Hamster doméstico

Tudo sobre hamsters recém-nascidos

Tudo sobre hamsters recém-nascidos
Contente
  1. Como eles se parecem?
  2. Cuidado
  3. Como e o que alimentar?
  4. Domando

Pequenos roedores, que incluem hamsters domésticos, são animais extremamente prolíficos. Sua puberdade ocorre bem cedo, já no segundo mês de vida, e a prole trazida pela fêmea na ninhada pode ser muito numerosa. Muitas vezes acontece que depois de comprar um hamster, logo todo um rebanho deles aparece em sua casa, já que a fêmea estava grávida na hora da compra.

O nascimento de bebês é um evento alegre e surpreendente, mas muitas vezes acontece que a mãe não está pronta para o nascimento de bebês e se recusa a alimentá-los. Nesse caso, cuidar dos bebês passa totalmente para as mãos de uma pessoa. O que fazer e como lidar com uma missão tão difícil, vamos contar a você neste artigo.

Como eles se parecem?

Em uma ninhada, um indivíduo adulto sexualmente maduro pode dar à luz de 3 a 15 filhotes. Tudo depende de quão bem a fêmea é alimentada, se ela é saudável, de que raça ela pertence. Os animais nascem muito pequenos (apenas 2 ou 3-5 gramas de peso), enquanto eles não têm pelo, seus olhos estão fechados e não veem nada, através de uma pele fina translúcida, os vasos sanguíneos são claramente visíveis, os bebês não têm audição neste momento - isto é, eles são criaturinhas absolutamente indefesas. Durante os primeiros 8 a 10 dias de vida, os hamsters recém-nascidos não podem navegar no mundo ao seu redor.

Desde o momento do nascimento, os hamsters têm atividade física muito fraca, os bebês se unem para manter o calor, formando um único caroço vivo. Seu olfato inato os ajuda a encontrar sua mãe e um leite nutritivo.... Depois de algumas semanas, o olfato dos hamsters começa a se intensificar cada vez mais, o que faz com que os mais pequenos toquem e rastejem pelo território do ninho e depois pelo espaço atrás do ninho. No final da segunda semana de vida, os bebês começam a abrir os olhos, a audição é ativada, a pele começa a romper.

Nos primeiros dias de vida, os hamsters precisam de alimentação frequente: para ganhar força rapidamente e ficar mais forte, eles devem beber leite materno a cada hora, dia e noite. Este é um período muito importante na vida do recém-nascido. O sistema digestivo das migalhas agora está muito fraco, então qualquer condição anti-higiênica pode levar ao seu envenenamento e morte.

Hamsters literalmente desde o nascimento têm a capacidade de fazer sons estridentes. Com este sinal, informam à mãe que ficaram com frio ou com fome. Este som não é alto no início, você pode nem ouvi-lo, mas com o tempo ele pode se tornar estridente.

Freqüentemente, havia casos em que os donos dos hamsters descobriam sobre os filhotes apenas durante a limpeza da gaiola ou quando os próprios bebês crescidos rastejavam para fora do ninho. Na idade de 4-5 semanas, pequenos hamsters já podem ser distribuídos para novos proprietários - a essa altura eles são completamente independentes e já podem começar a acasalar.

Cuidado

As fêmeas jovens, especialmente na primeira ninhada, podem não saber o que fazer com hamsters recém-nascidos - isso acontece porque seu instinto maternal ainda não está totalmente formado. Se notar que a fêmea não demonstra interesse pela prole no primeiro dia, então os bebês de 2 dias já podem ser considerados abandonados.

Você terá que assumir total responsabilidade por cuidar de hamsters recém-nascidos. Se houver uma oportunidade de adicionar fezes a outra fêmea que tem leite suficiente e um instinto materno bem desenvolvido, esta será a melhor maneira de sair da situação, mas só funcionará se se você ainda não pegou os bebês nas mãos e não deixou o seu cheiro em seus corpos.

    Para que a mãe fracassada não machuque acidentalmente os bebês ou mesmo os coma, a fêmea e os filhotes precisam ser acomodados em gaiolas diferentes. Agora é muito importante que você seja paciente e tente manter toda a prole ao máximo. Para o sucesso de suas ações, você pode seguir as instruções abaixo.

    • A gaiola com recém-nascidos deve estar limpa - é necessário enxaguar o palete, recolocar a roupa de cama, e também para a segurança das crianças, deve-se retirar tudo da gaiola - brinquedos, objetos com arestas e cantos vivos, vasilhames com água.
    • Os bebês devem ser colocados em um ninho improvisado. - uma caixa ou tigela de plástico com pequenos pedaços de papel toalha. Você pode aquecer as migalhas com a ajuda de pequenas garrafas com água morna, a luz de fundo é feita com lâmpadas fluorescentes comuns. A temperatura do ar ideal em torno do relógio deve ser de pelo menos 21-22 graus.
    • Compre um substituto seco especial na loja de animais leite materno para hamsters. Se você não conseguir encontrá-lo, use a fórmula infantil em pó como substituto. Dilua a composição com água morna de acordo com as instruções, observando estritamente as regras de higiene.
    • Você precisa alimentar bebês com fórmula láctea temperatura não abaixo de 37 graus, você deve sempre lavar bem as mãos antes de alimentar.
    • Ao alimentar o hamster, eles o pegam na mão, deixe cair uma gota de leite ao lado dele, traga seu nariz para esta gota e deixe-o lamber. Você pode fazer um mamilo improvisado - para isso, um orifício é feito na ponta de uma pipeta de borracha com uma agulha fina e quente e, em seguida, o leite é derramado de uma seringa. O intervalo de alimentação durante os primeiros 7 dias é de 1 hora, os segundos 7 dias - 2 horas.
    • Depois que o bebe comeu, ele precisa acariciar levemente sua barriga para melhorar a digestão. Isso deve ser feito para todos os hamsters e após cada alimentação.
    • A partir da segunda semana você precisa introduzir alimentos complementares adicionais, consistindo de mingau cozido em grãos picados e pequenos pedaços de vegetais. Depois que os hamsters podem abrir os olhos, a alimentação com leite pode ser reduzida para 2-3 vezes ao dia.
    • Ao atingir a idade de duas semanas os bebês em sua gaiola precisam fazer um bebedouro com um bico, do qual podem beber se necessário. Se os hamsters não puderem usar o bebedouro, coloque um pedaço de pepino ou aipo fresco em sua gaiola - ao comê-lo, os hamsters serão capazes de fornecer a si próprios o suprimento necessário de umidade para o corpo.

    Com a idade de 1 mês, os jovens hamsters já são indivíduos totalmente formados que podem se alimentar e viver por conta própria. Nesse momento, eles já precisam ser divididos de acordo com o sexo e transplantados em gaiolas diferentes, caso contrário os filhotes iniciarão o acasalamento ativo.

    Como e o que alimentar?

    Para hamsters adultos, se você os deixou para si, precisará continuar a cuidar deles quando adultos. O principal alimento desses animais é a ração seca. Deve conter grãos de cereais, grama picada, frutas secas em pequenas quantidades, sementes de girassol descascadas, sementes de abóbora, nozes, pedaços de vegetais ou frutas frescas.

    A ração alimentar diária para roedores deve ser composta de uma variedade de componentes, mas lembre-se de que um hamster pode comer apenas 1 ou 2 colheres de sopa de comida por dia. Se a ração ficar inacabada, deve ser removida para ser substituída por uma nova porção no dia seguinte.

    Frutas e vegetais frescos devem ser dados aos hamsters aos poucos, pois uma superabundância deles pode atrapalhar a função intestinal de seu animal de estimação. Os hamsters adoram se banquetear com pepinos frescos, cenouras jovens, repolho fresco, variedades doces de maçãs, peras, abóbora madura, abobrinha, pêssegos, cerejas.

    Um pedaço de ovo cozido pode ser adicionado à dieta semanalmente como um complexo de proteínas e vitaminas e minerais... O ovo pode ser substituído por uma colher de chá de iogurte ou leite de vaca integral. Se é difícil para você compor uma dieta balanceada, misturas alimentares prontas são vendidas em pet shops, mas não podem substituir os alimentos complementares por vegetais e frutas.

    Não é recomendado alimentar hamsters de qualquer idade com alimentos que contenham sal, pimenta, açúcar, aditivos alimentares e corantes. Não inclua todos os alimentos ácidos em sua dieta e evite alface, melão, cebola crua e alho. Você não deve dar peixe ao hamster, pois os ácidos graxos que o compõem são mal digeridos e causam problemas digestivos.

    Domando

    Com duas semanas de idade, a fêmea, via de regra, já perdeu o interesse pelos bebês e pode ser pega nas mãos sem medo. Se você cuidou das migalhas em vez da mãe desde o nascimento, podemos presumir que seus hamsters já estão domesticados. Com duas semanas, os bebês já estão cheios de pelos, eles veem, ouvem e correm muito rápido nas patinhas. O manuseio de hamsters é necessário para que eles se acostumem com as pessoas e respondam adequadamente a elas.

    Vale lembrar que o contato com um pequeno hamster deve ser muito cuidadoso - tente não causar desconforto com movimentos de compressão ou desajeitados. Os ossos do bebê ainda são muito moles, frágeis e, por negligência, podem facilmente machucar as patas ou quebrar a caixa torácica. Um jovem hamster é muito ativo e móvel - pode escorregar de suas mãos e cair no chão. Para evitar que isso aconteça, tenha muito cuidado.

    Por volta do 20º dia de vida, os hamsters já podem usar brinquedos - subir em um escorregador, correr em uma roda, brincar uns com os outros. As crianças adoram brincar com toalhas de papelão ou rolos de papel higiênico, subir escadas e também entrar em pequenas caixas.

    Você também pode participar de sua divertida diversão, mas para isso você primeiro precisa domar seu animal de estimação.

    Para ensinar um jovem hamster a usar, você precisa ser paciente, gentil e agir em etapas.

    • Se você comprou um hamster em uma loja, você precisa dar a ele alguns dias para se acostumar com as novas condições dele, esse período é chamado de adaptação. É melhor deixar o bebê sozinho e deixá-lo ficar confortável em um ambiente calmo.Quando você perceber que seu animal de estimação está comendo e bebendo calmamente do bebedouro em sua presença, isso significa que você pode começar a domesticá-lo.
    • Pegue um pedaço de noz ou fruta seca, coloque na palma da sua mão e leve até o hamster levar a guloseima. É possível que ele aceite a guloseima imediatamente, ou pode ser que o bebê não se aproxime de você. Em seguida, é só deixar o petisco em sua gaiola e se afastar. Faça o hamster comer as guloseimas em paz. Se você fizer isso regularmente, ele logo perceberá que esses presentes não representam nenhuma ameaça para ele e se sentirá mais confiante.
    • Quando o hamster fica mais ousado segure a guloseima novamente na palma da sua mão e dê ao animal a oportunidade de cheirar sua mão. Não a afaste nem grite. Gradualmente, repetidamente, acostume o animal ao seu cheiro e recompense essa ação com uma guloseima. Depois de várias dessas atividades, o hamster se acostuma e já com bastante ousadia sobe na palma da sua mão.
    • Tente dar a mão vazia ao seu hamster. - ele vai chegar até você, cheirar e subir na sua mão. Agradeça-lhe com um agrado e dê-lhe um tapinha nas costas. Agora o seu animal não tem mais medo de você e você pode brincar com ele.

    No processo de treinamento, o hamster, como convém a um roedor, vai querer provar sua palma - não tenha medo e grite. Uma possível mordida será leve, é provável que o próprio bebê se assuste com um objeto incomum para ele.

    Na hora de domesticar o seu animal de estimação é sempre muito importante manter um ambiente calmo e amigável - só assim o bichinho ficará imbuído de confiança em você e a amizade se estabelecerá entre vocês.

    As regras de segurança para cuidar de hamsters são detalhadas no vídeo abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa