Porcelana fria

Características de moldagem de porcelana fria

Características de moldagem de porcelana fria
Contente
  1. Que material é esse?
  2. Como fazer isso?
  3. Ferramentas necessárias
  4. Regras de trabalho
  5. Processamento e armazenamento de produtos acabados

O artesanato é um dos passatempos mais comuns. A modelagem é especialmente popular entre adultos e crianças. Recentemente, a porcelana fria tem sido amplamente utilizada para criar várias estatuetas e elementos decorativos. As características deste material, bem como as sutilezas de como trabalhar com ele, serão discutidas em mais detalhes neste artigo.

Que material é esse?

A porcelana fria é uma mistura de moldagem. Esse material é maleável ao trabalhar com ele e tende a endurecer ao ar em 24 horas. Em seu estado plástico, tem textura semelhante a plasticina ou argila. As figuras em porcelana fria podem ser decoradas com vários elementos de outros materiais, bem como pintadas e envernizadas.

Acredita-se que a porcelana fria tenha se originado no início do século XIX. A Argentina é considerada sua pátria, mas não há dados exatos sobre a origem do material. Na Rússia, o surgimento dos primeiros produtos de porcelana fria também data do século XIX. Os artesanatos decorativos destinavam-se a decorar recipientes de água de toalete.

Você pode fazer uma mistura para modelar em casa. Este processo não demorará muito e não exigirá grandes investimentos. Uma mistura devidamente preparada será lisa, macia e suave. O material é ótimo para iniciantes, sejam crianças ou adultos.

Como fazer isso?

A porcelana fria geralmente pode ser encontrada em lojas de artesanato. No entanto, será mais rápido e barato fazer você mesmo o material. Na fabricação, alguns pontos devem ser levados em consideração.

  • Você pode encontrar opções para preparar uma mistura de amido de milho e batata. É melhor usar a primeira opção, já que o amido de batata afeta negativamente as propriedades da massa resultante: o material acaba sendo mais denso e terá uma coloração amarelada ou acinzentada feia.
  • Outro componente principal para fazer porcelana fria é a cola PVA. Vale lembrar que as misturas adesivas também podem variar em qualidade e propriedades.

A opção mais adequada neste caso seria a cola para madeira. No entanto, deve primeiro ser diluído com água.

  • Não é necessário tingir produtos de porcelana após esculpir. Você pode inicialmente dar ao material a tonalidade desejada, introduzindo corantes na mistura no estágio de sua fabricação.

Existem algumas receitas simples que irão produzir uma mistura de escultura de alta qualidade. Uma das opções mais fáceis envolve o uso dos seguintes componentes:

  • 400 g de mistura de cola PVA;
  • 400 gramas de amido de milho;
  • 2 colheres grandes de um produto de óleo cosmético, cuja base deve ser vaselina;
  • 2 colheres grandes de colônia.

A quantidade de ingredientes pode ser alterada de acordo com as proporções, dependendo da quantidade de porcelana fria que você deseja obter. Os componentes são bem misturados até que uma massa homogênea seja obtida. A composição preparada deve ser colocada em um saco plástico, bem amarrado e guardado por um tempo. Se durante a operação a massa começar a se desintegrar, coloque um pouco de creme para as mãos e amasse bem novamente.

Outra maneira simples de preparar o material envolve a mistura de cola PVA e qualquer amido (um copo de cada vez). 2 colheres de sopa grandes de glicerina e 1 colher de sopa de creme para bebês são adicionadas aos componentes principais. Este método exigirá esforços adicionais, uma vez que durante o processo de cozimento é necessário recorrer ao cozimento da composição.

A mistura de cola é despejada em um recipiente de metal e colocado no fogo pequeno. O creme é introduzido primeiro na cola e, após agitação completa, adiciona-se glicerina. O amido é derramado por último. A composição resultante pode parecer heterogênea, mas à medida que seca, a massa assumirá a forma desejada.

O melhor é espalhar a mistura pronta sobre uma superfície untada com creme. Quando a massa esfriar até a temperatura ambiente, deve-se começar a amassar até obter uma composição homogênea, adequada para modelagem. Se você não planeja começar a trabalhar imediatamente com a porcelana fria preparada, a massa deve ser colocada em um recipiente hermeticamente fechado. Deve ser guardado na geladeira.

Ferramentas necessárias

Para criar belas peças de porcelana fria, você precisa escolher as ferramentas certas. Não é necessário adquirir equipamentos especiais, pois todas as ferramentas podem ser encontradas em casa. Muitas vezes, a porcelana fria é usada para esculpir flores. Para que as hastes mantenham melhor sua forma, toma-se como base arame de vários diâmetros.

Para criar pétalas, geralmente são usados ​​dispositivos especiais - moldes. Eles são moldados com impressões de pétalas e folhas reais. Você pode substituir este item por flores frescas ou fazer um análogo de plasticina e resina epóxi.

Outras ferramentas profissionais necessárias para trabalhar com porcelana fria são pilhas e cortadores. As pilhas são uma espécie de agulhas de tricô com bolas de diferentes diâmetros nas pontas. Esse dispositivo é necessário para enrolar e dar forma a várias peças pequenas. Você pode substituir as pilhas por palitos com contas amarradas neles.

Facas pequenas ou bisturi podem ser usados ​​como cortadores. Você pode usar um rolo de massa, uma garrafa de vidro ou uma jarra para estender grandes peças de porcelana.

Regras de trabalho

Para esculpir várias figuras em porcelana fria, você não precisa dominar nenhuma técnica especial.Se você selecionar corretamente o estoque necessário e preparar uma massa de alta qualidade, trabalhar com ele será bastante simples. Apesar da facilidade de uso, o manuseio e manuseio desse material exigem o cumprimento de algumas regras.

Antes de iniciar o trabalho, é recomendável untar as mãos com creme de bebê. A sala onde será feita a modelagem não deve ser muito quente ou fria. Qualquer figura pode ser feita com um material devidamente preparado - tudo depende da imaginação do mestre.

Se componentes de baixa qualidade foram usados ​​na fabricação de porcelana ou erros foram cometidos, o trabalho com o material acabado será problemático. Uma massa de má qualidade pode ficar presa às mãos, ter uma consistência irregular e mal manter sua forma. Neste caso, você precisa tentar mudar a mistura acabada adicionando certos componentes a ela, ou fazer o material novamente.

Processamento e armazenamento de produtos acabados

As decorações prontas e os itens decorativos de porcelana fria devem ser secos e, se necessário, pintados. Se você não criar as condições de armazenamento corretas, os produtos irão rachar quando secos. A secagem deve ser feita em temperatura ambiente por pelo menos 24 horas.

Não há necessidade de assar produtos acabados. Porém, para acelerar o processo, você pode usar o forno. Para isso, o forno deve ser ligeiramente aquecido e o fornecimento de calor desligado.

As estatuetas só podem ser secas no forno por um curto período de tempo - cerca de 2-3 minutos.

Os itens não secarão completamente, mas o tempo total de secagem será reduzido. Se os itens secarem da maneira usual, não se esqueça de virá-los periodicamente. Se necessário, tinta é aplicada às figuras acabadas. A pintura em porcelana fria seca é realizada com pincéis comuns.

Após a aplicação da composição corante no produto, recomenda-se mantê-lo sobre o vapor por algum tempo. Isso é necessário para que a tinta seja melhor absorvida pelo material.

É melhor usar formulações de óleo para a coloração.

Recomenda-se guardar as figuras pré-fabricadas de porcelana fria em local seco. Também é aconselhável que os produtos não sejam expostos à luz solar direta. Com a ajuda do verniz, você pode criar uma camada protetora adicional para artesanato, estendendo assim sua vida útil.

Para obter informações sobre como cozinhar porcelana fria sem tratamento térmico, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa