Hamster doméstico

Raças de pequenos hamsters e características de cuidar deles

Raças de pequenos hamsters e características de cuidar deles
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Raças
  3. Recomendações de seleção
  4. Regras de cuidado

Existem algumas variedades de hamsters. Além das raças padrão, também existem pequenas variedades. Roedores anões são animais muito móveis e travessos. Pequenos hamsters domesticados não são uma espécie separada, esta classe consiste em representantes anões de várias raças.

Peculiaridades

Os pequenos hamsters não têm mais de 10 cm de comprimento e pesam cerca de 50 gramas. Eles vivem em média 2 a 3 anos, embora a expectativa de vida de alguns possa ser de 4 anos. A cor da pelagem depende da raça: varia do claro, cinzento ou acastanhado ao mais escuro, com uma faixa pronunciada ao longo do dorso. Os pequenos hamsters se distinguem pela ausência do odor característico de seus parentes grandes. Eles se dão bem em cativeiro e se reproduzem normalmente.

Para uma ninhada, a fêmea traz em média de 6 a 12 bebês. As migalhas são muito enérgicas, ágeis, não podem ser deixadas sozinhas fora da gaiola - elas vão fugir ali mesmo. Você também precisa ter muito cuidado com eles para que não caiam e se danifiquem.

Depois de adquirir o animal, você não pode pegá-lo imediatamente - você deve dar-lhe tempo para se adaptar.

Hamsters são gradualmente domesticados e adoram ser acariciados e acariciados.

Sua pelagem é muito macia e delicada, extremamente agradável ao toque. Dominado, o hamster ficará feliz em subir em você e poderá adormecer na palma da sua mão. Mas não os aperte - eles podem morder. Hamsters não gostam de barulho, porque eles se distinguem por sua audição apurada. Mas sua visão é ruim, para reconhecimento eles usam o olfato.

Raças

Os hamsters anões vêm em várias raças, diferindo principalmente na cor da pelagem, e estão associados à atividade excessiva.

Dzungaro

O hamster Dzungarian pertence aos mais famosos animais de estimação de raças pequenas. O roedor também vive na natureza: nas planícies das estepes asiáticas e nos desertos. Os representantes desta espécie são muito contactáveis ​​e não indiferentes à atenção. Dzungarik, como também é chamado, tem uma espessa pelagem cinza com uma faixa escura ao longo de todo o comprimento das costas e uma barriga branca. Hamsters pesam apenas 35-60 gramas e têm 5-10 cm de tamanho.

As patas baixas dos animais são cobertas por pêlos curtos e claros, e também possuem uma cauda minúscula. O focinho é ligeiramente alongado, com olhos escuros como contas. Por cor, eles são divididos em padrão (marrom acinzentado com um ventre branco), safira (lã cinza com uma tonalidade azulada e um ventre branco), pérolas (leitosas com tonalidades cinza), tangerina (lã marrom claro cintila com um laranja claro matiz).

A expectativa de vida dos hamsters Dzungarian é de 2 a 4 anos, com os cuidados adequados. Os representantes desta raça podem mudar de cor, no inverno sua pelagem torna-se mais clara. Os animais são capazes de acasalar logo em 4-6 semanas.

No ambiente natural, adquirem descendência da primavera ao outono, podendo reproduzir-se na gaiola durante todo o ano. Até 11 bebês aparecem por vez, a gravidez dura de 21 a 26 dias.

Hamster de Taylor

O hamster de Taylor mede não mais do que 6 cm, embora pareça bastante inchado. A pelagem é densa, de cor irregular: o peito e o ventre são brancos, e a cabeça e o dorso são acastanhados. Orelhas minúsculas, também cobertas de pelos, são quase invisíveis, assim como a cauda em miniatura. Os olhos são pretos com sobrancelhas salpicadas de branco, o nariz é rosado. Os hamsters da Taylor reproduzem durante todo o ano.

A duração da gestação é de cerca de 20-30 dias, a prole tem de um a cinco migalhas, pesando apenas um grama. No vigésimo dia, os filhotes podem viver separadamente. Os animais tornam-se sexualmente maduros com 10-12 semanas. O ciclo de vida dura 1,5-3 anos.

Hamster Campbell

O hamster Campbell é apenas um representante dos pequenos hamsters, que tem cores diferentes: branco, preto, marrom claro. O corpo do animal é arredondado, pode atingir até 10 cm de comprimento, pesa cerca de 25 g, a cauda é muito curta, as orelhas são pontudas, a base das patas é coberta por lã. As patas dianteiras têm 4 dedos e as traseiras têm 5. Em uma gravidez de 18 a 22 dias, aparecem de 4 a 9 bebês. O hamster Campbell vive de 1 a 2 anos.

Hamster de Roborovsky

A menor raça do mundo, seus representantes têm 4,5-5 cm de tamanho e pesam 20-25 gramas. O pelo é fofo, uma cauda minúscula se perde completamente nele. As orelhas ligeiramente arredondadas estão localizadas no topo da cabeça, os olhos parecem contas pretas. Uma característica desta raça é a presença de sobrancelhas brancas. Os animais são muito saltitantes, essa habilidade se desenvolveu devido ao fato de as patas traseiras serem mais longas que as anteriores.

Os hamsters de Roborovskiy são considerados pernas de pelo, suas pernas são cobertas por pêlos curtos. A pelagem tem uma delicada cor de areia dourada. Cultivaram-se variedades com diferentes cores de lã, mas vale a pena saber que essas migalhas têm problemas de saúde. Uma ninhada pode conter de 3 a 6 bebês. Os representantes desta raça vivem até 4 anos.

Recomendações de seleção

Ao comprar um hamster em uma loja de animais, você precisa considerar algumas das nuances:

  • o animal deve ter cerca de 5-6 semanas de idade;
  • o hamster não deve estar letárgico, meio adormecido, mas você não deve escolher muito animado;
  • não há necessidade de comprar um animal de estimação se houver pelo menos algum medo de que não esteja bem: os hamsters não respondem bem ao tratamento;
  • o cabelo do roedor deve ser brilhante e seco, sem manchas calvas e feridas;
  • não deve haver crescimentos e pêlos dispersos na pele;
  • os olhos de um hamster saudável são limpos, sem inflamação e abcessos;
  • o nariz também deve estar seco, sem secreção;
  • os dentes não devem ser crescidos demais.

Uma vez que os hamsters não vivem muito, você precisa escolher um animal de estimação saudável para experimentar o prazer de se comunicar com este lindo bebê pelo maior tempo possível.

Regras de cuidado

Na hora de comprar um hamster anão, vale lembrar que para o seu desenvolvimento normal é preciso criar certas condições e os devidos cuidados. A primeira etapa é selecionar a célula apropriada. Apesar do tamanho minúsculo de um animal de estimação, deve ser extenso.

O espaçamento ideal entre os galhos é de 7–8 mm; se a distância for maior, o hamster pode escapar.

As gaiolas de dois níveis estão se tornando cada vez mais populares, mas existe a possibilidade de que um bebê excessivamente ativo caia do andar superior e se machuque.

Além da gaiola, você também deve se armar com uma roda de corrida, uma casa de repouso, labirintos e uma tigela. A cama deve ser feita com serragem ou aparas. Os pequenos hamsters são animais muito organizados, eles próprios limpam o pelo, não é necessário lavá-los. Para tais procedimentos, pode-se colocar uma banheira com areia fina ou um preenchedor especialmente projetado. As garras não precisam ser processadas, mas se houver garras dobradas, elas precisam ser aparadas com cuidado.

Recebendo alimento sólido como alimento, o animal range os dentes e, se isso não bastasse, podem crescer rapidamente e causar desconforto ao animal. Para evitar tal situação, uma pedra especial deve ser colocada na gaiola, contra a qual o hamster irá lixar os dentes.

A gaiola deve ser limpa 1 a 2 vezes por semana e o banheiro deve ser limpo conforme necessário. É melhor deixar o bebê andar como uma bola: assim ele não fugirá e não poderá prejudicar nada.

Os pequenos hamsters devem ter uma dieta balanceada. Uma mistura especial de ração deve estar presente em sua dieta, é aconselhável administrá-la à noite, pois os hamsters são animais noturnos e neste momento são muito ativos. Eles também comem frutas, vegetais, grãos de milho, legumes; você pode dar peixe ou peito de frango. Deve sempre haver água fresca no bebedouro. Resíduos estragados devem ser limpos para evitar envenenamento.

Além disso, os hamsters não devem receber frutas cítricas, sementes de romã, kiwi, alimentos doces e salgados e linguiça. Tampouco devem ser alimentados com pão, repolho, melão e laticínios.

Se for planejado manter um macho e uma fêmea juntos, eles devem ser da mesma raça e jovens - os hamsters maduros são propensos à agressão.

A mulher grávida precisa organizar uma dieta rica em proteínas e suplementos vitamínicos. Antes do parto, a fêmea é transferida para uma gaiola separada, na qual a serragem é despejada. Ela faz um ninho com eles.

Não toque em filhotes recém-nascidos nem assuste o hamster - ela pode comer bebês.

Os pequenos hamsters são carecas, não conseguem ver nem ouvir nada. Após 25-30 dias, eles já podem ser removidos: meninos e meninas separadamente.

Infelizmente, hamsters anões costumam ficar doentes. Sinais que devem alertá-lo: pelo desgrenhado, o animal coça, parece apático. Os sintomas gerais das doenças são:

  • cheiro;
  • bebida abundante;
  • falta ou, inversamente, apetite excessivo;
  • a lã adquire umidade;
  • os olhos ficam lacrimejantes, aparece secreção purulenta.

A maioria das doenças dos hamsters é causada por cuidados inadequados.

  • As doenças oculares são tratadas com colírios de clorexidina.
  • O entupimento das bolsas nas bochechas ocorre como resultado da ingestão de alimentos não saudáveis. Eles são esvaziados, lavados e um antibiótico é aplicado.
  • Mordidas são lesões bastante comuns em hamsters. As feridas devem ser lavadas e tratadas, e antibióticos devem ser usados ​​se necessário.
  • Doenças do trato gastrointestinal são mais bem tratadas após exame por um veterinário e, para fins de prevenção, você não deve fazer experiências com nutrição.
  • Hamsters desenvolvem dentes ao longo de suas vidas. Se você não lhes der a oportunidade de esfregar, eles podem crescer muito e danificar a cavidade oral. Além de comida sólida e biscoitos, os animais precisam receber uma pedra para moer.
  • Os roedores também podem ser incomodados pela cistite. Deve ser tratado apenas por um veterinário.
  • A sarna é causada pela presença de um ácaro da sarna.Com esta doença, a pelagem fica molhada, a pele coça e fica coberta de úlceras. O hamster é isolado, pois a doença é contagiosa para humanos, e é tratado em um hospital veterinário.

Para evitar doenças, é necessário organizar o cuidado adequado para o hamster e assumir a responsabilidade por suas funções. Então o hamster anão trará alegria e ternura com sua aparência adorável por muito tempo.

Para tudo o que você precisa saber na hora de comprar um hamster, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa