Pedras e minerais

Pedras semipreciosas: propriedades, nomes e sutilezas de escolha

Pedras semipreciosas: propriedades, nomes e sutilezas de escolha
Contente
  1. O que é isso?
  2. Propriedades
  3. O que eles são?
  4. Tipos de cortes
  5. Como escolher?

Em todos os momentos, grande importância foi atribuída às pedras. Eles eram usados ​​por pessoas com um determinado status social - na maioria das vezes, alto. Agora, quase todo mundo pode comprá-las - a variedade de pedras, assim como seus preços, são extensos. Mas se as pedras preciosas são conhecidas por todos, poucos podem distinguir as pedras semipreciosas. Este artigo falará sobre o que são, quais pedras incluem e sobre suas propriedades.

O que é isso?

As pedras semipreciosas, à primeira vista, praticamente não diferem das pedras preciosas, principalmente para as pessoas comuns.

Sua principal diferença em relação às pedras preciosas é que esses minerais podem ser extraídos em quantidades muito maiores e em um território muito mais amplo.

Combinando todas as informações coletadas anteriormente sobre elas, podemos dizer que as pedras semipreciosas são minerais, cuja principal característica é sua bela aparência.

Representantes de pedras preciosas podem ser contados em um lado, e eles são bastante famosos, e a lista de pedras semipreciosas é bastante ampla. Além disso, agora os limites de separação de pedras preciosas e semipreciosas foram apagados. Vale ressaltar que apesar do grande número deste último, o preço de alguns minerais é bastante elevado.

Propriedades

Agora, declarações sobre o efeito benéfico das pedras em uma pessoa são bastante populares, dependendo do signo do zodíaco a que pertencem, bem como sobre o tratamento de vários tipos de doenças. Claro, não há necessidade de falar sobre a eficácia da influência de quaisquer pedras no tratamento ou estabelecimento de relações interpessoais. Mas um fato muito real é a ausência de várias reações alérgicas do corpo às pedras semipreciosas naturais.As joias feitas com eles também são recomendadas para crianças pequenas.

As muitas amostras deste grupo são uma parte importante joias-amuletosfeito desde os tempos antigos.

Mais a sério, é importante notar o fato de que cientistas estudando minerais - gemologistas - existem três grupos principais de todas as pedras: precioso, semiprecioso e ornamental... Todos eles têm características como raridade estar na natureza, grau de transparência e força.

Agora, os limites da classificação desses três grupos estão se tornando cada vez mais confusos, como já mencionado acima.

Algumas amostras de pedras semipreciosas podem ser mais caras do que pedras preciosas, mas, ao mesmo tempo, muitas vezes são inferiores em resistência.

Em qualquer caso, uma propriedade de todas as gemas é invariável e indiscutível - esse é seu valor como propriedade material.

O que eles são?

Abaixo segue uma lista não exaustiva e uma breve descrição dos principais representantes do grupo das pedras semipreciosas.

  • Um dos representantes das pedras semipreciosas naturais é chamado ágata. É uma subclasse de quartzo com calcedônia. Dependendo dos diferentes tipos de padrões, ela recebeu diferentes nomes: “ágata musgo” é uma pedra com padrões de plantas, e “dendrito” - com padrão lenhoso. Além disso, a ágata pode ter padrões de nuvens, paisagem, arco-íris ou fogo.
  • Aquamarine tem uma cor verde-azulada característica. Principalmente a pedra brilha com todos os tons dessas duas cores sob os raios do sol. Se antes era usado para coroas embutidas, agora é usado principalmente para montagens de lentes.
  • A próxima pedra é ametista... Via de regra, esse mineral vem em vários tons de bordô e roxo escuro, porém, também são conhecidas ametistas transparentes. Os últimos são bastante raros.

É capaz de mudar sua cor e tonalidade não só sob os raios do sol, mas também quando aquecido.

  • Granada - um mineral que possui muitas cores e tonalidades. Seu nome se deve ao fato de ser o piropo (granada vermelha) o mais facilmente processado e, portanto, utilizado em joalheria.

É amplamente aceito que a romã vermelha ajuda a construir relacionamentos românticos.

  • Jade tem muito em comum com o jade. Na maioria das vezes, essa pedra rara é verde, mas você também pode encontrar amostras de rosa, roxo e até mesmo branco. Durante séculos, ela foi usada para fazer amuletos e vasos na China.
  • Tenho quartzo Existem várias características pouco habituais - é bastante fácil de obter, é muito comum e também se destaca pela sua dureza. A classificação do quartzo inclui as seguintes pedras: quartzo fumê, cristal de rocha, a já mencionada ágata, ametista e calcedônia, bem como quartzo rosa, cornalina, ônix, olho de gato e várias outras pedras.
  • Moonstone bastante famoso e tem uma cor azul transparente característica com um tom perolado. Às vezes, há pedras brancas e rosa. Um fenômeno bastante raro é um padrão de estrela.

Na luz, ao girar, a pedra é capaz de cintilar e até “fazer flash”.

  • Conhecida desde a antiguidade, principalmente no Oriente, a pedra - nefrite... Frequentemente visto, tem uma cor verde esmeralda escura. Outros tons desta pedra são vermelho, cinza, azul e variações de verde. Outro nome é “a pedra da tranquilidade”.
  • Cor tradicional madrepérola é branco com vários tons iridescentes, mas pode ser de qualquer outra cor até preto. Via de regra, é extraído de conchas de pérolas e é utilizado não só para incrustação de joias, mas também na confecção de botões, além de outras pequenas peças de roupas e acessórios.
  • Topázio é um cristal de cor uniforme. Ele pode ter vários tons - do roxo escuro ao branco transparente. O mineral amarelo é especialmente valorizado.
  • Sardônica é um tipo de ágata de aparência semelhante, mas com listras claras e escuras distintas.A tradição de fazer amuletos de sardônia remonta à antiguidade e continua até hoje.
  • cornalina tem uma cor transparente vermelha ou castanha e é uma espécie de calcedônia. Os espécimes raros são laranja. Distingue-se por seu padrão caótico e manchas em forma de listras. Foi usado como ingrediente em pós medicinais por antigos curandeiros. Agora, ele é usado principalmente apenas na fabricação de joias. Foi descoberto que combina melhor com prata.
  • Uma variedade de calcedônia também é crisoprase... Apresenta uma cor verde "clara" ou transparente. Quanto maior o nível de transparência, mais caro pode ser.

Percebe-se que ao sol pode "desbotar", perdendo sua cor verde. Quando umedecido, ele é restaurado novamente.

  • Crisólito é uma pedra de origem vulcânica. Todas as amostras desta pedra têm uma tonalidade verde, mas com inclusões diferentes. Devido à sua estrutura especial (alto índice de refração) é capaz não só de brilhar, mas também sob os raios do sol. Difere em grande fragilidade.
  • Strass... Nos tempos antigos, as xícaras e até os pratos eram feitos com ele. É uma pedra transparente. À luz dos raios do sol, torna-se quase transparente e reflete a luz, brilhando intensamente.
  • Citrino, também chamado de topázio dourado, é um tipo de quartzo. Possui uma cor amarela transparente característica. É usado principalmente para fazer joias.

Esta lista não se limita a esses representantes.

Uma lista completa e confiável de todas as pedras semipreciosas pode ser encontrada em um registro especial ou livro de referência.

Separadamente, vale a pena falar sobre a classificação de tais minerais.

  • Grupo de representantes vermelhos... Essas pedras simbolizavam brilho, poder e até fúria. Usado para joias embutidas de réguas. Até hoje, eles são os mais caros. Pedras vermelhas típicas incluem rubi, granada e alexandrita.
  • Grupo de pedras roxas... Desde a antiguidade, a cor incomum apresentava associações ambíguas e contraditórias, portanto, tradicionalmente se acredita que o grupo desses minerais não possui propriedades especiais. Mesmo assim, eles são notáveis ​​por sua beleza especial e jogo de cores. O menor grupo, que inclui ametista, safira, charoite e outras pedras.
  • Grupo de fósseis azuis. Essas pedras estão no arsenal de quase qualquer joalheiro. Os representantes mais famosos deste grupo são turquesa, lápis-lazúli e tanzanita. São as amostras desse grupo que são mais mineradas em Altai.
  • Um grupo de pedras amarelas. Por causa de sua cor, eram associados a ouro e dinheiro. Adquirem sua cor devido ao conteúdo de lítio, medida e ferro em sua composição. Eles eram considerados pedras femininas. Representantes - citrino, âmbar, cornalina, heliodor e outros.
  • Um grupo de pedras semipreciosas verdes. Eram consideradas pedras cuja cor tinha um efeito calmante. Eles também são abundantemente incrustados com vários ornamentos. Essas pedras incluem jade, jadeíte, crisoprase e malaquita. Vale a pena mencionar este último separadamente. É uma pedra ornamental com a qual são feitos vasos, caixas, suportes e outros acessórios diversos. Seus grandes depósitos estão localizados nos Urais.
  • Um grupo de pedras pretas. Com uma cor inusitada e até chocante, essas pedras são apreciadas pelos amantes das joias brilhantes. Entre essas amostras estão ágata, ônix, hematita e a notória obsidiana.
  • Um grupo de pepitas brancas. Por sua estrutura, são cristais e possuem um "brilho" característico e transparência da estrutura. Inclui pedra da lua e opala. Muitos representantes deste grupo estão minados na Crimeia.

Tipos de cortes

Cortar - um processo de vários estágios durante o qual a gema é processada. O resultado deste processo é dar à pedra a forma e ao máximo "brilho". Obviamente, as próprias gemas sem cortes específicos não têm seu preço alto.Além disso, o corte das pedras simplifica a fixação da gema na decoração. Os principais tipos de gemas cortam em joalheria e não incluem apenas as seguintes técnicas.

Corte brilhante clássico (redondo)

Como se torna aparente, ele é usado para diamantes e outros minerais com um alto nível de dispersão de cor. Após o corte, as gemas adquirem suas formas características - diamantes. Muitas de suas faces são chamadas de facetas. A borda mais larga localizada no topo é chamada de site. A parte de trás do diamante é o pavilhão, a frente é a coroa. A cinta que envolve a seção com a maior área é chamada de cinta.

O próprio significado deste corte está no cálculo correto das seções, devido às quais ocorre a refração da luz e a pedra “brilha”.

O feixe é refletido duas vezes de cada uma das facetas posteriores e sai pela coroa. Existem três técnicas principais de corte de diamante: corte de alta luz (74 facetas), majestoso (102 facetas), real (86 facetas).

Corte esmeralda

É um corte escalonado em que a pedra assume uma forma octogonal. O corte escalonado, por sua vez, é um tipo de processamento no qual as facetas são colocadas umas sobre as outras. A plataforma tem a forma de um polígono e as facetas laterais são trapézios, triângulos.

Corte em cunha

Com esta técnica, os lados e os cantos têm uma forma triangular. Após o processamento, a parte superior da pepita consiste em quatro pirâmides, cada uma com quatro faces e um trapézio na base. O inferior é semelhante ao superior, que se baseia no mesmo número de faces triangulares. Nesse caso, o cinto é separado por um terço da pedra inteira.

Corte rosa

Ao usar esta técnica, a pedra carece da parte inferior, assim como da plataforma. A coroa contém um número par de faces triangulares (geralmente 24 ou 42 faces). Existem vários tipos deste corte: Holandês, semi-holandês, holandês duplo, briolette e Antuérpia... Via de regra, a pedra após o processamento tem uma forma arredondada. Mas nem sempre pode ser o caso, há exceções. Não é muito usado agora, mas era popular no final da Idade Média.

Corte de mesa

É uma técnica de processamento passo a passo simples. Possui uma área ampla e ampla. Geralmente é usado para pedras preciosas destinadas à incrustação de anéis de sinete masculinos.

Corte cabochão

Com este método de corte, a parte inferior da pepita permanece plana, enquanto a parte superior é lisa e aerodinâmica. Em regra, esses produtos são redondos, ovais ou em forma de gota alongada. Esse corte é geralmente aplicado a amostras translúcidas, opacas ou turvas com intercalações. Os cabochões vêm em diferentes alturas - média, alta e baixa. Este parâmetro é ditado pela fragilidade do material.

Ao fazer um produto muito fino, existe um grande risco de que ele se parta. Assim, a espessura do cabochão é determinada individualmente para cada mineral.

Gliptologia

É uma técnica de entalhe em relevo em pedras. Os representantes destacados deste trabalho são camafeus. Uma técnica bastante difícil, originada em tempos anteriores à nossa era. Normalmente, o artesanato glíptico representava temas antigos e, posteriormente, retratos.

Agora não há limites quanto ao assunto da imagem. Sabe-se da grande coleção de camafeus da Imperatriz Elizabeth II, que se conserva em l'Hermitage até hoje. Esta técnica é praticada principalmente por mestres lapidários.

Técnica japonesa de esculpir estatuetas de pedra - netsuke

Amostras prontas são miniaturas. Eles eram comumente usados ​​como chaveiros pendentes de quimono. Agora essa técnica se espalhou e os produtos feitos nela são vendidos como souvenirs. No entanto, ainda existem artesãos profissionais que vendem o seu trabalho a um preço muito elevado.

Outras técnicas de corte também são dignas de nota - misto, pêra, "marquise", "pendeloki"bem como embutimento e Mosaico florentino... Nas duas últimas técnicas, as superfícies são cobertas por gemas em forma de padrões.

Como escolher?

Existem algumas propriedades inerentes às pedras semipreciosas, pelas quais seu valor é avaliado e, portanto, uma escolha é feita.

  • Um dos aspectos mais importantes na escolha - raridade de amostra.
  • Parâmetros de pedra... Este item inclui o volume e o tamanho dos minerais.
  • Padrão típico na amostra... A maioria dos representantes deste grupo - com um "padrão".
  • Qualidade do padrão... Padrões abertos ou simétricos são muito mais valiosos do que os caóticos.
  • A presença de inclusões de outras pedras... Isso pode tanto aumentar o preço de certas pedras quanto baixá-lo.
  • Integridade... Rachaduras em pepitas são bastante típicas para eles.
  • O último, mas, na maioria das vezes, critério importante é tendências da moda... A popularidade da maioria das gemas semipreciosas é semelhante a uma curva senoidal com altos e baixos.

Para concluir, gostaria de referir que, com o desenvolvimento de várias ciências, o mercado se encheu de produtos contrafeitos. Além disso, agora existe a oportunidade de cultivar pedras artificiais sob certas condições.

É necessário comprar joias apenas de vendedores confiáveis ​​ou joalherias com boa reputação.

    Nenhuma pedra sintética terá as mesmas características especiais que a natural.

    Na próxima revisão, você poderá descobrir como as pedras semipreciosas são utilizadas em móveis, paredes, encanamentos e outros elementos decorativos.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa