Conjunto de cozinha

Cozinhas de canto com pia no canto: projetos, decoração, ideias interessantes

Cozinhas de canto com pia no canto: projetos, decoração, ideias interessantes
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Opções de layout
  3. Seleção de materiais
  4. Soluções de estilo
  5. Como escolher um esquema de cores?
  6. Belos exemplos de design de interiores

O layout da cozinha de canto é uma opção de design muito comum. Sua popularidade se deve a sua versatilidade para qualquer área, uso ergonômico do espaço, aparência elegante, espaço. Uma cozinha de canto é ótima mesmo para espaços pequenos. Na maioria das vezes, uma pia está localizada no canto, então a ergonomia do triângulo da cozinha é mais eficaz. Além disso, neste caso, a transferência de comunicações é praticamente desnecessária ou torna-se não problemática, por exemplo, retirando o lavatório por baixo de uma janela ou para um módulo de ilha.

Vantagens e desvantagens

A prevalência de módulos de canto na cozinha é muito elevada, embora a maioria os considere muito versáteis. Infelizmente, se você calcular incorretamente as capacidades da sala, não pesar os prós e os contras, você pode obter um espaço desconfortável.

    Antes de fazer a escolha final em favor do layout em forma de L, você precisa avaliar a forma da sala, tamanho, grau de iluminação, experimentar outras variações.

    Por exemplo, um módulo de canto é totalmente inadequado para uma sala estreita e alongada.

    Entre as vantagens de uma cozinha de canto com pia nos cantos estão as seguintes:

    • o canto permite colocar o triângulo de trabalho da forma mais confortável possível, para tornar a cozinha o mais funcional possível;
    • um dos cantos da sala é totalmente aproveitado, ampliando as possibilidades de disposição do espaço, tornando-o prático;
    • a profundidade e o espaço da unidade de canto da cozinha permitem-lhe equipar com competência as secções de arrumação;
    • aparência eficaz, adequada para muitos estilos.

    Existem também desvantagens que devem ser levadas em consideração na fase de planejamento do projeto:

    • se as paredes e pisos forem desiguais, é bastante difícil projetar o módulo de canto, especialmente quando há saliências na parede;
    • colocando a pia bem no fundo do canto, você consegue um ambiente de trabalho não muito confortável, é melhor mexer um pouco, deixando o canto vazio;
    • se a sala for escura, é necessário organizar a iluminação de alta qualidade do canto, escolher cores claras para o fone de ouvido, caso contrário ficará muito escuro e inconveniente para trabalhar nesta área.

    Opções de layout

    Existem várias opções para projetos de cozinha de canto com pia.

    • Canto clássico. Aqui, o fone de ouvido é colocado perpendicularmente em ambas as paredes. Pode ser usado em salas de qualquer tamanho.
    • Layout peninsular. Nesta situação, os módulos são colocados ao longo de uma das paredes, e o canto é colocado do outro lado da sala, uma península. Esta opção só é adequada para grandes salas retangulares. Neste caso, a península separa o grupo de jantar da área de trabalho. Pode terminar com um balcão de bar.
    • Layout com balcão de bar. Mais como um arranjo em forma de P e F, quando o balcão do bar não está apenas do lado direito ou esquerdo do fone de ouvido, mas também é colocado no meio do fone de ouvido. Esta opção não deve ser considerada em uma cozinha pequena se não se tornar um substituto completo para a área de jantar.

    Pensando nas variações do layout, é fundamental levar em consideração a localização do triângulo de trabalho nele. Os ângulos 1, 2 e 3 são os vértices desse triângulo funcional - fogão, pia, geladeira.

    Lembre-se de que a pia deve estar sempre no meio do triângulo e os ângulos 1 e 3 podem ser trocados. Portanto, se a pia for instalada em um canto, os vértices 1 e 3 estão nos lados direito e esquerdo de um triângulo equilátero.

    O módulo de canto pode ser chanfrado ou reto.

    • Chanfrado permite um fácil acesso ao interior do módulo, é espaçoso, tem um visual impressionante, a inclinação libera o acesso à pia. Mas se for muito profundo, as falhas tornam-se tangíveis, pois é difícil alcançar a parede.
    • Ângulo certo fica bem em soluções de estilo moderno, por exemplo, loft ou minimalismo. Além disso, se a área da cozinha for pequena, esta opção é mais indicada, uma vez que ocupa menos espaço. No entanto, o acesso ao conteúdo do módulo pode não ser muito fácil. Você pode fazer um módulo do tipo dobrável, no qual duas fachadas são conectadas por dobradiças. Se o módulo for profundo, gavetas e gavetas extraíveis funcionam bem.

    Seleção de materiais

    Os fones de ouvido de canto são feitos de uma variedade de materiais; você pode escolher os mais baratos ou caros. É importante considerar o estilo de ambiente escolhido. Os mais comuns são vários tipos de fachadas.

    • De aglomerado. São acessíveis, fáceis de usar, não desbotam, não têm medo de detergentes, uma grande seleção de cores e texturas. Ao mesmo tempo, não são muito amigos do ambiente, se o revestimento se partir, emitem substâncias nocivas. É fácil danificar mecanicamente, tem vida curta, as conexões se soltam rapidamente.
    • Fabricado em MDF. São ecologicamente corretos e seguros, difíceis de arranhar, danificam mecanicamente, servem por muito tempo, orçamento. É necessário equipar adequadamente a proteção das articulações.
    • Madeira sólida. Eles são completamente seguros, parecem de alto status, impressionantes, são duráveis, servem por muito tempo. Exigindo cuidados, eles são caros.

    Soluções de estilo

    Quanto ao estilo, o fone de ouvido em forma de L se encaixa facilmente em quase todas as direções. Existem as opções mais relevantes que os designers recomendam considerar primeiro.

    • Clássico. Apenas materiais naturais e cores neutras são usados ​​aqui; a silhueta do fone de ouvido deve ser clara, mas suave. É melhor que a técnica seja escondida por fachadas.
    • Alta tecnologia. As linhas neste estilo são mais rígidas, a ênfase está na funcionalidade e na simplicidade, a decoração é o mais lacônica possível. Elementos metálicos, sintéticos, brilho combinam bem.Tons neutros são usados: branco, preto, cinza e vermelho vivo, laranja.
    • País. Ideal para uma casa de campo, trata-se de um estilo rústico. Os móveis são feitos apenas de madeira natural, tons naturais, motivos paisagísticos, decoração floral e uma gaiola são bem-vindos.
    • Ecletismo. Fica bem em cozinhas grandes e pequenas. Neste estilo, você pode combinar diferentes materiais, cores e texturas. No entanto, é necessário ter conhecimento da cor e do gosto artístico para que a composição seja harmoniosa.
    • Provence. Um estilo que personifica o espírito do campo francês. Ele usa móveis brancos ou claros, muitas vezes envelhecidos artificialmente, muitos motivos florais, tecidos e uma decoração elegante. O esquema de cores é pastel, suave, insaturado.

    Como escolher um esquema de cores?

    Em primeiro lugar, a escolha da cor deve corresponder totalmente à direção do estilo escolhido. Além disso, é necessário levar em consideração o tamanho da sala, a presença de defeitos que podem ser corrigidos visualmente. Não devemos esquecer como esta ou aquela cor afeta a psique humana. Faça a distinção entre tons claros, escuros e brilhantes.

    Os tons claros são considerados sujos, mas têm um aspecto muito impressionante. Além disso, sua impraticabilidade é bastante relativa; em superfícies claras, riscos e resíduos são menos perceptíveis do que em superfícies escuras. A gama de luzes funciona muito bem em cozinhas pequenas, ampliando visualmente o espaço ao aumentar os tetos. Você pode usar branco, bege, marfim, creme, cappuccino. Além disso, a paleta pastel fica ótima no interior de certos estilos: lavanda, menta, limão claro, azul delicado, rosa claro. Tons de luz neutros de branco e cinza funcionam bem com outras paletas.

    As cores claras podem ser frias e quentes, é muito importante escolher a temperatura certa para a sua cozinha.

    Se a sala estiver voltada para o norte, é melhor aumentar o grau de gama. Quase qualquer decoração fica bem em um fundo claro.

    As paletas escuras são mais frequentemente usadas como uma cor adicional ou de destaque, uma vez que um fundo sombrio pode não apenas tornar uma sala visualmente limitada, mas também deprimir a psique. Tons escuros não adicionam luz à composição, então você precisa usá-los com cuidado em uma cozinha de canto. É muito importante pensar sobre uma iluminação competente de todas as zonas. Tons mais escuros tornam os objetos mais pesados, por isso é melhor abandonar a decoração complexa em tais cozinhas. Muitas vezes, os conjuntos de canto são feitos nas cores chocolate, cinza, violeta, metálico, azul.

    Tons saturados parecem mais orgânicos como pontos de destaque. E eles também se encaixam perfeitamente em direções de estilo criativo e não padrão. Na cozinha, você pode usar com segurança tons de verde, vermelho, amarelo, laranja, vinho.

    É importante que não haja mais do que três tons na composição, caso contrário, o interior ficará sobrecarregado e barulhento.

    O fundo brilhante principal parece pesado.

    Belos exemplos de design de interiores

    Considere vários exemplos interessantes de design de cozinha de canto:

    • cores brilhantes são combinadas de maneira muito eficaz com cores claras;
    • o conjunto de cantos fica ótimo em cores restritas;
    • o design lacônico da cozinha em forma de L é enfatizado por uma paleta neutra;
    • a aproximação à pia localizada no canto pode ser facilitada movendo-a levemente;
    • até mesmo um pequeno conjunto em forma de L com uma pia no canto parece prático e esteticamente agradável;
    • os lados do conjunto de cantos não precisam ter o mesmo comprimento.

    Como escolher uma pia para cozinha, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa