Hamster doméstico

Características de reprodução de hamsters Dzungarian

Características de reprodução de hamsters Dzungarian
Contente
  1. Com que idade começa a reprodução?
  2. Seleção de pares
  3. Criação de condições adequadas
  4. Como determinar a gravidez?
  5. Como vão as coisas?
  6. Parto
  7. Cuidado após o nascimento da prole

Os hamsters dzungarian são muito amigáveis, fáceis de domar e requerem pouca comida, por isso são frequentemente criados como animais de estimação. No entanto, têm uma vida útil muito curta, são ativos à tarde e à noite, requerem que sejam mantidos em separado (com exceção dos bebés - não podem ser separados da mãe até ao momento em que abrem os olhos). Antes de comprar hamsters, é necessário levar em consideração todas as características de seu estilo de vida, para não se arrepender da compra no futuro.

Com que idade começa a reprodução?

Criar este tipo de hamsters é bastante simples - você só precisa criar condições favoráveis, encontrar o momento certo e seguir algumas recomendações.

A puberdade em hamsters dzungarian começa aos 2 meses, mas é melhor esperar mais um mês, para que não só comece a puberdade, mas os indivíduos tenham tempo para ficarem mais fortes. Uma prole mais saudável pode ser obtida pela união de um macho de três meses e uma fêmea de cinco meses. A gravidez precoce tem um efeito extremamente negativo na saúde da mulher e pode causar choque com infertilidade subsequente.

Uma fêmea pronta para a fertilização costuma levantar o rabo à noite e borrifar com uma substância de cheiro forte. É neste momento que é mais aconselhável reunir hamsters para acasalar em território neutro. Se não houver possibilidade de acasalamento em gaiola separada, é necessário plantar a fêmea no território do macho, mas em nenhum caso o contrário.

Antes do plantio, recomenda-se fazer uma limpeza geral na gaiola para tirar o cheiro do dono e diminuir a situação de conflito.Os machos reagem menos agressivamente à apreensão temporária de seu território e estão mais interessados ​​no acasalamento do que as fêmeas.

O acasalamento geralmente ocorre à noite, quando os hamsters estão mais ativos. Em um dia ou antes (se um conflito começou entre indivíduos), eles devem estar sentados em suas celas. Após o acasalamento, os animais devem receber comida e água suficientes para se recuperarem.

Se, após 4-5 dias, a fêmea começar a polvilhar com a enzima novamente, o acasalamento deve ser repetido.

Seleção de pares

Com a finalidade de produção frequente e regular de descendentes saudáveis o ideal é manter 1 homem e 3 mulheres.

O melhor é comprar futuros pais de proprietários diferentes ou em lojas de animais diferentes, para ter certeza de que não há relacionamento entre o casal. É preferível levar hamsters Dzungarian para fins de reprodução posterior de um criador, porque profissionais com boa reputação sempre observam as condições corretas de criação, mantêm registros rigorosos de descendência e dão bebês de pares diferentes.

Na hora da compra, os animais devem ser de cor uniforme com pelo brilhante, olhos e orelhas limpos, o peso dos indivíduos deve ser em torno de 40 g, a idade deve ser de um a dois meses.

Ambos os pais devem ser estritamente do mesmo tipo (existem hamsters Campbell muito semelhantes). Os hamsters dzungarian têm um losango preto bem definido em seus cabelos em suas cabeças, e toda a cor é brilhante e clara. Na Campbells, o casaco em si é ligeiramente ondulado, e eles parecem desgrenhados devido a isso, a cor é desbotada.

Não se pode cruzar hamsters Dzungarian da mesma cor exótica (duas tangerinas ou pérolas), pois seus descendentes serão incapazes de se reproduzir, porque esses tipos de cores são criados artificialmente. Por esse motivo, você precisa acasalar hamsters de cores diferentes ou dois indivíduos do clássico preto e cinza.

Criação de condições adequadas

Em casa, antes da criação, a fêmea e o macho devem ser mantidos em gaiolas diferentes, uma vez que os hamsters dzungarian são muito agressivos com os parentes no seu território. Na hora do acasalamento, é melhor usar a terceira gaiola e lançar os futuros pais nela ao mesmo tempo.

A gaiola de acasalamento deve ser espaçosa e a temperatura da sala deve ser de 20-25 graus Celsius. Além da casa, comedouro e bebedouro, não deve haver elementos que distraiam (escadas, cachimbos, brinquedos). É aconselhável que o acasalamento ocorra em um cômodo silencioso e separado, livre de correntes de ar, a uma distância suficiente de aparelhos de aquecimento e isolado de outros animais de estimação.

O ideal é usar uma gaiola de um andar com uma casa simples para a criação de indivíduos Dzungar em casa, na qual um casal pode se aposentar (você pode colocar um pouco de chumiza na casa - uma iguaria favorita dos hamsters). É melhor colocar aparas de árvores frutíferas no fundo da gaiola com uma camada de 5-7 cm.

Após o acasalamento bem-sucedido, a fêmea do hamster dzungarian fica grávida e começa a construir um ninho, por isso é necessário fornecer-lhe materiais especiais: linho, feno, aparas frescas de árvores frutíferas. É contra-indicado dar guardanapos, algodão, jornais, caixinhas coloridas para evitar ferimentos e envenenamento da futura mãe.

Como determinar a gravidez?

É possível entender se uma fêmea está prenhe no 10º dia após o acasalamento por sinais simples (até o décimo dia, a fêmea parece como de costume e nada se aprende): sua barriga ficará arredondada, seu apetite aumentará sensivelmente. Ela raramente sairá de casa, a atividade noturna do animal diminuirá.

Após o acasalamento, é necessário remover as escadas, roda, canos e acesso aos 2-3 andares da casa para evitar possíveis ferimentos na fêmea. Além disso, a futura mãe precisa de repouso completo - qualquer manifestação de estresse pode ser percebida como uma ameaça para a prole, e a fêmea irá exterminar os bebês.

A fêmea, enquanto está grávida, precisa de nutrição melhorada, na qual um mínimo de comida seca deve estar presente, e a maior parte dela é a proteína de um ovo cozido, frango cozido finamente picado, comida de bebê em potes (com ingredientes de carne). Além disso, durante esse período, você precisa manter constantemente uma pedra mineral de giz na gaiola.

A gravidez em hamsters Dzungarian dura um pouco, mas, apesar disso, os embriões têm tempo para se formar e ganhar peso suficiente durante o desenvolvimento intrauterino.

Como vão as coisas?

A gravidez ocorre nesses indivíduos sem características, com exceção de uma diminuição da atividade da fêmea. Sua gravidez dura de 21 a 26 dias (na ausência de patologia). Antes do nascimento, o apetite desaparece.

Por volta do meio da gravidez, a fêmea começa um período de nidificação - arranjando uma casa para os filhos. Você precisa tentar não incomodá-la mais uma vez, mesmo que tenha muita curiosidade para olhar por dentro (é melhor assistir a um vídeo na Internet sobre o assunto).

Se ocorreu um parto prematuro, ou vice-versa, o período de gestação foi adiado, então o animal deve ser mostrado ao veterinário o mais rápido possível.

No 18º dia após o início da gravidez, deve ser feita uma limpeza geral da gaiola, mas tente não tocar na casa do ninho (retire os restos de ração, recoloque as aparas, limpe o fundo e as varetas com um pano úmido limpo, lave bem o bebedouro e o comedouro).

Parto

Quando se aproxima a data prevista para o nascimento, é expressamente proibido interferir no processo ou deslocar a gaiola - é desejável que o animal esteja sozinho na sala. Um parto normal em hamsters dzungarian dura cerca de duas horas, os bebês nascem um de cada vez com um intervalo de cerca de 15 minutos.

Se muitos hamsters nascerem de uma vez (10-12 indivíduos), você pode ajudar sua mãe:

  • é necessário levar o bebê com uma colher de chá limpa e morna (não pode tocar no recém-nascido com as mãos);
  • transfira para uma toalha de papel e remova o saco amniótico;
  • corte o cordão umbilical com uma tesoura de unha desinfetada (você deve afastar alguns milímetros da barriga);
  • Devolva o bebê ao ninho com o resto das crianças.

Em 30 minutos após o término do trabalho de parto, deve vir a primeira mamada dos bebês com leite materno.

A fêmea precisa de descanso antes da próxima gravidez. O próximo acasalamento não pode ser realizado antes de um mês após o nascimento anterior, caso contrário, a nova prole pode ser fraca e dolorida, e a fêmea irá parar de engravidar completamente.

Cuidado após o nascimento da prole

Uma gaiola (melhor uma vitrine) para uma mãe com bebês recém-nascidos deve medir pelo menos 60 por 40 cm e estar em um local silencioso e ligeiramente escuro. Em nenhum caso você deve plantar um macho: a mãe lutará com ele por seu território, os bebês impedirão novos acasalamentos e o macho começará a exercer sua agressão sobre os recém-nascidos, enquanto muitas vezes os machos roem toda a ninhada .

A gaiola deve ter um bebedouro, além de um comedouro e uma roda para a mãe descansar da maternidade e evitar o esgotamento nervoso da fêmea.

Mamãe esconde bebês recém-nascidos no ninho. Nascem com os olhos fechados, sem cabelo, mas já com dentes. A mãe que amamenta precisa constantemente de água limpa no bebedouro (é necessário substituí-la uma vez por dia à tarde).

Até o início das duas semanas de idade, a mãe cuida completa e completamente dos bebês sozinha. Mas se uma das crianças rastejou para fora do ninho, você não pode pegá-la com as mãos.

Você pode trazer o fugitivo de volta com uma colher de chá normal. Para isso, enxágue a colher com água morna, agite bem e pegue delicadamente no bebê, e depois coloque-o de volta no ninho com extrema cautela.

Se você pegar um hamster com as mãos, o cheiro de outra pessoa afetará negativamente a fêmea, o que será um sinal de ameaça de invasão do ninho, e ela morderá o bebê... Você só pode tocar em pequenos hamsters quando eles tiverem 2 semanas de idade, mas você precisa incomodá-los o menos possível.

Se a fêmea abandonou os bebês, não é possível alimentá-los todos, pois precisam ser cuidados 24 horas por dia, mantidos a uma temperatura constante de 25 graus no ninho e alimentados a todos os recém-nascidos no mesmo horário a cada duas horas. por duas semanas (esses bebês serão fracos, medrosos e incapazes de se reproduzir). Até que os menores abram os olhos, a limpeza na gaiola não é recomendada (a exceção é a reposição de comida e água). Também é necessário evitar que a mãe se banhe na areia até o final da mamada.

Se a fêmea começar a mostrar agressividade para com os filhotes depois que eles abrirem os olhos, eles devem ser colocados em uma gaiola ou caixa separada, continuar alimentando com comida de bebê em potes e água com uma pipeta. Se a fêmea se comportar com calma, os bebês devem conviver com ela por 21 dias, após os quais devem ser divididos de acordo com o sexo e acomodados em duas gaiolas ou caixas separadas.

Quando os bebês têm 2 meses, eles podem ser distribuídos. Certifique-se de avisar os novos proprietários sobre alimentos para bebês (marca), roupas de cama (aparas de tília são mais adequadas), galhos para ranger os dentes (galhos secos de groselha são preferíveis). Para a melhor adaptação em um novo local, recomenda-se ceder parte da cama com o hamster, pois o cheiro familiar ajudará a diminuir o estresse do animal durante a movimentação. Durante os primeiros 3 meses, não é desejável dar iguarias, com exceção de um ovo cozido e um pedaço de maçã fresca.

A expectativa de vida dos hamsters Dzungarian é muito curta: apenas 3 anos. Porém, com uma manutenção adequada, o animal irá deliciar seu dono o tempo todo e se reproduzir ativamente.

Para saber como os hamsters Dzungarian se reproduzem, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa