Pedras e minerais

Descrição do heliotis, suas propriedades e escopo

Descrição do heliotis, suas propriedades e escopo
Contente
  1. Descrição
  2. Habitat
  3. Propriedades
  4. Aplicativo
  5. Para quem é adequado?
  6. Como distinguir uma farsa?
  7. Regras de cuidado

As profundezas do mar contêm muitos organismos vivos incríveis, plantas e minerais com traços e características específicas que são incomuns para organismos, plantas e minerais encontrados na terra.

A lista de raridades do fundo do mar também inclui heliotis - a concha do molusco gastrópode marinho. Esta concha mineral, que lhe serve de casa, tem características de cor muito específicas, que colocam os heliotis à altura de outros preciosos dons do mar: pérolas e corais.

Descrição

Heliotis é um organismo marinho que vive a profundidades de até 35 metros, o que o torna acessível aos colecionadores. O corpo do invertebrado gelatinoso é envolto em uma forte casca mineral, consistindo em dois feixes. O molusco tem uma estrutura anatômica padrão e usa uma "perna" para se mover ao longo do fundo do mar.

O contorno externo da concha do heliotis lembra a concha de uma orelha humana. Foi essa semelhança que levou ao fato de que eles começaram a chamá-lo de "Abalone". O tamanho da concha pode atingir 20-25 cm.

As capacidades desta vida marinha permitem que ele se fixe firmemente a qualquer superfície. Para separá-lo, são utilizadas ferramentas especiais e um esforço considerável.

Heliotis é de vários tipos, alguns dos quais são considerados extremamente raros e protegidos pelas leis dos países em que são encontrados.

O principal diferencial do "Abalone" é a combinação única de cores que a compõem. Esse efeito multicolorido é obtido graças a um revestimento mineral especial que separa a luz que o atinge em todo o espectro de luz. Por causa dessa propriedade, a concha do heliotis também é chamada de "pedra do arco-íris".

Além de suas propriedades de cor incomuns, heliotis é valorizado por sua capacidade de formar pérolas dentro de uma concha. As pérolas cultivadas por este molusco são grandes e surpreendentemente bonitas.

Habitat

O "abalone" vive nas águas costeiras quentes dos mares e oceanos, lavando alguns continentes e ilhas. Ele pode ser encontrado na costa da Austrália e da América do Sul. A pesca comercial de moluscos também é realizada na região do Japão e na costa sul da Ásia.

A concha heliotis não é encontrada em nenhuma das regiões da costa russa. As águas que banham a Rússia são muito frias para este habitante das profundezas.

Para esta vida marinha, os indicadores de temperatura média da água na área em que vive são de grande importância.

Propriedades

A cor incomum da concha deste molusco deu origem a muitas superstições e sinais que atribuem a ele habilidades mágicas e a capacidade de influenciar vários aspectos da vida humana.

Programas de treino: um mineral formado como resultado de processos químicos é incapaz de ter qualquer efeito no estado físico ou mental de uma pessoa.

No entanto, não se deve excluir completamente a presença de algum efeito. Há muito se sabe que o estado físico e psicológico de uma pessoa pode depender diretamente de fatores de sua própria sugestão ou sugestão externa.

Se uma pessoa acredita que um mineral tem esta ou aquela influência sobre ela, e está firmemente convencida disso, então, mais cedo ou mais tarde, começará a sentir as consequências dessa influência fantasma. Como resultado, isso afetará de uma forma ou de outra a condição da pessoa.

No momento, não há evidências científicas das propriedades mágicas dos heliotis. Existem apenas teorias sobre a possível presença de características especiais da composição química da concha, que podem ser utilizadas para fins medicinais.

No entanto, tais conclusões ainda não influenciaram a promoção do mineral às massas como agente terapêutico.

Aplicativo

A "pedra do arco-íris" é valorizada por sua cor e dureza incomuns. Joalheiros de todo o mundo estão trabalhando na fabricação de diversos produtos a partir da concha heliotis. À venda podem ser encontrados colares, brincos, broches, pingentes e outras joias, total ou parcialmente constituídas pelo mineral da casca.

As propriedades pronunciadas da resistência desse material colocam os produtos feitos com ele em uma ordem de magnitude maior do que as bijuterias comuns. Além disso, a dureza do mineral dificulta o processamento, o que requer o uso de ferramentas especializadas e tecnologias especiais. A combinação desses fatores determina a formação de preços elevados para os produtos finais.

Para quem é adequado?

As decorações feitas com a concha deste molusco parecem caras e de alta qualidade. Eles são perfeitos para meninas com olhos verdes ou azuis, e também combinam com outras joias de pérolas naturais.

Anteriormente, acreditava-se que os produtos de concha Abalone eram sensíveis ao signo do zodíaco da pessoa que os usa.

Até o momento, as teorias associadas a isso desapareceram no esquecimento, pois foi comprovado cientificamente que a disciplina astrológica que descreve a influência das constelações zodiacais foi baseada na ideia de que o universo gira em torno da Terra.

Depois que a humanidade percebeu que a terra não é o centro do universo, e foi nisso que se baseou a ciência dos signos do zodíaco, pode-se concluir que não há conexão mágica entre as constelações e os produtos feitos do mar. mineral.

Como distinguir uma farsa?

O valor das joias feitas com heliotismo determina o surgimento de tecnologias para a produção de falsificações que imitam as propriedades desse material.

Existem vários critérios pelos quais você pode distinguir uma falsificação de um mineral de origem natural:

  1. espectro de cores;
  2. força;
  3. desenhando.

    A cor perolada incomum da concha é formada sob a influência de vários fatores: pressão, composição da água do mar, nutrição do molusco, propriedades e habilidades de seu corpo, etc. A sua presença garante a formação de um material mineral com características únicas.

    Métodos artificiais de produção deste material não fornecem tal resultado.

    Observou-se que amêijoas criadas em cativeiro não conseguem desenvolver suas conchas com a mesma cor das que são criadas em seu ambiente natural.

    As falsificações deste material são feitas de materiais substitutos, usando vários truques tecnológicos. O vidro e o plástico podem ser usados ​​como base.

    Ao usar o vidro, tintas especiais esmaltadas são aplicadas sobre ele, formando um transbordamento de madrepérola. Esta imitação é bastante difícil de distinguir do original, uma vez que o brilho do vidro e da pintura é semelhante ao brilho natural da "pedra do arco-íris".

    Para indicar a diferença, é necessário desenhar um objeto pontiagudo ao longo da superfície da decoração. A tinta aplicada na contrafação irá riscar, revelando o material de base do produto.

    O vidro falsificado é inferior ao original em termos de resistência. Quando caiu, mesmo de uma altura pequena, ele estourou instantaneamente e se desfez. O produto de mineral natural é extremamente forte e resistente a choques e quedas.

    As falsificações de plástico são de dois tipos: com a aplicação de tinta sobre o produto e com a adição de uma mistura colorida ao plástico quando este está no estado líquido.

    Em ambos os casos, o produto é frágil e muito leve. Para distingui-lo de um falso, basta pesá-lo nas mãos. Uma joia feita de um mineral natural pesa significativamente mais do que sua contraparte de plástico.

    Ao comprar qualquer produto heliotis em locais de venda não controlados, você deve ter um cuidado especial. Freqüentemente, as falsificações contendo elementos que imitam heliotis são vendidas na costa em lojas privadas. A venda de tal produto destina-se a turistas que não conseguem reconhecer uma falsificação.

    Regras de cuidado

    Joias e outros produtos que possuem partes da "Pedra do arco-íris" requerem um manuseio cuidadoso e os cuidados apropriados.

    Evite segurar o produto próximo a objetos de metal volumosos que podem danificá-lo. É inadmissível transportá-lo no mesmo bolso com moedas ou chaves de ferro.

    Embora o heliotismo mineral seja um material muito durável, o contato frequente com outros objetos duros com arestas afiadas pode resultar em arranhões, lascas e até mesmo rachaduras.

    Com o tempo, a superfície brilhante do produto pode ficar opaca. Isso ocorre devido ao aparecimento de muitos micro-riscos.

    Neste caso, é necessário realizar o polimento preventivo das joias.

    O polimento de um produto a partir de uma casca de heliotismo é realizado em várias etapas.

    1. A superfície é tratada com lixa muito fina. Ao polir com um material abrasivo, é importante ter cuidado para não danificar ou estragar a estrutura na qual a Pedra do arco-íris está inserida.
    2. O tamanho do grão da lixa é reduzido em uma ordem de magnitude. O polimento é repetido. Durante todo o processo, é necessário molhar a superfície polida com água para evitar o aquecimento.
    3. Continue lixando com pasta de Goya. A superfície é esfregada com uma pasta até que apareça uma placa fosca. O polimento é feito com feltro ou algodão (os trapos devem ser feitos de ingredientes naturais, pois os materiais sintéticos podem arranhar a superfície brilhante).
    4. Após concluir o polimento preventivo do produto, enxágue abundantemente com água para retirar os componentes remanescentes da pasta de polimento.

    A moldura em que o heliotismo processado é colocado é feita de metais preciosos: ouro, prata ou platina. Esses materiais podem desbotar com o tempo. Para manter o brilho, é necessário um polimento regular, que deve ser feito por um joalheiro qualificado.

    Para mais informações sobre Heliotis, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa