Engenheiro

Tudo sobre a profissão de engenheiro elétrico

Tudo sobre a profissão de engenheiro elétrico
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Responsabilidades
  3. Conhecimento e habilidades
  4. Educação
  5. salário médio
  6. Onde trabalhar?

Atualmente, a especialidade do engenheiro eletricista é uma das mais solicitadas no mercado de trabalho. Detenhamo-nos na descrição de alguns aspectos desta profissão, falemos sobre o padrão profissional, habilidades e competências essenciais, bem como os requisitos para formação e experiência profissional na especialidade.

Peculiaridades

A principal tarefa de um funcionário na posição de engenheiro elétrico é realização de atividades relacionadas com a concepção, adaptação e manutenção de redes de energia no balanço de uma empresa comercial ou industrial, bem como a operação de equipamentos elétricos e fiação... Este funcionário é responsável pelo uso eficiente da energia elétrica de entrada e também supervisiona a estrita observância dos requisitos de segurança para todos os funcionários da empresa. Para entender as características da profissão, primeiro você precisa descobrir como um engenheiro elétrico difere de um eletricista e eletricista comum. Todos esses especialistas estão associados a atividades relacionadas à manutenção de redes elétricas, mas existem diferenças significativas entre eles.

Em particular, um eletricista é um especialista que faz reparos, mantém e ajusta equipamentos elétricos. No sentido mais restrito, trata-se de um profissional que se dedica à manutenção de redes domésticas. O eletricista, ao contrário do eletricista, trabalha na indústria, e suas atividades estão relacionadas à manutenção de equipamentos de alta e baixa tensão. Ambos trabalham com objetos cuja tensão é de 1000 volts ou mais.

O engenheiro elétrico tem experiência em todas as áreas acima... Suas responsabilidades incluem projetar, calcular dispositivos e sistemas elétricos intensivos em energia, bem como manter documentação técnica, apoiar projetos em todas as etapas e acompanhar a execução de trabalhos relacionados à operação e configuração de sistemas elétricos.

A profissão de engenheiro elétrico requer conhecimento especializado em áreas como engenharia elétrica, matemática, física e ciência da computação. A formação da profissão é assegurada por universidades técnicas; além disso, para os trabalhadores desta área será útil a frequência regular de cursos de especialização.

Para cada pessoa que decide vincular sua carreira a um eletricista, você deve estar preparado para o fato de que, mais cedo ou mais tarde, surgem problemas no trabalho... Portanto, na maioria dos casos, esta posição é contratada por especialistas altamente qualificados e experientes que estão bem versados ​​em todos os tipos de usinas e equipamentos elétricos, eles conhecem por experiência pessoal todos os meandros da instalação, regras de operação e cumprimento das medidas de segurança.

A posição de engenheiro eletricista é de vanguarda, portanto, todas as ordens do titular dessa posição, de uma forma ou de outra, relacionadas às redes elétricas, são consideradas obrigatórias para todos os funcionários da empresa.

O engenheiro elétrico está subordinado à eletromecânica, além dos eletricistas e eletricistas.

Responsabilidades

No início de suas carreiras, os engenheiros elétricos estão principalmente preocupados com depuração, reparo, instalação e regulação de dispositivos elétricos, bem como circuitos elétricos. O padrão profissional desses especialistas inclui a soma e distribuição de blindagens em instalações industriais, de depósito e comerciais, cabos e outras comunicações elétricas, bem como outros trabalhos elétricos.

A posição de um eletricista líder ou gerente local requer um nível mais alto de responsabilidade. A pessoa que ocupar esse cargo deverá trabalhar com empresas de energia, além de fiscalizar o cumprimento das normas de proteção ao trabalho. Essa pessoa é totalmente responsável por todos os equipamentos e dispositivos incluídos na rede elétrica do empreendimento.

O degrau mais alto da escada da carreira - a posição de um engenheiro elétrico - inclui funcionalidades adicionais. Sua descrição de trabalho inclui:

  • elaboração de projetos e diagramas de ligação de unidades geradoras elétricas à rede CC;
  • conectar cada usuário à rede elétrica;
  • criação de sistemas de alimentação elétrica interna e externa;
  • supervisão de projetos e supervisão abrangente sobre eles.

Conhecimento e habilidades

Dependendo da complexidade das funções de trabalho, bem como das especificidades da empresa, o empregador pode ter requisitos diferentes para os candidatos a emprego. No entanto, nos termos mais gerais os requisitos básicos para o conhecimento e as habilidades de um candidato bem-sucedido coincidem.

A principal exigência é a obtenção de um ensino superior técnico especializado. De eletricistas comuns que não têm muita experiência de trabalho, normalmente espera-se que eles tenham conhecimento básico de engenharia elétrica, habilidades na leitura e montagem de circuitos elétricos e no trabalho com automação de relé.

A fim de se qualificar para o cargo de engenheiro elétrico, o candidato deve demonstrar as seguintes qualidades para o potencial empregador:

  • capacidade de elaboração de projetos de eletrificação de instalações;
  • habilidades práticas para trabalhar com equipamentos elétricos de vários tipos;
  • uma compreensão dos processos mecânicos básicos subjacentes à operação de equipamentos elétricos e eletrônicos e que afetam sua funcionalidade;
  • conhecimento dos princípios de construção e organização do fornecimento de energia em empresas industriais e comerciais;
  • compreensão do mecanismo de montagem de um conjunto de instalações.

Para desenvolver projetos e circuitos elétricos, os candidatos precisarão de:

  • experiência de trabalho de pelo menos 5 anos em várias empresas de design;
  • excelente conhecimento dos códigos de construção existentes;
  • habilidades em trabalhar com programas de computador especiais, como AutoCAD e Ms Office.

Os trabalhadores desta área devem saber regras básicas de segurança contra incêndio e regras de proteção do trabalho, bem como normas para a operação segura de equipamentos elétricos e requisitos estabelecidos para trabalhar com instalações elétricasaprovados no território do seu país.

O exercício de funções profissionais está frequentemente associado a viagens longas e manutenção de instalações na estrada, pelo que uma importante vantagem de qualquer candidato será a disponibilidade de automóvel próprio ou carta de condução, bem como a disponibilidade para frequentes viagens de negócios.

Na lista de qualidades pessoais exigidas de um engenheiro elétrico, os empregadores exigem responsabilidade e maior atenção aos detalhes.

Educação

A posição de um simples eletricista exige a presença obrigatória de formação complementar. Qualquer autoeducação com o auxílio de cursos e livros online nesta especialização não dá fundamento para a contratação de especialista em trabalhos com equipamentos elétricos., especialmente para a posição de um engenheiro elétrico. Você não precisa confiar cegamente em anúncios de cursos online e programas de meio período que prometem torná-lo um profissional. O fato é que para uma pessoa que recebeu tal educação, mesmo com experiência, o trabalho só é permitido dentro de sua casa durante a instalação e reparo da fiação elétrica doméstica.

Muito mais experiência prática pode ser obtida trabalhando em uma equipe com eletricistas qualificados. Porém, mesmo neste caso, você não será aceito para o cargo desejado e não será permitido nas redes industriais. Os cursos acelerados permitem que você se torne um eletricista de categoria 1 e oferece mais oportunidades de emprego apenas com a nota mais baixa no início de sua carreira. Esses cursos não são suficientes para qualificar para o cargo de engenheiro elétrico de nível superior.

Depois de se formar na faculdade ou escola profissionalizante, a pessoa pode declarar sua intenção de assumir a posição de eletricista com grau superior, mas somente se já tiver experiência de trabalho bem-sucedido em graus inferiores.

O candidato a um emprego de engenheiro elétrico deve ter diploma universitário. Após a formatura, os graduados universitários recebem a qualificação de "engenheiro", que fornece a base necessária para aceitar responsabilidade em uma empresa industrial ou comercial, embora na prática os empregadores exijam uma experiência profissional de longo prazo.

Uma pessoa que ocupa um cargo de engenheiro precisa melhorar suas qualificações de tempos em tempos. A reciclagem tem como objetivo aumentar o nível de conhecimentos e competências do colaborador, tendo em conta as novas soluções de engenharia e energia, o desenvolvimento de novas tecnologias e as alterações nos documentos regulamentares. Nesses cursos, eles ensinam não apenas o método de trabalhar com redes de energia e equipamentos - atenção especial é dada aqui às regras de segurança da ETKS, uma vez que nesta profissão ela desempenha um papel vital.

salário médio

Acontece que os diplomados universitários imediatamente após a formatura são nomeados para o cargo de engenheiro. Via de regra, tal abordagem só se justifica se o empregador estiver absolutamente confiante nas competências do empregado, em suas aptidões e aptidões profissionais. Na maioria dos casos depois de receber o diploma, o jovem especialista deve trabalhar vários anos na função de eletricista - só assim obtém a formação e a experiência necessárias que lhe permitem candidatar-se a uma vaga de engenheiro.

A nomeação para uma posição de responsabilidade de uma pessoa sem experiência prática acarreta grandes riscos., uma vez que nenhum conhecimento teórico, especialmente em uma área tão perigosa como a eletricidade, pode substituir as habilidades práticas. Quem deseja obter a especialidade de engenheiro eletricista deve entender claramente que a graduação no instituto não garante um bom nível de remuneração - o salário de um especialista é diretamente proporcional à sua experiência de trabalho e categoria profissional.

O nível de pagamento de um engenheiro elétrico depende muito da região de sua residência. Portanto, na capital, esse funcionário ganha pelo menos 35 mil rublos, o salário médio é de 55 mil rublos e o valor máximo chega a 100-110 mil rublos. Nas regiões, um engenheiro elétrico recebe uma ordem de magnitude a menos.

Onde trabalhar?

Um engenheiro elétrico pode trabalhar em qualquer empresa pública ou privada associada à construção, produção e serviços públicos. Essa pessoa prepara projetos para lançamento, monitora a implementação, aceita o projeto e, caso não atenda aos padrões exigidos, envia-o para revisão.

Vaga de engenheiro eletricista relevante atualmente em todas as regiões da Rússia, como, de fato, em qualquer outro país. Quem tem habilidade para trabalhar com engenharia elétrica nunca ficará sem trabalho, pois em todos os países desenvolvidos do mundo as atividades humanas estão intimamente relacionadas à eletricidade.

Sempre haverá a necessidade de pessoas que possam organizar com competência a eletrificação de instalações residenciais, industriais e comerciais.

sem comentários

Moda

a beleza

casa