Porcelana fria

Decalque: antecedentes históricos e tipos de técnicas

Decalque: antecedentes históricos e tipos de técnicas
Contente
  1. Um pouco de historia
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Variedades de técnicas
  4. Como distinguir de pintado à mão?
  5. Aplicativo

Na infância, muitos adoravam as "traduções" - fotos em base adesiva, que permitiam à criança sentir o que é uma tatuagem. Eles foram rapidamente lavados, mas a própria sensação de grudar e a aparência da imagem na pele eram inesquecíveis. Se tais impressões permaneceram vivas, então, quando a criança cresceu, ela se experimentou na criatividade, onde com a ajuda de várias técnicas foi possível criar outra em uma superfície e um desenho em um fundo neutro. Assim, a experiência da infância pode se transformar em um hobby sério, que é chamado de decalque.

Um pouco de historia

Decalque é a tecnologia de aplicação de uma imagem em produtos de cerâmica ou vidro. A imagem é direcionada ao produto a partir de uma base de papel, após o qual é fixada na superfície por meio de queima em altas temperaturas. E na própria base do papel, a imagem é aplicada por serigrafia ou impressão offset. É verdade que hoje em dia a impressão em offset não é realmente usada. Mas foi substituído por esquemas de impressoras coloridas a laser para impressão de decalques.

A origem da palavra está associada ao termo francês "décalcomanie" - decalcomania, que se traduz como "fazer estampas". As impressões impressas são decalques, eles são necessários para transferir para uma determinada superfície por exposição a alta temperatura ou pressão.

Em russo, o selo é chamado de decalque e decalque - ambos os formatos são usados.

Decalcomania é uma tecnologia cuja idade ultrapassou um século. Foi inventado na Rússia no final do século 19, envolvia trabalho manual e esta característica é mantida até hoje.O principal consumidor de decalques são fábricas e fábricas que atuam na produção de louças. As fábricas de porcelana e faiança, assim como as empresas de esmalte e vidro, ainda usam decalque. Essa tecnologia também pode ser usada para decorar carros, scooters e bicicletas, telefones.

Hoje, a técnica de descoloração (e essa palavra é muito usada) é considerada uma das melhores para branding. Hoje, você pode descolorir bolsas, xícaras, camisetas, óculos, copos, toalhas, bolsas, cobertores, etc. As empresas modernas usam a impressão serigráfica, a impressão por sublimação, a gravação a laser, a transferência térmica e o bordado à máquina para aplicar um padrão ao base.

Vantagens e desvantagens

A tecnologia tem muitas vantagens, pois não desapareceu no esquecimento, como algumas outras formas antigas de decoração. Entre essas vantagens:

  • a capacidade de decorar superfícies com diferentes formas;
  • a capacidade de decorar peças de mercadoria, e não grandes lotes;
  • uma variedade de métodos e tecnologias que são subespécies de decalques;
  • imagem colorida e durável como resultado da decoração;
  • a capacidade de decorar com metais preciosos;
  • longa vida útil da imagem.

Mas vale a pena mencionar as desvantagens:

  • a preparação da pré-produção é cara e demorada;
  • o trabalho manual é sempre difícil e seu preço só aumenta;
  • o trabalho manual, entre outras coisas, é um processo de casamento relativamente grande;
  • a impossibilidade de preservação de 100% das cores desejadas durante o desenho;
  • a complexidade do processo.

Aqueles que chamam decalques estão, em princípio, certos. As fotos hoje são impressas com estênceis especiais.

Os pratos com essa "tradução" manterão a imagem transferida por muito tempo.

Variedades de técnicas

Decalcomania é considerado um método de impressão em massa. Ele assume a divisão em 2 grandes tipos - comum e cerâmico. O decalque comum é usado apenas para a tradução de imagens feitas com base em tintas de anilina e tintas minerais em papel, metal, superfícies de madeira, vidro e outros objetos. A peculiaridade do decalque usual é a ausência de fixação adicional.

O vício do decalque de cerâmica tem uma característica diferente. São utilizadas tintas cerâmicas especiais resistentes ao calor. Esta tecnologia é utilizada para a decoração artística de cerâmica e vidro. Artigos de metal esmaltado também se prestam a esta tecnologia. Mas a tinta deve ser fixada queimando em um ambiente fracamente oxidante.

Aqui está uma descrição dos tipos de decalques.

  • Decalques deslizantes. Trata-se de uma tecnologia modernizada que facilita o próprio processo. A base na qual o desenho é impresso vai bem para o produto - usando esse método, você pode imprimir desenhos de complexidade variada e quaisquer intenções. Nessa situação, utiliza-se papel especial, obtido por colagem de uma mistura filmogênica com papel gomado. Hoje, as máquinas de envernizamento são usadas para aplicar a mistura formadora de filme. É aconselhável imprimir o decalque de cerâmica em papel lacado tanto da maneira usual como através da rede.
  • Decalcomania da tela de seda. Para ela, são utilizadas peneiras de moinho de seda. Quanto mais finas as linhas forem delineadas na imagem, mais espessa será a peneira. À medida que o mercado publicitário e áreas afins se desenvolvem rapidamente, a demanda por imagens em vidro, porcelana e quaisquer outros utensílios de mesa tem aumentado. É conveniente fazer branding em canecas e pratos, garrafas de vidro e copos.

Decalques quentes e frios são considerados clássicos. O decalque a quente é mais adequado para a aplicação de logotipos em produtos de porcelana, cerâmica, vidro, ou seja, em produtos feitos de materiais que podem suportar altas temperaturas. O decalque quente é aplicado com tintas que são seguras para a saúde humana, portanto, é totalmente seguro beber e comer nesses pratos.

Um decalque quente vai custar mais do que um frio, mas os preços são basicamente comparáveis. Normalmente, o método a quente inclui 3 estágios: imprimir uma imagem usando a impressão em tela de seda, colar a imagem na superfície e queimar o produto usando equipamento de alta temperatura.

Este método de descoloração garante durabilidade, clareza e resistência ao desgaste da imagem aplicada.

O decalque a frio é usado se, por vários motivos, o produto não puder ser queimado. A imagem é impressa em papel revestido com cola solúvel em água. E depois que a imagem for impressa, ela será coberta com verniz coloidal e completamente seca.

Hoje, também é usada a impressão digital, que desloca tipos de decalques menos perfeitos. Os mestres têm a oportunidade de imprimir com “ouro” e “prata”, transferir imagens na superfície de produtos foscos e brilhantes. O decalque pode ser sobre o vidrado e sobre o vidrado; o último é muito abrasivo do padrão e até mesmo com a ingestão de substâncias nocivas.

Como distinguir de pintado à mão?

E embora o decalque ainda seja considerado feito à mão, graças à introdução de tecnologias modernas, seu processo não pode ser comparado, por exemplo, com a pintura à mão. Vendedores inescrupulosos às vezes distribuem o decalque pintado à mão e, portanto, aumentam o preço do produto. Na realidade, distinguir um do outro pode ser difícil. Mas, como o decalque ainda é uma impressão, em uma inspeção mais detalhada, você verá granulação. É verdade que às vezes a granulação só pode ser detectada sob uma lente de aumento.

O trabalho manual às vezes é chamado de decalque com uma pintura, e isso também será astúcia. O fabricante imprime a imagem principal, mas alguns detalhes são pintados à mão. Observe os detalhes repetidos do padrão: se eles forem iguais, então você está definitivamente na frente de um decalque. Se não, provavelmente é feito à mão.

Mesmo um grande mestre não pode duplicar um elemento uma vez desenhado com precisão milimétrica.

Aplicativo

Hoje, o decalque permite não apenas marcar um produto, mas também fazer souvenirs. Se uma pessoa pede um decalque, ela mesma pode fazer um desenho que aparecerá em xícaras, pratos ou copos etc. E especialistas, usando impressão em cores e queimando o item em uma mufla, concluirão o pedido. Aqui estão alguns exemplos de como criar um decalque de queima.

  • Uma folha de papel é tomada como base - a imagem desejada é impressa nela. O papel é coberto com uma camada de dextrina e a tinta é aplicada sobre essa camada.
  • Para criar um decalque, por exemplo, em xícaras, é usada uma tinta especial de cerâmica, que inclui tonalidade, coloração e elementos formadores de vidro. Após a secagem, a tinta é coberta com verniz, que queima durante a queima. A ilustração é cuidadosamente removida da folha e, em seguida, o decalque é aplicado no item desejado.
  • Antes de transferir o decalque para as placas, é necessário molhar a imagem em água (não mais que um minuto), a base de papel ficará completamente molhada. Aí a imagem é sacudida, ela é aplicada no objeto, o papel é retirado com cuidado, o filme com a imagem é alisado.
  • Durante a queima, a tinta sobe para a camada superior e junto com ela se transforma em uma massa sólida. O decalque nas xícaras é bronze, ouro, prata.
  • Ao disparar um objeto, utiliza-se uma mufla, que possui oxigênio suficiente, excelente ventilação e um dispositivo para um suave aumento de temperatura. Mas depois de aplicar o decalque no produto, ele deve secar estritamente em temperatura ambiente.

Será possível aplicar o decalque em uma grande quantidade de itens e, portanto, é possível lançar produtos em grandes quantidades. Isso, é claro, será do interesse de firmas e empresas, restaurantes, fast food. Muitas vezes, os mestres recebem grandes encomendas de produtos com decalques para organizar uma campanha publicitária em grande escala com sua ajuda.

A moda corporativa já existe há vários anos, então os criativos de empresas e empreendimentos não podem “reinventar a roda”: produtos com logotipos de empresas sempre serão adequados em um evento corporativo.

E o decalque, neste caso, é conveniente porque é relativamente barato e o resultado parece decente.

Se, por exemplo, a direção da empresa decide desejar um Feliz Ano Novo aos seus colaboradores, pode encomendar um autocolante para copos com o logótipo da empresa e desejos de Ano Novo. Algumas empresas desenvolvem conjuntos inteiros com símbolos próprios e os doam não só aos funcionários, mas também a clientes (principalmente ativos, por exemplo), bem como a parceiros de negócios. Esta é uma forma comprovada de promover um serviço ou produto.

Se em sua cidade esse serviço pudesse ser procurado, mas não houvesse nenhum serviço que o oferecesse, isso não é uma má ideia para os negócios. O processo é tecnológico e criativo, e quem quer decorar a cerâmica de uma forma moderna com certeza vai gostar.

Veja abaixo para mais detalhes.

sem comentários

Moda

a beleza

casa