Pedras e minerais

Tudo sobre tanzanite

Tudo sobre tanzanite
Contente
  1. Um pouco de historia
  2. Variedades e características
  3. Local de nascimento
  4. Propriedades curativas e mágicas
  5. Para quem é adequado?
  6. Como distinguir de um falso?
  7. Belos exemplos
  8. Como cuidar de um mineral?
  9. Como e com o que vestir?
  10. Combinações com outras pedras

Impossível ficar indiferente, olhando a tanzanita cintilando em todos os tons de azul e roxo. Este cristal enfeitiça, enfeitiça e, como o oceano, cai no abismo de seu encanto. Embora a pedra não seja preciosa, mas apenas semipreciosa, ela é muito procurada no mercado de joias. Mesmo o cinema não resistiu ao seu charme. Mas primeiro as coisas mais importantes. Em primeiro lugar, diremos quando e onde este mineral foi descoberto, quais são os tipos de tanzanita. Você aprenderá sobre suas propriedades úteis e como distinguir um original de um falso.

Um pouco de historia

A tanzanita foi descoberta há relativamente pouco tempo - em 1967. Antes disso, apenas representantes da tribo Maasai, habitantes indígenas do estado da Tanzânia, na África Oriental, em cujo território ela foi encontrada, sabiam da pedra. Foi o Maasai quem mostrou este mineral maravilhoso ao explorador português Manuel de Sousa. Ele fez uma expedição à Tanzânia em busca de rubis e acabou descobrindo uma pedra completamente nova. Embora eu não tenha entendido isso imediatamente.

No início, eles pensaram que era um vidro comum. Em seguida, foi sugerido que a pedra é uma das raras variedades de safira, com a qual tem uma aparência muito semelhante.

Mas após uma análise minuciosa do cristal, os cientistas chegaram à conclusão de que a tanzanita pertence ao gênero das zoisitas - minerais de silicato que contêm 2 componentes principais: cálcio e alumínio, e também incluem vanádio, ferro e cromo.

No início, nenhuma importância particular foi atribuída a esta descoberta. A tanzanita foi ativamente discutida apenas um ano depois. Isso aconteceu depois que o vice-presidente da famosa joalheria Tiffany, Henry Platt, viu a pedra. A beleza da joia surpreendente inspirou-o a criar uma coleção especial dedicada ao cristal recém-descoberto. E foi Platt quem lhe deu o nome - tanzanita, consoante com o nome da pátria do mineral azul da Tanzânia.

Depois de um estrondoso sucesso no pódio, a pedra tornou-se popular em todo o mundo, sendo procurada por compradores e joalherias em todos os países.

Variedades e características

A tanzanita é oficialmente chamada de zoisita azul nos círculos científicos. Como os cientistas descobriram, este mineral tem mais de 500 milhões de anos. Surgiu como resultado de uma colisão tectônica de dois continentes antigos.

No entanto, durante muito tempo ninguém soube disso, já que a tanzanita de tonalidade azul brilhante é muito rara na natureza. Na maioria das vezes, são encontrados exemplares amarelo-acastanhados que, devido à sua cor, se fundem com a grama queimada pelo calor escaldante, de modo que permaneceram invisíveis por muito tempo.

As pedras ficam azuis como resultado do aquecimento quando o mineral é exposto a temperaturas acima de 500 ° C. Mas mesmo depois que o cristal esfria, ele não perde a cor do fundo do mar. A tanzanite natural desta cor é consequência de séculos de exposição ao sol, relâmpagos, incêndios e processos vulcânicos. Tem um valor muito superior aos corpos-de-prova obtidos por tratamento térmico e, consequentemente, é mais caro.

Mas é muito difícil determinar sua naturalidade e é praticamente impossível para uma pessoa comum. É o que os vendedores usam, passando o azul obtido artificialmente do cristal por sua cor natural.

Existem também tanzanitas lilases e vermelho-escuras, que também são minerais raros, mas não são muito procurados pelos consumidores. E também há variedades esverdeadas e até rosa, e às vezes cristais quase transparentes. Mas, mesmo assim, a cor do mar é mais apreciada no mundo da joalheria.

Tanzanita tem uma assim chamada efeito alexandrita, isso é a pedra muda seu tom de cor dependendo da iluminação (À luz do dia, é predominantemente azul, e sob lâmpadas e intradorsos torna-se vermelho-violeta). E ele também é caracterizado pelo pleocroísmo - o cristal brilha em vários tons e facetas, dependendo da posição no espaço e do ângulo de visão.

A tanzanita, ao contrário do diamante, é muito macia e frágil, como o vidro. A dureza do mineral azul na escala de Mohs de 10 pontos é de apenas 6,5 -7. Portanto, nem todos os cortadores decidem trabalhar com ela - o menor movimento descuidado pode fazer com que a pedra se parta em pequenos pedaços. Mas aqueles que se encarregam do processamento de um mineral raro criam verdadeiras obras-primas da joalheria.

Local de nascimento

Existe apenas um lugar no mundo onde a zoisita azul é extraída - o planalto Merelani, que está localizado na encosta do vulcão Kilimanjaro, na Tanzânia. A área total do depósito é de apenas 5 km. Está dividido em 4 zonas: A, B, C e D. A Tanzanite é extraída por empresas da Inglaterra, África do Sul e Tanzânia, sendo esta última possuindo mais de 60% de todos os minerais extraídos.

Outros depósitos desta pedra rara ainda não foram descobertos, talvez eles não estejam em nenhum outro lugar do planeta. Portanto, o custo da tanzanita é muito alto. E levando em consideração o fato de que em 15 anos o único depósito até agora estará esgotado, o preço e o valor do mineral exótico irão aumentar ainda mais com o tempo.

Propriedades curativas e mágicas

A tanzanita não é apenas divinamente bela, mas também útil - ela ajuda a resolver as dificuldades da vida e os problemas de saúde.

Propriedades mágicas

Esta pedra incomum é creditada com valiosas propriedades mágicas.

  • Ele mantém harmonia e compreensão nas relações familiares., ajuda a resolver conflitos emergentes entre os cônjuges. Porém, a pedra também "pune" o traidor.Em caso de traição de um dos cônjuges, problemas o perseguirão, como retribuição por falta de sinceridade e mesquinhez. Mas se tudo está bem no casamento, então a tanzanite irá, pelo contrário, proteger e fortalecer a união familiar.
  • Para meninas solitárias que sonham em conhecer seu "príncipe", ele ajuda a cumprir esse desejo. A atenção do sexo oposto ao portador da pedra azul está crescendo, o que significa que as chances de encontrar sua alma gêmea aumentam significativamente.
  • Se houver problemas financeiros em sua vida agora, o tanzanite ajudará a resolvê-los. Esta pedra atrai riqueza e prosperidade para a vida. E também favorece aqueles que buscam alcançar novos patamares de carreira. Apenas não fique sentado e admirando a pedra o dia todo, esperando que tudo dê certo. Tanzanite adora pessoas ativas, determinadas e motivadas. E é assim que ele manda boa sorte, circunstâncias favoráveis ​​e sucesso merecido.
  • Se você não consegue encontrar o seu propósito na vida, não sabe que tipo de atividade escolher, então o tanzanite o ajudará a se autodeterminar e encontrar a aplicação para seus talentos. Se você já decidiu o que quer fazer, a pedra atrairá oportunidades, as circunstâncias e pessoas necessárias para sua vida, e ajudará a realizar seus desejos. Tanzanite é especialmente favorecido por pessoas criativas, dando inspiração, desenvolvendo imaginação e habilidades.
  • Tanzanita é considerada uma pedra mística, portanto, é freqüentemente usado por médiuns como um amuleto. Ajuda a desenvolver melhor habilidades mágicas sobrenaturais naqueles que realmente as possuem. Mas para pessoas que estão longe da percepção extra-sensorial, será útil, pois contribui para o desenvolvimento da intuição. E às vezes vale a pena ouvir esse sentimento com ainda mais força do que a voz da razão.

Propriedades curativas

Tanzanite é capaz de aliviar o estado físico de certas doenças e até mesmo curá-las.

  1. O cristal africano pode muito bem substituir a pílula para dor de cabeça ou aumentar seu efeito. A pedra azul-violeta iridescente alivia o estresse excessivo, alivia as crises de enxaqueca e evita o aparecimento de uma nova.
  2. A contemplação da tanzanita tem um efeito benéfico na visão. Admirar o mineral azul é útil para quem trabalha no computador por muito tempo - é um descanso maravilhoso para os olhos em todos os sentidos. Mas a tanzanita também pode melhorar a acuidade visual: uma pessoa que vê um cristal azul todos os dias começa a ver melhor.
  3. A pulseira tanzanita alivia dores nas costas e nas articulações. Só você precisa usá-lo constantemente.
  4. A tanzanita fortalece as defesas do corpo, ajudando-o a combater vários resfriados e doenças virais. Reduz os sintomas da SARS e promove uma recuperação rápida.
  5. Acne e cravos no rosto, especialmente em adolescentes, podem ser uma fonte de ansiedade séria e complexos psicológicos. O mineral azul ajudará a limpar o rosto de inflamações odiadas. Para isso, é recomendável lavar o rosto todas as manhãs com água, na qual a pedra já se encontra há algum tempo. Usar um pingente de tanzanita também terá um efeito antiinflamatório.
  6. Se você ainda pode contestar os pontos anteriores, então a eficácia da tanzanita como sedativo, embora muito cara, foi comprovada e confirmada por muitas pessoas. A contemplação da pedra relaxa o corpo e a mente, acalma o sistema nervoso, alivia a ansiedade, tornando a pessoa mais equilibrada, permite-lhe reagir a situações difíceis de stress de forma mais adequada, sem pânico e emoções desnecessárias. A tanzanita também ajuda com insônia e depressão.

Para quem é adequado?

Em primeiro lugar, o mineral da cor do oceano é adequado para marcas d'água (Peixes, Câncer e Aquário). Ele é o talismã deles, os patrocina e os ajuda em diferentes situações da vida.

O tanzanita também é recomendado para ser usado por pessoas que não têm restrições, que têm dificuldade em controlar suas emoções, que muitas vezes as jogam nos outros.Estes são, via de regra, signos do elemento fogo: Leão, Sagitário e principalmente Áries são os mais quentes e temperamentais deles. O cristal azul tornará seu dono mais equilibrado e menos afetado por sentimentos e impulsos momentâneos.

Quanto aos demais representantes da constelação zodiacal, também podem usar joias com tanzanita: realça as qualidades positivas e enfraquece as negativas.

Mas a tanzanita é também um símbolo de amor e de uma forte união conjugal, por isso as joias com esta pedra serão um grande presente para o aniversário de família ou vida conjunta.

Os brincos ou pingente tanzanita ajudam a realçar o charme feminino, por isso são indicados para serem usados ​​por meninas que desejam encontrar um ente querido ou simplesmente atrair a atenção do sexo oposto, causando admiração no coração dos homens.

Como distinguir de um falso?

Uma pedra tão incrivelmente bela e exclusiva está merecidamente em alta demanda, o que significa que os fraudadores são tentados a forjá-la, que é o que eles estão fazendo.

Embaixo da tanzanita, vidro comum pode estar escondido. Em cima dela é aplicada uma camada muito fina de tanzanita natural, que pode enganar um comprador inexperiente e convencê-lo de que, de fato, a zoisita azul está à sua frente. É muito difícil identificar tal falsificação, principalmente quando a pedra já está inserida na joia.

A tanzanita é às vezes chamada de safira azul de origem artificial, mas essa falsificação é mais cara, portanto, esse método é usado com menos frequência.

Existem várias maneiras de distinguir a tanzanita real de seus "clones" baratos.

  • Se a pedra for de cor muito pouco natural, muito brilhante e desafiadora - na sua frente, provavelmente, uma farsa. A cor da verdadeira tanzanite é mais calma, profunda e intensa.
  • O pleocroísmo é uma das características mais importantes da tanzanita. Este item é a maneira mais rápida e fácil de conferir, bastando virar a joia com uma pedra nas mãos. Deve cintilar com tons de azul e roxo, mudando de cor dependendo da posição e como a luz incide.
  • Dessa forma, você só pode verificar se a pedra é falsa em casa. Para fazer isso, você precisa colocá-lo na água. Se o cristal mantiver a cor, você comprou tanzanita de verdade. E se durante a imersão a pedra brilhou completamente ou algumas de suas partes tornaram-se leves, isso indica o trabalho de fraudadores.
  • Se você for oferecido para comprar uma pedra por um preço suspeitamente baixo, este é o primeiro motivo para pensar sobre sua “falsificação”. A tanzanita natural facetada é cara. Supere a necessidade de economizar dinheiro para não se tornar aquele mesquinho que acaba pagando duas vezes. O custo de 1 quilate de tanzanita varia no mercado de 300 a 1000 dólares.
  • A pedra deve estar limpa e transparente. Isso significa que nenhuma impureza estranha deve estar presente no cristal facetado. A transparência é alcançada pela exposição a altas temperaturas durante o processamento

Para reduzir o risco de comprar tanzanita falsa, você precisa ser muito responsável ao comprá-la. O melhor é entrar em contato com joalherias conhecidas que já se estabeleceram no mercado. Ou contate um especialista experiente que verificará a autenticidade da pedra.

Belos exemplos

Quase simultaneamente com o aparecimento de tanzanite na passarela da famosa coleção Tiffany, sua carreira no cinema começou.

A atriz americana Elizabeth Taylor, a famosa "Cleópatra", deu um contributo tangível para a popularização desta pedra. Ela adorava usar joias de tanzanita, porque essa pedra, como nenhuma outra, combinava com a cor violeta de seus olhos, enfatizando sua singularidade e beleza.

Mas a joia de tanzanita mais famosa do cinema é, claro, o pingente do filme vencedor do Oscar de James Cameron, Titanic, que foi apresentado à heroína Kate Winslett por seu noivo.Sim, sim, o papel do raro diamante azul "coração do oceano" foi desempenhado por ninguém menos que a tanzanita!

Os demais candidatos pareceram ao diretor não muito brilhantes e expressivos - mesmo um diamante real não suportaria a competição com o mineral azul semiprecioso.

A maior tanzanita bruta foi descoberta em 2005. Suas dimensões: 280x80x70 mm. O peso da pedra é de quase 17 mil quilates ou mais de 3 kg. O cristal foi batizado de Mawenzi em homenagem ao segundo pico mais alto do Kilimanjaro, ao pé do qual foi encontrado.

O tanzanita cortado mais famoso do mundo pertence a Michael Scott, CEO da Apple. A pedra faz parte da luxuosa tiara Queen Kilimanjaro, cercada por mais de 900 diamantes. O cristal azul pesa 242 quilates.

Outro grande cristal azul lapidado pesando 122,7 quilates está na coleção do museu do Smithsonian Institution nos EUA.

Como cuidar de um mineral?

Por ser a tanzanita uma pedra muito frágil, ela exige o máximo respeito por si mesma e um cuidado delicado. Aqui estão algumas regras básicas para lidar com isso.

  • A tanzanita é armazenada separadamente das outras joias em embalagens individuais: pode ser uma bolsa de veludo, mas é melhor usar uma caixa ou caixão. A pedra não deve entrar em contato com outras joias e objetos duros, caso contrário, podem facilmente danificá-la e deixar riscos.
  • A tanzanita é contra-indicada em altas temperaturas e alta umidade, portanto, antes de ir para a sauna, você deve tirar suas joias de tanzanita. Temperaturas muito baixas para o cristal também são indesejáveis.
  • É necessário limpar a pedra com pano úmido umedecido em água com sabão. Ao mesmo tempo, o sabonete também deve ser suave - é melhor usar sabonete para bebês, pois é mais delicado e natural. A água deve estar ligeiramente acima da temperatura ambiente, mas nunca quente.
  • A tanzanita não deve ser limpa com produtos químicos agressivos ou esponjas fortes!

Como e com o que vestir?

Uma pedra luxuosa como a tanzanita só deve fazer parte de um vestido de noite. Ele brilhará mais intensamente com todas as suas facetas sob iluminação artificial. Ao mesmo tempo, não se deve usar maquiagem muito brilhante, excesso de acessórios e pequenos detalhes em um vestido também fazem mal - a pedra sozinha dará conta da tarefa de rebitar toda a atenção para seu dono. Ficará ótimo mesmo contra o fundo de um vestido preto comum, trazendo um sabor único à imagem.

Qualquer mulher ficará linda com ele! É melhor usar uma pedra em um conjunto: use, por exemplo, um colar e brincos ou um anel com brincos.

Tanzanite não é adequado para arcos do dia a dia, a menos que você esteja na forma de uma diva glamorosa - então a pedra irá complementá-lo perfeitamente. Mas ainda é melhor para usar durante o dia, para não parecer muito vulgar, usar bijuterias com pequenos cristais, e é aconselhável escolher um produto - um anel, pulseira ou brincos.

Tanzanite não se harmoniza com o estilo esportivo, no entanto, como qualquer outra pedra.

Combinações com outras pedras

Somente diamantes podem ser vizinhos dignos de tanzanita. Eles irão enfatizar o esplendor do cristal azul, tornando-o ainda mais espetacular e mais brilhante. Apesar do alto custo e valor, os diamantes em conjunto com a tanzanita terão um papel secundário, tornando-se para ele apenas uma moldura brilhante e muito cara.

Quanto às outras pedras preciosas e semipreciosas, a tanzanita não precisa delas. Esteticamente, a pedra africana é absolutamente autossuficiente.

No entanto, se você quiser usar tanzanita como um amuleto, então a combinação com outras pedras pode aumentar algumas de suas propriedades mágicas. Portanto, é recomendável combinar tanzanita com ametista em uma única peça de joalheria se você deseja ter sucesso na frente do amor. Boa sorte nos negócios e na promoção será promovida pela estreita "amizade" do topázio e da tanzanita.Mas para as meninas, é melhor combinar tanzanita com rubi - isso promete sucesso em ambas as áreas: pessoal e profissional.

Mesmo a descrição mais colorida não transmite toda a beleza deslumbrante da tanzanita, que facilmente conquistou o coração de muitas pessoas.

Sendo apenas uma pedra semipreciosa, ela compete com suas contrapartes de alto escalão. E sua raridade e escassez conferem à tanzanita ainda maior valor e peso no mundo da joalheria.

Para as propriedades da pedra do novo milênio, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa