Hamster doméstico

É bom dar banho em hamsters e como fazer isso direito?

É bom dar banho em hamsters e como fazer isso direito?
Contente
  1. Você precisa de tratamentos de água?
  2. Preparação para o banho
  3. Acessórios necessários
  4. Como lavar?
  5. Lenços umedecidos
  6. Secagem
  7. Banhos de areia

As pessoas costumam ter animais de estimação para iluminar sua solidão ou diversificar sua vida cotidiana. Os amantes podem ser diferentes, então você precisa saber tudo sobre como cuidar deles. Se um hamster vai morar em casa, então vale a pena descobrir como alimentá-lo, onde mantê-lo e quais procedimentos de higiene realizar.

Você precisa de tratamentos de água?

Ao comprar um hamster para você ou uma criança, você deve obter o máximo de informações possível sobre esse animal antes que ele apareça em casa. A primeira coisa que é importante saber são as raças mais adequadas para o lar, sua aparência e quais são suas peculiaridades. Em seguida, é selecionado um habitat para o futuro animal de estimação, um lugar para descanso, passatempo ativo e uma zona de alimentação é pensada.

Para que o animal esteja em condições confortáveis ​​para si mesmo, você precisa saber sobre seu regime de sono e vigília. O aspecto mais importante é considerado a higiene do animal, uma vez que é indesejável dar banho em hamsters. Em caso de contaminação do pelo, patas ou focinho, é necessário saber como limpar adequadamente o animal.

Entre os fatores desfavoráveis, pelos quais não vale a pena seguir os procedimentos padrão de água, estão os descritos a seguir.

  • O estresse de estar na água. Hamsters não gostam de água e resistirão a procedimentos de água de todas as maneiras possíveis, como resultado do qual o animal passará por forte estresse, a partir do qual pode ocorrer um ataque cardíaco. Em agonia, o animal pode morder o dono para escapar da armadilha d'água e, se acidentalmente cair na água, o hamster não conseguirá fazer nada e se engasgará.
  • Hipotermia, que ocorre como resultado de molhar os pelos. Isso pode fazer com que o animal fique resfriado.O resultado é pneumonia.
  • Lavagem de uma camada especial de gordura da pele do animal, que o protege de doenças. Se você comprar um hamster com shampoo, o sistema imunológico ficará muito mais fraco.
  • Se a água entrar no ouvido, o animal terá otite média, pois é extremamente difícil limpar as orelhas.
  • Se a lã estiver molhada, é difícil secá-la e, quando molhada, as chances de adoecer muitas vezes aumentam.
  • Lesões durante o tratamento com água. Um hamster preocupado pode se livrar das mãos e bater em uma pia ou mesa dura e se ferir, o que pode prejudicar sua saúde.

Assim, os hamsters estão entre os animais de estimação que não devem ser imersos em água para procedimentos de higiene. Esses animais simplesmente não estão adaptados para nadar, e tal carga leva a desvios significativos na saúde e, no pior dos casos, à parada cardíaca.

Preparação para o banho

Os hamsters na natureza vivem nas estepes, por isso são extremamente raros com a água, o que significa que não estão habituados a entrar em contacto com ela. Se houver um desejo persistente de monitorar de forma independente a higiene do animal, é preciso familiarizá-lo aos poucos com a água, mostrando que é inofensiva e que nada de ruim vai acontecer ao animal. Não tente dar banho no animal em uma grande quantidade de água de uma só vez, pois ele pode se assustar, esquivar-se e se afogar.

Hamsters são considerados animais limpos que cuidam do casaco de pele até cinco vezes ao dia, portanto, não há necessidade de dar banho neles. Se o animal for devidamente mantido e a ninhada for trocada a tempo, o roedor não poderá se sujar.

Se emana do animal um odor desagradável e começam a aparecer parasitas na lã, a intervenção será justificada. A água do banho deve ser morna, mas não quente. A água fria aumenta o risco de doenças e a água quente pode causar um ataque cardíaco. O intervalo ideal é considerado uma temperatura de 30-35 graus Celsius.

Acessórios necessários

Para que o processo de adoção de procedimentos relativos à água ocorra sem problemas, é necessário organizá-lo corretamente. O principal atributo é o maiô, que deve ser pequeno para que o animal não tenha medo de estar nele. A quantidade de água deve ser reduzida ao mínimo. É preciso lavar o animal com um shampoo especializado para hamsters, mas se desejar, também pode usar produtos para o banho de gatos ou cachorros.

É necessário lavar o animal com as mãos ou usar uma toalha bem macia para não danificar a pele do animal.... Usar uma esponja de cozinha pode ferir sua pele, causando alergias ou dermatites. Para a comodidade dos procedimentos de banho, vale a pena levar consigo uma pequena concha, na qual haverá água para o banho.

Na hora de organizar os procedimentos de banho, é muito importante fechar todas as janelas e portas da casa para minimizar o risco de correntes de ar, que inevitavelmente acarretarão problemas de saúde para o hamster.

Como lavar?

Lavar o seu hamster em casa não é muito difícil se você tiver uma compreensão clara do procedimento. Pelo fato de os roedores não gostarem de água, não basta apenas dar banho - é preciso organizar bem o local de trabalho para isso e cuidar bem do seu animal de estimação. Conhecendo a raça de um animal de estimação, seu caráter ajudará a configurar o hamster corretamente e dar banho nele sem problemas.

Dependendo do grau de contaminação do animal, existem várias opções de limpeza: dar banho, usar lenços umedecidos ou esponjas. A primeira opção é necessária para casos graves, a segunda - para ajudar nos procedimentos de higiene do animal. Se você der banho em seu hamster apenas em caso de real necessidade e acertar este procedimento, então o animal receberá a ajuda necessária e não sofrerá de forma alguma. Usar lenços e esponjas irá minimizar o estresse e manter seu animal de estimação limpo e saudável.

Na água

Manter um hamster em casa não é difícil, porque o principal é alimentá-lo e limpá-lo a tempo. Em caso de qualquer violação das regras de higiene, o animal pode desenvolver parasitas na pele ou um odor desagradável do próprio animal. Se isso acontecer, você deve agir imediatamente: dê banho no hamster. A sequência de ações terá a aparência descrita a seguir.

  1. Preparação do local para banho. Deve ser uma superfície plana e não escorregadia sobre a qual o maiô é colocado.
  2. Aquecimento de água até a temperatura desejada. O animal deve estar confortável durante o procedimento.
  3. Você deve ter um xampu para hamster, uma toalha ou um pano macio para secar.
  4. O animal é colocado em uma prancha e gentilmente segurado com uma das mãos, enquanto a outra, neste momento, derrama gradualmente a água preparada sobre o animal.
  5. Ao nadar, o roedor não deve cair sobre a cabeça ou orelhas, pois isso acarreta graves consequências para a sua saúde. O procedimento é realizado apenas com as mãos, sem o uso de panos duros ou trapos, para não prejudicar o animal.
  6. Durante todo o procedimento de banho, é importante criar um ambiente amigável para o animal. Para minimizar o estresse do procedimento, você precisa conversar com o hamster, acalmá-lo, comunicar-se com calma e carinho. Em nenhum caso você deve permitir sons agudos ou altos, que podem assustar ainda mais o animal.
  7. Ao começar a lavar a sua mascote, é importante verificar se todas as janelas estão fechadas e para minimizar o risco de correntes de ar, que são muito destrutivas para estes pequenos animais.
  8. Devido ao uso de um shampoo especial, deve ser bem lavado para que não haja resíduos na pele e no pelo que causem ardor e coceira no animal.
  9. Assim que o hamster estiver completamente lavado, seque-o com uma toalha ou guardanapo. Se necessário, pode-se usar secador de cabelo, mas mantenha-o a uma distância segura do animal.

Se puder dispensar o banho completo, deverá escolher uma opção mais aceitável para o animal, que exigirá algumas ferramentas disponíveis e um pouco de tempo.

Lenços umedecidos

Caso os procedimentos de higiene do hamster não sejam bem sucedidos, ele não pode limpar-se sozinho, vale a pena intervir e ajudá-lo. O meio mais conveniente para isso serão os chumaços de algodão, que são simplesmente umedecidos com água e atuam suavemente sobre o local contaminado, eliminando-o. Ao mesmo tempo, é importante garantir que a água não esteja fria ou muito quente - um indicador de 40 graus é considerado o mais desejável. Se você não tiver um chumaço de algodão ou esponja em mãos, pode usar lenços umedecidos e limpar o animal com eles.

Não leve lenços umedecidos que você tenha em casa, pois alguns deles podem conter produtos químicos perigosos que podem prejudicar seu animal de estimação. É melhor usar produtos para crianças.

Apesar de não existir um procedimento de banho propriamente dito, depois de limpar também é importante secar o animal sem deixar o pêlo úmido. A escolha de lenços umedecidos será mais aceitável para o hamster, pois não causará desconforto e estresse significativos e, portanto, não fará mal. Além disso, neste caso, a possibilidade de entrada de água nas orelhas do animal é minimizada, o que também é uma vantagem incontestável.

Secagem

Independentemente de como exatamente foram realizados os procedimentos de banho, deve-se prestar especial atenção à secagem do animal. Para que o processo prossiga com calma e seja possível limpar o pelo com alta qualidade, é importante acalmar o animal devolvendo-o ao estado de calma. A maneira mais eficaz é a comunicação simples com seu animal de estimação. Ao som da voz do dono, o animal se acalma automaticamente. O principal é falar baixo e suavemente, acalmando o seu animal de estimação.

A opção mais segura para secar o hamster é embrulhá-lo em uma toalha ou guardanapo macio, que absorve rapidamente a umidade e não representa nenhuma ameaça à integridade da pele do animal. Se tiver tempo, o melhor é embrulhar o hamster após o banho e mantê-lo neste estado até que o pêlo esteja completamente seco.

Em caso de falta de tempo, pode experimentar usar um secador de cabelo, tendo previamente regulado para o modo mais fraco e introduzindo cuidadosamente o animal de estimação no electrodoméstico. Se você ligar o dispositivo abruptamente, e mesmo com força total, o hamster ficará simplesmente assustado e fugirá, e também poderá obter queimaduras na pele por contato com o ar muito quente.

Se o procedimento de banho, enxugamento e secagem suscita grandes preocupações, então é melhor abandoná-los e usar uma opção alternativa que só precisará de areia.

Banhos de areia

Usar areia para banhar hamsters é considerada a opção mais favorável para se livrar de qualquer contaminação do animal sem causar danos físicos ou psicológicos na forma de estresse por encontrar a água. Para realizar tal evento, é necessário comprar areia na loja de animais, que é mais usada para chinchilas, e também um maiô no qual o hamster providenciará os procedimentos de banho.

É importante monitorar o estado da areia, sua pureza e o tamanho dos grãos. Recomenda-se peneirar o conteúdo da banheira antes de colocar o hamster nela. O recipiente não deve ficar constantemente na gaiola, caso contrário o animal irá utilizá-lo para outros fins, por exemplo, na forma de banheiro ou despensa para suprimentos. Quaisquer procedimentos de higiene devem ser supervisionados e supervisionados. Se o animal brincou com o maiô e o deixou, é necessário retirar imediatamente o recipiente com areia e, se necessário, jogá-lo fora, substituindo-o por um novo no próximo banho.

Por toda a sua segurança, mesmo este procedimento pode causar alguns danos ao animal, principalmente se for realizado com demasiada frequência. Durante o movimento ativo na areia, o hamster pode inalar pequenos grãos de areia, que em grandes quantidades podem levar ao desenvolvimento de doenças. O ideal será dois banhos por semana, não mais do que meia hora. Para que o hamster aproveite o processo, é importante preencher uma camada de areia com uma espessura de camada de pelo menos 4-5 cm para que o animal tenha a oportunidade de se enterrar nela.

Se você tem alguma dúvida sobre como escolher a melhor opção para nadar, vale a pena considerar uma série de vantagens dos banhos de areia:

  • não há necessidade de secar o pelo após o banho;
  • não há risco de queda de temperatura e hipotermia, o que significa que o animal não ficará doente;
  • o procedimento para esse banho tem um efeito positivo nos hamsters, trazendo-lhes alegria, enquanto a água é estressante;
  • os banhos de areia não têm apenas um efeito higiênico, mas também ajudam o animal a manter a forma devido às ações ativas durante o banho.

A escolha desta ou daquela opção para a limpeza de hamsters depende da situação específica, portanto, antes de tomar uma decisão, vale a pena avaliar a situação e experimentar as opções mais suaves.

Se não foi possível ajudar imediatamente o animal, você precisa procurar outra opção. Se possível, o contato com a água deve ser excluído ou tornado o mais confortável possível para o animal.

Você aprenderá mais sobre se é possível dar banho em seu hamster e como fazê-lo corretamente no vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa