Pedras e minerais

Quanto vale o âmbar?

Quanto vale o âmbar?
Contente
  1. Valor de mercado mundial
  2. Preços na Rússia
  3. Valor da joia
  4. Como distinguir de um falso?
  5. Como distinguir uma farsa em casa?

O âmbar pode ser encontrado em qualquer lugar do mundo. A idade das pedras jovens é de 35 milhões de anos. E o mais antigo encontrado tem 140 milhões de anos.

A pedra cobiçada pode ser encontrada na República Dominicana, Romênia, Líbano, Canadá, México, Bielo-Rússia, Sicília... E também há achados no Japão, Nova Zelândia, RPC e Groenlândia. Mas os principais depósitos são nos EUA e no Mar Báltico. A China é líder na produção de caros produtos de âmbar. O mineral é explorado ativamente lá - de 4 a 10 toneladas por ano.

Valor de mercado mundial

Quanto ao custo da pedra, o âmbar da ilha do Haiti, na República Dominicana, é considerado o mais caro. Somente lá você pode encontrar o âmbar azul. É difícil de processar, mas as joias feitas dessa pedra são mais fortes e duráveis ​​do que qualquer outro tipo de âmbar. O mineral do tamanho de um punho é vendido por $ 300.

Na China, o custo de um tamanho médio de uma pedra âmbar de leite é de 20.000 rublos. Isso excede o preço do âmbar azul da República Dominicana.

Querendo saber qual é o preço de um grama de âmbar, tiramos uma conclusão com base no preço médio, obtemos 150 rublos. Assim, 1 kg do mineral custa 150 mil rublos. E também o custo depende se a pedra é processada ou não.

Preços na Rússia

O âmbar é extraído com mais frequência em Kaliningrado. Os principais locais de venda de pedra são Moscou e São Petersburgo. A formação do custo depende inteiramente da dificuldade de fabricação do produto. Um grama pode custar de 30 a 150 rublos. Um quilograma, respectivamente, de 30.000 a 150.000 rublos. Um item barato pode significar que o item é feito de pedra prensada ou roubada. Ou, o que é mais desagradável, pode ser uma farsa.

No mercado "negro", os compradores pagam aos buscadores por 1 kg de âmbar de 50 a 7.000 dólares.

Valor da joia

Qualquer item com âmbar dentro adorna seu dono. Uma peça de pedra pode ter várias cores. É fácil de manusear e, graças a isso, você pode criar qualquer tipo de decoração.

Os produtos de âmbar mais antigos são as contas. Agora a escolha é mais ampla. Um broche, grampo de cabelo, brincos, pingente, pulseira e assim por diante podem ser feitos de pedra. Mas você também pode encontrar vários souvenirs feitos de âmbar. E a pedra também contribui para boa sorte em diversos campos de aplicação. Vamos considerar cada um deles.

Em medicina

Os antigos sábios estavam convencidos de que a pedra pode curar doenças graves, normalizar o estado geral de uma pessoa, aliviar problemas com o coração, sistema respiratório e pulmões. Corria o boato de que o âmbar, com seu poder de cura, era capaz de parar de vomitar e sangrar.

Hipócrates tratava os dentes esfregando pó de âmbar nas gengivas, acreditando que esses procedimentos lhes davam uma aparência mais branca. A enxaqueca foi tratada com fumigação âmbar. Este era considerado um método luxuoso de tratamento e nem todos podiam pagar, já que o âmbar em si valia um dinheiro cósmico.

Os europeus encontraram a salvação em uma pedra de cura por milhares de anos. Eles praticam o tratamento de tumores, tuberculose e muitas outras doenças incuráveis.

Os eslavos acreditavam que a pedra também é capaz de proteger do mau-olhado e de um palavrão. Mães que amamentam colocam um colar para salvar a casa de espíritos malignos.

Hoje, o uso do âmbar para fins medicinais está ganhando popularidade novamente. Apenas os métodos de tratamento são ligeiramente diferentes. É usado para sintomas como:

  • dor de cabeça - a pedra é aquecida e aplicada na parte temporal da cabeça, acompanhada de leves movimentos de massagem;
  • doença do sistema respiratório - respirar em um banho de água feito de âmbar;
  • doença da tireóide - usar contas de âmbar não polido;
  • juntas - aplique uma pedra aquecida em locais doloridos e também use uma pulseira;
  • condição estressante - massagem com óleo âmbar;
  • cosméticos com âmbar refresca e firma a pele.

E também na medicina moderna, o ácido succínico é usado ativamente, o que ajuda a retardar os sinais de envelhecimento.

Em um ambiente industrial

90% dos minerais não são adequados para a criação de joias. Pequenos pedaços, resíduos, entulhos são usados ​​em tintas e vernizes, perfumaria e muitas outras áreas.

O ácido succínico é usado ativamente na agricultura. Com sua ajuda, as sementes de milho são processadas, germinam muito rapidamente e agradam com alto rendimento.

Em ciência

O âmbar não só tem propriedades poderosas de cura, mas também é um verdadeiro achado para os cientistas. Graças a esta pedra, os cientistas conseguiram descobrir o passado do nosso planeta, descrevendo as muitas plantas e animais que sobreviveram dentro do mineral.

O âmbar é freqüentemente encontrado com insetos fossilizados. Em 1997, eles até conseguiram encontrar uma pedra com um sapo dentro. Também são conhecidos achados com um lagarto, uma mariposa e até mesmo a cauda de um dinossauro. Essas atrações estão alojadas no museu.

Como distinguir de um falso?

As tecnologias modernas estão avançando rapidamente, portanto, ao comprar âmbar, você precisa saber exatamente como distingui-lo de um falso. O tipo de material utilizado pode induzir em erro até quem se desmonta em pedras. De acordo com seus dados externos, as falsificações têm o máximo de semelhança com a pedra natural. É por isso você precisa estudar o material que o ajudará a ver o engano.

Considere materiais que podem imitar pedra natural.

Resina

Esta imitação tem um aroma de coníferas e é mais suave ao toque do que a pedra verdadeira. Se você olhar a pedra ao sol, verá uma estrutura homogênea, sem uma única mancha.

Copal

É muito difícil distinguir uma falsificação do original, mesmo para joalheiros experientes. Apenas derreter a pedra ajudará aqui.

Kauri

Esta resina não possui a dureza inerente à pedra natural. Kauri é bom para fazer móveis, não decoração.

Plástico

O âmbar plástico parece muito atraente e não difere muito do original. O plástico é muito fácil de identificar. Para fazer isso, você precisa levar uma joia na mão. O peso do produto falsificado quase não é sentido.

Copo

O vidro é geralmente muito semelhante ao original, tanto na aparência quanto no peso. A única coisa que denuncia uma falsificação é que a joia de vidro não é arranhada, enquanto a pedra natural é muito fácil de arranhar.

Âmbar pressionado

Externamente, parece uma pedra natural. É feito de resíduos e partículas de resíduos. As propriedades do âmbar prensado são as mesmas do real. Pequenas bolhas e pouca transparência revelam.

Bernite

Para ser o mais semelhante possível ao original, vários defeitos são artificialmente feitos nele.

    Como identificar uma contrafação em uma loja?

    A pedra tem muitos tons de cores suaves. Olhando o produto sob a luz, é possível notar muitas inclusões e aparência irregular.

    Vale a pena duvidar se existe um produto na sua frente com um padrão geometricamente correto, cor viva e sem uma única falha.

    Inclusões

    Anteriormente, se insetos ou plantas fossem encontrados em um mineral, isso permitia verificar a origem da pedra. Hoje, pode facilmente ser uma farsa. As inclusões são muito mais caras do que o âmbar normal, portanto, vale a pena adicionar atenção aos detalhes. No original, o inseto deveria ser o mais natural possível, tentando sair. No falso, ele já está morto, então sua localização será adequada.

    Como distinguir uma farsa em casa?

    É claro que na loja você não poderá tentar arranhar ou derreter o produto para ter certeza de que o produto é autêntico. Será mais fácil fazer isso em casa. Uma das maneiras mais fáceis é passar uma lâmina ou faca sobre a pedra em um local imperceptível. O âmbar natural desintegra-se e o falso só tem aparas.

    Vamos também considerar outras maneiras de identificar uma farsa.

    Água salgada

      Pegue um copo d'água, acrescente 8 colheres de chá de sal, mexa e coloque uma pedra. Você pode avaliar o resultado pelo fato de a pedra ter afundado ou não. O original não afundará, nem um produto feito de âmbar prensado ou afundará.

      Eletrificação

      O âmbar natural é carregado de energia negativa. Para fazer isso, esfregue a pedra contra lã ou seda e prenda-a em pequenos pedaços de papel. O papel grudará na pedra natural.

      Cheiro de derretimento

        Esfregar a pedra aumenta sua temperatura e você pode sentir o cheiro de terebintina ou pinho. Se você tentar derreter o âmbar com a ponta quente de uma agulha, poderá ver uma fumaça branca e sentir o cheiro da colofónia. Qualquer falsificação exala um cheiro químico.

        Ataque quimico

          A pedra natural transfere o impacto dos produtos químicos sobre ela sem problemas. A falsificação de plástico é destruída imediatamente. Álcool ou diluente estragam suas joias de copal. O âmbar pressionado ficará pegajoso após a fricção.

          Importante! Não use produtos químicos por mais de três minutos, caso contrário, a pedra pode ficar manchada.

          Ultravioleta

            Mineral de pedra natural reage à luz ultravioleta. A luz ultravioleta torna possível ver as transições ondulatórias e a estrutura não homogênea.

            O âmbar é o mineral mais antigo. Há muito tempo, acreditava-se que era formado a partir de mel solidificado. Ele esconde dentro de si uma força poderosa que carrega de século em século. Portanto, é importante conhecer suas características e saber distinguir uma falsificação do original para não se enganar, e comprar uma pedra não trouxe decepção, mas apenas bem-estar e alegria ao seu lar.

            Para obter informações sobre qual âmbar é especialmente valioso e quais espécimes não são apreciados, consulte o próximo vídeo.

            sem comentários

            Moda

            a beleza

            casa