Hamster doméstico

Gaiolas de hamster: tipos, seleção e disposição

Gaiolas de hamster: tipos, seleção e disposição
Contente
  1. Variedades
  2. Como escolher?
  3. Como equipar?
  4. Onde colocar a gaiola?
  5. Hamster Home Care

Pequenos hamsters fofinhos e engraçados são amados por adultos e crianças. Esses animais costumam ser mantidos em casa como animais de estimação. Para que esses animais móveis e ágeis vivam com conforto, eles precisam criar as condições necessárias para isso: escolher uma gaiola confortável e equipá-la.

Variedades

Existem diferentes tipos de células, que diferem em design, material de fabricação, design externo e tamanho. Ao escolher uma gaiola, você precisa levar em consideração a raça do hamster, bem como o quão segura é a construção. As gaiolas devem ser espaçosas, confortáveis ​​e equipadas com diversos acessórios para proporcionar mobilidade e diversão aos animais.

Design e dimensões

As características de design das células devem corresponder a esses parâmetros.

  • Design e tamanho da porta... Deve abrir confortavelmente e suas dimensões devem ser tais que seja fácil tirar o hamster da gaiola. A porta precisa ter um gancho ou trava de travamento, assim como os hamsters podem abrir facilmente uma porta destrancada. Não é recomendado o uso de gaiolas com portas de mola: podem ferir o hamster.
  • Tipo de piso... O fundo de treliça na gaiola é inconveniente porque o animal pode se machucar nas hastes inferiores do fundo. É melhor se a gaiola tiver um piso sólido e integral, que muitas vezes tem uma forma arredondada, o que é conveniente para a limpeza. Também existem bandejas removíveis, mas geralmente são rasas e podem vazar.
  • O tamanho. Hamsters de raças diferentes requerem gaiolas de tamanhos diferentes. Os hamsters da raça síria ficam bastante satisfeitos com as gaiolas de 50x40 cm com a parte superior de formato semicircular.Uma gaiola pequena é perigosa para esses animais porque não lhes dá a mobilidade necessária, o que pode causar obesidade, sedentarismo e afetar o tempo de vida. Para animais anões, gaiolas menores serão necessárias. Para outras raças, o tamanho da gaiola não deve ser inferior a 30x45 cm, com altura de 20 a 30 cm.

Se as células têm dois ou três andares, cada nível deve ter essa altura. Existem também gaiolas enormes para manter vários hamsters.

Essas células são diferenciadas por tipos.

  • Estrutura padrão. Em tais gaiolas, é conveniente para um animal de estimação subir em varas, pendurar-se nas ripas do teto, mover-se ao longo delas e afiar os dentes. É importante levar em consideração a densidade do arranjo das hastes nas paredes. Para manter pequenos hamsters, são necessárias gaiolas nas quais as hastes fiquem próximas umas das outras (a uma distância de 5-6 mm). Para hamsters de tamanho maior, as hastes podem ser colocadas com menos frequência, mas com um espaço de não mais de 13 mm. Para uma raça de hamster sírio, a distância entre as hastes é de 5 a 10 mm. As gaiolas de treliça são fáceis de limpar e resistem bem.

A desvantagem é que, ao se mover nele, o hamster pode fazer muito barulho. Além disso, não oferece total segurança para o animal, uma vez que outros animais de estimação podem atingir o hamster dormindo próximo à parede através das grades e feri-lo.

  • Gaiola de três e dois andares. Essas habitações são grandes. A altura entre os níveis neles não deve ser muito alta. Nos andares superiores, o animal descansa, e os inferiores são utilizados para atividades vigorosas e brincadeiras. As células de vários andares podem ter áreas sólidas em todo o seu comprimento ou até o meio. Em áreas sólidas horizontais, deve haver um orifício para descer uma escada. Freqüentemente, essas gaiolas são equipadas com tubos, túneis e labirintos.
  • Terrários e aquários são destinados a anões e outros pequenos hamsters. As estruturas devem ter um volume mínimo de 40 litros. O topo de tal habitação deve ser aberto para permitir o acesso de ar ou coberto com uma grade para que um animal curioso não saia dela. Para melhor aeração, a altura do aquário deve ser menor que sua largura, então as paredes de vidro não suarão e não criarão condições favoráveis ​​para o surgimento e reprodução de microorganismos nocivos. Os aquários oferecem total segurança aos seus residentes de outros animais de estimação, e o espaço ao seu redor estará sempre limpo.

No entanto, os aquários têm ventilação insuficiente, espaço interno limitado e as paredes de vidro podem quebrar. Como inicialmente tais recipientes não eram destinados a hamsters, torna-se necessário adquirir um grande número de atributos e acessórios para o animal.

  • Casa de vison com canos, túneis e um labirinto. Essas moradias são recipientes de plástico fechados conectados por túneis. O uso de labirintos e tubos torna essas moradias muito semelhantes às tocas que os hamsters habitam na natureza. Mas a superfície de plástico transparente e lisa das paredes não permite que os hamsters subam. O ar é mal fornecido a essa residência.

A ventilação insuficiente contribui para o acúmulo de vapores de amônia, o que causa problemas no trato respiratório do animal. Além disso, podem ocorrer odores característicos desagradáveis ​​na casa. E também é extremamente inconveniente lavá-lo.

  • Células modulares montadas a partir de módulos individuais... Estas gaiolas inusitadas podem ter designs diferentes, de acordo com o conjunto de módulos e os desejos do dono do hamster. No entanto, essa célula nem sempre é bonita. Eles também são caros e demoram muito para montar.
  • Pequenas gaiolas de transporte... Essas gaiolas não se destinam à residência permanente de um animal de estimação. São utilizados quando é necessário plantar o animal durante a limpeza da gaiola principal ou para seu transporte (por exemplo, ao veterinário).

Materiais (editar)

As gaiolas para hamsters podem ser feitas de diferentes materiais. As células são assim.

  • Metálico. Essas gaiolas são um bom abrigo para animais fofinhos, uma vez que as estruturas têm excelente aeração. Eles são fáceis de desmontar para facilitar a limpeza. Na maioria das vezes, eles têm um piso de plástico sólido de uma peça que pode ser destacado e removido, o que também é conveniente ao limpar a gaiola. A qualidade do metal bruto é de grande importância para essas células. O metal deve ser duro, pois o hamster é capaz de roer as barras macias de metal e escapar da gaiola.

A melhor opção é uma gaiola com hastes sem pintura, de aço inoxidável, para que o hamster não engula ou envenene a tinta. Essas gaiolas são adequadas para todos os tipos de hamsters, dada a densidade das hastes.

  • Plástico... A qualidade do plástico é importante para essas células: ele deve ser forte e seguro, e a própria célula não deve ter partes pontiagudas. Habitações de plástico geralmente têm mais de um nível e são equipadas com túneis, tubos e outros atributos que satisfazem totalmente a atividade motora do animal. Eles geralmente são usados ​​para pequenos animais de estimação que se movem livremente pelos túneis sinuosos. Hamsters grandes podem ficar presos enquanto se movem pelos tubos. A gaiola de plástico transparente permite que você admire a brincadeira e o entretenimento do seu hamster.

Apesar de terem uma aparência bastante atraente, essas células não fornecem a aeração necessária.

  • Copo... Normalmente são terrários e aquários. Embora não tenham sido projetados para hamsters, eles costumam ser usados ​​para eles. As paredes das habitações de vidro podem ser feitas não apenas de vidro puro, mas também de plexiglass. É um material bastante durável, embora exija cuidados no manuseio e lavagem. A desvantagem de tais casas para hamsters é sua grande massa e capacidade de ventilação não inteiramente satisfatória. Além disso, não é muito conveniente fixar atributos em paredes de vidro.
  • De madeira. A madeira é uma matéria-prima amiga do ambiente e segura para hamsters se for utilizada madeira dura. Os aspectos negativos incluem a alta capacidade da árvore de absorver odores e é mal limpa. Além disso, o preço dessas gaiolas é muito alto. Normalmente, a madeira é usada para fazer uma gaiola combinada, na qual a estrutura ou piso é de madeira e as paredes são grades de metal.

Existem também outras gaiolas combinadas: um invólucro de plástico com um teto ou paredes de treliça de metal.

Como escolher?

Ao escolher uma casa para seu animal de estimação, é preciso levar em consideração não apenas o tamanho e o tipo da gaiola. É desejável que seja equipado com locais para comer, dormir, descansar e banheiro. As melhores gaiolas são aquelas em que o hamster se sentirá confortável, seguro e terá tudo o que é necessário para uma vida ativa e ativa.

Ao escolher este ou aquele tipo de gaiola, deve-se levar em consideração todas as desvantagens e vantagens do futuro alojamento do animal. Também é importante saber que as raças de anões podem viver juntas, e gaiolas separadas serão necessárias para os residentes sírios. Também é necessário levar em consideração a facilidade de manutenção da gaiola. As maiores dificuldades surgem na limpeza das células plásticas, constituídas por vários elementos, níveis, visto que nelas existem muitas partes inacessíveis.

O custo da gaiola também é um fator importante. Existe um grande número de modelos de células de diferentes fabricantes no mercado. Os mais famosos e populares são os seguintes fabricantes: Triol, Ferplast, Imac, Kredo, produzindo diversos tipos e modelos de lindas células com preços diferenciados: do orçamento ao caro. Uma das opções de orçamento para células pode ser uma célula de Ferplast, modelo Mini Duna Multi (rosa, branco ou verde claro). É feito de plástico durável e tem uma longa vida útil.

Existe uma vasta gama de modelos de vários tipos e de outros fabricantes. Você pode especificar apenas alguns deles:

  • do fabricante russo Triol, o modelo Studio é uma gaiola combinada;
  • o modelo Fantazy da Imac (Itália) é uma confortável gaiola de dois andares;
  • o modelo Kredo de três andares tem uma aparência original moderna.

Esta é apenas uma pequena lista do que existe no mercado. Os donos de hamsters têm uma grande oportunidade de escolher exatamente a gaiola que mais se adapta ao seu animal de estimação, bastando levar em consideração todas as nuances.

Como equipar?

Para a vida normal de um hamster, além de uma gaiola confortável e segura, é necessário coletar todos os acessórios necessários para arrumar sua casa. Hamsters gostam muito de fazer buracos, cavar, mover-se ativamente e brincar. A disposição correta da gaiola deve atender não apenas às necessidades fisiológicas do ocupante, mas também às suas atividades lúdicas e de entretenimento. Ao organizar uma gaiola, você precisa desses acessórios.

Filler

Um dos pontos importantes é decidir qual enchimento é melhor usar para o palete. Importa não só o quão útil ou não este ou aquele tipo de cama, mas também com que frequência ela precisa ser trocada, lavada a gaiola e o espaço ao seu redor. Existem muitos tipos de enchimento de paletes. Eles podem diferir no material de fabricação, peso, segurança para o animal, grau de absorção de umidade e odores.

  • Um jornal comum. Essa opção de maca existe desde os dias em que simplesmente não havia outro enchimento. Mas o jornal prejudica a saúde do hamster e não apenas a tinta de impressão. A absorção dos jornais é extremamente baixa, e eles não absorvem odores, portanto, não atendem aos requisitos de higiene. Além disso, eles terão que ser trocados todos os dias. Este tipo de cama não é recomendado.

  • Papel limpo macio... Não use papel rígido, pois bordas afiadas e densas podem causar ferimentos graves a um mastigador. Toalhas de papel macio branco, guardanapos ou papel higiênico comum podem ser usados ​​como tapete. Nesse tipo de enchimento, o hamster arranjará perfeitamente um vison e ficará feliz em mastigar o papel em pequenos pedaços. Apesar de ser praticamente seguro para animais, esse enchimento tem a mesma desvantagem dos jornais - não absorve bem os líquidos e os odores.
  • Algodão e trapos. Algodão macio e quente e trapos irão agradar ao animal. Mas essa opção não oferece a segurança do animal. O Vata possui fibras em sua estrutura que podem ser prejudiciais à saúde do hamster. Se ele conseguir enrolá-los em sua pata frágil e apertá-la com força, ele poderá não apenas danificar os tendões, mas também perder um membro. E em tecidos, as fibras são ainda mais duráveis. Também não é recomendado o uso deste tipo de enchimento, além disso, apresenta as mesmas desvantagens de jornais e papel.
  • Serragem. Eles são usados ​​com mais freqüência porque são um tipo de enchimento barato. A serragem, embora não totalmente, mas bastante bem, absorve líquidos e absorve odores. O enchimento deve ser trocado com freqüência - após 2 a 4 dias, quando os odores aparecem. Mas para hamsters com cabelo comprido, a serragem não é adequada como enchimento, uma vez que, enredada no cabelo, forma caroços. Você terá que cuidar desse hamster todos os dias - pentear o pelo e remover a serragem. Além disso, alguns hamsters gostam de esconder serragem atrás das bochechas. Nesse caso, eles podem lesar a membrana mucosa das bochechas e causar infecção. As desvantagens da serragem também podem ser atribuídas ao fato de ser um material leve, que se espalha com facilidade e polui tudo ao seu redor.

Além disso, somente serragem de madeira dura pode ser usada. A serragem de coníferas não pode ser aproveitada: pode causar doenças respiratórias no animal.

  • Serragem prensada ou massa para madeira. Em termos de qualidade, esse filler é significativamente superior à serragem: tem maior capacidade de absorção de umidade e odores, que só podem surgir após 5 a 8 dias. O enchimento de madeira não tem desvantagens como a serragem. Mas suas desvantagens incluem um tamanho bastante grande de grânulos, bem como a presença de pó de madeira nele, o que é perigoso para hamsters com alergias.
  • Enchimento de celulose... Esse tipo de enchimento pode ser usado até mesmo em animais com alergia. O grau de absorção de umidade e odores é igual ao da serragem. Mas seus grânulos são menores e mais leves que a serragem compactada. Portanto, ele pode ser usado como cama, mesmo para pequenos animais de estimação.
  • Cama de milho. Comparado com todos os itens acima, esse tipo de enchimento é o melhor, então seu custo é bastante alto. Possui a maior absorção de umidade e retenção de odores. Terá que ser mudado em cerca de 7 a 10 dias. Não contém pó de madeira, não se enreda na lã e não é capaz de ferir o animal. Este é o menor tipo de enchimento. Sua única desvantagem é que é muito leve, o que significa que pode se espalhar facilmente para fora da célula.

Recipientes para comida e água

Outros acessórios essenciais na gaiola de um hamster são recipientes para comida e água. É importante não apenas comprar um comedouro e bebedouro conveniente, mas também colocá-los corretamente na gaiola. O comedouro do hamster deve ser colocado a uma altura baixa para que o animal se sinta confortável para comer. O comedouro é conveniente porque você pode colocar a taxa de alimentação diária nele, controlando assim a quantidade de comida para o animal. Deve ser pequeno, mas profundo.

É melhor usar uma tigela de cerâmica em vez de plástico, pois é leve e pode ser facilmente derrubada pelo hamster. Recomenda-se que o alimento seja espalhado no chão periodicamente para apoiar o instinto natural do hamster de encontrar, coletar e armazenar alimentos.

Não é recomendado derramar água em um pires ou tigela comum: o hamster pode virá-los e a cama ficará constantemente molhada. É melhor usar um bebedor especial. Existem vários tipos: bebedor com bolso e bola, aspirador e bico. Eles são fixados na parte externa da gaiola e não ocupam espaço na parte interna.

Acessórios

Para diversificar a vida de um animal de estimação enjaulado e proporcionar-lhe um conteúdo confortável, é necessário colocar acessórios adicionais na gaiola.

  • Casa. O animal precisa dele para dormir e descansar, para armazenar alimentos e para arranjar um vison. Todos os hamsters adoram dormir e passar o tempo em quartos aconchegantes e compactos, onde podem se manter aquecidos e controlar a temperatura corporal com facilidade. As casas podem ser de plástico e madeira. O principal requisito para a estrutura é um telhado reforçado de forma confiável, a ausência de saliências agudas e a compatibilidade ambiental do material. Todas as aberturas (portas, janelas) devem ser grandes o suficiente para o hamster passar sem dificuldade.
  • Roda de jogging... Hamsters que vivem na natureza podem correr até 10 km por dia em busca de alimento e material para um ninho. Portanto, em casa, eles precisam criar condições máximas para manter a aptidão física. Por esse motivo, a roda de rolamento é um atributo necessário na gaiola. Deve atender aos requisitos de segurança - sua superfície interna deve ser antiderrapante, sólida com pequenas saliências transversais e não deve ser de barras transversais separadas. Rodas de malha podem ser usadas se a rede for feita de seções menores. Uma roda de madeira também é uma boa opção.

O tamanho da roda é selecionado de acordo com a raça do animal. Para hamsters de raças grandes, o diâmetro da roda deve ser entre 19 e 30 cm, e para os pequenos - entre 14 e 17 cm.

  • Pedra mineral. Um animal que adora afiar os dentes precisa dessa pedra. Ele não só range os dentes, mas também é uma fonte de elementos minerais.As pedras podem ser simplesmente minerais ou com inclusão de sais ou outros aditivos: frutas e vegetais secos, probióticos e vitaminas.
  • Atributosque contribuem para as brincadeiras do bichinho: escadas para escalar, rede onde o hamster pode descansar, labirintos, tubos e túneis que o hamster explorará com interesse, brinquedos e diversos objetos de madeira em forma de halteres, vegetais ou frutas, cubos com que o hamster vai gostar de brincar, escondê-los ou jogá-los fora.

Onde colocar a gaiola?

Uma gaiola com um inquilino móvel e travesso não pode ser colocada em qualquer lugar. Não é recomendado colocá-lo em tais locais.

  • Perto de radiadores e em locais sujeitos à luz solar direta. Esses pequenos animais não reagem bem ao calor.
  • Em locais acessíveis às correntes de ar, já que o animal pode adoecer com hipotermia.
  • Não coloque sua gaiola de hamster no chão. O instinto inato de autopreservação obriga os animais a observar cuidadosamente o meio ambiente, e de baixo é difícil enxergar. Portanto, o aparecimento inesperado até mesmo do dono irá causar-lhe ansiedade ou estresse. A gaiola deve ficar pelo menos 1 m acima do chão para que o hamster possa observar tudo o que acontece na sala.
  • Banheiro, varanda (loggia) - não é um lugar para um hamster viver. Ar úmido e frio, através do vento afetam negativamente a saúde do animal.
  • Não é recomendado colocar a gaiola diretamente ao lado de cortinas, cortinas, bem contra uma parede coberta com papel de parede ou perto de peças de mobília. Um hamster roedor pode danificar qualquer coisa ao seu alcance.
  • Perto de fontes de sons altos (TV, rádio, alto-falantes amplificados), pois os hamsters reagem dolorosamente a sons fortes e altos.

Além disso, a caixa para animais de estimação não deve ser acessível a outros animais de estimação, se houver.

Hamster Home Care

Uma vez que os hamsters são limpos por natureza, a saúde de um pequeno animal de estimação depende muito da limpeza da gaiola. Portanto, deve ser limpo com freqüência. O enchimento deve ser limpo diariamente. A limpeza das áreas contaminadas da cama é feita da seguinte forma: todas as fezes detectadas são removidas, todos os pedaços de comida não consumida são removidos e nova cama é adicionada. A própria gaiola precisa ser limpa após 2 a 4 semanas, dependendo da contaminação. Você precisa remover a gaiola nesta sequência.

  • Primeiro, o inquilino deve ser depositado em uma gaiola portátil ou em um frasco comum.
  • Remova o enchimento úmido e sujo.
  • Retire a bandeja da roupa de cama e enxágue bem com água (morna), usando detergente infantil. Para se livrar do cheiro, você pode usar produtos especiais.
  • Coloque a cama em uma bandeja, adicionando fresca e deixando um pouco velha para preservar o cheiro do animal.
  • Limpe cuidadosamente a estrutura da gaiola com uma esponja de espuma úmida. Em seguida, seque com um guardanapo ou pano limpo.

Como remover a gaiola de um hamster, veja abaixo.

Aquários e gaiolas de plástico precisam ser limpos com muito mais frequência devido à ventilação insuficiente. Eles precisam ser lavados pelo menos uma vez por semana. O bebedouro e o comedouro devem ser lavados todos os dias. Os acessórios na gaiola também precisam ser processados. Para isso, podem ser colocados em detergentes durante algum tempo e depois lavados e enxaguados bem com água da torneira. Os acessórios (por exemplo, brinquedos de madeira) que não podem mais ser limpos após o decorrer do tempo devem ser jogados fora e substituídos por novos.

Um hamster mantido limpo e confortável será sempre saudável, alegre e móvel, o que significa que evocará emoções positivas em casa.

sem comentários

Moda

a beleza

casa