares e orações espirituais.

Yoga é outro exemplo. Nesse caso, a austeridade mundana envolve o trabalho do corpo e da mente. Tapas, conhecido desde os tempos da Índia antiga, significa o processo de purificação do carma, e as pessoas que praticam tais práticas desejam que sua parte espiritual interna esteja em sintonia com o corpo físico externo. O curandeiro espiritual indiano Osho é um excelente exemplo disso. A vida não deve ser construída no tipo de uma câmara fechada, e um ascetismo cruel e exaustivo não é exigido de uma pessoa; as restrições devem ser viáveis.

Por exemplo, a fim de atrair um marido digno para o destino, as mulheres podem se submeter a austeridade por Vênus. É possível melhorar a harmonia na família entre parentes e amigos com a ajuda de práticas para a Lua, e o ascetismo segundo Saturno ajudará a lidar com os obstáculos da vida.

A lista pode ser infinitamente longa, mas todas as austeridades podem ser divididas em 3 grandes grupos.

Corpo

As restrições ao corpo físico permitem que os humanos controlem seus antigos instintos animais. A principal tarefa aqui é a promoção da saúde, educação da força de vontade, controle do estado emocional geral. Como ascetismo do corpo, pode haver recusa de alimentos que prejudiquem o corpo, leitura de mantras e orações, visitas de peregrinação a lugares com forte energia positiva, limpeza do corpo e das roupas, modéstia e contentamento com pouco, recusa de assassinato e violência , e assim por diante.

Levantar cedo pela manhã e recitar orações pode ser uma prática acessível de ascetismo físico. Essa autocontenção une a pessoa ao universo e dá verdadeiro prazer no processo de observar o despertar de todas as coisas vivas.

Mente

O processo de pensamento é o mais difícil de controlar. As pessoas não estão acostumadas a limitar seu fluxo de pensamentos, a monitorar a pureza de pensamentos, julgamentos, avaliações. Os pensamentos em alta velocidade se substituem, formando o caos. Freqüentemente, uma pessoa vive mentalmente não no período presente, mas vai para o passado. O auto-exame sem fim não traz resultados visíveis, não melhora a vida, mas tira força e energia.

As austeridades mentais visam restaurar a ordem na esfera mental de uma pessoa, melhorando sua saúde mental. A lista de tais restrições inclui a prática do arrependimento, controle da raiva e da negatividade, arrependimento, leitura das escrituras, compreensão dos fundamentos do mundo e do universo, suas leis e princípios. Uma opção disponível pode ser mostrar bondade e cordialidade para com seus entes queridos ou estranhos, auto-sacrifício, caridade.

Quanto à pureza dos pensamentos, você terá que dominar a prática de interromper o fluxo mental e direcioná-lo na direção certa. Existem mantras e orações para esse propósito.

Tendo embarcado nesse caminho, o asceta ganha consciência, um conceito profundo do universo e do lugar da pessoa nele, desloca conscientemente o orgulho e a agressão de sua vida.

Discursos

A comunicação humana é um processo complexo e multifacetado que cada um entende à sua maneira. Freqüentemente, as pessoas não pensam em suas palavras e impulsivamente dizem tudo o que vem à mente. A fala ascética exige que a pessoa exclua as mentiras, a conversa fiada de suas palavras e também não use construções destrutivas da fala que programam o cérebro para se autodestruir.

Tomando o ascetismo da fala, o adepto precisará limpar suas palavras da imundície, aprender a expressar pensamentos de forma breve e calma, falar apenas ao ponto e não ofender outras pessoas com suas palavras. A lista de autocontenção inclui a proibição de entrar em disputas, gritar, xingar, fofocar.

Com o tempo, as pessoas começarão a sentir respeito e atenção por uma pessoa que erradicou os vícios na forma de comunicação, e a vida não hesitará em responder com mudanças para melhor.

Como escolher?

Para aceitar o ascetismo, você precisa pesar e avaliar sensatamente sua força. Não escolha o que você não pode fazer regularmente, dia após dia. Por exemplo, se você acha difícil acordar ao nascer do sol e se sentirá infeliz e oprimido o dia todo, esse método de restrições não é adequado para você e você precisa encontrar algo mais aceitável.

Austeridades para homens e mulheres podem ser diferentes, dependendo dos objetivos que desejam alcançar por meio do autocontenção. Nem todas as pessoas podem passar fome por muito tempo ou nadar em água fria - escolhendo uma prática, você precisa avaliar sua saúde e, somente se não houver contra-indicações, você poderá testar sua força corporal.

A regra básica da autocontenção é que ela não deve se transformar em tortura e causar sofrimento a uma pessoa. É necessário realizar ascetismo com prazer, ao chamado da alma, enquanto experimenta sentimentos positivos e entende para que tudo isso serve.

É melhor pegar um fardo dentro de suas forças e carregá-lo até o fim, do que se soltar e abandonar o que você começou no meio do caminho, tendo recebido uma amarga decepção.

No entanto, você não deve pensar que o ascetismo é um jogo ou entretenimento. As dificuldades não devem faltar, porque é precisamente na sua superação que reside o sentido do crescimento interior. A abordagem ao ascetismo deve ser correta, por exemplo, regar com água fria pela manhã fortalecerá sua imunidade, mas isso não significa que você pode nadar no buraco de gelo no inverno.

Como fazer isso?

Mentores e professores mais experientes que praticam o caminho espiritual de autoaperfeiçoamento podem ensinar como seguir e manter a austeridade. Esses professores podem ser encontrados entre mentores espirituais na igreja, mestres de ioga, professores na área de Reiki, Qigong, artes marciais e assim por diante. A técnica de realizar ascetismo em cada caso é diferente e depende do que você precisa treinar.

Você não deve contar a ninguém que não seja um mentor que decidiu aceitar a prática de autocontenção, primeiro você precisa cumprir a regra que assumiu e só então, se for questionado sobre isso, você pode compartilhar sua opinião para que o questionador possa compreender e aceitar um semelhante o caminho do autodesenvolvimento. Publicidade, neste caso, é inútil, e é melhor fugir da conversa fiada se a pessoa é movida por uma curiosidade vazia.

Qualquer austeridade é melhor começar no limiar de um novo dia, ou seja, pela manhã. Você precisa articular claramente sua intenção, dizê-la em voz alta ou, melhor ainda, anote em seu diário. É necessário formular o pensamento da seguinte forma: “A partir de hoje aceito a austeridade e a guardarei até tal e tal data. Durante a prática, não farei (ou farei) isso e aquilo. Eu direciono os resultados deste ascetismo para alcançar tal e tal objetivo. "

Todos os dias, sem faltar um único dia, cumprirá as condições que voluntariamente assumiu. E no final do ascetismo, você diz em voz alta, e depois escreve em seu diário: "Hoje estou completando a prática que fiz e dou todos os seus frutos para a realização de tal e tal objetivo."

Em alguns casos, o ascetismo pode se estender por um determinado período, então o apelo a mim mesmo e ao mundo será assim: “Prolongo o ascetismo associado a isso e aquilo, e dou todos os seus resultados para a realização de tal e tal objetivo. "

Na forma de autoaperfeiçoamento, você pode praticar as seguintes opções para todas as austeridades disponíveis:

  • jejum - total ou parcial, ou restringindo-se na ingestão de quaisquer alimentos;
  • natação diária na piscina, corrida ou caminhada em qualquer clima;
  • regar com água fria;
  • levantar antes do nascer do sol;
  • longas leituras de orações, mantras, meditações.

Para os homens que desejam mudar de vida e se tornarem mais organizados, propositivos, além das práticas elencadas, podem haver outras opções.

  • Oração ou apelo ao Universo. Para fazer isso, você precisará escolher um horário e dedicar pelo menos 20-30 minutos diários à comunicação mental com Deus ou com o universo. Essa prática permite que você fuja dos afazeres da rotina constante e fique sozinho com seus pensamentos, avalie sua atitude e tente entender a filosofia do universo. Se falar com o Universo é uma tarefa difícil, então ler uma oração será muito mais fácil, mas é importante entender os textos que estão sendo lidos e vivê-los em seu coração. A leitura mecânica não é necessária aqui, deve ser feita de forma consciente. Essa prática enriquece a pessoa espiritualmente, torna-a mais limpa e gentil.
  • Banho gelado. Todos os dias você precisa se levantar sob os jatos de água fria. Essa saída voluntária da zona de conforto é fácil, mas, no entanto, não depende de todos. Graças a essa prática, a força de vontade é fortalecida, a imunidade e a resistência aumentam, a pessoa recebe uma carga de vigor o dia todo, e tal adepto não é ameaçado de apatia ou depressão. A pessoa se acostuma a ser disciplinada, aprende a valorizar o que possui e sabe se contentar com pouco.

Mulheres que buscam revelar suas potencialidades femininas, para melhor compreender a si mesmas e a seus corpos, também podem praticar austeridades que estão ao seu alcance.

  • Restrições nutricionais. Para fazer essa prática, a mulher precisa de muita força de vontade e determinação. É muito difícil desistir de seus alimentos favoritos, embora não saudáveis. É importante definir uma estrutura rígida e cumpri-la estritamente, aconteça o que acontecer. Os primeiros dias do início da ascese serão os mais difíceis, mas depois de uma semana, o corpo começa a se acostumar e a se reconstruir. O resultado de uma restrição voluntária será não apenas o alcance da meta estabelecida, mas também uma melhora no bem-estar, assim como a perda de quilos extras de peso.
  • Despertar cedo. Nem todos podem acordar de madrugada, mas todos podem acordar 1 hora mais cedo do que o normal. Essa austeridade é bastante simples, mas permite que uma mulher reserve uma hora de seu tempo livre. Durante este período, você pode ler orações ou mantras, meditar, fazer ioga, fazer exercícios ou correr no parque. Você pode se envolver nesse esquema já depois de 10 dias, o relógio biológico do corpo se acostuma com o novo regime, e o despertar torna-se fácil e não penoso, enquanto não há resistência interna e irritação em sua alma. O resultado do despertar precoce é o vigor geral, o bom humor e o fortalecimento do sistema imunológico.

Quaisquer que sejam as austeridades, sua implementação é sempre justificada pelo fato de o resultado ser bom. Ao melhorar, a pessoa pode complicar suas práticas, esforçando-se para desenvolver o nível da alma e da autoconsciência.

Como sair?

Ao escolher o ascetismo, a pessoa planeja com antecedência para si um período de tempo durante o qual pratica restrições. Se desejado, o ascetismo pode ser estendido, mas nem sempre é aconselhável. Alguns mentores acreditam que é melhor pegar algo novo para si mesmo após completar uma austeridade.

Você precisa sair do ascetismo com um sentimento de gratidão a todas as coisas vivas e ao Universo. Depois de partir, você não precisa mais se gabar do que fez - ascetismo não significa vangloriar-se, senão não será mais bom, mas prejudicial à sua alma.Grandes feitos precisam ser feitos com dignidade e, após sua conclusão, mantenha sua austeridade em segredo.

Até o jejum na Ortodoxia tem seu próprio tempo, mas um verdadeiro cristão não ostenta sua fé ou ascetismo.

A conclusão do teste pode ser marcada com algo agradável para você - comprar um novo livro, conversar com um mentor, passar o dia inteiro na natureza e assim por diante.

5 comentários

É possível usar austeridade para abandonar hábitos ruins? Pelo que entendi, a recusa nos primeiros dias será dolorosa.

Helena ↩ Irina F 24.08.2021 10:41

Claro que você pode, você ainda precisa!

Olá. Sem muita esperança, peguei a primeira austeridade, agüentei tudo e esqueci, mas o Universo não se esqueceu de mim. Após 2 meses, surgiram as respostas aos meus pedidos.

Olá. Tomei austeridade para parar de fumar cigarros e narguilé (acho que narguilé também é fumar). Você pode fazer isso? Obrigado.

Yuliya ↩ Aizhan 09.10.2021 10:34

Claro.

Moda

a beleza

casa