Pedras e minerais

Tudo sobre pedra opala

Tudo sobre pedra opala
Contente
  1. O que é isso?
  2. Características de origem
  3. Onde é extraído?
  4. Propriedades
  5. Visualizações
  6. Onde é usado?
  7. Para quem é adequado?
  8. Como distinguir de um falso?
  9. Como cuidar?

A opala é uma joia natural de incrível beleza, que desde os tempos antigos foi considerada a pedra das dinastias reais e dos ricos. Para muitos povos, esta pedra é a prova do poder divino na Terra, para outros, é um atributo mágico perigoso que pode prejudicar qualquer não iniciado. Neste artigo, você conhecerá as características da opala, suas variedades, os principais depósitos, bem como as regras para o tratamento deste incrível mineral.

O que é isso?

Cientificamente falando, esta pedra é um mineral da família da sílica. Se considerarmos a composição química da pedra, então este é um óxido de silício comum de estrutura globular. Em círculos estreitos, a opala é chamada de sílica fundida por causa de suas características físicas incomuns.

Além dos elementos da fórmula básica, a composição da opala pode incluir alumínio, bem como óxidos de ferro, magnésio e cálcio. É seu conteúdo em opala que afeta sua cor, a qualidade dos transbordamentos e a opalescência (fenômeno óptico no qual transbordamentos e facetas específicas são formadas dentro do mineral quando o ângulo de iluminação muda).

Características físicas externas da opala.

  • Cor. No momento, são conhecidas mais de 30 tonalidades, encontradas nas variedades preciosas e semipreciosas desta pedra. Entre os mais comuns estão os incolores, brancos, palha, castanhos, vermelhos, verdes e verdes claros, castanhos, pretos, azuis celestes. Deve-se notar que opalas raras e caras se distinguem pelo domínio de uma cor particular.
  • Transparência. Existem opalas transparentes, translúcidas e opacas (tons escuros, por exemplo).Minerais translúcidos e translúcidos tendem a ser muito mais caros - eles criam realces de cores exclusivos que facilitam a identificação da autenticidade.
  • Brilhar. Para opala, dependendo do tipo, cor e elementos adicionais em sua composição, três tipos de brilho são característicos: vítreo, ceroso, opaco (brilho fraco ou turvo).
  • Densidade. Nas opalas, independentemente da variedade, permanece sempre aproximadamente o mesmo: de 1,8 a 2,4 g por centímetro cúbico.
  • Dureza. Joalheiros experientes avaliam a dureza das pedras naturais em 5 a 6,5 ​​pontos na escala de Mohs.
  • Força. Apesar da estrutura sólida, as pedras são extremamente instáveis ​​e frágeis mesmo com uma leve pressão.
  • Pausa. Tipo crustáceo.

Devido à sua estrutura globular, a opala precisa de reposição constante de água. A pedra natural da opala contém de 6 a 10% de água, em algumas rochas modernas a proporção de água é ainda maior e pode chegar a 30%.

A absorção e perda de água são normais para opala. Se a pedra ficar sem água por muito tempo, rachaduras e lascas começam a aparecer dentro dela. Se você expõe a pedra a um forte efeito térmico, então já ao atingir a marca dos 100 graus, este raro mineral se transforma em calcedônia comum.

Acredita-se que esta pedra tenha seu nome derivado da palavra sânscrita (antiga índia) "caiu", bem como do latim "opalus".

Características de origem

A opala é de origem hipergênica sedimentar, podendo ser encontrada tanto na forma de placas separadas nas rochas de diatomita, trípoli e frasco, quanto na forma de veios específicos nessas rochas. No ambiente natural, as opalas estão presentes na forma de nódulos sinterizados ou nódulos que recobrem outros minerais. Muitas vezes, é graças às opalas que se formam os fósseis de origem vegetal e animal.

A formação desses minerais ocorre da seguinte forma - em algumas regiões áridas, chove muito, depois disso a umidade entra nas rochas e preenche as fissuras do solo. Com o tempo, a umidade evapora e forma camadas, formando sílica comum.

Além da explicação natural da origem desta pedra, existem dezenas de mitos e lendas no mundo associados ao seu aparecimento na Terra.

  • Os indígenas australianos acreditavam que há muitos anos o Criador veio à Terra para explicar às pessoas o significado do arco-íris, do céu e das nuvens. Quando ele pisou na Terra em sua forma divina, os seixos e pedras sob seus pés tornaram-se brilhantes e coloridos.
  • Segundo as lendas japonesas, acredita-se que no momento da criação de todas as coisas, o Criador abençoou a Terra e colocou uma partícula do Sol nas rochas para que o solo permanecesse sempre quente e rico. Opalas modernas foram formadas a partir desta partícula.
  • Os antigos gregos acreditavam que as opalas eram as lágrimas do próprio Zeus, que ele deixou cair após derrotar os titãs. Somente quando tocaram o chão suas lágrimas se transformaram em pedra e se espalharam por todo o globo.
  • As lendas indianas falam da grande e bela deusa do arco-íris. Sua beleza e luz divina enlouqueciam todos os homens, que logo decidiram invadir sua inocência pela força bruta. Caindo em uma armadilha, a deusa se jogou de um penhasco e se espalhou por todo o mundo em milhares de joias de sol e arco-íris.
  • Os mitos escandinavos falam de um ferreiro que criou opalas dos olhos de uma criança para capturar sua beleza natural e charme para sempre. Desde então, os escandinavos acreditam que, se você olhar as profundezas das pedras azuis e azuis por muito tempo, certamente poderá ver o rosto de um bebê.

    Além das lendas sobre a origem mística da pedra, um grande número de outras crenças estão associadas a ela. Por exemplo, na Idade Média, os ladrões adoravam usar opalas - eles acreditavam que a pedra poderia torná-los invisíveis em momentos de perigo, e sua profundidade acalentadora age nas vítimas como uma hipnose real.

    Em um dos romances do mundialmente famoso Walter Scott, a opala é descrita como uma pedra extremamente perigosa e diabólica., que desaparece da água benta e é usada por feiticeiros e bruxas para maldições e conspirações malignas. Desde que o romance ganhou ampla aceitação pública, muitos desistiram de usar este mineral.Isso continuou até o século 19 - foi então que a Rainha Vitória começou a usar opalas ativamente na criação de joias e joias, e também costumava dar joias com essa pedra para seus amigos e membros da família real.

    Onde é extraído?

    Para a formação da bela opala natural, certas condições são necessárias: pressão especial, temperatura, nível de umidade, presença de outros fatores. Além disso, a formação de algumas rochas desta pedra não leva nem dezenas, mas centenas de milhares de anos, o que as torna ainda mais raras e atraentes.

    É digno de nota que a maioria das pedras que você pode encontrar em joalherias são extraídas em território australiano. As opalas foram descobertas lá no século 19, e quase por acidente. Um caçador local rastreou os movimentos e paradas do canguru e encontrou uma pedra iridescente incomum em um dos acampamentos.

    Quase imediatamente, essa área antes comum, com vegetação esparsa e clima árido, tornou-se um local para escavações e pesquisas. Toneladas desse mineral foram encontradas sob o solo, preenchendo fissuras em rochas, arenito e basalto.

    Além da Austrália, depósitos de opala foram descobertos no México e no Brasil. - é de lá que costumam ser trazidos os minerais do mel, tons de vermelho e vermelho. Uma pequena proporção de pedras transparentes já foi extraída no Sudão; minerais em tons de marrom profundo, escuro e marrom foram encontrados na Etiópia.

    O depósito de opala mais antigo conhecido é considerado a região de Cervence, na República Tcheca. Este território pertenceu à Hungria durante algum tempo e, portanto, as opalas extraídas nesta área são geralmente chamadas de húngaras. Supõe-se que as primeiras opalas, encontradas nas joias cerimoniais dos antigos governantes romanos, foram extraídas nesta área.

    A Rússia, apesar de sua posição dominante na extração de muitos elementos naturais e metais, não é particularmente rica em opalas. Alguns depósitos escassos raramente são encontrados em Kamchatka ou na Sibéria.

    Propriedades

    A opala é conhecida em todo o mundo não apenas como uma joia exótica e cara, mas também como um mineral com incríveis propriedades medicinais e mágicas.

    Mágico

    Opala há muito é considerada uma pedra com uma energia incrível, que pode levar pessoas inseguras e sem força de vontade a cometer atos terríveis ou proibidos. Esta pedra é excepcionalmente útil nas mãos de pessoas talentosas e talentosas - só então ela revela todo o seu potencial mágico e é capaz de ajudar uma pessoa a alcançar incríveis alturas criativas.

    Muitas pessoas conhecem opala com um nome diferente - "a pedra das esperanças enganosas". Isso significa que ele é capaz de dotar seu dono de incríveis ambições, idéias e desejos. No entanto, se o proprietário experimenta dificuldades em seu caminho criativo ou atrasos na implementação de seus planos, a opala gera nele dúvidas e dúvidas. Pessoas extremamente fortes com um caráter estável podem lidar com a poderosa energia desta pedra.

    Apesar de sua natureza e habilidades ambíguas, este mineral é uma pedra extremamente benevolente que você só precisa saber como manusear. Para pessoas com objetivos de vida e atitudes claros, ele se tornará um verdadeiro guarda-costas. Ele ajudará a rastrear os planos hostis de inimigos, rivais e traidores, dotando assim seu mestre com um dom profético.

    Muitos esoteristas acreditam que o verdadeiro poder mágico da pedra é revelado apenas em boas mãos, cujas ações são direcionadas precisamente em uma direção criativa. Em mãos más, arrogantes ou impuras, o campo de energia da pedra se transforma, e ele mesmo se torna o iniciador de brigas, disputas e confrontos.

    Agora vale a pena descrever as propriedades mágicas gerais da opala, que são atribuídas a ela por todos os astrólogos e esotéricos.

    • Ele direciona os pensamentos em uma direção criativa, ajuda a focar a atenção em um objetivo ou ideia específica.
    • Em boas mãos, ele é capaz de afastar emoções negativas, alivia o medo de errar ou o medo de fazer algo.
    • Ajuda na construção de relacionamentos entre colegas, parentes e parceiros.
    • A forte aura mágica de opala o torna um amuleto ideal contra as forças das trevas e magia de outras pessoas.
    • Motiva para levar o trabalho iniciado até o fim, mesmo que requeira um esforço significativo.
    • Dá ao usuário um dom profético. Em outras palavras, é dotado de raciocínio analítico aguçado, que ajuda a calcular o resultado de todas as ações vários movimentos à frente.
    • É a pedra de ligação do lar da família, é capaz de acabar com as brigas desde o início.
    • Para pessoas criativas, opala é simplesmente um assistente insubstituível como uma fonte inesgotável de inspiração.
    • Em uma situação extraordinária e de emergência, o opala ajudará a não perder a vigilância e focar no objetivo de maior prioridade, ajudando assim a sair vitorioso mesmo nas situações mais difíceis.
    • A Opala também pode ajudar no campo do amor, é simplesmente uma pedra insubstituível para quem está em busca de um parceiro. Além disso, ele é capaz de devolver uma pessoa e estabelecer um clima de relação com a intensidade das paixões.

    Agora vale a pena considerar as habilidades mágicas da pedra, dependendo de sua cor.

    • Opala é preta ou escura. É considerada uma pedra da paixão - é simultaneamente capaz de aguçar as habilidades mentais, mas também pode levá-lo a realizar desejos sexuais secretos (o que pode levar à traição).
    • As opalas são brancas ou transparentes. A pedra de pessoas calmas e pacíficas que sabem o que precisam para a vida. Normalmente é comprado por mulheres e homens respeitáveis ​​que já conquistaram tudo na vida. Esta opala dota seu dono de calma, paciência e compaixão. Ótimo para médicos, educadores e líderes.
    • As pedras são azuis, azuis ou cobalto. Acredita-se que essas pedras são verdadeiros ímãs de boa sorte e sorte. São os proprietários das opalas azuis que muitas vezes ganham em loterias ou concursos aleatórios. Além disso, o mineral azul ajuda a atingir o objetivo definido, focando a atenção do usuário nas tarefas prioritárias.
    • Minerais opala de fogo, cores vermelhas e vermelhas. Essas opalas são verdadeiros motivadores para a realização de feitos corajosos, decisivos e bravos para os homens. Este mineral dá às mulheres sensualidade, pureza e sabedoria. Para os parceiros no casamento, essa pedra é simplesmente insubstituível. Acredita-se que são as opalas de fogo que são mais frequentemente usadas para rituais esotéricos (remoção de danos, direção de fluxos de caixa, remoção de maldições genéricas).

    Independentemente de quais objetivos você deseja alcançar usando opala, suas propriedades mágicas não devem ser subestimadas. Alguns médiuns não recomendam usá-lo o tempo todo - sua própria aura deve repousar de sua energia. Inclusive, não é recomendável o uso de opala com pedras tão poderosas quanto obsidiana, pérolas e topázio. Somente nas mãos de uma pessoa confiante, essas pedras não irão contrastar umas com as outras e serão tão úteis quanto possível.

    Terapêutico

    Além de suas habilidades extraordinárias, o mineral tem uma série de propriedades que são ativamente usadas em um campo da medicina alternativa como a litoterapia.

    Especialistas na área afirmam que este mineral tem as seguintes propriedades curativas:

    • organiza o trabalho do sistema nervoso, aumenta o limiar de estresse;
    • tonifica e equilibra, dá bom humor ao proprietário;
    • melhora o trabalho do sistema muscular, ajuda a eliminar cãibras;
    • normaliza o trabalho do sistema cardiovascular, restaura a freqüência cardíaca;
    • capaz de eliminar a vermelhidão dos olhos, geralmente pode melhorar a visão;
    • tonifica o trato digestivo, é capaz de influenciar favoravelmente o funcionamento do fígado e dos rins;
    • limpa o corpo de elementos inúteis e prejudiciais;
    • previne a ocorrência de transtornos depressivos;
    • aumenta o nível de potência;
    • ajuda a adormecer mais rápido, torna os sonhos agradáveis ​​e calmos.

    Além disso, esta pedra é recomendada para uso por mulheres grávidas - ela formará o caráter correto da criança já na fase do parto e facilitará o próprio parto.

    Visualizações

    Hoje, no mundo, existem mais de 30 variedades de opala. Eles foram selecionados com base nas características de cor, resistência, dureza, brilho, transparência, peso, tamanho e densidade.

    A primeira classificação desses minerais divide-os em minerais semipreciosos e preciosos.

    • As opalas preciosas ou nobres são, a priori, pedras muito bonitas, com transparência e opalescência claramente definida, que se expressa por meio de numerosos reflexos de cores suaves no interior da pedra. Esse tipo de pedra é extremamente raro, muito caro e utilizado exclusivamente para a fabricação de joias e bijuterias.
    • Opalas semipreciosas ou comuns têm uma estrutura parcialmente transparente, raramente apresentam tonalidades iridescentes bem marcadas e apresentam uma cor turva descontínua. Eles são muito mais baratos e são encontrados literalmente em todas as joalherias no centro de acessórios baratos.

    Agora vale a pena considerar as variedades de opalas, com base na classificação apresentada acima.

    Tipos de opalas nobres.

    • Preto. Eles são os mais caros de todas as raças. Eles vêm em roxo profundo, preto profundo ou roxo. As pedras são fracamente transparentes em sua estrutura, porém apresentam uma pronunciada opalescência laranja ou fogo.
    • Ardente ou vermelho. Esses minerais são apresentados na forma de pedras transparentes ou translúcidas de cores ricas em vermelho ou pêssego. Algumas rochas dessas pedras têm uma opalescência avermelhada pronunciada (por exemplo, extraídas no México).
    • Arlequins. O nome Mineral deve-se aos personagens das comédias italianas, cujos trajes consistiam em inúmeras peças de tecido multicoloridas. Essas pedras são distinguidas por um padrão variegado surpreendente na forma de vários pontos ou figuras disformes de cores vermelhas, azuis, amarelas, verdes e roxas. Se você colocar essa pedra na palma da mão e levá-la ao sol, um verdadeiro arco-íris aparecerá em suas mãos.
    • Opala real. É um tipo de opala extremamente raro, usado apenas para a produção de joias reais. Possui uma cor lazurita saturada única, bem como uma estrutura translúcida.
    • Jirazol ou opala azul celestial. Opalas transparentes incrivelmente belas, quase incolores, com uma opalescência azul única. É nesses minerais que as chamadas "algas" de outras rochas são freqüentemente encontradas. Depósitos de Jirazol foram descobertos no México, EUA, República Tcheca, Rússia e Austrália.
    • Lejos. Minerais incrivelmente bonitos com pigmentação marinha e esmeralda vibrante. Também é considerada uma das variedades mais caras.
    • "Olho de gato". Apresentados na forma de minerais nas tonalidades de amarelo, mel e trigo, possuem uma transparência fraca. Freqüentemente, bem no centro desse mineral processado, há uma faixa característica que tem alguma semelhança com olhos de gato. É considerada a mesma variedade rara e cara de opalas das pedras escuras.
    • Tsarsky. Um tipo raro de mineral com tons contrastantes extremamente brilhantes em toda a textura da pedra.
    • Etíope. Uma variedade preciosa de opalas caracterizada por uma cor translúcida ultramarina excepcional com opalescência multicolorida. Como o nome da variedade sugere, ela pegou na minha.A textura da opala etíope é semelhante à do jirazol, mas este último apresenta uma opalescência mais pronunciada.
    • Opala rosa ou andina. É extraído em quantidades significativas na América do Sul, onde é considerada uma pedra mística e feiticeira. Ele difere de outros representantes de sua raça em um tom delicado de pêssego ou rosa. A sua textura é muito semelhante ao quartzo rosa, mas com uma textura mais opaca.

    Além das opalas preciosas, também existem as semipreciosas. Isso inclui o seguinte.

    • Hyalite. Opala quase incolor com uma cor branca opaca e uma ausência completa de opalescência. Quase 30% de água.
    • Crisopala. Um tipo comum de opala semipreciosa que costuma ser encontrada em joias baratas. A textura é opaca, a cor é sólida - geralmente verde claro ou verde escuro.
    • Opala de musgo. Uma conhecida variedade de opalas semipreciosas de cor preta e branca e textura translúcida. Ele difere de outras variedades em um padrão escuro específico sobre um fundo branco, que parece representar matagais de grama densos ou rachaduras.
    • Hydrofan. Um tipo de opala que adquire opalescência e transparência surpreendentemente brilhantes quando imersa em água limpa. Acredita-se que o hidrofano seja o estágio final no desenvolvimento de qualquer opala preciosa.
    • Peruano. Uma variedade de opalas azul-claras ou da cor do céu que ainda são exploradas ativamente no Peru.

    Alguns joalheiros afirmam a existência de um tipo distinto de opala, a chamada australiana. No entanto, quando este termo é mencionado em qualquer contexto, todas as variedades de opalas encontradas nos depósitos da Austrália são consideradas.

    Onde é usado?

    As propriedades físicas excepcionais da opala tornam-na praticamente inadequada para uso generalizado em grandes indústrias. Não tem alta resistência, não é capaz de suportar altas temperaturas e pressões.

    No entanto, a opala conseguiu ganhar uma posição segura no campo da joalheria. Hoje, as joias individuais feitas da mais bela opala natural podem custar dezenas de milhares de dólares. Ao mesmo tempo, esta pedra era valorizada não menos do que esmeraldas, diamantes e pérolas.

    As mulheres preferem comprar broches, grampos de cabelo, pulseiras, anéis, tiaras e pingentes com pedras de opala incrustadas. Os homens preferem anéis, canetas, botões de punho e botões com este mineral.

    Em joias maciças, a opala fica bem com ágata, água-marinha, rubi e jaspe. Nos países da CEI, eles preferem fazer pulseiras e colares com opalas, âmbar e cornalina.

    Para quem é adequado?

    Existe um equívoco de que as opalas só são adequadas para pessoas com alguma mentalidade ou caráter estritamente definido. Isso é fundamentalmente errado - as opalas têm uma energia tão forte e multifacetada que podem servir fielmente a qualquer proprietário.

    Deve-se dizer desde já que a diferença na percepção de algumas pedras depende diretamente de sua cor. Os representantes mais raros e caros de opalas são negros, verdadeiramente adequados apenas para Câncer, Escorpião e Aquário.

    • Signos de fogo do zodíaco. Para Sagitário, Áries e Leões, opalas de tons de branco, variegado e azul claro são os mais adequados. Eles ajudarão a esconder falhas internas e externas, suprimirão emoções negativas e também podem desenvolver qualidades como determinação, perseverança e determinação em uma pessoa forte. Áries é mais adequado para pedras brancas ou variegadas - opalas de cores profundas, saturadas e escuras não são adequadas para este signo do zodíaco. Para Sagitário, ao contrário, opalas em tons de azul, cobalto e azul são adequadas - elas irão dotar seus proprietários com habilidades analíticas e inspirar novas ideias.
    • Signos do zodíaco. Gêmeos, Aquário e Libra podem coordenar tanto com opalas de fogo quanto com opalas brancas.Pedras leves preencherão esses signos com calma, confiança e serenidade, e as ardentes, pelo contrário, acrescentarão notas lúdicas, arriscadas e maliciosas ao temperamento desses signos. Opalas azuis profundas são ótimas para Aquário, enquanto Gêmeos geralmente prefere cores variadas e multifacetadas que refletem sua natureza volátil e inconstante.
    • Signos de água do Zodíaco. Peixes e Escorpiões precisam de uma fonte constante de força e inspiração, bem como de energia para realizar suas atividades diárias. Essa energia é dotada de opalas nas cores vermelha, vermelha e azul. Além disso, essas pedras darão a Peixes uma intuição ainda mais aguçada e ajudarão os escorpianos a concentrar todas as suas energias em um objetivo prioritário específico. Os cânceres podem usar opalas nas cores branca, vermelha e escura. Para este signo do zodíaco, esta pedra ajudará a melhorar a situação financeira, aliviar a ansiedade interior e ajudar a estabelecer relacionamentos com o sexo oposto.
    • Signos de terra do zodíaco. Para Touro, Virgem e Capricórnio medidos, a opala só pode ser útil como um talismã ou algum tipo de barreira contra estímulos externos. Esta pedra suaviza a resistência natural e a determinação desses sinais, torna-os mais gentis, mais complacentes e reduz o cinismo inato. Propensos ao planejamento e ao controle constante, os signos de terra encontrarão um verdadeiro suporte na face da opala, o que os livrará das preocupações e temores de que algo possa dar errado.

    Deve ser entendido que uma pedra com uma energia tão forte nem sempre pode se comportar obedientemente. Muitas vezes há casos em que as opalas literalmente iludiram os proprietários (as joias com opalas foram desamarradas, caíram dos bolsos ou simplesmente caíram das prateleiras da casa). Isso acontece quando a pedra sente falta de atenção e respeito por si mesma. É neste caso que não trarão qualquer benefício ou prejuízo para os proprietários. Para mudar a situação para melhor, os místicos aconselham que você converse com a pedra regularmente, carregue-a com você e limpe-a semanalmente.

    Como distinguir de um falso?

    O sol brilha e os reflexos das opalas são conhecidos no mundo inteiro há muito tempo. Opalas preciosas começaram a ser amplamente forjadas já no início de nossa era. Inicialmente, as imitações desses minerais eram feitas de vidro, que era primeiro aquecido e depois abruptamente colocado em água fria. Como resultado desse procedimento, as peças de vidro adquiriram rachaduras, tornaram-se turvas e escurecidas. Plínio é considerado um conhecido conhecedor de opalas da época, que aconselhou verificar a autenticidade das opalas ao sol. Com base em suas crenças, os minerais de origem natural certamente brilharão.

    Hoje, usando esse método, é impossível determinar a autenticidade da opala. Graças às tecnologias modernas, os artesãos aprenderam a criar belas imitações usando dupletos e trigêmeos (um tipo de filme que é colado ao futuro material de pedra). A base dessas pedras era o quartzo, o vidro e o plástico.

    São conhecidos casos de coloração com resina de opalas semipreciosas para obter cores incomuns e brilhantes. Hoje, os produtos desse tipo ganharam um novo nome - imitação de um mineral. De acordo com a lei, tais atividades não podem ser proibidas de forma alguma se o vendedor indicar na descrição da mercadoria que se trata de uma imitação e não de um original.

    A maneira mais fácil de descobrir a autenticidade de um mineral é perguntando ao vendedor sobre ele. Um comerciante experiente não arriscará uma carreira ou um lugar no mercado para mentir para você sobre a autenticidade de um mineral. Não pense que quanto mais cara a pedra, mais provável é que ela seja natural. Há casos em que as falsificações de opala custam muito mais do que os originais apenas devido à sua suposta "cor excepcional", que irá descascar na primeira queda.

    Será difícil para um comprador inexperiente entender se é falso ou original. Além disso, você pode se familiarizar com as regras de inspeção que o ajudarão a escolher não apenas um mineral bonito, mas também um autêntico mineral.

    • O peso.O vidro, o plástico e a madeira são geralmente muito mais leves do que a opala real.
    • Opalescência. O chamado efeito óptico, que é característico de todas as pedras preciosas. O extravasamento desta pedra é multicolorido, extremamente liso e macio. A maioria das imitações de vidro tem uma única cor nos transbordamentos e as próprias transições dentro da pedra são anormalmente nítidas.
    • Para determinar a autenticidade de uma opala transparente, simplesmente coloque-a sob a luz solar direta. Se a pedra for real, todo um arco-íris de vários tons vai brincar em suas mãos. Se artificial, você notará apenas alguns tons difusos.
    • Se a pedra for uma imitação de vidro, quando você examinar o mineral com uma lupa, notará claramente pequenos balões ou bolhas.
    • Outra maneira de identificar opala de imitação é simplesmente encostar sua compra na língua. Acredita-se que qualquer falsificação (especialmente vidro) irá aderir a ele.
    • A opala natural colocada em água tingida, suja ou lamacenta pode mudar de cor. Se a pedra não for real, ela permanecerá com a mesma cor de quando foi comprada.
    • Os designs de interiores e os excessos de opalas naturais são sempre originais. Eles nunca se repetem.
    • Som. Qualquer mineral sólido produz sons metálicos característicos ao atingir objetos duros. Isso ajudará você a identificar uma falsificação de plástico ou madeira.

    Às vezes, as opalas de imitação podem ser realmente mais bonitas, mais baratas e mais fortes do que as pedras naturais. No entanto, deve ser entendido que uma falsificação não terá quaisquer propriedades mágicas e medicinais. Opalas de imitação são ótimos materiais para criar joias e objetos de decoração baratos.

    Como cuidar?

    Ao contrário de muitos minerais semipreciosos e preciosos, a opala precisa de condições especiais de detenção. Em condições inadequadas, essas pedras podem rachar, ficar turvas e desmoronar.

    Vale a pena considerar as regras de armazenamento desse mineral em casa.

    • Umidade constante. Para preservar o jogo solar único e os padrões de cores dentro da opala, você precisa usá-la constantemente nas mãos (para absorver a umidade da pele) e também armazená-la em um ambiente fresco com alto nível de umidade. Na ausência de umidade, começam a se formar rachaduras nas opalas, as próprias pedras perdem o brilho e ficam turvas. Se você não puder fornecer à pedra um fluxo constante de umidade, pode armazená-la dentro de um pano úmido ou simplesmente enxágue ocasionalmente com água.
    • Sem álcalis. Se você está iniciando uma limpeza da casa ou apenas uma sessão de manutenção preventiva do interior - tire imediatamente suas joias de opala. Esta pedra não tolera a influência de quaisquer detergentes e preparações.
    • Temperatura e luz solar direta. Esta pedra se sente melhor à temperatura ambiente. Não o deve levar consigo para a praia, sauna ou banho quente - existe uma grande probabilidade de que simplesmente se rache ou perca totalmente a cor.
    • Cosméticos. Tente não colocar cosméticos na pedra - vernizes, tintas, condicionadores, xampus, cremes tonais irão estragá-la.
    • Tome cuidado. Apesar de sua força externa, as opalas são extremamente instáveis ​​contra o colapso e forte pressão. Apenas tome cuidado com suas joias de opala e não as deixe cair.
    • Limpeza. Você não deve usar nem mesmo os produtos de cuidado de opala mais suaves. Se a pedra ficar turva e suja, apenas enxágue-a em água corrente e limpe-a com um pano de seda. A limpeza das joias deve ser feita separadamente da opala. Recuse o vapor ou a limpeza ultrassônica, eles só prejudicarão a integridade do mineral.
    • Recuperação. As opalas, freqüentemente usadas como joias, são caracterizadas por rachaduras e arranhões. Para se livrar deles, vale levar o mineral para restauro a um joalheiro ou polidor.

    É do seu interesse manter a opala com uma aparência limpa e bem cuidada.Acredita-se que uma pedra suja, rachada e turva pode realmente causar danos ao seu dono.

    Tudo sobre a pedra opala, veja o vídeo abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa