Pedras e minerais

Labradorita: características e propriedades

Labradorita: características e propriedades
Contente
  1. Descrição
  2. Como é diferente de um labrador retriever?
  3. Local de nascimento
  4. Propriedades
  5. Para quem é adequado?
  6. Aplicativo
  7. Cuidado e armazenamento

A labradorita é uma pedra muito incomum. A combinação de tons de azul e verde, bastante raros para os minerais naturais, às vezes leva a suspeitas de sua origem artificial. Porém, quem já viu uma joia com labradorita certamente apontará para o sentimento de nobreza da pedra natural, que parece ser irradiada por ela.

Nomes mais poéticos também foram dados à labradorita: pedra da lua, também conhecida como selenita, arco-íris hiperbóreo, pedra pavão. Você também pode vê-lo com o nome fisheye ou pearl spar.

Descrição

A labradorita é um mineral complexo que difere ligeiramente em diferentes depósitos. O principal componente da labradorita é o mineral labradorita, por sua vez, constituído por vários óxidos: silício, alumínio, cálcio, sódio.

Cristais bem definidos são raros, mais frequentemente o agregado consiste em uma massa granular ou grãos lamelares.

A labradorita se distingue pela variabilidade de cor de incolor a cinza e preto. As combinações zonais de azul ou verde são mais comuns, os tons de vermelho são raros. Brilho de vidro. A iridescência é pronunciada em tons de vermelho, azul ou verde. A vazante é gordurosa, muitas vezes iridescente. Os agregados do mineral são geralmente transparentes, embora também sejam translúcidos.

A pedra tem dureza média (5-6 na escala de Mohs), arranha o vidro, mas pode ser processada com lima. A fratura é irregular, concoidal. Reage com ácido clorídrico.

A labradorita natural pertence às rochas ígneas, ou seja, é formada pela cristalização do magma. O tamanho dos cristais em formação depende da taxa de resfriamento do magma.Assim, cristais pronunciados de labradorita podem ser encontrados na Sicília nas cinzas e lava congelada do Monte Etna.

O principal componente da labradorita, o mineral labradorita, é semelhante em composição às rochas magmáticas do grupo do gabro, formadas pela cristalização do magma principal.

Como é diferente de um labrador retriever?

Freqüentemente, a labradorita é incorretamente chamada de labradorita. Na verdade, o segundo nome, é claro, em uma determinada situação pode estar correto, por exemplo, quando se trata da composição mineral da pedra. Ou seja, labradorita é um termo mineralógico e labradorita é um termo geológico.

Se falamos de uma pedra como tal - um pedaço de rocha, então você ainda precisa chamá-la de labradorita, essas são todas as diferenças.

Como você pode ver, a diferença no nome é causada por um simples desconhecimento da terminologia geológica, portanto, para um leigo confundir os conceitos, claro, não é crime. É outra questão se eles começarem a ser usados ​​livremente por aqueles que se posicionam como especialistas.

Local de nascimento

Atualmente, depósitos de labradorita foram descobertos em todos os continentes. Existem depósitos promissores na Rússia (territórios da Buriácia, Yakutia, Krasnoyarsk e Khabarovsk), Austrália, Birmânia, Índia, Canadá, China, Nepal, EUA, Ucrânia, África do Sul.

Estes são países nos quais desenvolvimentos em grande escala estão ocorrendo. Os depósitos explorados estão presentes em alguns países da África Oriental e Sudeste Asiático.

A Índia permaneceu como líder indiscutível em termos de número de campos explorados e desenvolvidos por mais de meio século. Na Europa, a Ucrânia pode ser considerada esse líder.

Como você pode ver, a rocha na superfície da Terra é bastante comum. No entanto, a qualidade da pedra varia muito de depósito para depósito. Os depósitos onde o mineral pode ser extraído em grandes pedaços são muito valorizados.

Propriedades

As propriedades da labradorita são amplamente determinadas pela composição dos minerais nela incluídos, principalmente labradorita, que, devido à variedade de condições de formação, difere significativamente dependendo do depósito. As diferenças são devidas à diferença no conteúdo dos principais elementos estruturais. Às vezes, essa diferença pode chegar a 60%. Isso causa variações na cor, brilho, clareza e outras características.

A formação de magmas de labradorita é um verdadeiro mistério geológico. A idade dessas formações não é inferior a um bilhão de anos - a segunda metade do Proterozóico, e desde então não se formaram na Terra.

Fisica

Vamos considerar primeiro as propriedades físicas da labradorita.

  • Cor. As cores típicas consideradas definidoras da labradorita são o azul e o verde. No entanto, esta propriedade não é inerente a todas as pedras, unidas sob este nome geral. Existem variedades escuras, até completamente pretas. Essas pedras têm um teor ligeiramente superior de olivina. Pedras claras com matizes cinza e às vezes azulados são as mais amplamente representadas.
  • Iridescência e transparência. Todos os labradorites são caracterizados pela iridescência - a refração dos raios de luz incidindo sobre uma superfície polida ou lascada, dando um efeito impressionante de cintilação com todas as cores do arco-íris. Foi a íris que tornou a labradorita uma pedra ornamental tão popular. O motivo da iridescência é a cristalização dos elementos que compõem a pedra na forma de placas transparentes ou translúcidas que refletem a luz de diferentes maneiras.
  • Estrutura e resistência. A labradorita é geralmente composta de cristais de labradorita laminados que são soldados entre si, o que a torna bastante frágil, de modo que os joalheiros tendem a encaixar as pedras em uma configuração bastante resistente.
  • Dureza. A labradorita é de dureza média. Ele pode ser facilmente processado com ferramentas de aço e pode ser moldado de várias maneiras.

Terapêutico

A labradorita é muito popular entre os fãs da medicina alternativa e principalmente, é claro, dos litoterapeutas.Foi reforçada a opinião de que esta pedra acrescenta força no tratamento de uma variedade de enfermidades, não só do corpo físico, mas também das chamadas doenças mentais.

Portanto, geralmente aceito é seu benefício em doenças oculares: edema, fadiga. Usar uma pedra reduz a gravidade das doenças virais. Alguns curandeiros o usam para tentar normalizar a pressão alta. Outros recomendam para impotência masculina e infertilidade.

A pedra também é amplamente utilizada para transtornos mentais. Permite normalizar o sono, lidar com a depressão do outono e do inverno.

Uma área separada de aplicação da labradorita são as doenças das articulações, incluindo reumatismo e artrite.

A labradorita é considerada um excelente auxiliar na superação do álcool e das drogas, é claro, desde que os procedimentos sejam voluntários.

Ao ativar as reservas do corpo, a pedra é usada na reabilitação após vários tipos de intervenções cirúrgicas.

Também pode ser útil para pessoas saudáveis ​​devido à ativação do metabolismo. O uso de uma pedra melhora o humor e pode ser prescrito para prevenir a fadiga, mesmo durante o beribéri da primavera.

Para o empresário, a pedra ajudará quando for necessário concentrar todas as forças, por exemplo, na defesa de um projeto ou em negociações importantes. Os alunos podem usá-lo para se concentrar na preparação e aprovação nos exames.

Mágico

De acordo com a maioria dos esotéricos, a labradorita é uma espécie de reflexo do lado oposto e invisível da lua. Isso é o que o enche de energia poderosa oculta.

Existe uma lenda muito popular de que esta pedra foi herdada pela civilização moderna dos habitantes do mítico país de Hiperbórea, que adoravam a Lua como uma divindade. É a Lua que vê o que eles estão escondendo ou tentando esconder do sol. Assim, ela sabe sobre uma pessoa o que ela tenta esconder dos outros e, às vezes, de si mesma.

A labradorita mais brilhante (pedra da lua) é considerada durante a lua cheia, é neste momento que suas propriedades mágicas são mais poderosas.

Variedades de labrodarita percebem a energia lunar de maneiras diferentes.

As pedras escuras estão saturadas de energia escura. É melhor usar joias feitas de tal pedra em uma configuração de prata, isso neutraliza um pouco sua carga. E é obrigatório para pessoas bem-sucedidas, bastante maduras, com uma visão de vida bem estabelecida. É recomendável não se apressar com essas pedras, usá-las com pelo menos 30 anos de idade. Nesse caso, a labradorita ajudará a manter a consciência limpa, você pode até falar sobre a clarividência. Para os mais jovens com um ponto de vista incerto, que estão em busca de si mesmos, a variedade escura da selenita não permite que incorporem plenamente seu potencial natural.

Por sua vez, variedades leves de pedra (de transparente a cinza) são adequadas para pessoas criativas. Essa pedra, por assim dizer, equilibra a energia caótica, acalma as paixões.

É muito útil para os jovens e ativos, como se suspendesse ligeiramente o seu ardor, os protege dos riscos de erupção cutânea. Esse talismã pode ser um talismã eficaz.

A labradorita não é adequada para pessoas com tendência a vingança, irritação, agressão. Nesse caso, ele entra em uma espécie de dissonância com a energia interior de uma pessoa, e sua ação pode ser imprevisível. Acredita-se que a pedra da lua seja capaz de acumular, aumentar e refletir de volta a energia do usuário. Assim, todas as intenções maliciosas da pessoa serão reforçadas e devolvidas ao proprietário. Nem todos podem suportar tal golpe.

É para aumentar a energia destrutiva que as variedades escuras de pedra da lua foram incluídas nos atributos da magia negra desde os tempos antigos.

Para a decoração de interiores dos apartamentos, são recomendadas as variedades amarelo-laranja (pedra do sol e olho de lince), que contribuem para o estabelecimento de confiança na família.

E também é bom ter algumas estatuetas de labradorita esverdeada e marrom em casa.Colocados lado a lado no quarto, eles harmonizam relacionamentos. Na lua cheia, recomenda-se colocá-los na janela para que o luar os ilumine o máximo de tempo possível.

Para quem é adequado?

Os astrólogos também prestaram atenção às pedras por muito tempo, tentando relacioná-las com os signos do zodíaco e encontrar padrões do efeito benéfico de uma pedra em uma pessoa em particular.

Milhares de anos de prática determinaram que a labradorita tem o efeito mais poderoso em Touro, Escorpiões e Leões. Além disso, ele pode fortalecer absolutamente quaisquer intenções dos representantes desses signos. São esses sinais que a labradorita deve ser manuseada com mais cuidado.

Para alguns outros signos, a labradorita pode ser não apenas inútil, mas também perigosa. Por exemplo, Áries pode obter um aumento injustificado de emoção.

A labradorita, ao contrário, ajudará outros signos a se entenderem. Gêmeos pode usá-lo para aprender a ter auto-estima e paciência mais adequadas. Câncer vulneráveis ​​com a ajuda de labradorita obtêm excelente proteção e a capacidade de tomar decisões informadas. A labradorita também é útil para virginianos com sua natureza complexa. A pedra é capaz de enfraquecer as emoções negativas, o que tornará sua vida mais brilhante.

Para sinais de fogo, a labradorita é a mais favorável. Para Sagitário, ele será um assistente confiável na realização de grandes e certamente boas ações, protegendo-os das forças das trevas e pensamentos malignos. Com sua ajuda, os capricornianos serão capazes de prestar atenção às pequenas coisas importantes que tornam a vida real, que essas naturezas duras, em geral, faltam. Nesta pedra, os aquarianos adquirem um amuleto confiável que pode lhes dar determinação na manifestação de seus consideráveis ​​talentos. Ele também é um bom par para Peixes, ajudando na escolha de um curso de vida.

A pedra da lua tem um efeito especial nas mulheres. Visto que a Lua é considerada a encarnação celestial do princípio feminino, os representantes dos signos do zodíaco acima devem ser especialmente cuidadosos ao escolher um talismã, porque sua influência nas mulheres será muito maior do que nos homens do mesmo signo.

É importante levar em consideração as recomendações de astrólogos e litólogos especificamente para mulheres. Você deve ter um cuidado especial com os talismãs recebidos de presente. Somente uma pedra escolhida independentemente é capaz de revelar totalmente suas propriedades. E também é recomendável que um talismã de labradorita, mesmo que seja muito bonito, não seja mantido à vista de todos. Portanto, por exemplo, é melhor não comprar brincos feitos desta pedra. Os mais eficazes são as pedras escondidas no bolso ou penduradas em uma corrente perto do corpo. Esta é a única maneira de esperar pelo poder da pedra, que ela revelará apenas ao seu dono.

Embora o amor pela luz seja uma das características desta pedra maravilhosa. Só à luz natural revela todas as suas propriedades decorativas. Claro, você não deve rejeitá-lo como um adorno, mas também não deve considerar essa versão de suas meias e talismã.

Aplicativo

A textura e os efeitos de luz natural tornam a Labradorita muito decorativa. A ocorrência de grandes maciços permite a extração de pedras em grandes volumes, e a facilidade de processamento a tornou um excelente material de acabamento. Como tal, esta rocha pode ser usada para decorar paredes interiores. Se esta bela pedra for usada na decoração de estruturas externas, manchas de ferrugem completamente inestéticas irão aparecer gradualmente em sua superfície.

Como uma rocha ígnea, a labradorita pode ser usada para fazer lajes de pavimentação, é muito resistente a esforços mecânicos e substitui com sucesso lajes de pavimentação de concreto.

A Moonstone é amplamente utilizada em joalheria e como pedra ornamental. O cânone geralmente aceito é a combinação de labradorita com prata. Para a confecção de joias, são utilizadas pedras com maior efeito iridescente.

Cada vez mais, a labradorita começou a ser usada para decoração de apartamentos.Ao mesmo tempo, recomenda-se parar a escolha não em variedades de pedra azul-esverdeada, mas escolher tons mais ensolarados, caso contrário, o interior será frio.

Cuidado e armazenamento

A estrutura, devido à origem da pedra, tornava-a, apesar da sua dureza, bastante frágil. As joias de labradorita costumam receber danos significativos de uma batida banal no chão ao cair. Mas mesmo um simples golpe, por exemplo, na borda de uma banheira durante procedimentos de água pode arruinar irreparavelmente o pingente feito desta bela pedra.

Periodicamente, recomenda-se limpar a pedra com um pano umedecido em água com sabão e, a seguir, secar suavemente.

A pedra não tem medo da luz e pode ser armazenada mesmo sob os raios solares. No entanto, a alta umidade do ar pode alterar ligeiramente as propriedades físicas da superfície da pedra. As substâncias que o compõem podem reagir com a água.

A seguir, assista a um vídeo sobre as propriedades mágicas da labradorita.

sem comentários

Moda

a beleza

casa