Cozinha-sala

Opções de design de interiores para cozinha-sala

Opções de design de interiores para cozinha-sala
Contente
  1. Prós e contras de combinar salas
  2. Sutilezas de planejamento
  3. Zoneamento do espaço
  4. Espectro de cores
  5. Soluções de estilo
  6. Seleção de móveis e eletrodomésticos
  7. Exemplos de sucesso

Do ponto de vista dos arquitetos soviéticos de edifícios de vários andares, a cozinha e a sala de estar são certamente locais diferentes e necessariamente separados. No entanto, muitos designers modernos (bem como proprietários de apartamentos) não pensam assim - não é à toa que os estúdios são muito populares, onde não há divisórias entre esses dois quartos, ou pelo menos não representa um muro.

Se você tem à sua disposição um apartamento clássico sem essas delícias da moda, isso não significa que nada possa ser mudado - com o desejo adequado de sucesso, o redesenvolvimento é bastante real, mas vale a pena considerar todos os aspectos de tal decisão com antecedência, para que o resultado não seja malsucedido.

Prós e contras de combinar salas

Até agora, tanto estúdios completos quanto apartamentos com cozinhas e salas separadas estão sendo construídos em nosso país, o que significa que ambas as opções de layout apresentam vantagens e desvantagens. Com a intenção de fazer grandes mudanças no conceito de sua própria casa e gastar um dinheiro decente com isso, você simplesmente tem que avaliar sobriamente todos os riscos e entender por que você precisa disso.

Os defensores dos apartamentos tipo estúdio consideram a decisão de demolir a divisória muito razoável. E existem certos argumentos para isso.

  • Conveniência. Muitos apartamentos, especialmente os antigos, não diferem na abundância de espaço livre, e se mais de uma pessoa ainda morar em um apartamento de um cômodo, há uma catastrófica falta de espaço.Levando em consideração a mobília e a abundância moderna de tecnologia útil em uma sala como essa, é simplesmente impossível ir de uma ponta a outra sem tocar em nada. Em tal situação, as cozinhas, combinadas com o hall, resolvem significativamente o problema, pois o espaço liberado com a demolição da parede pode ser preenchido com algo útil.
  • Controlo total. Esse argumento geralmente é defendido por pais que estão preocupados com seus filhos excessivamente desobedientes. Em um apartamento tipo estúdio, é bastante problemático se aposentar ou se esconder, portanto, mamãe e papai saberão imediatamente se o bebê está fazendo algo potencialmente perigoso ou ruim.
  • Facilidade de comunicação. Às vezes, você quer fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas suas próprias paredes interferem nisso. Digamos que alguns convidados tenham chegado até você e você queira tratá-los com algo saboroso. Você mesmo está na cozinha para necessidades culinárias, mas não pode colocá-los aqui - há muito pouco espaço. Você não pode sair da cozinha de jeito nenhum, e ir e vir também é arriscado - você não segue o preparo da comida e não participa realmente da conversa.
  • Possibilidade de organização de festa. A capacidade real de um apartamento para receber hóspedes não reside no número de quartos ou lugares de dormir, mas sim em quantas pessoas podem ficar ao mesmo tempo no seu maior quarto. Isso é compreensível - qualquer evento que requeira a cobrança de uma empresa não implica a divisão em grupos separados que não têm uma oportunidade conveniente de se comunicarem. A cozinha e a sala, juntas, receberão cinco, sete e às vezes até mais pessoas.
  • Iluminação natural. Na maioria dos casos, a luz do sol em um apartamento é considerada uma vantagem definitiva - ela melhora o humor e aumenta a temperatura, além de contribuir para a produção de vitamina D no corpo. No verão, é claro, pode contribuir para o entupimento, mas, em geral, o clima do nosso país é tal que, para a maioria das regiões, a iluminação natural das habitações é mais um sinal de positivo do que negativo. Quando uma das paredes centrais é removida de dentro do seu apartamento, não há obstáculos para a penetração dos raios, o que significa que a casa ficará leve e confortável.
  • Possibilidade de destacar a zona de refeições. Você não encontrará uma área de jantar completa na maioria dos arranha-céus antigos - a praça da habitação é tal que simplesmente não há lugar para colocá-la. Como resultado, a mesma mesa costuma ser usada para comer e, se necessário, para prepará-la, o que nem sempre é conveniente para as famílias. A combinação de dois quartos aumenta a quantidade de espaço livre, e é na área da antiga parede entre eles que uma mesa pode ser colocada, que está localizada o mais convenientemente possível para dispensar alimentos da cozinha, mas ainda bastante distante. a área de trabalho.
  • Fácil acesso ao entretenimento. A comida do dia-a-dia fica entediada mais cedo ou mais tarde, e o cozinheiro doméstico quer se manter ocupado com outra coisa além de exercícios culinários. Para tal, seria bom ver televisão ou ouvir música, mas todo o equipamento relevante encontra-se normalmente na sala de estar - onde na maioria das vezes os convidados são recebidos e relaxados. Apesar do desenvolvimento de tecnologias modernas, o smartphone ainda não é capaz de resolver totalmente mesmo esses problemas - sua tela é muito pequena e os alto-falantes são bastante fracos.

Se está cansado de ter que escolher entre o seu programa de TV preferido e a cozinha do dia, e não se prevê a oportunidade de comprar mais equipamentos por falta de dinheiro ou espaço na cozinha, basta retirar a parede e utilizar os gadgets que estão em a sala de estar.

Se você acabou de perceber que a parede entre a cozinha e a sala sempre foi supérflua em seu apartamento, não tire conclusões precipitadas. Existem menos desvantagens do redesenvolvimento, mas são.

  • Cheiros e ruídos em todo o apartamento. A cozinha é uma divisão específica. Não é à toa que geralmente é cercado de outras salas - enquanto houver alguém lá, o toque de pratos, respingos de água e cheiros específicos podem interferir com os outros.Enquanto você morar sozinho, e não houver outras pessoas em seu apartamento, isso pode ser a norma, mas se forem pelo menos dois de vocês, você terá que combinar de alguma forma os horários, porque não é muito conveniente fazer exercícios culinários na sala onde alguém está dormindo ou tentando se concentrar.
  • Dificuldades burocráticas. É bom se você começar uma reforma em sua própria casa, que você mesmo construiu e planejou para, potencialmente, replanejá-la no futuro. Mas, mesmo nesse caso, as autoridades regulatórias podem exigir que você obtenha permissão documental de um especialista para demolir uma parede específica. Em um prédio de apartamentos, tal procedimento será obrigatório, porque uma divisória que interfira com você pode facilmente tornar-se resistente, e sua demolição pode derrubar todo o edifício.

Além disso, quase todas as operações com comunicações requerem autorizações especiais; portanto, a transferência de uma pia ou fogão pode exigir esforços de sua parte por parte das autoridades regulatórias e ainda não é um fato que a permissão será obtida.

  • A necessitar de acabamentos especiais para a sala. A cozinha é conhecida como um dos locais mais extremos do apartamento - sempre há sujeira, gordura, água e vapor, produtos químicos de limpeza complexos e mudanças de temperatura, os mesmos cheiros alimentares. Tudo isso o obriga a escolher materiais de acabamento de uma gama limitada dos mais confiáveis. Ao combinar a cozinha com a sala de estar, você cria automaticamente condições gerais para eles, que exigirão acabamentos sustentáveis ​​também para a antiga sala de estar. Isso não apenas o limita no vôo da imaginação do design, mas também confronta o fato de que cada renovação da sala agora pode custar mais do que antes.
  • A necessidade de monitorar diligentemente a limpeza. Já não pode haver a questão de deixar pratos sujos ou migalhas na mesa da cozinha, na pia - eles vão inevitavelmente estragar a imagem da sala de estar.

Sutilezas de planejamento

Demolir uma partição principal para criar uma única cozinha-sala não é uma tarefa fácil para ignorar a criação preliminar do projeto. O custo de todo o trabalho é bastante alto, então você não terá um número infinito de tentativas para alcançar um resultado aceitável.

Se o seu apartamento como um todo é pequeno e só é possível acomodá-lo com considerável dificuldade, você não deve esperar que uma simples demolição da divisória de uma só vez resolverá todos os problemas. Nesse caso, vale a pena focar na criação de um espaço tipo hotel, onde tanto a cozinha quanto a sala têm todos os móveis e eletrodomésticos necessários ao dia a dia, mas todo o “excedente” que não se aproveita dia após dia deve ser eliminado do projeto. Só então a diferença será perceptível.

Adicionar vários novos elementos de mobiliário é permitido apenas em apartamentos grandes; em apartamentos apertados, você corre o risco de ficar ainda mais apertado do que antes.

lembre-se disso o melhor divisor para áreas onde o espaço é limitado é uma mesa ou bar. Os habitantes e hóspedes do apartamento poderão sentar-se junto à cozinha e ao lado da sala de estar, pelo que o problema de uma zona de refeições separada será completamente resolvido, e nunca haverá haver muitas pessoas na cozinha. Uma área de jantar separada em uma versão completa é normalmente alocada apenas se a sala resultante parecer muito grande e desconfortável sem ela.

Zoneamento do espaço

A unificação do hall e da cozinha num único espaço implica a remoção da parede, mas não significa a fusão total das duas divisões. Combine, um descanso confortável após o trabalho ou uma noite de sono não combinam com uma pia e um fogão a gás - você quer cozinhar diretamente na cozinha, e relaxar e receber os hóspedes na sala de estar.

Por este motivo, a cozinha, que passa para a sala, costuma ser dividida pela decoração em zonas funcionais. Destes, três são mais frequentemente distinguidos: a própria área da cozinha para cozinhar, a área de estar para relaxamento e recepção de visitantes e a sala de jantar - alguma seção intermediária onde é costume jantar.

Se, mesmo depois de remover a divisória, a cozinha ligada à sala não ficou suficientemente espaçosa, teoricamente você pode sacrificar a área de jantar... Isso é feito de diferentes maneiras: quem mora sozinho e não está acostumado a comer em casa pode recusar totalmente, outro proprietário substituirá uma área de jantar completa por um balcão de bar modesto em seu espaço, o terceiro organiza uma refeição área como parte da sala, sem destaque em uma área separada.

Independentemente de haver duas ou três zonas em sua sala combinada, você precisa mostrar claramente onde uma sala termina e a outra começa. Para isso, geralmente são usados ​​vários métodos ao mesmo tempo.

  • Móveis divisórios. A mesma mesa ou balcão separa perfeitamente um do outro, ao mesmo tempo que resolve o problema de organização da zona de refeições. Além disso, um sofá ou poltronas podem ser colocados contra uma parede anterior imaginária, assim como um guarda-roupa - isso aumenta o conforto na sala e reduz a visão da cozinha para quem está sentado, mas se desejar, você pode comunicar “através da parede”. Para opções interessantes de divisórias, considere um aquário ou espaços verdes altos em vasos.
  • Paredes falsas, racks, arcos. Adequado como uma divisória, por exemplo, um rack do chão ao teto - pode haver livros, utensílios, o mesmo aquário, enquanto algumas das prateleiras podem ser deixadas vazias propositalmente. Uma divisória perfurada com um padrão intrincado esconde simultaneamente os detalhes da cozinha dos que estão na sala de estar, mas não completamente, sem interferir com o contato. Alguém imita um arco com a ajuda de paredes falsas, mas aqui é preciso ter cuidado - esta solução não é para todos os estilos, mas apenas para variedades dos clássicos.
  • A diferença está no piso. Na cozinha, o principal requisito para o pavimento é a máxima praticidade, o que permite tornar as reparações tão raras quanto possível em condições de funcionamento adversas. Na sala, as condições são mais suaves, por isso pode-se focar no apelo estético do acabamento. Embora a parede entre as duas salas não esteja mais lá, a regra de escolha do acabamento do piso ainda funciona se você traçar a linha entre as zonas distantes do centro da área de trabalho. Além disso, às vezes o piso da cozinha também é elevado em relação à sala de estar, porque é mais fácil conectar as comunicações desta forma.
  • A diferença está na decoração do teto. Este ponto é geralmente semelhante ao anterior, com a única diferença que o material aqui é mais frequentemente o mesmo, e a principal diferença está no nível. Para um espaço combinado, estruturas suspensas ou de tensão de vários níveis são freqüentemente usadas, destacando adicionalmente a fronteira de duas zonas. A iluminação também pode ser um elemento adicional de diferenciação - na cozinha, especialmente na área de trabalho, deve ser clara o suficiente para realizar tarefas culinárias, mas na sala de estar, você pode se concentrar na suavidade da luz e no relaxamento geral de a atmosfera.
  • Portas largas. Não tome as portas como um produto de tamanho puramente padrão - na versão deslizante, elas podem ser largas a ponto de substituir uma parede completa, mas ao mesmo tempo não ocupam espaço extra quando abertas. Com essa mudança de design, você pode decidir quando mesclar e quando dividir. Se a folha da porta for totalmente em vidro transparente, o seu apartamento será único.
  • Cortinas Em vez de uma divisória densa e sólida em forma de folha de porta, pode-se dar preferência a tecidos mais leves, que também podem unir ou dividir o espaço a pedido do proprietário. Só você mesmo escolhe qual será o material - a cortina mais densa, o tule transparente e leve ou algo intermediário.
  • A diferença está na decoração das paredes. Um exemplo de como a decoração de parede pode ser combinada em diferentes cores e texturas é o avental de cozinha clássico - ele sempre se destaca do resto das paredes, é mais prático e durável, mas ainda assim se encaixa na imagem geral do interior. Acontece o mesmo com o zoneamento de um único espaço - a zona da cozinha é acabada com materiais mais resistentes, enquanto na sala pode-se valorizar a estética e a beleza. As diferenças podem ser ainda mais enfatizadas com a cor ou textura do revestimento.

Espectro de cores

A requalificação de um apartamento com a demolição da parede costuma significar que o proprietário fica acanhado nas condições das actuais dimensões dos quartos. Se o apartamento for muito pequeno, mesmo combinando os cômodos por si só não vai dar o resultado ideal, e você terá que realçar ainda mais o efeito devido à correta seleção de cores.

Na maioria dos casos, em tal situação, as cores claras são escolhidas, uma vez que tendem a expandir visualmente o ambiente. Graças a eles, você não se sentirá mais confinado em sua própria casa - em um dia de sol forte, eles irão adicionar alguns metros quadrados extras ao cômodo combinado, especialmente se você e os móveis escolherem as mesmas cores.

Em alguns casos, o oposto também é assumido - o proprietário geralmente gosta do conceito do estúdio como um espaço sem divisórias desnecessárias, mas o "ginásio" resultante parece muito desconfortável para morar devido ao seu tamanho muito grande. Esse defeito visual desaparece com a ajuda do movimento oposto, quando a decoração é feita em cores escuras.

Ao mesmo tempo, vale a pena atentar para a recomendação dos psicólogos que não aconselham se deixar levar por tons muito escuros na hora de decorar a cozinha - isso tem um efeito deprimente no corpo e, portanto, você vai sofrer inconscientemente de uma falta de apetite.

Quase certamente, a cozinha e as áreas de estar serão feitas pelo menos em tons diferentes - isso é exigido pelo mesmo zoneamento da sala. Nesse caso, é lógico deixar a cozinha um pouco mais iluminada e iluminada, pois isso amplia o ambiente tradicionalmente apertado e aumenta a sua atividade, facilitando a digestão dos alimentos.

A sala, por outro lado, implica relaxamento, e se você não for um ativista ávido, pode ser em tons pastéis ou decorada com cores suaves. Essa combinação de cores permitirá que você alterne de uma atividade para outra em tempo hábil.

Ao considerar as opções de combinação, observe que os grupos de tons quentes e frios geralmente são combinados apenas entre si, sem cruzar os grupos. A maioria dos designers geralmente recomenda evitar contraste excessivo em cores brilhantes. No entanto, nem sempre vale a pena focar nos conselhos de outras pessoas se você conhece bem os seus gostos e é capaz de imaginar com clareza o que vai acontecer no final. A prática mostra que em alguns casos até o incompatível se combina, mas tão bem que só se pode invejar.

Soluções de estilo

Decidindo sobre o futuro estilo de design da sala conectada, você precisa levar em consideração algumas das nuances.

  • Inicialmente, se o seu apartamento está longe de se limitar à cozinha e sala, e em geral uma certa direção já lhe é inerente, então ela deve ser respeitada ao finalizar o espaço combinado, ou pelo menos não contradizer o que já está lá.
  • Em segundo lugar, algumas características de projeto de um edifício ou sala podem fornecer uma pista direta para a escolha de um estilo - por exemplo, vigas de suporte de teto podem ser escondidas sob um teto suspenso baixo, mas muitas vezes seria mais sábio simplesmente vencê-las abertamente em um estilo loft.
  • Em terceiro lugar, suas fantasias de design devem ser consistentes com o orçamento planejado, porque um projeto abandonado no meio do caminho parecerá patético.

Recentemente, os estilos modernos obtiveram grande sucesso. Às vezes, eles são muito convenientes.

Você não precisa inventar nada com eletrodomésticos - esconda ou procure modelos no estilo antigo, porque o equipamento moderno se encaixa perfeitamente... Os amantes do brilho, das estranhas combinações de cores e da assimetria serão capazes de liberar seus desejos mais íntimos de liberdade - tudo isso é permitido pelos estilos modernos. Essa direção não exige uma seleção escrupulosa de decoração, uma vez que a ênfase é amplamente na praticidade.

Essas áreas são especialmente usadas.

  • Loft imita as antigas oficinas industriais, não precisa de sofisticação. Especialmente para ele, eles imitam alvenaria, blocos de concreto e outros tipos de paredes mal processadas, tetos inadequadamente altos e grandes janelas são bem-vindos. Aqui a ênfase está apenas na conveniência, o que irá agradar as pessoas práticas.
  • Estilo escandinavo mostra claramente o que os nortistas mais careciam - luz. Quanto mais leve for a sala acabada, mais crível ela parecerá em termos de correspondência estilística. Não há decorações desnecessárias aqui - tudo segue as melhores tradições de minimalismo e praticidade. Ao escolher os materiais, concentre-se nas matérias-primas naturais, a madeira será especialmente adequada.
  • Neoclássico - esta é uma espécie de tentativa de substituir o individualismo clássico das coisas por elementos da produção fabril. Molduras de estuque e monogramas, assim como espelhos são coisas quase obrigatórias, mas também podem ser produzidos em massa. A ênfase está na estrita observância da simetria e precisão, mas os materiais modernos, em contraste com os clássicos "usuais", não são proibidos.
  • Minimalismo extremamente simples - quanto menos coisas estranhas e pouco práticas, melhor. Não aceita quaisquer pontos brilhantes, ou curvas bizarras, ou mesmo puxadores salientes perto de móveis - não há nada que chame a atenção, mas este é o conforto.
  • Alta tecnologia - isso é exatamente o oposto dos clássicos. Os contornos de todo o mobiliário devem ser retos, literalmente cortados, mas ao mesmo tempo ninguém deve duvidar da funcionalidade útil de cada item individual. Materiais naturais não são bem-vindos aqui, incluindo tecidos, mas superfícies cromadas terão sucesso, de preferência monocromáticas com detalhes discretos. A textura do estilete não implica nenhuma aspereza - as paredes devem ter uma lisura perfeita.

As tendências clássicas das últimas décadas se renderam visivelmente, mas as oportunidades modernas permitem que um gourmet da estética recrie a atmosfera de qualquer época histórica. Você pode experimentar as seguintes instruções.

  • Provença literalmente criado para aqueles que amam o romance e a ternura francesa. Este estilo é uma espécie de rústico, só com um toque francês, pelo que não deve ser surpresa que a decoração dê grande atenção aos materiais naturais e à luz natural. Em termos de tonalidades, dá-se preferência aos tons suaves e claros, a abundância de motivos florais e têxteis é considerada uma norma obrigatória.
  • Clássico - isso é solidez e alto custo, essa direção estilística não implica de forma alguma uma imitação das moradias pobres da antiguidade, mas seu apartamento parecerá como se um nobre muito rico morasse aqui. O elemento chave do estilo é o uso de materiais caros e joias feitas à mão. Não tenha medo de que a clássica cozinha-sala de estar pareça anacrônica - parece igualmente boa não importa em que século seja.
  • Country ou estilo country - este é um conjunto de orientações que imitam a situação rural do passado para um determinado país. A Provença é normalmente caracterizada como algo completamente separado, mas um proprietário mais original pode imitar características de design e decoração russas ou indianas, italianas ou americanas, egípcias ou japonesas.

Em todos os casos, a ênfase é colocada nos materiais naturais tradicionais, e as notas necessárias são feitas por antiguidades e têxteis estilizados autênticos para o país selecionado.

  • Moderno é outra interpretação moderna dos bons e velhos clássicos. Em princípio, este ainda é o mesmo interior clássico, com coisas elegantes que causam deleite, mas com uma violação grosseira do princípio da simetria e da correção das formas. Experimente a disposição dos móveis, substitua os vidros por vitrais caros, não evite ilusões de ótica e também siga a combinação do branco e do azul, e você obterá o resultado tão desejado. Ao mesmo tempo, o modernismo não força você a abandonar as tecnologias modernas ou disfarçá-las de maneira grosseira - escreva-as de modo que não sejam muito visíveis.

Seleção de móveis e eletrodomésticos

Móveis e eletrodomésticos devem ser selecionados de tal forma que para que não interfiram com a organização completa de suas instalações conjuntas. Os especialistas aconselham não começar a decorar a cozinha-sala sem uma ideia completa e holística de como deve ficar o espaço pronto a usar no final. Ainda na fase de seleção dos acabamentos, você já deve saber quais móveis e equipamentos se encaixam perfeitamente na decoração de interiores.

Naturalmente, vale a pena conferir com antecedência a disponibilidade dos modelos correspondentes nas lojas ou a possibilidade de encomendar sua produção individual. A segunda opção, é claro, é mais cara - por isso é tão importante calcular tudo com antecedência.

Não há tantos requisitos para o mobiliário - eles devem corresponder aos requisitos gerais de estilo em termos de cores e formas. Se você se esforça em tudo para alcançar a conformidade com o estilo provençal com sua suavidade de linhas e tons, o cinza cromado do refrigerador se destacará completamente do quadro geral e simplesmente arruinará o ambiente.

Na maioria dos casos, o estudo independente do futuro interior não faz sentido - o proprietário médio geralmente não tem paciência ou experiência para elaborar um projeto completo e, como resultado, alguns detalhes são eliminados de uma ideia geral interessante . Usualmente, a solução ideal seria entrar em contato com um designer profissional para fazer um projeto competente ou copiar o que viu na foto com o mínimo de desvios devido às peculiaridades da situação ou à vontade do cliente.

Exemplos de sucesso

O design de interiores não é um tópico que pode ser discutido sem exemplos ilustrativos, portanto, vamos selecionar alguns exemplos impressionantes.

  • A primeira foto mostra um neoclassicismo estiloso. Aqui vemos muitos elementos que sugerem a riqueza do proprietário - aqui estão lustres interessantes, uma lareira de verdade e o uso de materiais naturais caros. Ao mesmo tempo, não há muita pretensão - é justo para que não interfira no conforto e se alie à tecnologia moderna.
  • O segundo exemplo pode ser um ótimo exemplo do estilo escandinavo, se assumirmos que ele permite tons de verde. Não há absolutamente nada de supérfluo no interior, todas as coisas são puramente práticas, inclusive com uma árvore no canto, que dá ar fresco ao apartamento. Combinado com uma abundância de luz natural, este minimalismo não só não parece seco, mas também evoca a sutil sensação de que você está em uma zona de conforto absoluto.
  • E para aqueles que apreciam ideias originais, temos um exemplo incrivelmente autêntico e bonito de decoração de cozinha e sala de estar em estilo africano. A paleta de cores quentes e ensolaradas, a imitação da pele de leopardo e os padrões elaborados nas paredes vão tornar-se um motivo de orgulho para o proprietário, pois a sua cozinha não pode ser esquecida.

Uma visão geral do interior da cozinha-sala no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa