Colchão

O que são colchões finos e como escolhê-los?

O que são colchões finos e como escolhê-los?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visão geral da espécie
  3. Dimensões (editar)
  4. Principais fabricantes
  5. Nuances de escolha

Colchões finos (toppers) são produtos de 2 a 10 cm de espessura. Eles podem ser usados ​​como um acessório de dormir autônomo ou como um complemento sobre um colchão normal, então seu outro nome é capa de colchão. Você aprenderá tudo sobre as características, tipos e nuances da escolha de colchões finos neste artigo.

Peculiaridades

Os chapéus de coco são produtos com os mesmos enchimentos dos colchões fixos. Eles podem diferir em termos de suavidade e propriedades ortopédicas. Quase todos os protetores de colchão possuem uma capa protetora que é fácil de remover e lavar. E para que a cartola não escorregue e não se perca, é equipada com faixas elásticas ou presilhas de tecido, com as quais é fixada ao colchão principal.

A principal diferença entre colchões finos e comuns é a espessura, assim como a ausência de molas. E graças a isso, os chapéus de coco são mais leves: pesam apenas 1-10 kg, enquanto um colchão grosso pesa mais de 20-90 kg. Portanto, colchões finos têm o seguinte conjunto de vantagens.

  • Possibilidade de desistência. Ao contrário dos colchões fixos pesados, os modelos finos podem ser levantados mesmo com uma mão, podem ser facilmente removidos para ventilação, colocados onde necessário ou removidos quando não há necessidade de um protetor de colchão.
  • Compacidade. Muitos modelos podem ser enrolados ou dobrados para serem facilmente armazenados em um armário.
  • Sem problemas de transporte: Topper torcido cabe no porta-malas ou no banco de trás de um carro. Para o transporte, você não precisa de um carro especial e carregadores.
  • Mais fácil de trocar a roupa de cama e a capa do colchão. Não há necessidade de levantar o colchão principal espesso.

Graças à sua praticidade, os protetores de colchão são adequados para as mais diversas situações.

  • Você pode levá-lo em viagens, caminhadas e viagens de negócios. Os chapéus de coco são muito populares entre os turistas.Além disso, muitos os levam consigo quando vão visitá-los para pernoitar.
  • Se os convidados vierem até você, um colchão fino tornará mais fácil arranjar um lugar confortável para dormir no sofá da sala ou até mesmo no chão. Há menos confusão com ele do que com a versão inflável, e é mais confortável para dormir nele. E então será fácil colocá-lo em um armário ou despensa.
  • O topper ajudará a prolongar a vida útil do seu colchão principal ou estofamento do sofá. Para que o colchão principal caro não fique sujo e não permeie, deve-se colocar uma cartola, que vai tirar toda a sujeira e proteger o colchão das garras dos bichinhos. É fácil remover a capa do topper para lavar, e os modelos mais finos das capas de colchão cabem completamente na máquina de lavar.
  • Quando o colchão ou sofá é pressionado para baixo, surgem molas salientes, irregularidades, distorções de altura, causando transtornos, e não há oportunidade de repor o produto, então pode-se colocar um topper por cima que corrigirá imperfeições superficiais.
  • Se você quiser apenas alterar a rigidez do beliche (para torná-lo mais macio ou duro), não é necessário trocar o colchão principal. Basta colocar um topper por cima com as propriedades desejadas. Se um efeito terapêutico for necessário, uma capa de colchão ortopédica pode ser usada.
  • Se pessoas com pesos diferentes ou ideias diferentes sobre conforto dormirem na mesma cama, então todos podem criar facilmente a rigidez necessária em sua metade da cama com a ajuda de um protetor de colchão.
  • O colchão fino pode ser usado como almofada para ioga, esportes ou para as crianças brincarem no chão, principalmente na estação fria.

Assim, a escolha do colchão fino certo tornará seu sono mais confortável e ajudará a tornar a vida mais fácil em muitas situações. E, graças à espessura menor, mesmo os chapéus de coco premium custarão menos do que os modelos de colchões fixos.

Visão geral da espécie

Toppers diferem em espessura, enchimento, tipo de construção, finalidade.

Por tipo de produto

Por tipo de produto, as capas de colchão são dos seguintes tipos.

  • Ondulação. Colchões finos de tecido macio podem ser enrolados em um rolo compacto que caberá no seu armário ou porta-malas do carro.
  • Dobrável. Consistem em várias seções que permitem que sejam dobradas como um livro de acordeão. Alguns modelos dobrados podem ser usados ​​como pufe.
  • Rígido estranho. Se os modelos feitos de materiais rígidos (como coco de coco) não forem divididos em seções, eles não podem ser dobrados.

De acordo com a presença de efeito ortopédico, os colchões finos são divididos em dois grupos.

  • Ortopédico. São fabricados em materiais especiais (viscoelástica, coco de coco) e possuem um design especial que garante o posicionamento anatomicamente correto da coluna e do corpo durante o sono.

Graças à distribuição ideal da carga sobre os músculos, dormir com uma cartola dessas é mais confortável do que com uma regular. Recomendado para crianças e adultos saudáveis ​​para a prevenção de doenças nas costas, e para aqueles que já têm problemas, são adequados para o alívio dos sintomas.

  • Regular. Seu desenho não prevê um efeito ortopédico especial. Como uma de suas funções é proteger a superfície do colchão principal, o segundo nome de tais modelos é proteção.

Toppers ortopédicos e protetores geralmente variam em espessura. Para dar suporte ortopédico, o colchão deve ter espessura de 5 cm, enquanto para um modelo protetor bastam 2 a 3 cm.

Por enchimento

As propriedades do colchão dependem do enchimento: rigidez, presença de um efeito ortopédico, peso que suporta, possibilidade de torção e lavagem.

Portanto, para tornar seu sono confortável e usar o cartola conveniente, é muito importante escolher o enchimento certo.

Para colchões finos, os seguintes tipos de enchimento são usados.

  • Látex natural (espuma de borracha). Um material ecológico obtido a partir de um componente natural - a seiva da árvore Hevea. Os chapéus de coco à sua base são elásticos, com ligeiro efeito elástico, geralmente de dureza média, com propriedades antialérgicas e antibacterianas. Suporta muito peso (até 120 kg).Muito durável.
  • Látex sintético. Material de polímero, uma das variedades de espuma de poliuretano. A elasticidade é próxima do látex natural. Mas ele se desgasta muito mais rápido - em 3-5 anos. Sua principal vantagem é o preço baixo.
  • Coco de coco. Material ecologicamente correto, é uma fibra vegetal extraída da casca do coco. Para o enchimento de colchões, a fibra é utilizada em forma comprimida, por isso os produtos são bastante resistentes. Suporta peso de até 120 kg. Para melhorar as propriedades do produto, a fibra de coco às vezes é impregnada com látex. Normalmente os colchões com fibra de coco são firmes.
  • Espuma de poliuretano (PPU). Espuma elástica polimérica com estrutura celular. Existem algumas variedades com diferentes propriedades e indicadores de densidade e elasticidade, o que permite criar colchões macios e duros. Os ácaros da poeira não começam no enchimento. O colchão de espuma de poliuretano mantém o calor. Isso é ótimo para turistas, mas pode ser quente para dormir em um colchão dentro de casa.
  • Espuma de memória (memorix). Esta é uma nova geração de espumas de polímero com propriedades aprimoradas em comparação com a espuma de PU convencional. As principais características são o efeito memória e excelentes propriedades ortopédicas. A troca de calor também é melhorada aqui: é agradável dormir nesse colchão tanto no inverno quanto no verão. Suporta muito peso e serve por muito tempo, é seguro e hipoalergênico.
  • Structofiber, hollofiber e holcon. Tecidos sintéticos confeccionados com fios de poliéster flexíveis, colados em altas temperaturas. Eles diferem na direção das fibras. No holcon é vertical; na struttofibra, as camadas de fibras dispostas verticalmente se alternam com as horizontais. Os fios elásticos torcidos funcionam como muitas pequenas molas, dando elasticidade aos materiais.
  • Lã. Material natural, porém, é bastante "quente" e causa alergia em alguns. Nos colchões modernos, costuma ser utilizado não como enchimento principal, mas como aditivo ou camada para o lado inverno de produtos com efeito "inverno-verão".
  • Algodão. É um enchimento macio e barato à base de algodão. É inferior em praticidade e durabilidade às contrapartes sintéticas modernas (por exemplo, hollowfiber), mas lida bem com a tarefa de aumentar a maciez do cais por pouco dinheiro.

A variedade de materiais utilizados na confecção dos colchões permite criar modelos com qualquer característica e para qualquer orçamento.

Por dureza

A rigidez é um fator importante na escolha de um protetor de colchão. Pode ser diferente e depende principalmente do preenchimento. Às vezes, para obter o efeito desejado, várias camadas de um ou mais materiais diferentes são usadas.

Em termos de dureza, os colchões finos são dos seguintes tipos.

  • Suave. Ele se curva facilmente sob a influência do corpo e, por assim dizer, o envolve, proporcionando um sono confortável. Esses produtos são sentidos com uma densidade de 25-30 kg / m3 e uma dureza de 10-15 kPa. Esta categoria inclui colchões feitos de memorix, espuma de soja, algodão e poliuretano macio.
  • Duro médio, moderadamente duro. Curva-se moderadamente sob o peso corporal, é firme e com efeito elástico. Estes são chapéus de coco feitos de látex natural e artificial, poliuretano elástico, holcon, struttofiber.
  • Duro. Praticamente não se dobra com o peso do dorminhoco, mantém sua forma perfeitamente. Essas propriedades são possuídas por produtos feitos de coco.
  • Combinado. Os lados frontal e traseiro de tal colchão têm um nível diferente de rigidez devido ao uso de materiais de enchimento diferentes. Essa cartola pode ser virada para o lado apropriado, dependendo do humor ou das preferências de quem dorme.

Dimensões (editar)

A altura dos chapéus de coco varia de 2 a 10 cm. Os modelos, cuja principal tarefa é proteger o colchão principal da sujeira, costumam ter uma camada de enchimento e uma pequena altura - 2-3 cm. Eles têm um efeito mínimo sobre a rigidez da cama, embora as irregularidades no sofá possam ser suavizadas. Mas as capas de colchão mais finas não podem fornecer suporte ortopédico completo.Para isso, já são necessários modelos de 5 a 8 cm, dependendo do peso do dorminhoco. Quanto mais espesso o colchão, melhor ele executa as funções ortopédicas. Os modelos premium de protetores de colchão ortopédico têm 8-10 cm de espessura.

Chapéus de coco de espessura média (4-5 cm) são populares entre os turistas e aqueles que costumam mudar ou comprar um colchão para os hóspedes.

Esses produtos são acessíveis, compactos, proporcionam pouco suporte ortopédico e aquecimento, excelente conforto para dormir no sofá, no chão ou até mesmo no chão.

Quanto ao comprimento e largura, os chapéus de coco, assim como os colchões fixos, são produzidos para os tamanhos típicos de camas e sofás. Além disso, diferentes países fabricantes podem ter seus próprios padrões. Portanto, se uma capa de colchão for escolhida para uma cama específica, você precisará selecionar cuidadosamente as dimensões. Colchões adultos padrão estão disponíveis em 190, 195, 200 cm de comprimento.

  • Os modelos únicos universais são chapéus de coco com uma largura de 80 ou 90 cm. Tamanhos típicos - 90x190, 90x195, 90x200, 80x190, 80x195, 80x200 cm. Devido à sua compactação, esses produtos são convenientes para viagens e caminhadas, para usar para arranjar uma cama temporária.
  • Os modelos para uma cama individual têm uma largura de 120 cm: 120x190, 120x195, 120x200 cm. Além disso, esses produtos são adequados para jogos infantis no chão.
  • Os modelos duplos têm 140, 160, 180 e 200 cm de largura. Os colchões mais populares são para camas de casal pequenas (140x190, 140x200 cm) e médias (160x190, 160x200 cm). Os produtos 180x190, 180x200, 200x200 cm são produzidos para grandes camas familiares.

Chapéus de coco especiais estão disponíveis para berços. Para os menores colchões (até 3 anos), as dimensões são 60x120, 70x120, 80x120, 75x125cm. Existem modelos especiais de carrinhos de bebé e berços para recém-nascidos.

Para os adolescentes, os especialistas recomendam a escolha de modelos ortopédicos especiais de média ou alta rigidez confeccionados em látex, cujo desenho leva em consideração as peculiaridades da idade e contribui para o correto desenvolvimento do sistema musculoesquelético.... Os tamanhos desses colchões são 70-90 cm de largura e 150-190 cm de comprimento.

A variedade da maioria dos fabricantes não se limita a produtos com tamanhos padrão. Assim, à venda poderá encontrar chapéus de coco com as dimensões de 150x200, 150x190 100x200, 190x80 cm e outros. Os colchões redondos estão se tornando cada vez mais populares. O diâmetro desses produtos é geralmente entre 150 e 230 cm.

Uma ampla gama de tamanhos permite que você escolha um topper para qualquer beliche.

E se você precisa de um produto de formato totalmente fora do padrão, muitos fabricantes estão prontos para fazer um colchão de acordo com as medidas individuais.

Principais fabricantes

Os principais líderes no mercado de colchões finos são liderados pelas seguintes empresas.

  • Tempur. Empresa dinamarquesa, líder entre os fabricantes de produtos para dormir. Ela fabrica produtos preenchidos com espuma de memória elástica inteligente, que é baseada no design da NASA para trajes espaciais. É a única organização da indústria oficialmente autorizada a usar a marca NASA Certified Space Technology. Oferece chapéus de coco flexíveis ortopédicos premium. A linha inclui modelos com espessura de 3,5, 5 e 7 cm e os produtos são certificados como médicos nos EUA, Europa e Rússia.
  • LIEN`A. Um dos melhores fabricantes mundiais de colchões ortopédicos e travesseiros de látex natural. A planta está localizada na maior plantação de hevea do Vietnã. A empresa é membro da associação internacional de fabricantes de produtos para dormir ISPA, os produtos têm certificados de segurança europeus ECO-Institut, LGA. Na Rússia, são certificados do Ministério da Saúde. A linha de produtos inclui diversos modelos de protetores de colchão de látex nos formatos padrão e redondo com espessura de 3, 5, 7,5, 10 mm.
  • Ascona. O líder entre os fabricantes russos de produtos para dormir. Há 29 anos no mercado. Para a fabricação dos produtos, são utilizados os mais modernos materiais, a linha é constantemente atualizada e reabastecida com novidades.Os clientes ficarão satisfeitos com uma grande variedade de produtos, entre os quais existem mais de 10 nomes de chapéus de coco: protetores e ortopédicos, com efeito memória, em diferentes tamanhos, espessuras de 2 a 7 cm. Existem modelos infantil e adulto para qualquer orçamento: do premium ao mais barato.

Empresas russas como Ormatek, Trelax, Promtex-Orient, Sontel Senator, Consul, DreamLine, Toris também se provaram bem. Produtos baratos de boa qualidade também são produzidos sob a popular marca IKEA. Entre as empresas estrangeiras que produzem chapéus de coco premium, destaca-se a italiana Magniflex.

Nuances de escolha

As capas de colchão podem ser usadas para uma ampla variedade de tarefas. No entanto, existem algumas orientações gerais para ajudá-lo a escolher o produto certo e desfrutar de excelente conforto e qualidade de sono.

  • O comprimento do colchão deve ser 10-15 cm maior do que sua altura. Afinal, se o colchão for muito pequeno, será desconfortável dormir mesmo na melhor superfície ortopédica.
  • O peso do usuário deve ser levado em consideração. Quanto maior for, mais espesso deve ser o colchão para fornecer suporte. Cada modelo de colchão tem seu próprio peso máximo permitido, especificado pelo fabricante, e isso deve ser levado em consideração. Se o colchão for duplo, o peso é determinado pelo parceiro mais pesado.
  • Caso necessite de um efeito ortopédico, recomenda-se a escolha de um protetor de colchão com espessura de 5 cm ou mais.
  • Você deve pensar em como a capa do colchão será armazenada e como cuidar dela. Existem modelos que podem ser lavados à máquina, enrolados (por exemplo, modelos finos de hollowfiber, holcon). E há aqueles que em nenhum caso devem ser lavados ou torcidos (produtos da casca do coco).

Com base nas tarefas, escolha um preenchimento: macio ou duro. Ao contrário do estereótipo popular, dormir em uma cama dura não é bom para todos. Na verdade, depende fortemente das características individuais e da estrutura do corpo, do estado de saúde, da idade.

Os especialistas dão as seguintes recomendações a esse respeito.

  • Crianças, adolescentes e adultos jovens com menos de 25 anos são incentivados a dormir em colchões duros ou semiduros.
  • Pessoas com mais de 50 anos devem escolher modelos moles ou médio-moles (dormir em um colchão muito duro pode causar problemas com os discos intervertebrais).
  • Para pessoas de meia-idade (25-50 anos) sem doenças graves do sistema músculo-esquelético, qualquer colchão é adequado, dependendo das preferências individuais. Produtos de dureza média ou de espuma de memória ortopédica são considerados ótimos. Uma mesa especial o ajudará a escolher o modelo mais correto dependendo da relação entre altura e peso.
  • Pessoas com sobrepeso preferem modelos rígidos.
  • Na presença de doenças do aparelho musculoesquelético, lesões, é imprescindível consultar um médico, pois os parâmetros do colchão neste caso são selecionados individualmente. Via de regra, em caso de problemas com os discos intervertebrais (hérnias, etc.), modelos ortopédicos moles são recomendados, em caso de má postura, osteocondrose - os duros.

Como a firmeza do colchão é um fator muito subjetivo, é aconselhável testar o colchão antes de comprar. Para fazer isso, as lojas oferecem a oportunidade de tocar nas amostras de demonstração e até mesmo mentir sobre elas.

Além disso, durante o "test drive", você deve verificar a qualidade e a confiabilidade dos fixadores. Os materiais de cobertura devem ser agradáveis ​​ao toque e de preferência naturais, não causando alergias e irritações na pele.

sem comentários

Moda

a beleza

casa