Porcelana fria

Porcelana fria sem cozimento: características e métodos de fabricação

Porcelana fria sem cozimento: características e métodos de fabricação
Contente
  1. Receita clássica
  2. Dicas para quem não cozinha amido frio
  3. Master class passo a passo para iniciantes
  4. Erros freqüentes

Mulheres agulhas se apaixonaram pela porcelana fria por sua facilidade de uso. É realmente fácil de usar, conveniente e comparativamente econômico (quando você conta o custo dos componentes). Vale ressaltar que a massa pegajosa para artesanato pode ser feita manualmente. Na maioria das vezes, a futura porcelana fria é cozida em uma panela, menos frequentemente a composição líquida é preparada no microondas, mas existe uma opção mais fácil - cozinhar sem cozinhar.

Receita clássica

A comodidade é um conceito relativo: muitos artesãos gostam muito de fazer uma massa plástica sem tratamento térmico, para não entrar em contacto com o fogão, para não criar um risco extra de queimadura. Mas nem todo mundo vai gostar de porcelana fria sem cozinhar, alguém nota um resultado inusitado, alguém diz que é mais interessante trabalhar com cozinhar e controlar a produção é melhor. Como fazer você, você só pode decidir empiricamente.

Para fazer a massa, você precisará:

  • amido (milho ou batata) - 2 colheres de sopa;
  • vaselina - 1 colher de sopa;
  • bicarbonato de sódio e cola, conforme apropriado.

Portanto, você precisa colocar o amido em um recipiente seco. A vaselina costuma ser aquecida em banho-maria (o que já contradiz um pouco a receita sem tratamento térmico, mas este ponto não se aplica ao próprio preparo). A vaselina amolecida é enviada ao amido, acrescenta-se um pouco de refrigerante e mistura-se a composição até que não haja grumos. A seguir, aos poucos, você precisa adicionar a cola PVA.

Exatamente quanto cola adicionar, ficará claro durante o processo de mistura, o material deverá ficar homogêneo.

Existe outra opção para fazer a porcelana fria em casa. Em vez de cola PVA, você pode usar cola de papel de parede - 1 colher, a mesma quantidade de bicarbonato de sódio e água. A vaselina é adicionada a esta composição, todos os componentes são misturados. Mas essas receitas raramente são usadas, porque carecem dos ingredientes principais - nem amido de batata, nem amido de milho. E sem eles, o resultado nem sempre é previsível.

Dicas para quem não cozinha amido frio

Nem uma única master class pode ser chamada de universal. Você terá que experimentar várias receitas para encontrar aquela que funciona para você. Mas o método de tentativa e erro não será necessariamente longo se você souber as nuances a seguir antes de trabalhar com o material.

  • Se precisar cozinhar apenas um material branco que não solte outros tons, deve-se trabalhar com o amido de milho. A batata dará à massa um tom amarelado, e esta opção só é adequada para trabalhos de pintura subsequentes.
  • Para dar flexibilidade à massa, alguns artesãos adicionam um plastificante automotivo à composição.
  • Se você notar que o material não mantém sua forma bem, pode ser devido ao amido. Você terá que comprar amido de melhor qualidade.
  • A composição da cola para papel de parede (se você estiver trabalhando com ela) deve incluir amido modificado.
  • Se o material começar a se desintegrar, adicione cola - ela retornará a matéria-prima ao seu estado original.

Não se esqueça de untar as mãos com um creme cosmético incolor antes de amassar. Em primeiro lugar, a massa de porcelana em si não adere às suas mãos e, em segundo lugar, irá criar uma camada protetora na pele.

Master class passo a passo para iniciantes

Se esta é sua primeira experiência com porcelana fria, cada etapa é nova e pode levar a erros. Nesse caso, é melhor trabalhar passo a passo master classes, tendo-as feito de antemão em sua cabeça. Certifique-se de entender o processo de fazer massa na teoria e, em seguida, faça-o na prática.

Assim, para a fabricação de porcelana fria sem cozimento, são necessários os seguintes componentes.

  • Amido de milho - vendido em qualquer supermercado, é barato. É melhor comprar uma nova embalagem para não se preocupar com um resultado de má qualidade posteriormente devido ao amido estragado.
  • Cola PVA. A marca da cola não importa, o volume também não importa, o principal é que ela contenha um plastificante.
  • Óleo de mão. Se você tem óleo de coco em casa - ótimo, se você tem óleo de higiene para bebês - também é bom. Creme para as mãos gorduroso comum também é bom (o principal é que não é colorido e não irrita com um cheiro obsessivo).

Esses são os ingredientes principais. Os iniciantes devem aprender a trabalhar com eles, e só então vários suplementos serão usados.

E aprenda a trabalhar imediatamente a olho: desta forma você vai analisar o andamento do trabalho, ajustar a viscosidade da massa. Aqueles que são estritamente apegados às receitas as seguem tão cegamente que, mesmo com falhas óbvias na massa, têm medo de ajustar a receita.

Então trabalhamos assim:

  • Passo 1... Coloque o amido de milho em uma tigela pequena, limpa e seca. Polvilhe sobre os olhos, mas use 3-4 colheres como guia. Em seguida, coloque cola PVA ali. A proporção é a seguinte: 1 parte de ingrediente líquido para 2 partes secas. Em seguida, amassamos a massa com um bastão de madeira (lápis, pincel). Os ingredientes podem ser adicionados durante o processo de mistura. O principal requisito é que a massa se amasse bem nas mãos.
  • Passo 2... Lembre-se de manusear suas mãos. Isso também pode ser feito durante o processo de amassamento. O óleo de coco é ideal porque tem um cheiro bom e as mãos ficam protegidas por muito tempo. A massa não grudará nas suas mãos, o processo de amassar em si será agradável ao tato.
  • Etapa 3. Muitos não conseguem suportar até o fim e passam literalmente um minuto amassando. Mas a etapa não é tão rápida, demorará alguns minutos justamente para o processo de criação da massa de porcelana. Não tenha pressa - você sentirá que ele se tornou homogêneo, flexível, flexível e macio.
  • Passo 4. Você pode colorir o material diretamente durante a mistura. Se você deixar tudo como está, a massa ficará branca, mas não espere um branco nevado.Se quiser uma brancura brilhante, adicione tinta branca à massa enquanto amassa. Pode ser tinta acrílica, tinta a óleo, guache e até mesmo corante alimentar.
  • Etapa 5. Um ponto muito importante - a massa deve ser armazenada corretamente. Faça isso em sacos ou filme plástico. O principal é embrulhar o filme ou saco de maneira confiável para que o ar não se aproxime da massa. Caso contrário, a massa começará a secar. Para o trabalho, deixe-se um pequeno pedaço de massa, o resto - em filme e na geladeira. Muitas pessoas colocam a massa adicionalmente em recipientes para que ela possa ser colocada de forma compacta na geladeira sem incomodar ninguém.
  • Etapa 6. Alguns artesãos mantêm a massa à temperatura ambiente. E isso também é possível - não há diferença significativa entre guardar no armário e na geladeira, o principal é que a massa preparada não interfere nem em você nem na sua casa.
  • Etapa 7. Os iniciantes costumam ficar desapontados com esse tipo de criatividade assim que tiram a massa da geladeira. Abrem o saquinho, e parece que a massa começa a esfarelar muito. Mas não se desespere: lembre-se da massa em suas mãos, no calor ela "ganhará vida" e voltará a ser plástica e homogênea. A porcelana fria é aquecida em apenas um minuto.

Bem, então você pode esculpir, e esta é uma master class completamente diferente.

Erros freqüentes

Sem eles é difícil aprender coisas novas, mas afinal não é necessário aprender com seus erros todas as vezes, use a experiência chata de outra pessoa. Abaixo estão 3 erros comuns ao trabalhar com porcelana fria.

  1. Pouca cola, mas muito amido. Se você desenrolou um pão de massa de filme plástico, e a massa está muito apertada e é difícil arrancar um pedaço, você o passou de amido. Se os poros forem claramente visíveis no local da ruptura, é um traço de amido não polimerizado. Se houver muito amido, mas não houver cola suficiente, a massa ficará difícil de estender, você terá que pressionar o rolo.
  2. Massa não plástica. Se você começou a esculpir e descobriu que a plasticidade da massa é zero, isso é um erro grosseiro. Com esse problema, o rolamento será difícil e todos os estágios posteriores do trabalho são difíceis. O fato é que, provavelmente, você pegou a cola sem um plastificante. Ou mesmo ele estava nele, mas em pequenas quantidades (ou talvez completamente de baixa qualidade). É necessário trocar a cola, não há outra opção.
  3. Overcooking / undercooking. Para quem não cozinha massa de porcelana fria, não há risco de pisar neste ancinho. Mas quem decidiu experimentá-lo, na verdade muitas vezes ou subpõe a massa ou a digere. O primeiro caso é fácil de consertar, o segundo - você terá que refazer e analisar por que aconteceu.

        Além disso, você não está imune ao fracasso se inicialmente trabalhar com bicarbonato de sódio. Mais precisamente, se você decidir adicioná-lo durante o cozimento. Não adicione grandes quantidades de talco, giz ou caulim. Muitas vezes, os iniciantes têm pressa em passar ao status de mestres e, sem terem elaborado receitas simples, começam a "invocar" receitas com vários componentes. Mas isso requer experiência, uma certa sensibilidade das mãos, "vigiando".

        Em geral, porém, a porcelana que não requer cozimento é mais fácil de trabalhar. E os mestres que preferem este método evitam muitos erros.

        Não colocam material quente na geladeira, não se enganam com o tempo de cozimento e com a temperatura, não pulam a hora de colocar tinta.

        Mas certifique-se de usar os truques do autor. Por exemplo, há mestres que não colocam imediatamente a massa acabada em sacos, mas em uma placa de plástico untada com óleo ou creme. E nessa prancha, o material é misturado novamente, exaustivamente, por muito tempo, e só então é enviado para as embalagens.

        Experimente e compartilhe suas descobertas!

        Para informações sobre as características da porcelana fria sem cozimento, veja o próximo vídeo.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa