Colchão

Tudo sobre colchões de poliuretano

Tudo sobre colchões de poliuretano
Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Comparação com outros enchimentos
  4. O que eles são?
  5. Modelos populares
  6. Como escolher?
  7. Como cuidar?
  8. Visão geral da revisão

Na fabricação de colchões, os fabricantes modernos utilizam uma variedade de enchimentos para garantir o máximo conforto aos veranistas. Rebatidas costumavam ser o conteúdo de cama mais popular, mas com o tempo, as deficiências na forma de absorção de odores, retenção de umidade e fragilidade tornaram o produto menos procurado.

Atualmente, colchões mais modernos e seguros com enchimento de poliuretano substituíram os amassados. Com este artigo, você aprenderá o que é a espuma de poliuretano, quais são suas principais características, bem como as vantagens e desvantagens.

O que é isso?

Espuma de poliuretano (PPU) É um material preenchido com gás feito de plásticos à base de poliuretano. Dependendo do método de fabricação, existem dois tipos de produtos: rígidos e elásticos. Para a produção de colchões, utiliza-se o poliuretano elástico, mais conhecido como "espuma de borracha". Certamente todos estão familiarizados com a borracha esponjosa, pois ela é usada não só para preencher atributos de dormir, mas também na produção de móveis, cadeiras de automóveis, brinquedos infantis, esponjas de banho e cozinha, filtros e outras coisas rotineiras.

O material preenchido com gás é muito macio, flexiona facilmente sob pressão e retorna à sua forma original devido à sua estrutura de malha fina. Todas as células minúsculas são preenchidas com dióxido de carbono, o nível de seu conteúdo no PUF pode chegar a 85–90%.

Os fabricantes produzem material de espuma de várias formas, dependendo dos parâmetros dos produtos fabricados. Ao fazer recheios para colchões, as fábricas criam blocos de poliuretano de diferentes tamanhos, alturas e densidades. Os colchões de espuma são caracterizados por características como respirabilidade, maciez e elasticidade. Quando a espuma de poliuretano entrou pela primeira vez no mercado de massa, suas propriedades não eram muito boas - o material acabado tinha vida curta e se deteriorava com o contato com o ar. Durante a criação de um material preenchido com gás usando tecnologias modernas, catalisadores especiais são adicionados à substância.

A mistura de novos elementos aumenta significativamente a vida útil dos produtos de espuma de PU em comparação com aqueles que eram fabricados anteriormente.

Vantagens e desvantagens

O enchimento de poliuretano é feito principalmente de produtos petroquímicos, portanto, muitas pessoas desconfiam de tais produtos. Às vezes, os colchões são feitos de ingredientes naturais, como óleos de girassol, soja ou colza. No entanto, criar esses produtos não é economicamente viável e os produtos acabados são incrivelmente caros. Componentes de origem natural não eram usados ​​para produção em massa devido ao seu alto custo.

Ao escolher um atributo de dormir de espuma de borracha de componentes de origem artificial, é necessário pesar cuidadosamente todos os prós e contras. Decida comprar um colchão somente depois de se familiarizar com as vantagens e desvantagens da espuma de poliuretano. Propomos considerar mais detalhadamente os aspectos positivos e negativos do uso de colchões com enchimento de poliuretano.

Muitas pessoas escolhem cama de espuma com base nos seguintes critérios:

  • material denso suporta confortavelmente o corpo de uma pessoa adormecida;
  • um colchão celular macio permite que a coluna e os músculos relaxem, acompanhando as curvas do corpo;
  • a substância de enchimento é hipoalergênica;
  • nenhum microrganismo ou ácaro prejudicial pode se desenvolver dentro das células;
  • os produtos cheios de gás não acumulam poeira;
  • o peso do produto é muito pequeno;
  • a borracha de espuma enrola-se facilmente, por isso é fácil de transportar;
  • longa vida útil;
  • custo acessível;
  • facilidade de atendimento.

Os compradores podem não gostar de colchões cheios de poliuretano pelos seguintes motivos:

  • material artificial;
  • um colchão novo pode apresentar um odor desagradável (“químico”) nos primeiros dias após a compra;
  • retém umidade;
  • risco de incêndio;
  • sob constante exposição à luz solar, o material cheio de gás seca e se desintegra.

Algumas desvantagens podem ser eliminadas. Por exemplo, coloque uma capa especial no colchão, que evita a entrada de luz solar e garante a segurança contra inflamações leves.

No entanto, antes de fazer uma compra, avalie todos os prós e contras dos produtos PPU para que não haja surpresas desagradáveis ​​durante a operação.

Comparação com outros enchimentos

Tendo se familiarizado com as propriedades do enchimento de espuma de poliuretano, é necessário compará-las com as características de outros materiais. Em termos de conhecimento sobre os diversos tipos de preenchimentos, será mais fácil para você decidir sobre a escolha de um atributo de cama. As vantagens e desvantagens da espuma de poliuretano são descritas acima, nos propomos a considerar as propriedades de materiais como holcon, hollowfiber e enchimento.

  • Holofiber... Tecido não tecido sintético, durável e seguro para a saúde humana. A hollowfiber hipoalergênica tem uma longa vida útil: se usada corretamente, pode durar até 30 anos. Um produto com esse tipo de enchimento seca rapidamente após a lavagem, não fica bolorento e os microorganismos prejudiciais não começam nele. É considerado seguro para pessoas de qualquer idade e pertence à categoria de preço médio. Durante a operação, a hollowfiber forma caroços, mas esse problema pode ser facilmente resolvido lavando ou distribuindo manualmente o enchimento.
  • Holcon... Este material é feito de hollowfiber por tratamento térmico e torção das fibras.Holcon é antialérgico, inodoro e absorve bem a umidade. Ao contrário da espuma de poliuretano, os produtos feitos de holcon toleram facilmente a exposição à luz solar. No entanto, o material tem suas desvantagens: não absorve umidade e é muito caro.
  • Rebatidas... O colchão de algodão tem um preço bastante baixo, é fácil de enrolar, não tem medo da exposição solar. Porém, não se pode dizer que seja melhor do que os produtos de espuma de poliuretano, pois o enchimento é um ambiente favorável ao desenvolvimento de microrganismos nocivos, portanto requer cuidados adequados. Além disso, não consegue repetir as curvas do corpo de uma pessoa adormecida e tem uma vida útil bastante curta.

Você pode comparar as características acima com uma descrição das vantagens e desvantagens do enchimento de espuma PU. O estudo das propriedades de diferentes conjuntos de cama o ajudará a fazer sua própria escolha de um colchão adequado.

O que eles são?

Os colchões em questão são divididos em tipos, dependendo do grau de firmeza, e também são produzidos em uma grande variedade de tamanhos. Para comprar uma roupa de cama adequada em termos de densidade e tamanho, você precisa se familiarizar com esses parâmetros antes de comprar. Consideremos mais detalhadamente os tipos de colchões de acordo com o grau de dureza e a classificação dos tamanhos dos atributos da cama.

Por nível de densidade

Para melhorar as propriedades da roupa de cama, muitas empresas produzem colchões com vários recheios. Um produto com duas ou mais cargas é denominado multicamadas. Um colchão de espuma de poliuretano é frequentemente complementado com material de coco. O colchão de espuma de poliuretano macia aumenta o conforto do sono, enquanto a fibra de coco rígida apoia a coluna para um efeito ortopédico. Um saco de dormir contendo camadas de espuma de poliuretano e blocos de molas independentes também tem um grande número de propriedades positivas.

As fábricas criam colchões cujo enchimento consiste apenas em poliuretano - esses produtos são chamados de camada única. Os acessórios para dormir deste tipo são divididos em vários níveis de densidade: quanto mais rígido é o enchimento, mais pronunciadas são as suas propriedades ortopédicas.

Além disso, a densidade do material depende diretamente de quanto tempo o colchão vai durar.

Vamos considerar mais detalhadamente os níveis de densidade dos produtos com enchimento de PUF.

  • Densidade - 22-25 kg / m3. O colchão mais macio em espuma de poliuretano. É usado principalmente para a produção de suprimentos de dormir para crianças ou produtos baratos para adultos. Essa espuma de borracha é marcada com a abreviatura "ST" e tem uma vida útil bastante curta. Todos os materiais de espuma PU com um nível de densidade abaixo de 22 kg / m3 não são usados ​​para a produção de colchões.
  • Densidade - 28-30 kg / m3. Material bastante durável que suporta bem a coluna. A borracha de espuma desta densidade é marcada com a marca "EL", e sua vida útil é em média de 5 a 6 anos.
  • Densidade - 40–45 kg / m3. Um material resistente usado para fazer móveis premium. Os colchões com este nível de densidade são marcados com as marcas “HR” ou “VE”. Propriedades ortopédicas elevadas são mantidas por 10-15 anos a partir da data de compra.

Ao escolher um produto com enchimento de espuma, verifique cuidadosamente a rotulagem. Alguns fabricantes indicam o parâmetro em questão não em kg / m3, mas em kg / m2, portanto os números podem enganar quanto à qualidade do material.

Para dimensionar

A variedade de tamanhos de colchões realmente merece atenção especial, pois a escolha é bastante ampla. No tamanho do produto, o primeiro número indica a largura e o segundo indica o comprimento. Convencionalmente, os tamanhos dos produtos são divididos em quatro tipos principais: infantil, simples, um e meio e duplo. Vamos examinar mais de perto cada tipo de produto para dormir.

  • Bebê... O menor tamanho de um colchão de espuma de poliuretano é 60x120 cm - esse produto é ideal para uma cama padrão.Para o recém-nascido, é melhor escolher um colchão fino, porque as crianças precisam dormir em uma superfície dura para que a coluna se formou corretamente.
  • Uma cama... Modelos longos e estreitos projetados para camas de solteiro padrão. Os tamanhos mais populares são 70x200 cm, 80x200 cm e 90x200 cm.
  • Um e meio... Colchões de tamanho médio, os parâmetros podem variar de 120x200 cm a 140x200 cm. Os produtos 140x200 cm são mais procurados em famílias com filhos adolescentes.
  • Dobro... Modelos grandes, cujos parâmetros padrão são 160x200 cm, 180x200 cm e 200x200 cm. A densidade de produtos grandes deve ser selecionada com base no peso da pessoa. Quanto mais este último pesa, mais grosso e resistente deve ser o colchão.

A variedade dos parâmetros considerados dos produtos é complementada pela altura, que varia de 4 a 10 cm nos colchões infantis e de 10 a 25 cm nos produtos para adultos.

Modelos populares

As tecnologias modernas são utilizadas na produção de colchões por muitos fabricantes. Sugerimos considerar vários modelos populares de fabricantes confiáveis.

  • Cama de espuma da fábrica de Ivanovo. No sortimento da empresa existem três tipos de produtos de espuma de poliuretano, com alturas diferentes: 6, 8 e 10 cm Os colchões Ivanovo também diferem nos parâmetros - você pode escolher o tamanho que mais se adapta à sua cama sem problemas desnecessários. O custo dos produtos também varia muito - na variedade de produtos existem opções simples e econômicas, além de modelos de alto custo e qualidade.
  • Colchão de espuma de poliuretano da empresa Malvik. A empresa cria uma ampla gama de conjuntos de cama de poliuretano de alta qualidade e propriedades ortopédicas. A principal vantagem dos modelos da fábrica "Malvik" é a presença de uma capa removível com zíper. Graças a um detalhe tão conveniente, cuidar de um atributo confortável do quarto será o mais simples possível. Os produtos da "Malvik" pertencem à categoria de preço médio.
  • Colchão de espuma PU com efeito memória da empresa “Matrand”. Os produtos desta empresa são feitos de duas camadas de poliuretano. A camada inferior é larga, de material de densidade média, a camada superior é mais fina, mas feita de espuma de borracha de alta densidade. O material com alto nível de densidade possui efeito memória, portanto, proporciona o máximo conforto para uma pessoa adormecida. A camada inferior macia fornece elasticidade e fornece suporte suficiente para um sono agradável. Graças à capa removível, a roupa de cama é fácil de manter limpa. Os produtos da empresa "Matrand" são amostras caras.

Como escolher?

Para escolher a cama certa, vários fatores importantes devem ser levados em consideração: a altura e o peso de uma pessoa, a altura do produto, o nível de rigidez do enchimento. Vamos dar uma olhada em cada critério de seleção.

  • O grau de dureza. Existem três níveis de densidade de PUF: baixa, média e alta. A baixa rigidez fornecida pela camada de espuma de látex é mais frequentemente escolhida para uma criança de 6 a 14 anos ou uma pessoa idosa. Mercadorias com densidade média são as que mais procuram, pois são a melhor opção para qualquer pessoa. Produtos com alto grau de rigidez são feitos para pessoas com doenças da coluna vertebral ou osteocondrose. Os colchões rígidos são muito específicos: só são adequados para quem está habituado a dormir sobre uma superfície dura e a quem foi prescrito no hospital.
  • Altura e peso de uma pessoa. A forma como a carga do corpo será distribuída no colchão depende das características da figura humana. Nos acessórios de dormir, normalmente é observado o peso máximo que o PUF pode suportar. Não é recomendado exceder o indicador - é melhor deixar uma margem de 10–20 kg. Um colchão projetado para pessoas com peso de 70–90 kg será muito macio para pessoas com sobrepeso (a partir de 100 kg) e para pessoas magras (40–50 kg) será muito duro.A altura também é muito importante na escolha - a distribuição da carga na cama depende disso. Quanto mais alta a pessoa, mais macio deve ser o colchão.
  • Altura... Para bebês, não deve ter mais do que 4–5 cm para não afetar negativamente a coluna vertebral não formada. Quando o bebê chega aos 4 anos, é necessário trocar o colchão infantil fino por um modelo mais alto.

Os produtos com enchimento de poliuretano para adultos devem ter pelo menos 14 cm de altura, especialmente se não estiverem equipados com um bloco de mola.

Como cuidar?

Para que a espuma de poliuretano dure o máximo possível, você deve seguir as regras de cuidado e armazenamento do acessório. Sugerimos que você se familiarize com dicas úteis para cuidar do seu colchão.

  • Para evitar o aparecimento de sujeira, use uma capa especial de colchão sobre a roupa de cama.
  • A temperatura da luz solar direta prejudica a estrutura do material celular, por isso o colchão deve ser guardado em uma capa ou coberto constantemente com um lençol grosso. Caso a água atinja a superfície do produto, deve-se removê-la imediatamente com guardanapos, esponja ou goma.
  • Algumas vezes por mês é necessário aspirar o colchão para retirar a sujidade.
  • Se você comprar um colchão para colocar no sofá, dê preferência aos modelos de firmeza média. Eles são bastante difíceis de manter sua forma por muito tempo e não são muito frágeis, como os modelos de alta densidade.
  • Mantenha tudo limpo perto do colchão: o chão debaixo da cama, a mesa de cabeceira, a estrutura da cama. Isso ajudará você a manter a aparência original da sua roupa de cama por mais tempo.
  • Troque a roupa de cama regularmente e limpe os travesseiros várias vezes ao ano.

Visão geral da revisão

A maioria dos compradores concorda que os colchões de espuma de poliuretano são acessíveis, confortáveis ​​e fáceis de transportar. A espuma é facilmente enrolada em um rolo simples que pode ser transportado no carro. Muitas pessoas enfatizam que os modelos com enchimento de poliuretano são ótimos para crianças, além disso, o baixo custo permite trocar o produto assim que a criança crescer.

Algumas pessoas deixam comentários que nos primeiros dias após a compra, o colchão exala um odor químico desagradável por algum tempo. Por esse motivo, é melhor comprar roupas de cama no verão para que você possa ventilar o ambiente.

sem comentários

Moda

a beleza

casa