Renda

Tudo sobre renda de agulha

Tudo sobre renda de agulha
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Técnica de execução

Os amantes do bordado acham muito agradável estudar renda de agulha. A atenção deve ser dada à agulha turca, renda armênia, reticela, tenerife e suas demais variedades. Para quem gosta da aparência dos produtos, será muito interessante familiarizar-se com a técnica de execução.

Peculiaridades

A agulha é usada não só para costurar, mas também para fazer rendas. Uma tecnologia como a renda de agulha tem sido praticada em várias regiões do mundo por várias centenas de anos. As técnicas tecnológicas foram muito bem trabalhadas e até mesmo os amantes do bordado inexperientes serão capazes de lidar com o trabalho. Tudo o que é necessário para o trabalho são os próprios fios e agulhas. O campeonato na criação de renda de agulha é disputado por artesãos italianos e armênios.

Em todas as regiões onde esta arte se enraizou, pontos adicionais foram usados ​​para decorar a composição. Se você tiver tempo livre, todas as artesãs e artesãos diligentes irão dominar até as técnicas de confecção de rendas mais complexas. Para o trabalho, aplique:

  • cordões (os padrões são dispostos com eles);
  • fio de algodão para tom;
  • fios básicos para bordados;
  • fibras para preencher as lacunas;
  • estênceis (geralmente feitos em papel vegetal);
  • polietileno de alta densidade;
  • tecido para alinhavar;
  • agulhas de costura;
  • marcadores para notas;
  • tesoura;
  • alfinetes.

O ornamento é criado de acordo com esquemas prontos. Quando você já tiver adquirido alguma experiência, poderá criar seus próprios padrões. Na hora de transferir o desenho para o papel vegetal, eles prestam atenção em como deve ser a espessura da renda. O forro de polietileno elimina manchas de tinta.

A fixação com alfinetes garante que o padrão não se mova mais, após a fixação é marcado com fios contrastantes.

Variedades

Existem alguns tipos de tecelagem de renda que são harmoniosamente usados ​​no âmbito das técnicas volumétricas hoje. Todos eles são repelidos de uma forma ou de outra das decisões tradicionais de diferentes povos. O laço de agulha turca tem vários nomes:

  • oya;
  • oya;
  • oyalari;
  • oyyasi.

No passado, era ativamente usado no design de lenços e lenços. Esta tradição ainda é preservada no interior da Turquia. Acredita-se que oya apareceu ainda antes das tribos seljúcidas chegarem às extensões da Anatólia - isso remonta ao reino frígio. Há uma opinião entre os especialistas de que o laço de agulha turca foi adotado pelos gregos e, por meio deles, entrou na prática italiana.

A renda armênia foi quase esquecida no século 21. No entanto, no passado eles estavam envolvidos em muito, como resultado, um bloco separado no museu histórico de Yerevan está agora cheio de tais exposições. Pesquisadores locais sugerem que os primeiros exemplos dessa renda foram tecidos durante o período do estado de Urartu, que competia com a formidável Assíria. Durante o final da Idade Média, a França importou ativamente os produtos dos artesãos armênios. Manteve uma posição sólida no mercado mundial ainda no início do século XX, mas devido às guerras mundiais e à política de extermínio turca quase se perdeu, só aos poucos a rendeira local está revivendo.

A renda de tenerife é originária, como você pode imaginar, das Ilhas Canárias. Sua característica é a utilização de pontos mistos. O principal elemento da trama é a "roseta", da qual partem os raios filamentosos. O artesanato de Tenerife também foi rapidamente apreciado na Espanha continental. Porém, seu sucesso mundial deve-se à América Latina e, principalmente, ao Brasil.

No Velho Mundo, esses produtos são chamados de "solares" e "brasileiros", também simplesmente de "sal". Para tecer, você precisa de um padrão redondo ou quadrado. Quando usados, os motivos florais são incorporados. A geometria pode variar significativamente, mas em qualquer caso, existem um ou dois níveis de pétalas. Estas flores de renda de fio trançado são usadas na decoração:

  • colchas;
  • estolas;
  • xales;
  • decoração heterogênea.

A aparência varia devido a:

  • geometria de modelos e rosetas criadas;
  • métodos de fixação no meio da flor;
  • vários tipos de cintagem e união de elementos.

A renda reticela vem, claro, da Itália. Sem entrar em disputa sobre prioridade, vale ressaltar que tal produto é criado a partir de simples agulhas de costura. Para o trabalho, use as técnicas de guipura e superfície lisa branca. A intensidade de trabalho de tais produtos de renda é bastante grande, portanto, eles são caros.

Inicialmente, utilizava-se o bordado de linha (praticado em nosso país e em outras regiões no início da Idade Média).

O laço da agulha italiana pode ser liso e gofrado. Em uma versão lisa, uma tela plana é criada. O tipo em relevo indica a convexidade das bordas dos padrões. O perímetro dos elementos individuais também será convexo. O bordado é executado de acordo com o método de uma superfície densa ou costura de caseado ao longo do piso.

Técnica de execução

O método mais simples envolve amarrar os loops de ar em linhas. Eles fazem isso no espaço livre, e não em grades. Não faz sentido se esforçar para desenvolver imediatamente um padrão complexo. A técnica principal é costurar pontos longos. Os laços são feitos puxando a agulha por baixo da linha, completando a primeira linha, prendendo a linha ao tecido.

A segunda linha é liderada pela colocação de loops nos intervalos dos loops do primeiro nível. Cada linha de loops deve ser concluída fixando o fio. Um fio grosso é preso a um fio mais fino. O padrão é fixado em todos os pontos de punção. Assim que o campo da folha for preenchido, todos os fios são adicionalmente reforçados com pontos de contorno com nós.

Previsível - quanto mais fino o fio usado, mais macia ficará a renda.

As agulhas podem ser de tamanhos diferentes, mas cada uma delas deve ter um olho confortável. O substrato é retirado de um material denso, incluindo tecido selado. Os pontos de cerzido permitem preencher a rede com vários fios em linha reta ou em círculo. Uma costura recortada é usada para colocar cantos e ranhuras de canto.

sem comentários

Moda

a beleza

casa