Layout da cozinha

Estúdio-cozinha: opções de layout e design

Estúdio-cozinha: opções de layout e design
Contente
  1. Prós e contras de combinar
  2. Sutilezas de planejamento
  3. Zoneamento do espaço
  4. Soluções de estilo
  5. Seleção de móveis
  6. Exemplos de sucesso

O layout do estúdio do apartamento tem muitos aspectos atraentes. No entanto, para que o interior pareça holístico e não prejudique a funcionalidade da sala, é necessário pensar sobre a disposição de cada área funcional separada. Neste artigo, veremos maneiras de organizar uma cozinha, destacando as nuances de seu layout e design.

Prós e contras de combinar

O layout do estúdio nada mais é do que um único cômodo com paredes de suporte em todo o perímetro e ausência de paredes internas, com exceção de um banheiro. A ideia de um espaço aberto, neste caso, envolve conectar a cozinha a uma loggia, sala de estar, sala de jantar ou corredor. Na verdade, trata-se da optimização da área útil de forma a eliminar a sensação de desconforto típica dos apartamentos standard, muitos dos quais no nosso país. Essa associação tem muitas vantagens.

  • Graças a ele, a sala fica mais espaçosa, o que significa que fica mais confortável e funcional.
  • A combinação permite que você use o espaço de forma mais racional por meio do zoneamento.
  • Ao remover as paredes internas, o espaço fica mais claro, o que cria o efeito visual de amplidão.
  • A cozinha fica mais hospitaleira, mais pessoas podem ser acomodadas nela.
  • A ausência de paredes internas permite uma melhor disposição dos elementos do móvel, aumentando o espaço para uma passagem desimpedida.
  • Durante o processo de cozimento, você não pode perder de vista o que está acontecendo na sala, o que é especialmente importante para famílias com crianças pequenas.
  • Mais possibilidades se abrem para o design e a escolha de um estilo específico, através do qual você pode criar um interior especial dentro da casa.
  • A abertura das instalações tem um efeito benéfico na psique da família, o que dá conforto ao estúdio e melhora a comunicação entre as famílias.
  • É possível adquirir móveis extraordinários que corresponderão a um layout não padronizado. Pode ser um bar, uma mesa de ilha de dois níveis, móveis com balcão.
  • A organização de eventos festivos, que geralmente são realizados em casa, é simplificada. O design de um quarto fora do padrão parece único.
  • Você pode vencer cada protuberância construtiva da sala e, em particular, usar tipos de alinhamento não padronizados. Por exemplo, no local onde é combinado com uma loggia, você pode organizar uma mesa de bar.

Junto com as vantagens, essa combinação tem desvantagens.

  • Nem todas as ideias do cliente podem ser reguladas devido à inadmissibilidade da demolição total das paredes. Nesses casos, você terá que fazer a sobreposição parcial permitida por lei.
  • Em tal sala, você precisa colocar um capuz poderoso, que irá livrar o espaço de odores de cozinha.
  • Dependendo da configuração da residência e de sua combinação com um cômodo específico, pode privar alguém da família de seu canto isolado.
  • A questão da organização deverá ser tratada com especial cuidado, tendo-se pensado nas localizações das diferentes áreas funcionais.
  • Terá de comprar dispositivos inteligentes por meio dos quais será possível tirar de vista as pequenas coisas típicas das cozinhas para se livrar do efeito de desordem.
  • Terá de limpar a cozinha com mais frequência do que o habitual e lavar a louça imediatamente, sem qualquer relaxamento.
  • Os elementos do móvel deverão ser adquiridos em um único esquema de cores, levando em consideração a forma, a textura e o estilo.
  • Em alguns casos, você terá que levar as comunicações para o local desejado do fone de ouvido. Por exemplo, se você deseja transferir o fone de ouvido para o local da loggia.
  • Quando combinado com uma loggia, o espaço adicionado deverá ser isolado, e não por meio de radiadores, mas um piso com forro de isolamento.
  • Combinar quartos não é apenas caro, mas também complica significativamente o reparo. Isso é poeira de construção, barulho, hora de preparar o local.

Sutilezas de planejamento

Para que uma cozinha de estúdio pareça elegante e ao mesmo tempo funcionalmente conveniente, a questão de seu layout deve ser abordada minuciosamente. Projetar permite entender a melhor forma de combinar ambientes, selecionar e organizar móveis, decorar o espaço do teto, vencer a falta de iluminação, escolher um esquema de cores, usar racionalmente cada centímetro da área útil disponível. Depende muito de sua geometria, por exemplo, uma sala para um estúdio de cozinha pode ser:

  • estreito e alongado;
  • quase quadrado;
  • retangular;
  • com parapeito da janela de sacada;
  • complicada por saliências e nichos.

Muito depende de como exatamente a conexão dos quartos será realizada. Em particular, isso pode afetar a disposição dos móveis, a escolha das soluções de cores devido ao nível de iluminação. Se a parede foi parcialmente demolida, a partição pode se tornar um elemento de zoneamento. Além disso, o design do espaço do teto dependerá da conexão específica dos dois quartos.

O mobiliário da zona da cozinha deverá ser organizado em função da largura, do comprimento da divisão, da localização da janela e das comunicações.

Por exemplo, se a sala for estreita, os móveis deverão ser colocados em uma única linha, de modo a não dividir o espaço em seções separadas na forma de dobras em um labirinto estreito. Neste caso, deve-se adquirir um conjunto linear, mobiliário ergonômico com possibilidade de transformação.

Se, juntas, as salas combinadas formam uma sala retangular padrão, o layout pode ser não apenas linear. Aqui você pode colocar uma cozinha de canto, tanto com uma península quanto com uma ilha, ou com uma linha de móveis de armários de chão em frente à área de trabalho principal.Quando o cômodo tende a ser quadrado, você pode equipá-lo com uma cozinha em formato de U.

Ao planejar, você terá que levar em consideração a presença de saliências estruturais: às vezes são eles que não permitem instalar os móveis no local desejado. Além disso, em outros casos, você terá que pensar no local para transferir os radiadores, bater nichos para estantes funcionais.

Disfarce os vazios com porta-garrafas ou os chamados gabinetes de coluna com sistemas de armazenamento verticais, onde até panelas podem ser removidas.

Em outros casos, a cozinha será equipada com móveis para o teto, em outros, você terá que construir no local das janelas. Por exemplo, se for decidido instalar o fone de ouvido próximo à janela onde ficava a loggia, os armários de parede deverão ser substituídos por outros módulos de móveis de cozinha. Talvez haja um pouco de espaço para prateleiras improvisadas ou prateleiras fechadas. Em alguns casos, será possível criar um balcão-bar com prateleiras suspensas no teto.

O projeto do futuro interior é elaborado na fase de inspeção visual. Só depois de recolhidos os documentos, é feita a homologação e demolidas as paredes. Noutros casos, prevêem a criação de um pódio, um piso de dois níveis, nichos ocultos, saliências decorativas, colunas.

Com a aprovação da demolição da divisória da loggia, portas de vidro devem ser criadas. A disposição é planejada de forma a criar um ambiente confortável e aconchegante no ambiente.

Zoneamento do espaço

O zoneamento, na verdade, nada mais é do que dividir um cômodo em um estúdio ou apartamento em áreas funcionais habitadas separadas com um estilo e esquema de cores holísticos. Dependendo da filmagem de um cômodo específico, serão as zonas: trabalho, sala de jantar, quarto de hóspedes, recreação, sala de jogos. A localização exata deles depende da recepção do zoneamento. O zoneamento é necessário para introduzir uma organização discreta no interior da sala.

É possível delinear condicionalmente o espaço da cozinha-estúdio por meio de:

  • dispositivos de iluminação principal e auxiliar;
  • Arranjo de itens de mobiliário;
  • revestimento de paredes e pisos;
  • divisórias condicionais feitas de móveis, têxteis;
  • o uso de decoração de teto;
  • a criação de um pódio ou degraus para diferentes áreas funcionais.

As opções de disposição dos móveis podem ser diferentes. Por exemplo, se a divisão for ampla, a cozinha pode ser disposta em um dos cantos. Ao mesmo tempo, este canto funcional pode ser isolado com uma mesa de trabalho de dois níveis com pia e um balcão de bar com iluminação própria.

O grupo de jantar pode ser colocado em frente ao móvel ou mesmo no centro da divisão (desde que seja bastante espaçoso).

Normalmente, o fone de ouvido é instalado onde as comunicações passam. Isso permite que você reduza o custo de reparo e instalação de equipamentos. Se houver espaço em frente ao fone de ouvido (cerca de um metro), a ilha é instalada na forma de uma grande mesa com pia. Se desejar, você pode equipar a cozinha com um balcão de bar e adicionar uma prateleira suspensa, bem como sua própria iluminação. A barra semicircular será uma excelente área de trabalho na cozinha de layout de estúdio.

O grupo de jantar inclui mesa e cadeiras. Esta área está equipada não muito longe da área de trabalho, se desejado, é equipada com iluminação de teto. É possível separar a zona de refeições, situada na zona da janela saliente ou no local da antiga loggia, através do piso um nível superior, bem como pela cor contrastante do revestimento do piso. Além disso, é possível designar a área de jantar por meio de tecidos, decorando a mesa com uma toalha de mesa e cadeiras - com capas de tecidos e cores idênticos.

O espaço para convidados é separado de maneiras diferentes. Por exemplo, em um pequeno estúdio, você pode simplesmente colocar o sofá contra o bar. Isso por si só já indicará os limites de cada zona.

Se a divisão tiver uma divisória pequena, é ela quem pode tornar-se um “separador” ou limite de duas áreas funcionais.A janela saliente pode ser realçada com um pódio baixo ou com cortinas de véu.

Soluções de estilo

O estilo do estúdio depende não só do tamanho da sala aberta, mas também da preferência do cliente. Normalmente é o mesmo em todo o apartamento ou casa, uma vez que diferentes estilos de interiores em uma residência em um nível subconsciente podem causar desconforto para os membros da família. A planta aberta permite incorporar diferentes tendências de interior dentro das instalações, que vão desde os clássicos às tendências ultramodernas. O principal é que o estilo seja consistente em todos os lugares.

Uma das melhores soluções será criar um design moderno no estúdio de cozinha. Pode ser moderno, de alta tecnologia, art déco, estilo escandinavo, brutalismo e até mesmo um lounge. Os recursos da estilística são a utilização de materiais modernos e tecnologia que simplifica a vida e o dia a dia dos membros da família. Os móveis devem ter um certo brilho: por exemplo, são as fachadas brilhantes dos fones de ouvido, a presença de um avental reflexivo, o uso de filme stretch e drywall no desenho do teto. O brilho pode ser encontrado nos materiais das bancadas, no corpo dos aparelhos embutidos.

Retro e vintage, country e provence gravitam em torno de suas prioridades. Em cada um desses estilos, é necessário recriar uma certa atmosfera. Por exemplo, um estúdio de cozinha provençal parece aconchegante em casa, como se você tivesse mergulhado na era do século passado. Não deve haver TV ou equipamento à vista.

Os tecidos são selecionados com estampa floral ou em gaiola, listras, o interior é mantido em tons claros, de preferência em tons frios. O país é solidário com a Provença, embora os tons neste estilo sejam mais quentes.

Retro apresenta toques heterogêneose, portanto, no interior de tal estúdio deve haver acentos na forma de pôsteres ou papel de parede fotográfico. Desta forma, você pode designar um grupo de jantar ou uma área de lazer.

Se você deseja criar um interior em um estúdio de cozinha em qualquer uma das soluções clássicas, vale destacar a maciez e naturalidade dos móveis, a presença de talha, estuque e douramento. As opções de design podem variar, mas a regra principal será criar a atmosfera de uma residência de palácio na cozinha.

São móveis caros para cada zona, mantidos em uma forma uniforme e desenho semelhante. A prioridade é dada às cores claras que melhoram visualmente o estado do interior.

Se falamos sobre o estilo de um loftquerida hoje, é importante escolher móveis caros e criar no espaço a sensação de estar em um complexo industrial pouco habitado. São paredes de tijolo ou concreto, necessariamente tetos com comunicações expostas, lâmpadas de aspecto criativo (até postes de rua). No contexto de tudo isso, os móveis de todos os cantos deveriam ter uma aparência de status. Não deve haver cortinas nas janelas, as próprias janelas devem ser grandes ou panorâmicas.

A abordagem do design para decorar o interior do estúdio-cozinha implica a harmonia do mobiliário com um esquema de cores. A prioridade é uma combinação de tons claros com contrastes brilhantes: leite com chocolate, branco com preto, cinza claro com pistache, branco com mostarda ou azul. Cozinha em preto e branco pode adquirir qualquer cor devido aos acessórios de interior. Por exemplo, a mesma vegetação pode mudar instantaneamente a atmosfera emocional do estilo.

Os móveis da cozinha podem ser monocromáticos ou bicolores. Se você mantiver todo o interior em três ou quatro tons, terá um esquema de cores perfeitamente equilibrado. Opcionalmente, pode escolher um conjunto com tampo claro e fundo escuro, fachadas em cores diferentes, através dos quais pode criar um realce espetacular no interior do espaço da cozinha. É melhor organizar móveis estofados no espaço de hóspedes: um sofá, um par de poltronas e uma mesa de centro.

Seleção de móveis

A escolha da mobília da cozinha-sala depende de vários fatores. Os principais são: a localização das janelas, o nível de luz natural na sala, a largura e a altura das paredes, a presença de saliências ou nichos nelas.Além disso, você deverá levar em consideração as filmagens da cozinha do estúdio e o local para móveis específicos, até os parâmetros de colocação de cada módulo.

Se o cômodo for pequeno e for necessário encaixar 3 zonas funcionais, será necessário selecionar móveis compactos. Ao mesmo tempo, é importante equipar todas as 3 zonas com móveis de tamanho aproximadamente igual. Se em alguma das zonas for maciço, e em outras for dobrável e em miniatura, isso levará a um desequilíbrio visual no interior. Importante: quanto mais espaçosa for a sala, maiores serão os móveis.

A escolha do mobiliário deve ser baseada na integridade e harmonia. É impossível combinar elementos de arranjo de diferentes formas no interior. Se o fone de ouvido tiver linhas curvas e fluidas, elas devem ser visíveis no formato do espaço do convidado e do grupo de jantar. Não tente combinar um sofá entalhado e dourado com móveis mínimos.

Ao escolher o conjunto de cozinha, o conjunto de jantar e os móveis da sala, leve em consideração as nuances do estilo do ambiente. Isso é necessário para selecionar o tipo de textura, material dos módulos, bancadas. Cada direção estilística tem suas próprias regras. Sem conhecê-los, o comprador não conseguirá criar o ambiente certo no estúdio.

É necessário equipar a cozinha não só de forma bonita, mas também prática. Os móveis devem ser selecionados de modo que sejam confiáveis, resistentes e duráveis. Independentemente do formato que o comprador goste, as cadeiras devem ser confortáveis ​​para sentar. Se durante a "montagem" o cliente escorregar da cadeira, não vale a pena levar esses móveis.

A altura do móvel deve ser a mesma para todo o conjunto, a altura da mesa de jantar deve ser conveniente para a localização. As mesas de trabalho devem ser largas o suficiente para cozinhar. Os modelos de madeira têm prioridade, e análogos de seus derivados são usados ​​no design moderno.

Para algumas áreas, é necessário selecionar móveis com fachadas de vidro, bancadas em pedra natural ou artificial.

Exemplos de sucesso

Chamamos a sua atenção 10 exemplos de arranjos bem-sucedidos de um estúdio de cozinha. Essas ideias mostram claramente as possibilidades de design em uma sala com layout de estúdio:

  • um exemplo de um zoneamento pronunciado do espaço;
  • a utilização de uma partição como elemento de separação funcional de zonas;
  • um projeto original para a localização do grupo de jantar no centro da cozinha;
  • decoração de quarto com cozinha de canto com ilha e bancos de bar;
  • dividir o espaço de uma pequena sala por meio de uma mesa península;
  • o interior da cozinha do estúdio com divisória, projetada em cores claras;
  • interior elegante com a criação de uma certa atmosfera;
  • criação de open space em design moderno;
  • isolamento da área de jantar com iluminação criativa;
  • um exemplo de como organizar uma área de jantar em um espaço aberto com uma pequena divisória.

Para os princípios de projeto de um estúdio de cozinha, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa