Layout da cozinha

Cozinha combinada com varanda: regras de combinação e opções de design

Cozinha combinada com varanda: regras de combinação e opções de design
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Características de redesenvolvimento
  3. Acabamento
  4. Seleção de estilo
  5. Belos exemplos

A maioria de nossos compatriotas não pode se orgulhar de uma filmagem impressionante de seu próprio apartamento. Este é um problema particular na cozinha - os designers, meio século atrás, nem podiam imaginar que haveria qualquer outra coisa aqui, exceto um fogão e uma mesa. Os proprietários modernos têm que sair de todas as maneiras possíveis, e uma delas é expandir o espaço da cozinha para uma varanda ou loggia, se forem diretamente adjacentes. Digamos imediatamente - não será muito barato, mas o efeito pode superar todas as expectativas.

Vantagens e desvantagens

O problema de uma cozinha compacta apertada, que não permite não só convidar amigos, mas até reunir-se à mesa de jantar com toda a família, é conhecido por boatos de todos os moradores de Khrushchev - não adianta falar nisso. Ao mesmo tempo, não há soluções que sejam puramente positivas - qualquer opção pode ter vantagens e desvantagens. Uma vez que o redesenvolvimento exigirá uma quantidade considerável de dinheiro e esforço, ambos devem ser considerados com mais cuidado. Uma cozinha combinada com uma varanda ou loggia resolve os seguintes problemas:

  • o aumento na área é óbvio - mesmo uma varanda apertada adiciona 2-3 metros quadrados, e uma loggia pode dar todos os 6 metros quadrados; isso é suficiente, por exemplo, para deslocar a área de trabalho para lá, o que significa que ela não ocupará espaço na parte "principal" da sala;
  • você pode se destacar com o design - pelo menos a cozinha não será mais uma caixa padrão apertada, onde tudo é previsível; já é original pelo fato da unificação como tal, e se você também o superou corretamente no design, obterá um objeto de orgulho familiar;
  • a continuação da cozinha no sentido da varanda aumenta inevitavelmente a iluminação da sala - haverá muito mais luz do que de uma simples janela; isso permite aumentar visualmente a área ainda mais, mas se já houver luz solar suficiente, o problema que surgiu terá que ser resolvido com cortinas ou persianas;
  • paradoxalmente, uma cozinha combinada é geralmente caracterizada por um melhor isolamento acústico e térmico; parece que o contato direto com a rua deveria, ao contrário, interferir nisso, mas acontece de outra forma - os proprietários, antecipando tal cenário, estão fazendo de tudo para isolar de forma confiável o espaço da cozinha do mundo exterior.

Uma vez que estamos geralmente considerando a opção de combinar duas premissas, isso significa que tal solução definitivamente tem menos desvantagens do que vantagens.

No entanto, também vale a pena considerá-los - de repente são as lacunas que se revelam decisivas na adoção do plano de ação.

  • A reparação desta escama requer aprovação obrigatória de várias autoridades, visto que surge a questão da necessidade de desmontagem parcial da parede exterior. Se você não pretende fazer mais do que apenas remover a divisória sob o peitoril da janela anterior, é improvável que você seja proibido de fazer isso, mas terá que mexer na burocracia doméstica. Correndo o risco de experimentar sem a permissão do governo, na melhor das hipóteses, você pode incorrer em uma multa e, na pior, na queda de um prédio de vários andares.
  • Embora seja possível separar da varanda ou loggia com uma porta, o circuito principal de isolamento corre precisamente ao longo da fronteira destes quartos com a cozinha. Tendo demolido todas as divisórias, será obrigado a isolar completamente o território anexo, e tendo em conta as peculiaridades do nosso clima, isso terá de ser feito de forma exaustiva, o que não será acessível a todos.

Características de redesenvolvimento

Se for decidido que a combinação deve ser, é necessário no conselho de família decidir como será exatamente a cozinha combinada com a varanda. O fato é que a coordenação com as autoridades regulatórias só é possível com um entendimento claro do que você está planejando fazer - você deve explicar em detalhes às autoridades quais mudanças pretende fazer, porque definitivamente não terá carta branca para qualquer alterar. Em geral, existem várias opções para expandir a cozinha com varanda ou loggia.

  • Unificação sem demolir o peitoril da janela. Esta é a opção mais delicada, pois a única coisa que precisa ser desmontada é o próprio bloco da janela com a porta. Em vez de um peitoril de janela, geralmente é instalado um tampo de mesa, que pode servir como uma área de jantar confortável.
  • Junta-se à varanda demolindo totalmente a parede. Como resultado, os proprietários receberão um espaço verdadeiramente amplo, mas isso não só é caro, mas também nem sempre é possível. Só é possível demolir uma parede de uma casa de painéis se ela não for um portador, mas pense por si mesmo como é grande essa probabilidade.
  • Remoção de uma área de trabalho completa para o antigo balcão. Esta já é uma opção para quem não pode ser proibido de viver bem - enquanto outros escolhem um avental de cozinha, pode em vez disso admirar as paisagens que se abrem das janelas panorâmicas. Se combinarmos as instalações desta forma, então as licenças terão de ser obtidas muito mais, e a retirada das comunicações necessárias terá um custo adicional.

Como regra, em uma cozinha conectada não é permitido levar o ralo para a varanda, a menos que você more no andar térreo.

A ordem correta de adesão, ou melhor, de obtenção documental, consiste em várias etapas. Primeiro você precisa construir um projeto inteligível de como exatamente você deseja anexar a varanda à parte principal da cozinha e submetê-lo ao BTI. Se a autoridade considerar que suas ações planejadas não causarão danos a ninguém, sua permissão deverá ser adicionalmente certificada pelo Ministério de Situações de Emergência, Serviços Sanitários e Epidemiológicos e pelo ZhEK, que, a propósito, também pode exigir que você tenha a documentação consentimento de seus vizinhos.Quando a pasta recolhida com os documentos estiver pronta, deverá ser submetida à aprovação da fiscalização da habitação, e só esta, tendo expedido a ata definitiva, permitirá oficialmente o início do trabalho.

Para quem leu o parágrafo anterior e percebeu que é melhor contornar toda essa burocracia, repetimos: isso significa, se não um desabamento do prédio, então uma multa grave. Você pode ser um construtor profissional e estar completamente certo de que sua reforma não ameaça ninguém - não é recomendado fazê-lo sem acordo prévio com as autoridades. Claro, você pode esperar que as autoridades regulatórias nunca cheguem ao seu apartamento, mas, pelo menos, quando você revender a astúcia, ela definitivamente vai sair.

Acabamento

O conserto que você iniciou será difícil, mas você não pode mais recuar no meio do caminho - tendo destruído a divisória, você deve concluir o projeto, caso contrário, você corre o risco de obter temperaturas congelantes na cozinha e em todo o apartamento no inverno. A escala da tarefa é tal que vale a pena começar na primavera - então, tudo pode ser feito a tempo até o outono. NSO primeiro passo é um novo envidraçamento em grande escala da varanda, devido ao que se decidiu expandir a cozinha. As janelas de vidros duplos devem ter apenas três câmaras, caso contrário não será possível obter o isolamento térmico e existe o risco de o vidro ficar simplesmente coberto de gelo. Da mesma forma, vale a pena prestar atenção às divisórias da loggia - costurar por fora com tapume, isolar bem com penoplex e penofol, certificar-se de selar todas as fissuras.

A cozinha, que passa para a varanda, pode facilmente ficar sem radiador de aquecimento. - se você decidir demolir toda a parede, lembre-se de que normalmente é impossível levar a bateria para o antigo território da extensão. Não existem tais restrições em relação ao piso radiante, portanto, a solução ideal para toda a divisão combinada com uma área de 10 m2. m será apenas um sistema desse tipo.

Ao contrário da crença popular, tal mecanismo não requer uma quantidade impressionante de eletricidade, mas resolve efetivamente o problema do aquecimento clássico em prédios de apartamentos, uma vez que aquece todo o cômodo uniformemente.

Os materiais de acabamento são os últimos a serem abordados e não se deve esquecer que a sua nova divisão combinada continua a ser uma cozinha, o que significa que os requisitos de acabamento continuam elevados. Não há tantas opções - é necessária maior resistência ao desgaste, a capacidade de suportar umidade e temperatura elevadas, não absorver sujeira e tratar os detergentes normalmente.

Para o chão, laminado, parquet, linóleo ou ladrilhos de cerâmica servem. Para as paredes, existem ainda menos soluções adequadas - os mesmos azulejos, gesso veneziano ou painéis de parede, porque o papel de parede é indesejável devido à probabilidade de incêndio. O layout de um novo espaço envolve uma armadilha na qual muitos não pensam - todo mundo quer ampliar a cozinha, mas se esquece que em um cômodo muito grande você costuma se sentir desconfortável. Várias ideias com mobília adicional ajudam a resolver o problema - geralmente é recomendado pendurar as paredes com um grande número de armários, instalar uma bancada na divisória antiga e, se você a demoliu radicalmente, coloque um balcão de bar no mesmo lugar .

Não é bem o acabamento, mas ainda assim uma solução interessante no interior é a criação de um chamado jardim de inverno - uma estufa, em sentido figurado. Para isso, basta preencher toda a antiga loggia ou sua parte predominante com espaços verdes. Para as nossas condições, esta é uma excelente solução, pelo menos em termos de manter um bom humor - por mais fortes que sejam as geadas fora da janela, em casa sentirá ainda um pouco de verão e calor. Aliás, está provado que o entorpecimento e o frio diminuem o apetite, e isso não é muito bom para a saúde, por isso a opção com um jardim de inverno merece consideração.Entre outras coisas, a estufa pode ser usada para um propósito extremamente prático - afinal, ninguém se preocupa em cultivar ali não apenas plantas ornamentais, mas as mesmas cebolas frescas, salsa ou endro.

Outra solução original são as chamadas janelas francesas.que ocupam todo o espaço do chão ao teto. São instalados no vão entre a cozinha e a varanda, pelo que os dois quartos ainda não se encontram totalmente ligados entre si, mas ao mesmo tempo visualmente tornam-se um todo, pois já não existem mais barreiras à passagem de luz.

Esta opção de acabamento costuma ser utilizada por aquelas pessoas cuja loggia era bastante espaçosa - pode-se organizar uma área de lazer ou mesmo um escritório nela, enquanto os cheiros característicos da cozinha não penetrarão nela.

Seleção de estilo

Ao combinar a cozinha e a varanda uma com a outra, já apresentou um pedido mínimo de originalidade do seu próprio apartamento, mas é preciso lembrar que um design único pode ser péssimo. Depois de gastar enormes somas de dinheiro em reformas e subseqüentes renovações, os proprietários geralmente querem ver algum tipo de design de interior especial que corresponda às melhores idéias sobre um determinado estilo popular. Em primeiro lugar, você precisa fazer algo com a abertura resultante. Se isso ainda for possível com uma loggia, então a varanda certamente não repete o tamanho da largura da cozinha, então fingir que “era” simplesmente não funcionará - você precisa descobrir como fazer uma transição perceptível. Na maioria das vezes, seu design deve se encaixar no interior geral da cozinha, e os predecessores até desenvolveram recomendações mínimas que não requerem imaginação. Assim, uma solução modernista requer encostas onduladas, um estilo estritamente moderno assume o arco retangular mais simples, mas o arco semicircular mais familiar vai bem com os bons e velhos clássicos.

Importante! Uma vez que a varanda provavelmente será usada como uma área funcional separada, o zoneamento (e ao mesmo tempo o desenho da abertura) também pode sugerir diferenças no nível do piso. Não há indicações preferíveis de onde o nível será mais alto, mas é preferível elevar o piso da varanda, formando um pequeno pódio, e ainda com iluminação.

Quanto ao design estilístico das instalações combinadas, os proprietários podem escolher entre os mesmos estilos que são usados ​​no design de cozinhas "simples" - isto é, quase todas. Outra coisa é que a sala resultante acaba sendo bastante grande e, a priori, sugere o zoneamento, portanto, nos últimos anos, um movimento cada vez mais popular aqui é a combinação de vários estilos de design ao mesmo tempo. Não é proibido experimentar, mas a experiência das gerações anteriores desenvolveu certas combinações estáveis ​​- por exemplo, oi-tech é “amigável” com o minimalismo, os clássicos ficam bem com a modernidade e retro e o Rococó será uma boa companhia para a Provença.

Se seguiu o conselho da parte anterior do artigo e ocupou o espaço da antiga varanda com espaços verdes, a decoração ao estilo provençal seria o acompanhamento ideal para eles.

Ao escolher um estilo de decoração, preste atenção a uma nuance tão importante como as especificidades da iluminação. As regras de design geralmente aceitas dizem que, para ampliar visualmente um cômodo apertado, que na maioria dos casos é uma cozinha típica de um prédio de apartamentos, devem ser usados ​​tons predominantemente claros. Eles são supostamente úteis para melhorar o humor e, portanto, para melhorar o apetite. Ao anexar uma varanda, a sua cozinha deixará de ser tão pequena e, ao melhorar a iluminação de forma natural, parecerá ainda mais espaçosa. Isso expande suas opções para o uso de tons mais escuros, mas pode limitar o uso de uma paleta de luz se a sala correr o risco de ser muito grande sem ela.

Belos exemplos

É errado discutir uma cozinha conectada a uma varanda sem exemplos ilustrativos - nem todas as pessoas tiveram a oportunidade de observar tal decisão de projeto com seus próprios olhos. Para ter uma boa ideia de como isso pode ser, vamos dar uma olhada em algumas fotos que ilustram os resultados da reforma.

  • Mesmo que originalmente tivesse uma grande varanda, isso não significa que não possa ser combinada com a cozinha. Como você pode ver na primeira foto, havia tanto espaço que a antiga varanda se tornou uma área de jantar completa para várias pessoas, ou, se você preferir, um café caseiro, enquanto o peitoril da janela foi transformado em outra mesa para o área de trabalho. Com essa cozinha-sala de estar, você nem precisa de uma sala de estar separada - os hóspedes, se houver, lá estão onde receber.
  • Um aumento significativo na iluminação da sala é demonstrado no segundo exemplo. Também mostra como isso ajuda a usar tons escuros no design. A suíte aqui é azul escura, mas não cria uma impressão deprimente - pelo contrário, sem ela a cozinha pareceria ilimitada e desconfortável. O peitoril da janela é usado de uma forma completamente diferente - nenhuma mesa, exceto o tampo da mesa em seu lugar, é vista na moldura.
  • Como estamos falando de uma abordagem não padronizada para o planejamento, você pode, ao mesmo tempo, transferi-la para o projeto. Os donos do apartamento do terceiro exemplo decidiram decorar o quarto em um estilo clássico, e ficou muito antiquado - tanto que dá vontade de ficar boquiaberto de admiração.

Apesar da sensação única de aconchego preservada, que hoje não existe nas cozinhas, a divisão não perdeu em nada a sua funcionalidade.

Para obter informações sobre como combinar e isolar uma varanda com uma cozinha, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa