Acessórios de cozinha

Peneira para farinha: tipos, características de seleção e operação

Peneira para farinha: tipos, características de seleção e operação
Contente
  1. Descrição
  2. Para que serve uma peneira?
  3. Visualizações
  4. Como escolher?
  5. Dicas de uso

Cozinhar é uma das áreas mais complexas e desafiadoras da atividade humana. Existem vários processos que precisam ser executados e monitorados durante o preparo dos alimentos. Por exemplo, trabalhar com farinha é especialmente difícil. Antes de adicionar este ingrediente a qualquer prato, certifique-se de que está limpo e livre de quaisquer impurezas. Para isso, a farinha é peneirada em uma peneira.

Uma grande variedade de utensílios de cozinha pode ser encontrada no mercado hoje. As peneiras não são exceção. Os fabricantes e vendedores oferecem aos consumidores uma grande variedade de tipos deste eletrodoméstico. Que tipo de peneira escolher e como usá-la corretamente - leia nosso artigo. Aqui você aprenderá todos os meandros do uso deste item, bem como encontrará respostas para todas as suas perguntas.

Descrição

Uma peneira é uma peneira de farinha que pode ser encontrada em quase todas as cozinhas hoje. Apesar do fato de que este dispositivo é bastante popular hoje, ele apareceu pela primeira vez nos tempos antigos. Ao longo dos anos de existência, o crivo tem mudado repetidamente de aspecto, do ponto de vista funcional, permanecendo a mesma peça prática de decoração de cozinha.

Em geral, se descrevermos a aparência e o desenho geral de qualquer peneira, deve-se dizer que este objeto é uma espécie de corpo no qual uma rede é fixada. Entende-se que é através desta grelha que este ou aquele produto deve ser peneirado (na maioria dos casos, farinha).Como podemos ver, o design do dispositivo é bastante simples, mas, no entanto, é bastante eficaz e ajuda a resolver uma variedade de problemas culinários.

A peneira pode ser feita de diversos materiais: hoje, no mercado e nas lojas, você pode comprar eletrodomésticos em metal, plástico ou madeira. Além disso, a rede é geralmente feita de plástico ou malha de cabelo.

O mecanismo da peneira é bastante simples: o dispositivo no momento da operação direta deve estar em movimento contínuo. Esta regra garante uma peneiração uniforme e completa - a farinha não entra nos orifícios da peneira.

Para que serve uma peneira?

Uma peneira é um dispositivo universal sem o qual nenhuma dona de casa pode passar. Apesar de hoje no mercado se encontrar uma grande variedade de produtos orgânicos, alimentos semi-elaborados e prontos para consumo, ainda existem lacunas nesse sentido. Por exemplo, a farinha comprada em uma loja não pode ser usada imediatamente para cozinhar (assados, molhos). Este produto deve passar uma espécie de processo preparatório antes de se tornar ingrediente de qualquer prato - a farinha deve ser peneirada.

Em primeiro lugar, a semeadura da farinha é necessária para se livrar dos diversos tipos de impurezas mecânicas que podem estar contidas neste produto. Esse processo é relevante, independentemente do prato específico que você planeja cozinhar. Além disso, acredita-se que a farinha deve ser peneirada antes de ser adicionada à massa. Por meio desse procedimento, você melhorará significativamente a qualidade do produto final - seus produtos assados ​​ficarão mais macios e fofos.

Assim, apesar do fato de que por sua natureza a peneira é um dispositivo bastante primitivo, seu papel é insubstituível em relação ao cozimento. Este dispositivo é usado ativamente por donas de casa amadoras e chefs profissionais, funcionários de restaurantes de elite e outros locais de alimentação pública.

Visualizações

Atualmente, existe uma grande variedade de variações de peneira no mercado. Este electrodoméstico tem evoluído significativamente tanto no aspecto como no conforto da sua utilização.

Caneca de peneira

Assim, um dos mecanismos mais simples, mas ao mesmo tempo populares e difundidos, é uma peneira manual de cozinha mecânica com uma pega, que tem a forma de uma caneca. Esse dispositivo pode ser encontrado em quase todas as lojas de utensílios de cozinha e é muito barato. Apesar de o mecanismo da caneca com peneira ser bastante simples, é ao mesmo tempo bastante eficaz, lida bem com suas funções.

Freqüentemente, essa peneira manual é feita de metal. A caneca não tem fundo - em vez do fundo tradicional, existe a mesma peneira. Para maior comodidade e conforto durante o funcionamento, a caneca é dotada de uma alça especial, que, por sua vez, é composta por duas partes e possui uma mola embutida. Para realizar o processo de peneiração, é necessário colocar a farinha na caneca e pressionar a alça. Com esta prensagem, a peneira é automaticamente colocada em funcionamento: a farinha passa por pequenos orifícios e sai já peneirada em um recipiente que você preparou com antecedência. Por outro lado, todos os elementos e partículas não peneirados permanecem na superfície interna da peneira.

Essa peneira tem várias vantagens, graças às quais se tornou popular entre as donas de casa. Por isso, por exemplo, é bastante fácil de usar devido ao seu pequeno tamanho. Além disso, a compactação do dispositivo garante um local de trabalho limpo e arrumado. O desenho da peneira é bastante atraente e moderno. A desvantagem de uma peneira de caneca é que ela não é adequada para uso industrial. É conveniente usar somente se você precisar peneirar uma pequena quantidade de farinha.

A caneca com peneira é um dispositivo para uso doméstico.

Rodada tradicional

Uma opção mais tradicional é uma grande peneira redonda de madeira. Tal dispositivo foi usado não apenas por nossas mães e avós, mas também por nossos ancestrais mais distantes. Apesar disso, no entanto, esta opção para peneirar a farinha continua bastante popular e pode ser encontrada em muitas cozinhas.

Por sua estrutura, uma peneira de madeira nada mais é do que um aro de madeira, em um dos lados do qual é fixada uma malha com células. Para realizar o procedimento de peneiramento, a peneira deve ser movimentada de um lado para o outro, realizando uma espécie de movimento de sacudidela. Acredita-se que a peneira de madeira seja a versão mais ecológica desse dispositivo, que servirá por muitos anos e não prejudicará o produto peneirado.

A principal desvantagem dessa peneira é que Devido ao seu grande tamanho e diâmetro, é impossível garantir um local de trabalho limpo. A farinha pode voar em todas as direções.

Um análogo menos ecológico, mas mais moderno de um de madeira é uma peneira de plástico.

Metálico com alça

Outro modelo de peneira comum é uma peneira de metal com cabo. Exteriormente, este dispositivo pode se parecer com um balde. Porém, o fundo não é sólido, mas consiste em uma malha com células, que desempenha a função de peneirar. A construção desta peneira não é semelhante às descritas acima. A principal diferença é a superfície da peneira, que não é reta, mas possui uma depressão. Esse aprofundamento aumenta a eficiência e acelera o processo de triagem.

Assim, hoje no mercado pode encontrar um aparelho de cozinha para peneirar a farinha de acordo com os seus desejos e necessidades. Por exemplo, uma peneira é adequada para donas de casa que gostam de assar, e uma peneira de madeira é uma excelente opção para peneirar farinha em uma escala maior.

Como escolher?

De um modo geral, a escolha da peneira é uma questão puramente pessoal de todo especialista culinário. Existem alguns princípios simples que você deve ter em mente ao comprar este dispositivo.

  • O tamanho da célula pode ser importante. Como regra geral, acredita-se que quanto menor for este indicador, mais limpa e de melhor qualidade estará a farinha na saída.
  • A construção é outra característica importante. Apesar de um dos modelos mais populares ser uma caneca com peneira, o dispositivo deste dispositivo não é conveniente para todos. A este respeito, você precisa abordar a escolha individualmente.
  • O preço também desempenha um papel importante. Em geral, o custo desse dispositivo é bastante baixo. No entanto, os mais baratos são as opções tradicionais de peneira - madeira e plástico.
  • Ao escolher um eletrodoméstico, leve em consideração a escala e o volume em que você terá que peneirar a farinha.
  • Tente escolher opções que sejam adequadas não só para peneirar a farinha, mas também para processar outros produtos (como o cacau).

Portanto, com todas as dicas em mente, você não pode errar em sua escolha.

Dicas de uso

As regras para operar o dispositivo são bastante simples, no entanto, não se esqueça de cuidar bem deste utensílio de cozinha.

  • Após cada uso, ele deve ser lavado ou limpo - isso é especialmente verdadeiro se você processar não apenas farinha, mas também outros ingredientes neste dispositivo. Nesse sentido, a peneira de madeira deve ser manuseada com muito cuidado, pois tal material não gosta do excesso de umidade e é capaz de absorver odores.
  • Se no processo de lavagem usar detergentes ou soluções químicas, enxágue bem o dispositivo para que nenhuma micropartícula permaneça na superfície e dentro das células da malha. Caso contrário, durante o uso subsequente do dispositivo, o produto peneirado pode começar a interagir com os restos de produtos químicos de limpeza.
  • Recomenda-se guardar a peneira em local seco e limpo - desta forma você prolongará a vida útil deste dispositivo.
  • Se você estiver usando modelos de grande diâmetro (madeira, plástico ou metal), tente trabalhar com o máximo de cuidado possível. Se você ignorar esta regra, a farinha pode estar em todas as superfícies da sua cozinha e você terá que realizar uma limpeza adicional.

Do exposto, podemos concluir que uma peneira é um dispositivo que veio até nós desde os tempos antigos. Apesar de ao longo do tempo o design e a aparência terem sofrido alterações repetidas, as características funcionais deste utensílio de cozinha permaneceram as mesmas.

Portanto, se sua família tem uma peneira que sua avó ou bisavó usava, não se apresse em se livrar deste dispositivo - ele pode substituir opções mais novas e modernas.

No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral de uma caneca para peneirar farinha.

sem comentários

Moda

a beleza

casa