Pedras e minerais

Crisólita: o que é e para quem é adequado?

Crisólita: o que é e para quem é adequado?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Pedras preciosas ou semipreciosas?
  3. Variedades
  4. Como distinguir uma pedra natural de uma falsa?
  5. Onde é extraído?
  6. Propriedades
  7. Para quem é adequado?
  8. Cuidado e armazenamento

O mineral natural crisólito, que apresenta uma invulgar cor verde ou amarelo esverdeado, é muito apreciado tanto como base para a criação de diversos acessórios, joalharia, como como elemento de decoração, e ainda como talismã contra as adversidades. Em países de língua inglesa, a pedra costuma ser chamada de peridoto. O mineral natural é muito valorizado no Oriente Médio, onde suas cores exclusivas são consideradas nobres. E as primeiras menções ao crisólito podem ser encontradas em fontes bíblicas, sem falar na literatura, onde essa pedra foi encontrada desde a antiguidade até os dias atuais.

O que é isso?

A pedra de crisólita natural tem uma cor verde-dourada hipnótica, por isso muitas vezes é confundida com esmeralda. Apesar de algumas semelhanças, esses cristais transparentes ainda são muito diferentes uns dos outros. A cor da pedra depende das condições em que foi formada. Na maioria dos casos, é verde-amarelo ou verde esmeralda, mas pode adquirir tonalidade marrom devido à presença de impurezas de metais - ferro, cromo, níquel.

A crisólita parece muito decorativa devido à sua principal característica - o coeficiente de refração da luz, é bastante alto. Um mineral ornamental, cuja descrição sempre dá vontade de ver com os próprios olhos, quando bem cortado, acaba sendo um complemento muito eficaz para produtos feitos de metais nobres.

As pepitas de crisólita são bastante raras na natureza. Eles são companheiros naturais dos diamantes e podem se formar em kimberlitos, onde se formam cristais ultra-fortes. Além disso, são freqüentemente encontrados em maciços rochosos chamados olivina.

Podemos dizer que essas pedras são relacionadas e semelhantes em estrutura.

A extração da crisólita, realizada em rochas vulcânicas, sugere a influência de processos magmáticos em sua formação. Surpreendentemente, esse mineral pode ser encontrado fora da Terra. Seus vestígios foram encontrados repetidamente em amostras de rochas lunares e em fragmentos de meteoritos. Mas o tamanho das pepitas, mesmo em termos terrenos, não é muito grande.

O maior mineral facetado conhecido pesa 310 quilates. E o tamanho de pedra mais comum é inferior a 3 quilates. O primeiro produto historicamente significativo feito de crisólita pode ser chamado de lente do imperador Nero, através da qual, segundo a lenda, ele inspecionou a Cidade Eterna - Roma, que havia queimado até o chão. Hoje esta relíquia é mantida no território do Vaticano.

O custo da crisólita depende muito de seu corte. O mais barato - "pêra", permite que você compre joias com este mineral por vários milhares de rublos. A opção mais cara - mais de 12.000 rublos por quilate, refere-se a pedras cortadas na forma de um círculo perfeitamente uniforme. Além disso, o preço final de uma pedra é influenciado por sua pureza.

Pedras preciosas ou semipreciosas?

A resposta a esta pergunta é mais difícil do que parece. De acordo com a classificação atual, pertence à categoria de pedras preciosas de segunda classe (ordem III). Para obter este status, o mineral tem tudo o que precisa - uma dureza suficientemente alta, brilho, efeitos óticos criados.

Mas, ao mesmo tempo, a crisólita é uma pedra ornamental. Ou seja, em grandes quantidades, pode ser utilizado para a confecção de itens de decoração de interiores, bem como para combinação com prata como moldura. Os cristais de crisólita não são muito valiosos, mas são populares devido à variedade de efeitos ópticos observados neles.

Devido à inclusão de componentes adicionais - mica, espinélio, magnetita, cromita, a transparência do mineral varia muito. Mas é justamente esse fator que torna possível observar o efeito do "olho de gato", iridescência - brilho sob iluminação artificial, opalescência e outros fenômenos interessantes e inusitados característicos da crisólita.

Variedades

O próprio conceito de "crisólita" está intimamente ligado à pedra conhecida como olivina. É ele quem, em sua composição, está o mais próximo possível do precioso análogo. O nome peridoto em inglês também é comumente usado. Mas o que deve ser considerado mais correto - a crisólita e suas variedades olivina e peridoto, ou é um grupo geral de minerais?

Em qualquer caso, cada uma dessas opções é caracterizada por uma cor verde.

A olivina não tratada é difícil de distinguir de outros minerais neste grupo. Mas, desde 1968, os gemologistas aprovam e usam a seguinte classificação: crisólita se refere apenas a uma pedra transparente que tem uma tonalidade verde ou dourada.

Quanto à confusão, acrescenta-se o fato de os colecionadores e a literatura popular muitas vezes classificarem os minerais nessa categoria, que possuem uma composição química completamente diferente. A chamada "esmeralda Ural", que na verdade é uma granada verde, também é chamada de crisólita. Os gemologistas são contra essa extensão da classificação, mas esses incidentes não são raros na história. Assim, a crisólita saxônica foi chamada de topázio, brasileira - crisoberila.

O mineral recebeu seu nome original no grego antigo. Canonicamente, a cor da pedra é verde oliva, opaca, intercalada com amarelo, marrom, marrom e dourado. As variedades mais valiosas de crisólita são apenas duas:

  • a massa, extraída manualmente das reservas dos índios apaches, tem diâmetro de até 15 mm;
  • com o efeito de asterismo - a estrutura interna em forma de estrela permite criar um jogo de luz incomum com uma superfície completamente lisa.

Como distinguir uma pedra natural de uma falsa?

O crisólito natural é bastante popular entre os fraudadores que tentam falsificá-lo. Às vezes, é possível reconhecer o engano exclusivamente por meio de análises de laboratório, especialmente quando se trata de fraude com tipos mais baratos de minerais naturais. Possíveis erros podem ser evitados exigindo um certificado especial. Além disso, você deve prestar atenção aos seguintes pontos.

  1. Quando aquecido nas palmas das mãos o mineral natural permanece frio. A falsificação de plástico ganha calor rapidamente.
  2. Quando visto ao sol o efeito de uma bifurcação da imagem é formado através da pedra.
  3. Brilho de superfície. Na verdadeira crisólita, é rico, oleoso.
  4. Dimensões e peso. Pedras com mais de 3 quilates e com clareza e transparência decentes são extremamente raras no mercado livre.
  5. Quando pressionado firmemente não deve haver nenhum traço na pedra. Arranhões inevitavelmente aparecerão no plástico.
  6. A maioria das pedras do Sri Lanka são apenas cacos de vidro de garrafa enrolado em água. A falsificação da crisólita neste país foi posta em operação. Mas, com um exame visual atento, é possível identificar uma falsificação devido à cor irregular. Um mineral natural não terá esse efeito.

Considerando todos esses pontos, você pode evitar transtornos na hora de comprar crisólita e produtos com ela.

Onde é extraído?

A crisólita é um mineral natural encontrado em muitos países do mundo. Sua produção é realizada com sucesso na Austrália, Tanzânia, África do Sul, Brasil, Paquistão e Mianmar. Também há depósitos no Sri Lanka, mas a proporção de produtos falsificados vindos de lá é muito alta. Durante as escavações arqueológicas, o mineral é freqüentemente encontrado em lugares historicamente significativos - Alexandria, Jerusalém, nas cidades da Grécia.

O depósito mais popular está localizado no Egito. Baseia-se na Ilha Zeberged, no Mar Vermelho. Além disso, a pedra é extraída nos Estados Unidos, no estado do Arizona.

Os depósitos de crisólito da Rússia estão concentrados em locais de mineração de diamantes tradicionais - em Yakutia e no Território de Krasnoyarsk. Além disso, a pedra para joalheria é extraída na região de Murmansk, no território da cordilheira Kovdor. O crisólito Ural mencionado pelos amadores não é um silicato de ilha, mas pertence a uma subespécie de granadas.

Propriedades

Todas as propriedades existentes da pedra crisólita são geralmente consideradas em várias direções ao mesmo tempo. Na verdade, além das características objetivas associadas à densidade, dureza, composição de um mineral natural, existem também critérios de avaliação subjetiva. Por exemplo, propriedades medicinais conhecidas desde a antiguidade. A pedra também é creditada com características místicas. Eles estão principalmente associados às suas propriedades incomuns, brilho misterioso e capacidade de se transformar sob luz elétrica brilhante, como um diamante.

Fisico quimica

As principais características físicas e químicas da crisólita estão associadas à sua composição. A pedra é baseada em ortossilicato de ferro-magnésio, respectivamente, os volumes das inclusões metálicas afetam não só a transparência, mas também a gama de cores. As inclusões de cobre dão um rico verde esmeralda, o ferro é responsável pelos tons de amarelo e marrom, a inclusão de níquel e cromo também é permitida.

O crisólito é um mineral bastante frágil: sua dureza atinge apenas 7 pontos na escala de Mohs. A densidade da pedra é de 3,3 g / cm3, o que facilita o polimento e o corte. O peridoto cuidadosamente processado assume um brilho vítreo peculiar. A estrutura natural da pedra torna-a vulnerável aos efeitos dos ácidos, dissolve-se facilmente nos mesmos e pode danificar-se em contacto com um ambiente agressivo.

É comum expor crisólitas puras clássicas a lapidação brilhante, escalonada ou esmeralda, que exibe todas as suas propriedades características. Cristais em estrela e pedras em forma de olho de gato são cortados em cabochão.

A propriedade da birrefringência permite obter uma imagem bifurcada ao olhar através da espessura do mineral.

Terapêutico

Não há evidência científica oficial de que a crisólita tenha propriedades curativas. Mas, durante séculos, seu uso foi considerado benéfico para mulheres com problemas de fertilidade e para a saúde do sistema reprodutivo em geral. Os litoterapeutas do passado atribuíam à pedra a capacidade de aliviar a dor e as cólicas abdominais, aliviar a intoxicação.

Os curandeiros modernos encontram usos muito mais extensos para o mineral. Presume-se que a crisólita pode:

  • têm um efeito benéfico nos órgãos da visão;
  • capaz de aliviar a dor, eliminar desconforto nos músculos e articulações;
  • regular o funcionamento do trato gastrointestinal, garantindo a normalização dos processos nele ocorridos;
  • têm um efeito positivo na saúde do sistema cardiovascular;
  • purifica o sangue humano de toxinas;
  • melhorar os níveis hormonais, melhorar a ação do sistema endócrino;
  • fortalecer a imunidade, proteger contra infecções virais;
  • aliviar espasmos, regular o funcionamento do sistema nervoso;
  • melhorar o bem-estar psicológico, eliminar medos, aliviar a insônia;
  • acelerar a cura da gagueira, tiques nervosos;
  • ajuda na regeneração de órgãos e tecidos após a cirurgia;
  • facilitar a atividade genérica;
  • aliviar enxaquecas.

Via de regra, os litoterapeutas aconselham levar o mineral mais próximo do corpo, escolhendo uma pedra de acordo com seu potencial energético. Também é importante atentar para o fato de que a ingestão de pó de pedra triturada ou de toalhetes feitos com sua base pomadas pode ser prejudicial à saúde.

Esses tratamentos devem ser usados ​​com muito cuidado.

Mágico

A crisólita é um dos minerais tradicionalmente atribuídos a propriedades mágicas. Para que a pedra os manifeste, ela deve ser usada e vestida apropriadamente. Antes que mudanças importantes ocorram, você pode fazer tal talismã, tendo previamente determinado seu significado para uma pessoa. Energeticamente, o peridoto é considerado um mineral com carga positiva, por muito tempo, os clérigos o usaram em seus rituais. Hoje, o crisólito é mais visto como um talismã pessoal capaz de guardar, proteger, dar bom humor e tranquilidade.

Para as mulheres, a crisólita há muito é considerada uma arma poderosa na luta pelos interesses do sexo oposto. Um mineral emoldurado em metal - na forma de um anel, broche, camafeu ou brincos, aumenta o desejo sexual, a atratividade de seu dono.

A olivina e a crisólita são tradicionalmente classificadas como pedras úteis para pensadores, bem como pessoas associadas à jurisprudência ou à lei.

Com a sua ajuda, adquiriram o dom da oratória e a autoconfiança, afastaram as dúvidas. Acredita-se que a pedra ajuda seu proprietário a evitar decisões ou julgamentos errôneos.

No ambiente comercial, o peridoto ganhou popularidade especial na Idade Média. Foi então que ele foi considerado um talismã que patrocinava mercadores. Acreditava-se que o uso constante de uma pedra aumentaria os lucros, salvaria de transações sabidamente não lucrativas ou fracassadas e evitaria a perda ou roubo de mercadorias.

A influência mágica da pedra ainda hoje é considerada em muitas áreas e áreas de atividade.

  1. Apaixonado a crisólita promete a aquisição de verdadeiros sentimentos, ajuda a conquistar a atenção e o amor do objeto desejado.
  2. Na amizade promete se livrar do engano e da traição. O peridoto pode ser usado para fazer pares de joias que manterão amizades unidas por muitos anos.
  3. Em autoaperfeiçoamento este mineral ajuda a conseguir muito.O Crisólito é capaz de aliviar a inveja e o tormento de seu dono, vence as fobias, ajuda a encontrar paz de espírito. Recomenda-se que a pedra seja usada constantemente durante os períodos de depressão, desânimo, choque nervoso.
  4. Na resolução de disputas legais. Como a crisólita é considerada uma pedra da justiça, ela pode ajudar a resolver alguns dos casos jurídicos mais demorados. O mineral vai restaurar a saúde mental, aliviar por muito tempo qualquer tormento e dúvidas sobre a justiça da justiça.
  5. Nas aspirações de carreira. A energia da crisólita é tal que contribui para a manifestação do melhor que já existe na pessoa. Se o ramo de atividade for escolhido corretamente, somente sua própria vontade pode impedir o dono da pedra de subir na carreira.

    Pessoas que praticam rituais mágicos recomendam o peridoto como um meio de impor a vontade de outra pessoa. O mineral ajuda a livrar-se das obsessões amorosas, delírios sobre as ações de amigos e parentes, esclarece pensamentos.

    Acredita-se que contribui para o despertar do dom psíquico.

    Para quem é adequado?

    Antes de comprar uma joia de pedra natural, você deve descobrir para quem esse mineral é adequado. É perigoso usar amuletos e talismãs de energia oposta. Com efeito, neste caso, o confronto pode facilmente privar o dono das joias de força, mergulhando-o no desânimo e na apatia. Recomendações astrológicas também devem ser levadas em consideração. Em particular, a crisólita é perfeita como um talismã para os representantes dos seguintes signos do zodíaco.

    1. Sagitário... Sua disposição ígnea exige doma, e o mineral vai enfrentar perfeitamente essa tarefa. Tendo contido a raiva, ajudará a melhorar a posição geral da vida de seu dono, ajudá-lo-á a conquistar o amor de entes queridos e a conseguir uma promoção.
    2. escalas... O representante do elemento ar frequentemente "voa nas nuvens" e não leva os laços matrimoniais muito a sério. Mudanças na vida vão ajudar a trazer um talismã que aumenta a responsabilidade e elimina dúvidas sobre a correção das decisões tomadas.
    3. Peixes... Os representantes do elemento água, que estão sempre em dúvida, precisam apenas de um amuleto com o qual você possa ganhar autoconfiança. Ao libertar o seu dono da melancolia e da excessiva emotividade, a pedra dará paz e paz na alma a uma pessoa que se distingue pela excessiva desconfiança.

      Apesar do fato de que as joias de crisólita não são adequadas para todos, pessoas próximas ao mundo da astrologia e da magia garantem que definitivamente vale a pena comprá-las se houver um movimento em frente, um grande negócio financeiro ou uma mudança de emprego. Nesse caso, após a conclusão do evento especificado, o produto com a pedra simplesmente irá para o local de armazenamento - você não precisará usá-lo o tempo todo.

      Cuidado e armazenamento

      As joias de crisólito são bastante populares e difundidas. Mas o cuidado impróprio deles é prejudicial ao precioso mineral. Para cumprir todas as regras, você deve se lembrar das seguintes precauções.

      1. Devido ao aumento da fragilidade da pedra, as joias - brincos, pingente, broche, anel, devem ser protegidas de danos mecânicos. Sua limpeza com compostos abrasivos agressivos está excluída. É necessário proteger o mineral de quedas, golpes.
      2. A remoção da sujeira da superfície da pedra deve ser feita com espuma e sabão e pano macio. O enxágue é feito com água pura.
      3. O processo de secagem das joias de crisólita após o processamento e a remoção de impurezas exige que a pedra fique longe dos raios solares. A secagem com um secador de cabelo também não funcionará, pois o aquecimento pode afetar negativamente o estado da pedra. Use panos macios e sem fiapos para remover a umidade.
      4. Se a joia - miçangas, colar, diadema, anel, brincos, não for usada o tempo todo, deve-se ter o cuidado de observar as regras para seu armazenamento. Quando colocado junto com outros produtos, uma capa de veludo individual deve ser usada. Mas é melhor solicitar uma caixa separada com antecedência.

      Isso evitará a formação de rachaduras microscópicas dentro da pedra.

        Se todas as regras forem seguidas, os produtos crisólitos manterão por muito tempo sua expressiva cor e brilho impecável, mesmo depois de décadas se tornando uma magnífica joia.

        Para mais informações sobre o crisólito, veja o próximo vídeo.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa