Engenheiro

Características da profissão de engenheiro químico

Características da profissão de engenheiro químico
Contente
  1. Característica
  2. Descrição do trabalho
  3. Educação
  4. Trabalhar
  5. O salário

Um especialista com formação profissional superior, que se chama engenheiro químico, está relacionado ao trabalho na indústria química - ele conhece bem a estrutura e as propriedades de várias substâncias, conhece as peculiaridades de sua interação e processamento e tem as aptidões para preservá-los e utilizá-los.

Um profissional com formação em química orgânica ou não orgânica conhece e sabe trabalhar com diversas tecnologias, seu trabalho está relacionado à modificação de produtos químicos e ao desenvolvimento de métodos modernos de utilizá-los para atingir objetivos específicos.

Característica

A profissão e o padrão profissional de um engenheiro químico implica trabalho de pesquisa, planejamento e implementação de certos processos químicos... Na produção, o engenheiro químico exerce a função de tecnólogo. Ele desenvolve todos os aspectos técnicos do processo produtivo e os controla em todas as fases de implementação. O resultado é um produto de alta qualidade com as características e parâmetros especificados. Pode ser a produção de produtos de borracha, a produção de vidro ou porcelana, fertilizantes para plantas, produtos de polímeros plásticos e assim por diante.

A indústria química moderna, graças à pesquisa científica de químicos profissionais, está em constante desenvolvimento. Por isso já foram criados conservantes e intensificadores de sabor na indústria alimentícia, extintores de incêndio em redes energizadas, desinfetantes modernos e tantos outros meios necessários para proporcionar uma vida confortável. No Unified Qualification Reference (ECTS), a descrição da profissão de engenheiro químico implica a presença de duas categorias - 1 e 2. A diferença entre essas categorias é a disponibilidade de experiência profissional e competência especializada.

As oportunidades de emprego para esses profissionais são mais frequentemente encontradas em cidades onde a indústria química é desenvolvida ou onde existem empresas de manufatura com um foco semelhante.

Descrição do trabalho

Trabalhar como engenheiro químico envolve uma gama bastante ampla e variada de responsabilidades, mas dependem de cada processo específico de produção ou pesquisa. Portanto, as funções de especialista podem incluir várias funções, sendo que o seu conjunto para um funcionário de um laboratório científico difere em comparação com as de uma pessoa que trabalha na esfera da produção.

As principais responsabilidades de um engenheiro químico incluem:

  • desenvolvimento de todas as etapas das etapas tecnológicas de um processo químico;
  • participação no desenvolvimento de novos produtos em termos de cálculo dos materiais necessários, sua quantidade, bem como a seleção dos métodos de produção mais adequados;
  • adequação de equipamentos de trabalho para execução de processos produtivos;
  • otimização dos processos tecnológicos de produção para aumentar sua eficiência;
  • controle sobre a qualidade da produção de um produto em todas as etapas da produção;
  • execução do trabalho de padronização e conformidade do produto com GOST ou TU (especificações técnicas).

A actividade de um engenheiro químico está associada não só ao trabalho em produção ou em laboratório, esta posição envolve a participação em conferências e seminários científicos, várias exposições e apresentações. Um especialista deste nível é especialmente apreciado se aumentar constantemente o nível das suas qualificações profissionais. Os químicos são muito procurados em institutos científicos especializados dedicados ao trabalho de pesquisa, bem como em laboratórios de fábricas em empresas industriais.

Os engenheiros químicos são indispensáveis ​​na indústria alimentícia e farmacêutica, nas empresas metalúrgicas, nas indústrias de polímeros, borracha e refino de petróleo, bem como em outras áreas da economia nacional.

Educação

A especialidade de um engenheiro químico é ministrada em instituições de ensino superior especializadas. As universidades modernas podem oferecer as especialidades "Tecnologia Química", "Química", "Tecnologia Química de Materiais de Energia Moderna", "Negócios de Petróleo e Gás" e outras áreas afins. O treinamento é realizado pessoalmente, mas a forma remota também é possível. Você pode entrar em uma universidade depois de completar 11 classes, para isso você precisará ser aprovado nas seguintes disciplinas do exame: matemática, russo, química e algumas universidades também exigem a entrega de física. A educação na especialidade de um engenheiro químico pode ser obtida em instituições de ensino superior da Rússia; as universidades especializadas estão em grande número em diferentes cidades do país.

  • Instituto Químico-Tecnológico Russo em homenagem a Mendeleeva DI - a instituição educacional está localizada em Moscou;
  • Universidade de Tecnologia Química de São Petersburgo;
  • Universidade Técnica Estadual de Yaroslavl;
  • South Ural State University;
  • National Research Nizhny Novgorod State University em homenagem a Lobachevsky N.I.;
  • Universidade Federal do Extremo Oriente;
  • Universidade Estadual de Kazan (região de Volga);
  • Universidade Estatal Russa de Petróleo e Gás Gubkina I. M.;
  • Tyumen State University;
  • Universidade Estadual de Química e Farmácia de São Petersburgo;
  • Samara National Research University em homenagem ao acadêmico S.P. Korolev

Você pode se tornar um engenheiro químico profissional começando sua jornada com treinamento em uma faculdade especializada, matriculando-se lá após o final do 9º ano. Os diplomados destas instituições de ensino secundário recebem a especialidade de químico-tecnólogo ou auxiliar de laboratório químico, o que lhes confere vantagens no ingresso na universidade, e também permite que ingressem na indústria química e, paralelamente ao trabalho, recebam um ensino superior por correspondência.

Trabalhar

No campo da tecnologia química, existe um grande número de seções multidirecionais nas quais um engenheiro químico está envolvido em suas funções de trabalho ou faz pesquisas científicas. Essa pode ser a direção da bioquímica, química de hidrocarbonetos, química agrícola, programas de pesquisa e assim por diante. Um químico dessas áreas pode se perceber como ecologista ou assistente de laboratório, podendo também chefiar qualquer produção ou divisão científica.

As atividades de um engenheiro químico estão frequentemente associadas a substâncias que podem ter efeitos nocivos no corpo humano ou representar qualquer outro perigo. Portanto, a especialidade está sujeita a regulamentação legislativa desta actividade profissional. Os funcionários das unidades de produção e laboratórios são obrigados a obedecer às normas de segurança do trabalho e, em alguns casos, têm o dever de não divulgar os resultados das pesquisas, que são segredos comerciais e até mesmo de Estado.

As principais áreas de trabalho de um engenheiro químico são:

  • estudo de substâncias químicas, suas propriedades, possibilidades de aplicação, realização de estudos físicos e químicos e análise de seus resultados;
  • criação de novos produtos com base em uma variedade de compostos químicos;
  • realização de exames e elaboração de pareceres especializados com base nos mesmos;
  • criação de novos medicamentos e produtos farmacológicos, identificação e pesquisa de substâncias com atividade biológica;
  • implantação de controle químico e tecnológico dos processos produtivos na fabricação de matérias-primas intermediárias e produtos acabados;
  • realização de trabalhos de conservação da natureza para proteção da ecologia e do meio ambiente, controle do descarte ou armazenamento de produtos químicos e seus resíduos.

Além das atividades acima, um engenheiro químico também pode realizar atividades de ensino, mas para isso ele precisa se submeter a uma formação complementar, contendo conhecimentos de pedagogia.

O salário

A demanda por especialistas com conhecimento na área de química é bastante alta. Esse trabalho paga bem, e o graduado sempre poderá encontrar um trabalho em seu perfil.... A alta demanda por químicos competentes também é alta porque esta ciência em si é complexa e nem todos podem dominá-la. Para fazer seu trabalho profissionalmente, você precisa ter conhecimentos fundamentais e ser bem versado no assunto.

Um especialista experiente ganha um bom dinheiro, em média, na Rússia, o nível de profissionais bem pagos pode variar de 60 a 80.000 rublos. Um graduado universitário, como um especialista iniciante, pode começar seu trabalho como assistente, seus ganhos iniciais podem ser na faixa de 25-30.000 rublos. Quanto ganha um engenheiro químico depende de suas qualificações e experiência de trabalho. Um especialista na indústria química pode receber vários tipos de abono por condições de trabalho perigosas, e os salários também podem depender do nível da empresa e de suas políticas internas.

Hoje a profissão de engenheiro químico desenvolvendo e melhorando constantemente... A indústria química conta com o apoio do Estado, especialistas competentes estão sempre em demanda. Você pode se tornar um especialista verdadeiramente experiente percorrendo o caminho de se tornar do zero, começando com o trabalho de um assistente de laboratório ou operador de aparelho e, em seguida, tornando-se um engenheiro ou chefe de departamento.

Uma etapa posterior do desenvolvimento pode ser a defesa de uma dissertação e a obtenção do título científico.

sem comentários

Moda

a beleza

casa