Hamster doméstico

Tudo que você precisa saber sobre hamsters

Tudo que você precisa saber sobre hamsters
Contente
  1. Quem são eles?
  2. Quantos anos eles vivem?
  3. Visualizações
  4. O que eles comem?
  5. Regras de cuidado
  6. Como determinar o gênero?
  7. Características de reprodução
  8. Doenças e sua prevenção
  9. Fatos interessantes

Hamsters são um dos animais de estimação mais populares nas famílias russas. Eles são despretensiosos para se alimentar, amigáveis ​​e não precisam de quaisquer condições especiais de detenção. Neste artigo, tentaremos contar as coisas mais interessantes sobre os hamsters.

Quem são eles?

Em termos simples, os hamsters são animais da subfamília dos roedores da família dos hamsters. Eles diferem de seus parentes próximos de camundongos em um físico pequeno, cauda curta, orelhas pequenas e arredondadas, bem como bolsas nas bochechas, nas quais os indivíduos desta espécie armazenam e carregam alimentos.

As características externas dos hamsters podem variar significativamente dependendo da espécie. Descrição aproximada: comprimento corporal de 5 a 30 centímetros, peso de 30 a 500 gramas. A cor, graças à pesquisa de seleção, também é diversa - desde tons sólidos de branco, azul, preto e vermelho até flores marrons com um padrão original nas costas ou no peito.

Em seu ambiente natural, representantes desta raça podem ser encontrados em muitas regiões da Eurásia, China e Coréia. Esses animais vivem principalmente em espaços abertos de estepes e desertos.

Ao contrário de seus parentes, alguns tipos de hamsters podem ser treinados e treinados. Além disso, como muitas outras espécies animais, os hamsters são capazes de hibernar durante os períodos de frio e falta de comida.

Quantos anos eles vivem?

Todos nós nos perguntamos quanto tempo nosso animal de estimação pode ficar conosco.Alguns deles podem ficar conosco por toda a vida - cães, gatos, papagaios, tartarugas. Outros não viverão conosco nem por 5 anos, mas permanecerão em nossa memória como bons amigos fiéis.

Quanto aos hamsters, então mesmo nas melhores condições de cuidado e nutrição, raramente vivem mais do que três anos... Se o animal for mantido em más condições domiciliares ou se alimentar de maneira inadequada, este período pode ser reduzido para vários meses. O corpo dos hamsters domésticos é tão fraco que a mais insignificante alergia ou resfriado pode terminar em morte real.

Em casos raros, esses animais podem viver até 5 anos, mas isso é uma exceção à regra, que é hereditária.

A expectativa de vida de um hamster é especialmente interessante para proprietários inexperientes. E aqui, a curta expectativa de vida é mais uma vantagem do que uma desvantagem.

  • Em pouco tempo, os donos poderão se acostumar com o animal, ganhar prática no cuidado e na alimentação, para que a criação dos próximos indivíduos ocorra sem problemas.
  • Via de regra, há vários anos o animal não tem tempo de comer menos que o dono, portanto, o risco de ser jogado na rua aqui é pequeno. Com um dono inexperiente, o animal, na melhor das hipóteses, não viverá mais do que 2,5 anos.

    Fatores que afetam a expectativa de vida.

    • Condição principal - dieta correta e equilibrada. Estes são alimentos secos, feno e frutas, e vitaminas, suplementos minerais aos alimentos que fortalecem o corpo do animal. Para compor uma dieta aproximada para seu animal, você deve procurar o auxílio de um veterinário ou zoólogo.
    • A segunda condição importante são as condições de detenção de alta qualidade. Em primeiro lugar, esta é uma habitação ou jaula. Deve ser um recipiente de metal ou vidro com bom fluxo de ar. O material da gaiola deve ser bastante forte para que o animal não possa estragá-la ou envenená-la - então, risque imediatamente as opções de madeira ou polímero.
    • Ao escolher a maca de gaiola, certifique-se de que seu animal não é alérgico a ela. O melhor enchimento é feno bom ou palha macia. O feno sujo deve ser retirado imediatamente para evitar o apodrecimento, o mesmo vale para a limpeza de toda a gaiola. Após a alimentação, tente remover imediatamente o alimento que pode estragar em breve.
    • Socialização e comunicação... Os hamsters dificilmente podem ser chamados de animais que têm dificuldade em viver sem a atenção humana, mas eles ainda precisam de sua parcela de comunicação. Na natureza aberta, esses animais freqüentemente cruzam com sua própria espécie e até mesmo tendem a um estilo de vida em grupo. Sem companhia, algumas espécies de hamsters podem desenvolver depressão, portanto, criar um par de hamsters é a melhor opção. Dessa forma, eles sentirão menos falta de estar sozinhos.

    Apenas certifique-se de que os hamsters não entrem em conflito uns com os outros ao colocar os indivíduos na mesma gaiola.

      Quando se trata de vida selvagem, os hamsters têm ainda menos probabilidade de atingir sua idade venerável. Toda a sua vida consiste em movimento constante - a velocidade permite não só encontrar rapidamente comida, mas também esconder-se de predadores perigosos (texugos, pipas, urubus). Aos dois anos de idade, esses animais perdem gradualmente a visão, sua reação piora, o que leva à morte rápida das patas e garras de outros animais.

      Eles são divertidos, muito ativos, mas não são animais particularmente gentis e sociais. Ao contrário dos hamsters sírios, esta espécie raramente é manipulada e frequentemente morde e escorrega com suas incríveis habilidades acrobáticas. Deve ser mantido em uma gaiola alta e fechada ou aquário, caso contrário, pode simplesmente fugir.

      Visualizações

      Todas as variedades de hamsters podem ser divididas de acordo com sua distribuição - algumas das espécies vivem apenas em casa, ou foram criadas especialmente para isso, enquanto outras espécies vivem em seu ambiente natural e são mal adaptadas para o treinamento: campo, comum, floresta, thomas , pântano. As raças domésticas serão consideradas a seguir.

      Hamster sírio dourado ou asiático ocidental

      É a raça caseira mais popular. A terra natal desta espécie é considerada o deserto da Síria, onde foi descoberta pela primeira vez em 1839, após o que qualquer informação sobre a variedade foi perdida.

      Apenas quase 100 anos depois, em 1930, vários indivíduos foram novamente capturados no território da Síria, que se tornaram os ancestrais da espécie que conhecemos agora. Em 1939, a variedade foi oficialmente anunciada como uma nova raça, levando à ampla distribuição desses hamsters em todo o mundo.

      O hamster sírio imediatamente se apaixonou por todas as famílias - era fácil de cuidar, não precisava de muita comida e comida, era resistente ao calor e quase nunca ficava doente.

      As características externas de tal hamster são bastante padronizadas: o comprimento não ultrapassa 15 cm, o peso raramente ultrapassa 250 gramas, a cauda é pequena, quase invisível atrás do couro cabeludo, a cor das raças puras é branco-dourado, com um tonalidade, a pelagem é curta e lisa, em alguns indivíduos é fofa. A cor dos olhos é geralmente preta ou marrom, mas também são encontrados indivíduos com íris rosa e avermelhada.

      Hamster de Roborovsky

      Esta variedade pertence ao tipo anão: o corpo raramente atinge mais de 5 centímetros de comprimento, a cauda é quase imperceptível. A cor, como a do hamster sírio, é dourada (dorso, cernelha e orelhas) e branca (peito e membros). Uma característica distintiva da espécie são os sulcos brancos característicos da sobrancelha. A espécie vive em algumas regiões da China e da Mongólia, prefere uma área aberta com um nível moderado de umidade.

      Se os hamsters de Roborovsky não são particularmente amigáveis ​​com as pessoas, eles tratam bem seus companheiros de tribo - esses hamsters podem e devem ser criados em pares ou em pequenos grupos.

      Hamster dzungarian

      É também uma das espécies domesticadas mais populares. Eles diferem no comprimento do corpo não particularmente grande - até 7-10 centímetros, principalmente na cor cinza ou esbranquiçada, bem como em uma faixa preta ou escura característica da cabeça à cauda (forma uma cruz ou losango escuro característico no topo da cabeça).

      No momento, existem variedades de hamsters Dzungarian de tonalidade azulada e até marrom. A raça é apreciada pela sua natureza amigável e serena, bem como pela sua simplicidade na alimentação.

      Quanto à saída, então tudo é muito mais complicado. Sem limpeza diária e mudanças de feno, os excrementos dos animais podem produzir um odor extremamente desagradável que pode ser difícil de controlar, mesmo para criadores experientes.

      Hamster Campbell

      Uma variedade de hamsters anões descobertos no início do século 20 perto da fronteira entre a Rússia e a China. Eles se parecem com uma raça Dzungarian devido a uma cor semelhante e faixa ao longo do corpo (embora existam hamsters Campbell sem essa faixa), no entanto, neste último é mais fino e tem limites difusos. A cor é geralmente dourada ou âmbar, tons acastanhados são possíveis. Não difere em longevidade - os indivíduos mais saudáveis ​​raramente vivem até 2,5 anos. Além de tudo o que foi descrito, o indivíduo não troca seu casaco de pele para o inverno.

      De acordo com as variedades típicas, este é um dos menores representantes do gênero. - o crescimento raramente é superior a 10 centímetros, e o peso é minúsculo - até 50-60 gramas. Por sua natureza, a raça não é particularmente social, raramente vai para as mãos, pode morder. Apesar da sua natureza instável, não necessita de cuidados especiais, não necessita de muito espaço ou alimento para comer, razão pela qual também é muito apreciada pelos criadores russos.

      O que eles comem?

      A dieta dos hamsters difere dependendo do habitat. Abaixo você encontra uma lista aproximada de produtos mais ou menos úteis para esses animais.

      Sem custos

        O ambiente natural dotou os hamsters de um excelente apetite para muitas culturas, principalmente legumes e cereais.No período, por falta de alimentos, os animais se deslocam para plantar brotos e hortaliças. Gostam muito de brotos de bambu, preferem batatas, cenouras e beterrabas de vegetais, por isso em algumas regiões são consideradas verdadeiras pragas. Durante os períodos de fome, eles não hesitam em comer pequenas criaturas: insetos, vermes, algumas espécies podem caçar cobras e sapos.

        Falando sobre as preferências de espécies, os hamsters membranosos gostam muito de moluscos e crustáceos, os hamsters sonolentos preferem mais frutas e vegetais gordurosos, os hamsters do arroz adoram se alimentar de peixes ou seus restos de uma refeição de outros animais.

        Cativo

          Até um amador consegue alimentar um hamster. Como regra, não há necessidade de selecionar uma dieta específica - todas as vitaminas e cereais necessários para o desenvolvimento são contidos em grandes quantidades em rações especiais para roedores. Usar este tipo de ração balanceada é muito mais fácil e barato do que fazer você mesmo. Na embalagem desses alimentos, na maioria das vezes já está indicado com que frequência e em que doses deve ser servido.

          Se você quiser mimar seu animal de estimação, alguns vegetais devem ser incluídos na dieta em quantidades limitadas: cenoura, beterraba, alface, capim, abobrinha. Não exagere com doses de produtos vegetais naturais, a parte principal da dieta deve ser comida seca e feno.

          Observe que os hamsters raramente comem a comida que recebem imediatamente, eles preferem acumular comida nas bolsas das bochechas durante o dia e a absorvem à noite. É por isso que, mesmo depois de comer, não se deve retirar imediatamente o alimento.

          Hamsters tendem a acumular alimentos, portanto, alguns alimentos podem ser armazenados na reserva.

          Se você reduzir todas as condições para alimentar hamsters a uma pequena lista, obterá o seguinte.

          • Alimentos sempre frescos e saudáveis, sem elementos da comida humana comum.
          • Acesso constante a água limpa na gaiola, com alimentadores removíveis que são convenientes para você.
          • Sempre deve haver feno na gaiola, tanto como alimento quanto como cama.
          • As guloseimas não devem constituir grande parte da dieta, o animal não deve se acostumar com elas.
          • Não mude sua dieta abruptamente. Adicione outro alimento, aumentando gradativamente a dose na dieta.
          • Tenha um plano com um cronograma claro para alimentar o animal. Será melhor se o seu roedor se acostumar a um determinado horário de alimentação.
          • Remova frutas e vegetais intocados pelos animais da gaiola imediatamente para evitar o apodrecimento. Deixe a comida seca por um tempo.

            É estritamente proibido dar: todos os alimentos que contenham sal e açúcar, cebola, alho, frutas cítricas, amêndoas, melancia e hortelã.

            Regras de cuidado

            Abaixo você pode encontrar as regras gerais para manter e cuidar de hamsters.

            • Casa ou habitação - gaiola espaçosa e durável com fundo retrátil e boa circulação de ar. O local para a gaiola, rack ou vitrine deve ser bem iluminado e isolado, mas não deve estar sob luz solar direta ou correntes de ar.
            • Comida - regular, fresco, todos os dias em um determinado horário. Deixe o alimento seco até que o animal o pegue, retire as frutas e vegetais da gaiola imediatamente após a alimentação. A maior parte da dieta consiste em alimentos secos, não vegetais.
            • Banheiro. Tente limpar o lixo e excrementos o mais rápido possível. Não faz sentido fazer um local separado para o banheiro, esses animais raramente têm uma sensação de limpeza e podem cagar onde quiserem.
            • Entretenimento. Na gaiola, certifique-se de colocar vários brinquedos, redes e túneis onde os animais podem brincar, passar o tempo ativamente ou apenas dormir.
            • Carregando. Os animais não toleram uma mudança repentina de lugar e, portanto, em um novo lugar, tentam formar artificialmente as condições que estavam no antigo. Isso é especialmente verdadeiro para indivíduos recém-adquiridos.

            Como determinar o gênero?

            A determinação do sexo é importante não apenas ao escolher um nome para um animal, mas também se você deseja manter vários animais de uma vez (quer você queira criá-los ou não). Para determinar a idade de um animal, você deve primeiro acalmá-lo. Para manter o animal relaxado evite movimentos bruscos, você pode dar a ele algum tipo de tratamento para desviar a atenção do exame... Para facilitar a visualização, levante ligeiramente o animal pela dobra de pele entre as omoplatas nas costas.

            Nos homens, você notará imediatamente os órgãos genitais; nas mulheres, você poderá encontrar os mamilos no peito e no abdômen. A julgar pelas avaliações de proprietários inexperientes, às vezes é difícil determinar as características sexuais devido à linha do cabelo, neste caso, não se deve puxar muito a pele, apenas umedecer levemente o pelo do animal na região do peito com água morna - e você pode ver claramente os genitais. Se os animais forem muito jovens ou recém-nascidos, o sexo pode ser determinado pela distância entre a abertura anal e urinária.

            Nas meninas, eles estão próximos um do outro, nos meninos, eles estão um pouco distantes.

            Características de reprodução

            Hamsters de qualquer tipo atingem o período de maturidade muito cedo - em alguns casos, já após um mês de idade. Se a criação não for obrigatória ou urgente para você, é recomendável esperar até 5 meses. É nessa idade que os hamsters atingem a maturidade sexual plena.

            Para o acasalamento, você deve escolher machos ativos e fortes, bem como fêmeas saudáveis ​​e cheias de energia. O acasalamento em si deve ocorrer em território neutro para cada indivíduo, só que neste caso não trará desconforto aos indivíduos. O tempo de acasalamento é melhor feito à noite. É à noite que a energia do animal aumenta, assim como a atividade sexual.

            Se o acasalamento for bem-sucedido, em uma semana você começará a notar os sinais característicos da gravidez: inchaço dos mamilos, ganho de peso, diminuição da atividade, necessidade de mais água e comida, irritabilidade na mulher é possível. Aproximadamente 3-4 semanas após o acasalamento, os filhotes nascem, na ninhada pode haver de 1 a 15 e até 18, dependendo da variedade.

            Por um ano, a fêmea média é capaz de trazer a ninhada até 3-4 vezes, esses animais são extremamente férteis.

            Para preservar os filhotes, o macho deve ser colocado em outra gaiola imediatamente após o nascimento, caso contrário, ele pode simplesmente comer os filhotes. A fêmea deve ser tratada com extremo cuidado durante o período de alimentação e criação. Procure não irritar o animal com brincadeiras e diversão, neste momento a fêmea precisa de mais descanso e de uma grande quantidade de vitaminas. Os filhotes podem ser movidos para outra gaiola após atingirem um mês.

            Doenças e sua prevenção

            Infelizmente, todos os tipos de hamsters são extremamente instáveis ​​contra muitos resfriados e doenças infecciosas. Algumas dessas doenças enfraquecem gravemente o corpo do animal, o que pode levar à morte. A inclusão de uma parte das doenças será causada por condições inadequadas de detenção, e não pelas características raciais da espécie.

            Lembre-se que o melhor remédio para seu animal de estimação é consultar pontualmente um veterinário experiente, evite a automedicação.

            Vamos listar as doenças mais comuns dos hamsters.

            • Obesidade... Uma doença comum entre todos os animais de estimação. Os motivos são a alimentação irregular e abundante associada a um estilo de vida inativo. É por isso que manter hamsters requer muito espaço livre para brincar e se divertir. Em seu habitat natural, esses animais passam cerca de 90% de sua vida ativa em movimentos incansáveis. A obesidade pode levar ao desenvolvimento de muitas doenças cardiovasculares.
            • Extremidades... Doença resultante de alta atividade e desnutrição do animal.Para lidar com os sintomas, você deve esfregar regularmente as feridas e os abcessos nas patas com pomada de zinco ou óleo de peixe. A cura não ocorrerá imediatamente, em alguns casos você terá que esperar até seis meses.
            • Incisivos alargados ou curvos... Metade da dieta do animal deve ser comida sólida, que triturará e formará os dentes do animal. Isso é especialmente importante para indivíduos ainda jovens, nos quais os dentes apenas começaram a se formar. Os sintomas da doença são considerados salivação abundante, bem como fechamento da boca solto. Você não pode encurtar os dentes em casa, há uma grande chance de prejudicar ainda mais o animal.
            • Escherichia coli. O principal perigo para qualquer tipo de hamsters são precisamente as doenças gastrointestinais. Os sintomas do bacilo são febre e diarreia com sangue. O animal, via de regra, não sobrevive neste caso. A doença ocorre devido a uma mudança brusca na dieta, bem como devido às más condições de detenção - sujeira, células não lavadas, comida vencida, água suja.
            • Resfriados. A doença prossegue com sintomas semelhantes aos dos humanos: há tosse, coriza, espirros, secreção ocular. Você deve preencher a dieta com bastante vegetais e frutas frescas, e fornecer ao seu animal de estimação um local seco e quente, sem correntes de ar e frio.
            • Cistite. A doença ocorre por falta de vitaminas, além de ser mantida em ambientes úmidos e frios. Os sintomas são micção frequente, falta de apetite e agitação externa. Na maioria das vezes, as sulfonamidas e o "Buscopan" ajudam nesse caso, porém, se o tratamento não ajudar, vale a pena fazer um raio-x. É possível que seu animal de estimação tenha pedras na bexiga.
            • Falsa raiva ou, em outras palavras, doença de Aujeszky. Nesse caso, um determinado vírus ataca o sistema nervoso do animal. Os primeiros sintomas começam a aparecer depois de uma semana - o animal se comporta inquieto, coça, guincha. Se uma doença for detectada nesta fase, ainda é possível evitá-la. No estágio final, as cordas vocais do animal perdem completamente a atividade e ocorre paralisia da cavidade oral. Então a morte chega quase imediatamente.
            • Doenças de pele: abcessos, descamação, coceira, abcessos, abcessos, queda de cabelo. Essas doenças podem ser causadas por infecções e parasitas, dieta pouco saudável.

              Nem todas essas doenças são em hamsters. Para determinar com mais precisão o diagnóstico do seu animal de estimação, não tenha preguiça de entrar em contato com o veterinário o mais rápido possível.

              Fatos interessantes

              Vale a pena considerar uma lista de 15 dos fatos mais interessantes e divertidos sobre hamsters que foram coletados para você ao redor do mundo. Algumas das informações dos fatos se aplicam apenas a algumas espécies desses animais.

              • A maior raça de hamsters do mundo é considerada o hamster europeu. Esta raça pode crescer até 35 centímetros de comprimento.
              • O hamster anão é considerado a menor espécie. Seu comprimento raramente ultrapassa 10 centímetros.
              • A principal atividade dos hamsters é à noite e ao anoitecer. Durante o dia, preferem apenas acumular comida ou brincar.
              • Hamsters são considerados onívoros, pois são capazes de digerir não apenas vegetais, mas também alimentos de origem animal.
              • As bochechas dos hamsters são utilizadas não só para transportar comida (até 30% do peso do animal), mas também para nadar com sucesso. O animal puxa o ar para as bochechas, o que permite que ele flutue livremente.
              • Hamsters vêm em cores muito diferentes, com alguns pesquisadores contando até 40 cores distintas, incluindo tons de branco, vermelho e preto.
              • As 4 raças mais comuns de hamsters: Sírio dourado, Dzungarian, hamster Campbell e hamster Roborovsky. A mais cultivada é a variedade dourada síria. São eles que mais frequentemente podem ser encontrados em casa.
              • Algumas espécies de hamsters estão praticamente à beira da destruição, ao mesmo tempo, outras espécies são consideradas por alguns países como verdadeiras pragas, das quais sofrem hectares inteiros de vegetais (especialmente leguminosas). As espécies mais raras de hamsters são o hamster sírio e o hamster de Newton.
              • A maioria das espécies de hamsters não tem boa visão, além disso, esses animais são daltônicos. No entanto, os hamsters têm olfato e audição excelentes, o que os ajuda a encontrar comida rapidamente em seu ambiente natural.
              • A média de vida dos hamsters é de 1,5 a 2 anos. Além disso, 1 ano de existência para este animal é na verdade igual a 25 anos de vida humana.
              • A palavra hamster é traduzida da linguagem do Antigo Testamento como "o inimigo, derrubando". Os pesquisadores acreditam que isso se deva ao hábito dos animais dobrarem as plantas sob eles para obter comida ou frutas.
              • Hamsters, como esquilos, sempre armazenam muito mais comida do que podem comer. Se você não limpa a gaiola há muito tempo, deve estar preparado para encontrar um depósito inteiro de alimentos.
              • Em alguns países, como o Vietnã, é oficialmente proibido manter hamsters em casa. Esses animais são considerados não tanto pragas, mas portadores de doenças mortais. O não cumprimento desta lei está sujeito a uma multa redonda de aproximadamente $ 800.
              • Curiosamente, mas os hamsters são uma raça rara de animais que já nascem com os incisivos, que continuam a crescer ao longo da vida.
              • Os hamsters anões, assim como algumas outras espécies de hamsters, são capazes de adiar ligeiramente o nascimento de animais jovens, se ao mesmo tempo a fêmea criar filhotes de uma ninhada anterior.

              Para o que você precisa saber na hora de comprar um hamster, veja o vídeo abaixo.

              sem comentários

              Moda

              a beleza

              casa