Pedras e minerais

Beryl: o que é e para quem se destina, propriedades e variedades

Beryl: o que é e para quem se destina, propriedades e variedades
Contente
  1. O que é isso?
  2. Variedades
  3. Local de nascimento
  4. Propriedades
  5. Para quem é adequado?
  6. Como distinguir do artificial?
  7. Sutilezas de cuidado

Entre as pedras usadas para fins decorativos, o berilo é amplamente utilizado. Mas a ideia disso entre os não especialistas é muito vaga. É hora de preencher essa lacuna para todos que desejam começar a trabalhar com essa pedra semipreciosa.

O que é isso?

Vale a pena começar uma descrição do berilo com a indicação de que esta pedra é usada há muito tempo. Ainda não existia a Antiga Suméria, Egito ou Babilônia, e o berilo, inclusive o transparente, já era usado ativamente. Achados arqueológicos indicam que joias de berilo bem feitas existiam há aproximadamente 6.000 anos. A suposição é bastante justificada de que pelo menos 2.000 anos antes houve experimentos e tentativas experimentais de trabalhar com pedra. O mineral é encontrado em muitos lugares, inclusive em nosso país e no Novo Mundo. Supõe-se que o mais antigo de todos começou a ser extraído em volumes significativos na África.

A origem do berilo está bem estabelecida pela geologia e geofísica modernas. É um mineral vulcânico que surge da cristalização do magma nas primeiras fases do desenvolvimento do globo. Neste caso, formou-se um fundido, caracterizado por uma maior fluidez. Ele continha vários gases inertes, bem como metais alcalinos. O derretimento saturou as áreas livres das rochas.

Deve-se ter em mente que apenas os estágios iniciais da formação do berilo ocorreram nas entranhas profundas da Terra. Cada etapa subsequente ocorreu cada vez mais perto da superfície.

Dependendo das características do processo, podem ser formadas pedras de tamanhos muito diferentes. Os berilos são conhecidos por atingir tamanhos enormes.As maiores amostras retiradas à superfície tinham um diâmetro de 6 a 18 m. Esses espécimes são extraídos principalmente na Índia, e o berilo de origem ucraniana é da melhor qualidade. O famoso cientista sueco dos séculos 18 a 19, Jens Jakob Berzelius, sugeriu chamar uma das versões do mineral, extraída em seu país, de pseudo-esmeralda.

Beryl foi estudado de forma bastante ativa. Agora, há muitas informações sobre sua estrutura cristalina e composição química. Foi possível constatar que canais especiais na estrutura da pedra contêm metais alcalinos e gases inertes. Os cristais têm uma configuração prismática e em diâmetro estão mais próximos dos hexágonos.

Mas também existem cristais com configurações raras:

  • na forma de uma pirâmide;
  • como um cone;
  • assemelhando-se a um fuso.

A forma da pedra é influenciada não apenas pela composição química, mas também pelas condições em que foi formada. Assim, nos veios pegmatíticos, formam-se cones ou prismas encurtados. Os depósitos hidrotérmicos contêm predominantemente cristais na forma de prismas longos e minerais aciculares. Em estruturas geológicas metassomáticas, são formados predominantemente cristais "esqueléticos" e case-like.

Beryl pode ser muito grande. Ainda no início do século XX, foi encontrada no Brasil uma pedra azul-esverdeada de 110,2 kg. Um fragmento de um mineral de aproximadamente 2 m de comprimento foi encontrado nos Estados Unidos, mas grandes espécimes também foram encontrados em outros locais. Já a cor do berilo é influenciada pela presença de várias substâncias. Se a concentração de lítio aumenta, a pedra torna-se mais clara e ligeiramente rosada.

Com o aumento da proporção de césio, surge uma cor rosa pálido, rosa ou cravo. As cores amarelo, azul e verde são formadas devido a diferentes concentrações de íons de ferro que deslocam o alumínio. A cor verde se deve à presença de cromo, vanádio e ferro.

Os berilos de todas as variedades não são suscetíveis à ação de ácidos (exceto o ácido fluorídrico). Qualquer berilo tem um brilho vítreo.

A resistência da pedra independe da cor (uma forma importante de determinar a autenticidade dos minerais).

Variedades

O número de tipos de berilo presentes no mercado joalheiro hoje é bastante grande. O tipo mais nobre de berilo é, claro, a esmeralda. Na maioria das vezes, é conhecido por ter uma cor verde. Este grupo de minerais inclui:

  • morganita rosa;
  • pezzottaite (colorido em um tom de framboesa);
  • bixbit (é caracterizado por uma cor vermelha);
  • heliodor amarelo;
  • água-marinha (tem uma cor azul esverdeada);
  • goshenite (parece um seixo completamente incolor).

Mas a variedade de berilos não se limita a essas variedades. Também há bazzite (esse nome foi dado a cristais azulados, relativamente claros). Este mineral contém escândio. O Bazzite não é utilizado na indústria joalheira. O azul é típico de augustita e mashisha. Ambos desbotam com o tempo, isso é especialmente típico para mashisha.

A diferença entre as principais variedades de berilo pode estar associada não apenas à tonalidade, mas também ao nível de permeabilidade à luz, custo total e demanda da indústria decorativa. O berilo também pode ser caracterizado por cores douradas, brancas e até pretas. Normalmente, pedras da mesma cor são extraídas em um depósito. O valor mais alto é naturalmente a esmeralda.

A morganita transparente também é altamente valorizada. Apesar de sua dureza inferior à esmeralda, é aproximadamente no mesmo nível em beleza externa.

Morganita contém césio e, portanto, é uma fonte de radiação. A massa dessas gemas na maioria dos casos não excede 25 quilates. Apenas algumas amostras que se tornam propriedade de museus mineralógicos podem ter mais de 1000 quilates.

Bixbit é muito menos comum. Por sua aparência, a pedra recebeu um nome alternativo de "esmeralda vermelha". Apesar de serem difíceis, os bixbits são relativamente frágeis.De acordo com vários especialistas, esses minerais são as matérias-primas mais raras para joalheria em nosso planeta.

O berilo de framboesa, também conhecido como pezzatoita, foi descoberto apenas no final de 2002. O único depósito possibilitou a obtenção de apenas 10 kg de pedra, portanto, um número gigantesco de amostras vendidas agora são feitas artificialmente.

Voltando aos heliodores, vale ressaltar que a cor dessas pedras pode variar muito. Alguns espécimes são amarelos com um brilho dourado, outros são quase marrons; na presença de ferro aparecem notas verdes. O mineral contendo urânio fica azul quando aquecido. Mas os heliodores mais valiosos ainda são aqueles que têm uma cor amarela natural.

Água-marinha (lembre-se de que este também é um subtipo de berilo) se parece com gotas de água gelada. Apesar de sua aparente imperceptibilidade, este mineral acabou sendo amplamente procurado por colecionadores e conhecedores. Isso vale pelo menos seu uso para incrustar a coroa dos reis britânicos. As águas-marinhas podem ser das seguintes cores:

  • esverdeado;
  • céu-mar;
  • azulado;
  • azul poderoso.

A cor da água-marinha é influenciada pela presença de quartzo. Às vezes, sua concentração chega a 70%. Nota: Este mineral pode descolorir quando exposto à luz solar intensa. Outra característica notável da pedra é o dicroísmo.

Goshenite é menos valorizado que tudo, no entanto, as joias com essa pedra são mais rígidas e mais elegantes do que em vários outros casos, então há uma certa demanda.

Local de nascimento

Acúmulos de berilos são formados em magmatitos e metassomatitos. O tipo mais raro de depósito é o acúmulo de pedra na camada de riolito. Ele contém principalmente berilo-bixbit ou berilo vermelho. O tipo de depósito magmático consiste em inclusões espalhadas e precipitados schlieren no meio de granito ou pegmatito miarólico. A capacidade do berilo de se acumular bem nos placers foi observada.

A pedra preciosa em nosso país está concentrada principalmente no meio dos Urais, ao norte de Yekaterinburg. Aí ocupa os depósitos da faixa pegmatítica Aduisko-Murzinskaya. Até recentemente, esses depósitos eram uma fonte importante:

  • heliodor;
  • água-marinha;
  • vorobyovita;
  • berilo verde;
  • rosterite.

Os Urais do Sul serviram no passado como fonte de águas-marinhas azul-esverdeadas. Essas pedras, atingindo 0,2 m de comprimento, foram levantadas dos pegmatitos das montanhas Ilmen. Ao sul, o berilo amarelo-vinho foi um subproduto do desenvolvimento dos depósitos de ouro de Kochkar. Depósitos de pedra também são encontrados no Território de Krasnoyarsk, ou melhor, no Mar de Kara. Lá, no arquipélago Nordenskjold, foram descobertos pelo menos 300 veios pegmatíticos, incluindo cristais de berilo de até 0,1 m de tamanho.

Os depósitos de Altai são Kaluginskoe e Mountain Development, onde a pedra é extraída dos pegmatitos Tigiretsky. Ao norte de Nizhneudinsk, no depósito Elash, foi possível encontrar cristais de até 0,4 m de comprimento. Os pegmatitos Tuvan Kara-Adyr são outra fonte de pedras grandes. Mesmo em nosso país, tais fontes de berilo são conhecidas como:

  • Suprunovskoe, Abchadskoe, Verkhnekutimskoe, Vodorazdelnoe (Menzenskoe) campos;
  • minas de Adun-Chelon;
  • Dosatui;
  • Campos Novo-Duldurguyskoye e Sakhanayskoye;
  • Montanha Sherlovaya;
  • Cume Borshchovochny.

Na Carélia, os berilos são encontrados em Kaido-Yarvi, nas manifestações de Plotnolambinsky, Slyudyanoborsky. Fora do nosso país, o mineral é encontrado:

  • na Ucrânia;
  • nas partes central e oriental do Cazaquistão, no Quirguistão;
  • na Finlândia (os depósitos foram desenvolvidos desde 2005), na Noruega, na Irlanda do Norte, na França e na Itália;
  • na Espanha, Bulgária, Quênia, Egito, Zâmbia, Gana, Nigéria, Moçambique;
  • na Índia, Austrália, China, Nepal, Vietnã, Mongólia, Brasil, EUA, Colômbia, Argentina e México.

Propriedades

Físico e químico

A conversa sobre o mineral berilo não pode ser reduzida apenas a uma descrição de seus depósitos. Na fórmula básica da pedra nota-se a presença de alumínio, berílio, silício e oxigênio.Mas certamente existem outras impurezas (metais alcalinos, lítio, manganês, gases inertes, água). Na estrutura cristalina, um sistema hexagonal aparece. Os anéis octaédricos, que fazem parte da estrutura cristalina do mineral, estão localizados um acima do outro, tal estrutura forma canais ocos.

Os limites entre os anéis são formados por inclusões de berílio e alumínio. Podemos dizer que a rede cristalina possui não apenas ligações laterais, mas também ligações verticais. Os parâmetros físicos são amplamente determinados pelo tipo específico de mineral. Então, A dureza de Mohs do heliodor varia de 7,5 a 8 unidades. A densidade do mineral é de 0,00026-0,00028 kg por 1 metro cúbico. cm. Heliodor é bastante frágil. É caracterizado por um brilho semelhante ao de vidro. Quando fraturada, a pedra parece irregular. A dissolução em ácidos é impossível. Os cristais de água-marinha têm o formato de uma coluna ou prisma. A cor do mineral pode variar muito.

Mágico

É impossível reduzir o significado para uma pessoa de uma pedra como o berilo apenas às suas propriedades estéticas. Nem importa se as afirmações sobre os parâmetros místicos da pedra são verdadeiras ou falsas. Muito mais significativo é o fato de que muitos estão sinceramente convencidos deles. Na Idade Média, argumentou-se que as bolas de berilo polidas ajudavam a expor os ladrões. O mineral era amplamente utilizado em práticas místicas, na fabricação de utensílios religiosos, etc.

Os adeptos modernos do misticismo enfocam o fato de que este mineral pode atuar como um talismã. Segundo eles, a raridade e o valor de mercado da pedra nada têm a ver com seus parâmetros de proteção. Os autores de mitos gostam de afirmar que todas as variedades de berilo são capazes de:

  • aumentar a sorte;
  • fornecer maior atenção ao sexo oposto;
  • reduzir o risco de problemas de saúde mental.

O mineral também é recomendado por místicos em outros casos. Em sua opinião, será útil para aqueles que amam viajar ou para aqueles que temem roubo de propriedade, estão se preparando para um litígio ou simplesmente não conseguem lidar com pensamentos confusos. Fãs do misticismo também afirmam que principalmente minerais transparentes podem atuar como amuletos. Mas as amostras escuras, de acordo com a opinião deles, são adequadas apenas para uso em joias. Alguns dizem que o berilo ajuda a penetrar no futuro, a predizê-lo.

Especialistas em um campo da medicina alternativa como a litoterapia acreditam que o berilo combina a magia dos elementos terrenos e os princípios femininos. Eles afirmam que a pedra ajuda a acalmar e suprimir tempestades emocionais. Continuando a conversa sobre os supostos parâmetros mágicos da pedra, é necessário destacar a menção de suas habilidades:

  • aumentar a responsabilidade;
  • para fortalecer a diligência, paciência, praticidade;
  • tornar uma pessoa mais pragmática;
  • construir confiança e resistência.

Os Pink Bixbits são creditados com a capacidade de estabelecer comunicação com o sexo oposto, ajudar no desenvolvimento de tato e tratamento educado. Às vezes, referem-se ao aumento da sociabilidade, ao aumento do número de amigos e à construção de vínculos mais fortes entre as pessoas. Argumenta-se que o berilo facilita a organização da vida pessoal e o crescimento profissional e profissional. Ao mesmo tempo, a timidez e a timidez são suprimidas. Dizem dos heliodores que tornam as pessoas mais otimistas e as ajudam a valorizar a vida, ao mesmo tempo em que superam quaisquer obstáculos. Portanto, eles são recomendados para serem usados ​​por aqueles que enfrentou problemas sérios ou mesmo uma dor profunda real... Nesses casos, o mineral ajudará a manter a autoconfiança e uma atitude positiva.

Agostinhos são considerados pedras para ajudar a manter a estabilidade vital e resiliência. Isso parece muito relevante nos últimos anos, quando tudo se tornou muito instável e incerto. Portanto, o Agostinho deve ser preferido àquelas pessoas que se sentem bem e não consideram necessário mudar nada.A pedra é considerada um auxiliar no fortalecimento das famílias, pois contribui para o desenvolvimento do respeito e da responsabilidade mútua nas mesmas. Também há menções de que a augustita é útil para pessoas que buscam buscas espirituais e descobrem sua essência interior.

Goshenite é às vezes usado por aspirantes a empreendedores e outros profissionais sérios como um assistente na resolução de problemas difíceis. Eles acreditam que o mineral eliminará perdas financeiras injustificadas e selecionará pessoas confiáveis ​​em seu ambiente.

Uma conversa sobre as alegadas propriedades mágicas certamente não será completa sem mencionar o uso do berilo azul. Recomenda-se que sejam usados ​​por recém-casados ​​para evitar crises familiares. Ou pelo menos suavizar sua nitidez.

Se o berilo azul for usado por pessoas mais velhas, seu amor deve se tornar mais terno.

Terapêutico

Ao se falar sobre o uso do berilo, suas supostas propriedades terapêuticas não podem ser ignoradas. Várias fontes afirmam que a pedra é capaz de fortalecer o sistema imunológico e salvar uma pessoa de lesões crônicas do sistema digestivo. Mesmo na antiga Babilônia, esse mineral era considerado capaz de curar danos ao fígado.

Os que procuram "remédios naturais" preferem pensar que as propriedades terapêuticas do berilo são determinadas pelo uso de joias. Portanto, brincos com qualquer tipo de pedra podem aliviar uma dor de dente ou dor de cabeça. E para manter a saúde pulmonar, o uso de berilo em pingentes ajudará.

Esta suposta propriedade é aconselhada a levar em consideração não só quem sofre de doenças inflamatórias e infecciosas, mas também quem sofre de alergia e quem simplesmente fuma.

Dentre as manifestações terapêuticas comuns, a capacidade do berilo de lidar com o excesso de peso corporal é freqüentemente mencionada. Também é importante notar as ligações para o efeito no tratamento de lesões virais e dores na musculatura das costas. Quanto aos pingentes de pedra, assim como às pulseiras, essas joias são consideradas uma boa forma de suprimir doenças renais crônicas.

Independentemente do tipo de joia, o berilo é considerado um remédio eficaz para:

  • azia e outras manifestações de alta acidez;
  • asma brônquica;
  • úlceras dos órgãos digestivos;
  • pressão alta;
  • hemorróidas;
  • excesso de peso;
  • deficiência visual;
  • enfraquecimento das habilidades intelectuais;
  • condições neuróticas.

Para quem é adequado?

Os astrólogos agem de maneira bastante racional (do ponto de vista deles), dando recomendações sobre quem é adequado para o berilo e quem presumivelmente não precisa dele. Eles afirmam que a pedra é recomendada para uso por cancerianos, peixes e escorpiões. Os astrólogos chamam a melhor versão de água-marinha de berilo. Eles também falam sobre seus supostos benefícios para Touro (expandir o círculo de amigos) e para Gêmeos (aumentar a disciplina).

Outras recomendações dos místicos são dignas de nota. Eles costumam dizer que berilo é indesejável de usar nas férias ou em eventos de entretenimento. Nestes casos, as pedras o levarão a ações precipitadas. Os astrólogos acreditam que o berilo não é adequado para Leão, Áries, Virgem e Capricórnio.

No entanto, deve-se notar que cada direção astrológica e até mesmo cada astrólogo individual tem sua própria abordagem especial. É o oposto da opinião que acabamos de descrever, segundo a qual o berilo é adequado para qualquer signo do zodíaco. Assim, adeptos de uma escola astrológica semelhante dizem que o mesmo Áries é um mineral:

  • ajudá-lo a se aproximar da família e dos amigos;
  • tornar mais fácil alcançar o sucesso no trabalho;
  • permitirá que você extinga o maximalismo adolescente, suas características negativas.

Como distinguir do artificial?

A raridade de alguns tipos de cristais de berilo e a abundância de suas variedades tornam urgente a questão da eliminação das falsificações. Os falsificadores aproveitam todas as oportunidades para representar a pedra natural bruta ou polida da maneira que desejarem.Apesar da diferença nos parâmetros de cada tipo, existem certas propriedades gerais que devem ser levadas em consideração para não comprar um falso. Eles são os seguintes:

  • transparência e brilho específico (característico apenas para pedras naturais);
  • a capacidade de mudar de cor;
  • apresentam inclusões de diferentes elementos;
  • o efeito do olho de um gato (manifestado em espécimes incolores facetados);
  • capacidade de resistir ao contato com ácidos concentrados.

Sutilezas de cuidado

As joias de berilo devem ser cuidadas com muito cuidado. Como outros minerais decorativos, eles não toleram o contato prolongado com a luz solar direta, por isso é recomendável armazenar as joias em um local suficientemente escuro. As pedras são limpas no máximo uma vez por mês. Para fazer isso, use escovas macias e água morna com sabão.

Quando a gema é colocada em ordem, deve ser enxugada com um pano macio.

Para as propriedades do berilo, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa