Design e interior da sala de estar

Espelhos no interior da sala: características, variedades, seleção e instalação

Espelhos no interior da sala: características, variedades, seleção e instalação
Contente
  1. Compromisso
  2. Visualizações
  3. Formas e tamanhos
  4. Soluções de estilo
  5. Projeto
  6. Como escolher?
  7. Onde instalar?
  8. Belos exemplos

Os espelhos são parte integrante de qualquer estilo de design moderno. Eles são capazes de ampliar visualmente o ambiente, tornando-o mais claro e confortável. Este artigo incidirá sobre os espelhos no interior da sala: variedades comuns, bem como as características de sua seleção e instalação.

Compromisso

Se antes o espelho nas instalações era usado apenas para o propósito pretendido e desempenhava sua função direta, então hoje ele se tornou uma parte completa do interior e é capaz de realizar uma série de tarefas no design de uma sala.

  • O espelho é uma ferramenta versátil para expandir o espaço em apartamentos pequenos. É capaz de expandir naturalmente o ambiente, tornando-o mais espaçoso, confortável e volumoso. Ao elaborar o projeto de uma pequena sala, os especialistas sempre incluem pelo menos uma superfície espelhada no projeto.
  • Iluminação de alta qualidade. Em salas de estar escuras ou em quartos sem luz, você simplesmente não pode prescindir de um elemento tão importante do interior como um espelho. Para obter o máximo dos espelhos, coloque-os em frente aos elementos iluminados ou retroiluminados. Esses elementos podem ser uma luminária, janela ou outra superfície reflexiva.
  • Plenitude e conforto. Se a sua sala de estar tem falta de decoração e elementos interiores, um espelho enorme pode resolver livremente este problema. A reflexão especular aumenta visualmente o número de objetos na sala, tornando-a aconchegante, mas não sobrecarregada.
  • Mudando as dimensões da sala.Com a ajuda de espelhos com uma determinada forma, pode alterar artificialmente os parâmetros da sua sala. Assim, um grande espelho vertical aumentará visualmente a altura da sua sala, e um espelho largo em toda a parede dará um volume mais natural.
  • Solução elegante. Espelhos caros e bem escolhidos podem dar até mesmo à sala de estar mais medíocre uma aparência sofisticada e individual.
  • Encontrando sotaques. Um espelho bem colocado é capaz de destacar um determinado objeto ou grupo de objetos contra o fundo de toda a sala. Pode ser um jogo de chá normal ou um vaso, prateleiras ou prateleiras.

Visualizações

Dependendo da colocação, todos os elementos de espelho pode ser dividido em várias variedades.

  • Construídas em. Este tipo, por sua vez, é dividido em 2 tipos independentes - embutidos em móveis e embutidos em nichos e paredes. Por exemplo, os espelhos embutidos nos móveis de hoje são considerados não apenas um movimento de design moderno, mas também uma solução interna prática e racional. Espelhos embutidos podem ser encontrados em guarda-roupas, cômodas e mesas de centro.

A versão de espelhos embutidos em paredes e nichos é usada em pequenas salas que precisam de ampliação visual e iluminação.

  • Montado na parede. Normalmente, estes não são espelhos particularmente grandes, que são usados ​​para dar mais luz natural ao ambiente e para harmonizar a solução de estilo escolhida.

Com o posicionamento correto, tais modelos também são capazes de ampliar visualmente o ambiente.

  • Exterior. Esses espelhos são modelos bastante grandes com molduras largas que são instalados em um ângulo em relação à parede ou colocados em um suporte especial.
  • Teto. Eles preferem chamar esse tipo de tetos espelhados. Ele é projetado para aumentar a altura da sala e dar-lhe mais profundidade.

Formas e tamanhos

Os espelhos no interior da sala podem ser de diferentes formas e tamanhos, dependendo do estilo de design escolhido e das dimensões disponíveis do cômodo. As variedades mais populares estão listadas abaixo. As dimensões podem ser as seguintes:

  • grande - por via de regra, o comprimento ou largura desses modelos excede 100 cm; tais modelos são usados ​​para ampliar visualmente a sala de estar;
  • pequeno - inclui modelos de espelhos com comprimento ou largura de até 50–70 cm; esses espelhos complementam perfeitamente o interior e se concentram nos elementos internos.

As formas dos espelhos podem ser as seguintes:

  • quadrados - os modelos com este formato ficam bem em estilos de design restritos e lacônicos, por exemplo, minimalismo;
  • retangular - espelhos retangulares corretamente selecionados são capazes de dotar a sala com proporcionalidade e harmonia, eles ficam ótimos em qualquer estilo;
  • redondo - um modelo popular para quartos sem detalhes suaves; modelos redondos trazem conforto e ordem à sala;
  • oval - tais espelhos não focam nos elementos internos, mas equilibram os recursos nítidos e suaves no interior da sala e suavizam a diferença em soluções de estilo diferentes;
  • encaracolado - não é uma versão particularmente popular de espelhos, que é feita sob encomenda e usada em um estilo estritamente definido; linhas curvas e curvas não são incomuns aqui, o que, por exemplo, é característico de um estilo como oi-tech.

Soluções de estilo

Os espelhos podem ser usados ​​e decorados de diferentes maneiras, dependendo do estilo de design escolhido.

  • Clássico. Para este estilo, modelos com molduras de madeira ou forjadas são ideais, e modelos de espelhos embutidos em móveis - guarda-roupa, cômoda ou mesa de centro ficarão bem aqui.
  • Barroco. Este estilo de design fica bem com espelhos, cujos componentes da moldura são feitos na forma de estuque, mosaico ou dourado.
  • Provence. Modelos com vários padrões são adequados para este estilo.Modelos com moldagem de estuque de madeira, metal ou madeira ficarão ótimos aqui.

Ao contrário do estilo barroco, a Provença não tolera carga de trabalho, por isso mesmo as armações com molduras de estuque não são particularmente volumosas aqui, mas elegantes.

  • País. Os espelhos da sala de estar neste estilo devem ser emoldurados com galhos decorativos ou rattan. Isso dará a toda a sala um aconchego e calor naturais.
  • Minimalismo. Este estilo prefere os espelhos mais simples possíveis, sem componentes de moldura e faceta.
  • Moderno. Motivos naturais devem estar presentes no desenho de espelhos deste estilo. Se for uma moldagem de estuque de metal ou madeira, ela é feita na forma de folhas e galhos elegantes.

Projeto

Existem muitos modelos no mercado de espelhos hoje, com uma ampla variedade de designs. Abaixo estão as opções de design mais comuns para espelhos de sala de estar. Existem vários tipos de espelhos, dependendo do design dos elementos da moldura.

  • Sem elementos de quadro. Eles ficam ótimos em alta tecnologia e minimalismo, e geralmente são colocados para tornar a sala de estar mais dinâmica e espaçosa.
  • Modelos de quadro. A moldura é capaz não só de proteger o espelho de danos, mas também de ajustar perfeitamente o modelo a um determinado interior ou estilo (para harmonia com móveis, pinturas, pisos e outros elementos interiores).
  • Modelos de facetas. A faceta dá aos espelhos uma aparência sólida e rica. Mesmo a forma e o tamanho mais simples de um espelho facetário podem torná-lo elegante e bonito.
  • Elementos de moldura de madeira. Via de regra, estão em perfeita harmonia com os estilos clássico e escandinavo do interior, e também complementam perfeitamente os elementos do mobiliário de madeira.
  • Encadernações em forma de janela. Esta versão de espelhos tem como objetivo dotar o ambiente de aconchego e harmonia. Freqüentemente, esses modelos são encontrados na Provença ou em salas de estar no campo.
  • Molduras forjadas. Esta opção de design de espelho fica bem nos estilos Vitoriano, Art Déco, Barroco e Clássico. Molduras deste tipo são necessárias para trazer rigor e integridade ao interior. Design interessante e original.
  • Iluminação sob a moldura ou no lugar da moldura. Normalmente, esses modelos têm uma faixa de LED especial, que dá a qualquer espelho uma aparência misteriosa.

Esta opção ficará ótima em estilo art déco, oi-tech ou minimalista - tudo dependendo do método de iluminação.

  • Painel de espelho. Uma extraordinária opção de design para a sala - neste caso, o painel costuma ocupar alguma parte específica da parede e não só expande visualmente a divisão, mas também reflecte de forma especial os raios solares, iluminando assim toda a divisão.

Os modelos deste tipo conferem à divisão uma sensação especial de estilo e solidez.

  • Decoração original. Modelos com molduras em forma de mosaico, strass, pinturas ou pedras. Esta versão dos espelhos refresca a divisão, centra-se nos elementos vencedores do interior.
  • Desenhos. Em alguns estilos de design, esses desenhos podem parecer muito vantajosos - um efeito particularmente agradável é criado quando a luz atinge esses desenhos.
  • Composições de espelho. Neste caso, usando pequenos espelhos de várias formas e tamanhos, as superfícies de espelho originais são criadas. Esta opção pode ficar bem em qualquer interior, sujeito à solução de estilo geral no corredor. As composições de espelho são ideais para organizar uma sala de estar incomum em um estilo fora do padrão.

Este método de instalação é capaz de recriar composições de qualquer tamanho e forma.

  • Curvas do modelo. Essas superfícies espelhadas servem exclusivamente para fins de entretenimento e design e também podem ser usadas para criar composições incomuns.

Como escolher?

Como o espelho é um elemento completo do interior dos apartamentos modernos, sua escolha deve ser feita com muito cuidado. Abaixo estão os pontos aos quais é recomendável prestar atenção.

  • Exigir um certificado do fabricante. Apesar de os espelhos não pertencerem a artigos sujeitos a certificação obrigatória, tem o direito de exigir da loja um certificado do próprio fabricante. Este documento indicará os materiais que serão utilizados na fabricação do modelo que você adquiriu.
  • Espessura. Lembre-se de que quanto mais espesso o espelho, maior a chance de ele servir por muito tempo - modelos muito finos podem não apenas ter uma superfície irregular, mas também se deformar com o tempo devido às temperaturas. Além disso, quanto mais espesso o modelo, mais robusto e resistente a danos mecânicos e ao transporte. A espessura ideal deve ser de 4 a 6 cm. Observe que todos os modelos de espelho de alta qualidade são feitos de vidro de silicato de folha das marcas M1, M2 e M3.
  • Uniformidade. A principal característica de um bom espelho é uma superfície absolutamente lisa, sem áreas ásperas, pontos e arranhões. Deve-se prestar muita atenção à presença das chamadas bolhas de ar. Se você encontrar alguma das deficiências descritas, não é aconselhável usar esse modelo.
  • Revestimento. Um espelho de qualidade pode ser reconhecido pelo número de revestimentos e pela qualidade da folha de vidro. Por exemplo, em modelos caros há sempre três níveis de cobertura: refletivo (geralmente feito de prata), protetor (anteriormente filmes de cobre eram usados ​​como um material anticorrosivo, nos modelos modernos eles são feitos de metais neutros), outro protetor ( apresentado na forma de várias camadas de tinta ou revestimento de polímero), é projetado para proteger o espelho de danos e umidade.
  • Projeto - siga a decoração da sala. Antes de escolher um espelho, não se esqueça de decidir o estilo do design da sala e escolha um espelho para que ele não se destaque do resto dos móveis e itens de interior.
  • Dimensões. Ao comprar modelos grandes, certifique-se de que você pode entregar o modelo em seu apartamento - isso pode ser prejudicado pelo tamanho dos elevadores, escadarias e portas de interfone.

Onde instalar?

Existem várias maneiras de colocar espelhos na sala de estar.

  • Parede inteira ou parede espelhada. Esta é a opção mais eficaz para expandir visualmente a sala de estar. Esta opção tornará até mesmo um quarto com mobília esparsa mais rico e confortável, além de iluminá-lo qualitativamente.
  • Acima do sofá. Uma das opções mais comuns de colocação de espelho. É prático ao mesmo tempo, uma vez que o espelho cumpre eficazmente a sua função direta e não prejudica a solução de design da sua sala.
  • Na esquina. Os modelos expostos nesses locais são projetados para ampliar visualmente a sala, bem como para dar-lhe uma perspectiva especial devido a um determinado ângulo.
  • Na área da lareira (geralmente acima da lareira). Graças a alguns dos elementos interiores expostos na lareira (vasos, candeeiros, relógios), o espelho cria um verdadeiro centro de composição de toda a sala de estar.
  • Em uma parede ou em um nicho. Uma opção de design popular em estúdios de moda - aqui, o modelo é projetado não apenas para aumentar o tamanho da sala, mas também para preencher sua sala com iluminação adicional.
  • Sobre a mesa. Uma das melhores opções - aqui a superfície do espelho cumpre sua tarefa principal e também dá profundidade e graça ao ambiente.
  • Acima da cômoda. Opção incrivelmente moderna para colocar espelhos em estilos minimalista e barroco. Acredita-se que o espelho deva ser um pouco mais estreito do que a cômoda para criar uma imagem geral mais harmoniosa.
  • Entre o Windows. Essa técnica é usada em salas quadradas com pouco espaço livre. Esta disposição dá a impressão de uma janela adicional.
  • Na área da TV (geralmente nas laterais ou acima do equipamento). Contra o fundo de uma superfície espelhada, assistir a qualquer filme parece especialmente emocionante.
  • No teto. Como já mencionado, esses modelos são projetados para elevar visualmente o teto da sua sala de estar.Geralmente não são folhas espelhadas sólidas para cobrir o teto, mas muitas pequenas superfícies reflexivas que juntas formam uma composição geral.

Belos exemplos

A seguir são apresentados belos e bem-sucedidos exemplos de colocação de espelhos em salas de estar.

  • Uma excelente solução para uma sala de estar em estilo clássico.
  • Sala de estar, feita no estilo minimalista.
  • Opção luxuosa em estilo barroco.
  • A escolha ideal para um estilo de alta tecnologia.

Para informações sobre como transformar uma sala com espelho, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa