Design e interior da sala de estar

Projeto do salão 16 sq. m

Projeto do salão 16 sq. m
Contente
  1. Recursos da sala de estar
  2. Métodos de zoneamento
  3. Soluções de estilo
  4. Como escolher um esquema de cores?
  5. Seleção de móveis
  6. Iluminação
  7. Ideias lindas

A área de uma sala de 16 metros quadrados não pode ser chamada de grande. Mas este espaço é suficiente para equipar um espaço aconchegante para agradáveis ​​noites familiares, recebendo convidados e jantares conjuntos. O mais importante é abordar com competência o layout e pensar na parte funcional.

Recursos da sala de estar

A disposição da sala deve ser realizada com base nos dados iniciais. Embora o quadrado dos quartos seja o mesmo, eles podem ter uma forma e número de janelas e portas diferentes. Por exemplo, se a sala for retangular e com uma janela, o zoneamento e a disposição dos móveis serão executados de acordo com um cenário, se esta for uma sala de passagem quadrada, um cenário de colocação idêntico será impossível.

  • Com varanda. Se a sala tiver uma porta para a varanda, você terá que colocar móveis ao longo das três paredes restantes. Em primeiro lugar, nos apartamentos típicos, a porta de acesso à varanda é combinada com a janela, o que significa que ocupa toda a parede. Em segundo lugar, é difícil colocar um sofá ou uma poltrona diretamente ao lado da porta, uma vez que será inconveniente ir até a varanda.
  • Com duas janelas. Eles geralmente estão localizados em duas paredes adjacentes. Isso acontece nos casos em que o apartamento é anguloso, ou seja, as paredes do cômodo fazem parte das paredes externas da casa. Por um lado, esta é uma grande vantagem, uma vez que sempre haverá luz suficiente na sala. Mas se for necessário organizar um grande conjunto de móveis (estofados e estantes), podem surgir problemas.
  • Ponto de verificação. A tarefa do designer é decorar o interior da divisão de forma a não dar a impressão de que se trata de um corredor ou de uma sala de passagem.Deve ser uma sala de estar completa. Apesar da presença de várias portas e pelo menos uma janela, todos os itens de interior necessários ainda podem ser colocados aqui, a fim de manter a funcionalidade e design sofisticado.
  • Corredor-sala de estar... Às vezes, a sala de estar pode começar logo na porta da frente. No layout usual, é precedido por um corredor ou corredor. Essa solução permite separar essas zonas, mas nem sempre é necessário. Ao combinar a sala e o corredor, os proprietários aumentam a área útil.

O único problema que você precisa pensar é em como mantê-lo limpo e arrumado, porque você vai acabar indo direto para a sala.

  • Cozinha-sala. Esta opção está ganhando cada vez mais popularidade. Ele tem muitas vantagens. A sala parece um todo único, o espaço torna-se visualmente maior, uma vez que não existem paredes e divisórias. Outra vantagem é a possibilidade de conviver com toda a família. A anfitriã pode preparar um jantar delicioso, o chefe da família pode trabalhar no computador ou assistir TV e as crianças podem brincar ou desfrutar de seus desenhos animados favoritos.

Métodos de zoneamento

A sala de estar pode realizar várias funções ao mesmo tempo. É neste local que a família passa a maior parte do tempo livre, sendo a zona de refeições e local de acolhimento dos convidados. Para que tudo pareça harmonioso, é necessário zonear o espaço. Isto pode ser feito de várias maneiras.

  • Partições. Um dos truques mais óbvios. É frequentemente utilizado se a sala de estar for combinada com a cozinha. As partições podem não separar completamente uma zona da outra, mas apenas indicam essa separação. Por exemplo, você pode instalar uma pequena partição ao lado de uma parede. Ao mesmo tempo, a unidade do espaço será preservada. Para o mesmo propósito, partições transparentes, de vime ou outras que não se assemelham a uma parede em branco são freqüentemente feitas.

Para o mesmo propósito, partições transparentes, de vime ou outras que não se assemelham a uma parede em branco são freqüentemente feitas.

  • Mobiliário. A colocação de móveis competente também pode organizar bem o espaço. Você pode distinguir claramente uma área de lazer colocando móveis estofados e uma mesa de centro ali, bem como equipar uma área de jantar com mesa e cadeiras. Racks e gabinetes fazem um bom trabalho com o papel das partições. Além disso, serão elementos totalmente funcionais, e não apenas itens decorativos.
  • Iluminação. Os designers prestam muita atenção à luz. Mas, para a maioria, o trabalho de iluminação se limita à escolha de um lustre principal. Um cenário de iluminação bem pensado ajudará a tornar o interior mais interessante e expressivo. Com sua ajuda, você não apenas destacará zonas separadas, mas também garantirá uma existência confortável.
  • Projeto de piso e teto. Para a cozinha-sala de estar e a sala-corredor, é perfeitamente aceitável usar diferentes revestimentos de piso para diferentes partes do cômodo. Se o piso já estiver revestido com laminado ou parquete da mesma cor, o zoneamento pode ser feito com carpete ou outros elementos decorativos (peles de animais, carpete).
  • Colunas. Uma maneira muito interessante e incomum de zonear uma sala. E se você pensa que as colunas só podem ter a forma de grandes objetos semicirculares com estuque e candelabros, você está enganado. Eles podem ser executados em quase qualquer estilo, basta mostrar sua imaginação.

No estilo ecológico, podem ser decoradas com hastes de bambu, no estilo industrial, serão transformadas em cachimbos ou caixas de metal. E no minimalismo, eles podem ser absolutamente lisos e brancos, escondendo prateleiras e espaço de armazenamento.

Soluções de estilo

A renovação e a criação de um interior exclusivo são sempre caras e problemáticas. Mas isso não significa que valha a pena abandoná-lo totalmente. Você pode encontrar opções muito econômicas para decoração de parede ou teto, basta ser criativo. E então até o apartamento mais comum terá seu próprio estilo e caráter.

  • Clássico. Os adeptos dos clássicos argumentam que é ela quem nunca sai de moda. É difícil argumentar contra isso, mas ainda assim é impossível negar o fato de que com o tempo também passa por mudanças. Proporções corretas, contenção na escolha das cores e laconicismo são as marcas da direção. Mas mesmo um interior tão rígido pode ser muito elegante. Os materiais e soluções modernos irão apenas enfatizar o status do interior no estilo clássico.
  • Minimalismo. Criar uma sala de estar minimalista funcional é muito mais difícil do que pode parecer à primeira vista. Por um lado, deve ter um mínimo de itens (especialmente decorativos), por outro, deve ser funcional e confortável para a vida. Este objetivo é atendido por soluções não triviais para a criação de móveis com módulos ocultos ou objetos de transformação.
  • Loft. Um estilo moderno que ganhou popularidade não há muito tempo. Esta é uma tentativa de se desviar dos cânones geralmente aceitos no design da sala de estar. Afinal, antes era impossível ver uma parede de tijolos em um apartamento soviético, e mesmo com elementos de gesso desmoronado. Hoje, essas técnicas são usadas por muitos designers para criar interiores ultramodernos.
  • País. Estilo acolhedor e muito familiar. Uma abundância de materiais naturais, elementos decorativos cheios de calor e, claro, têxteis. Esse estilo veio do Ocidente e se traduz em "rústico". Mas você deve entender que é muito diferente do nosso estilo rústico. O estilo country é caracterizado por cortinas de algodão branco (mas não em todo o comprimento da parede), móveis de vime e madeira.
  • Mediterrâneo. Os interiores neste estilo distinguem-se pela leveza e serenidade. Parece que o oceano está espirrando fora da janela e uma leve brisa sopra as cortinas. Não é fácil conseguir tal efeito em uma megalópole, mas é bem possível. Dê preferência à decoração monocromática das paredes da sala, acrescente tecidos leves às janelas, selecione o mobiliário adequado e não se esqueça dos realces em cores próximas dos tons do mar.
  • Alta tecnologia e industrial. Estilos contemporâneos adequados para naturezas jovens e ousadas. Para a geração mais velha, pode parecer desconfortável, estranho e até desabitado. Os jovens simpatizam com essas soluções não triviais. Aqui eles podem se expressar plenamente e realizar todas as idéias mais ousadas.

Como escolher um esquema de cores?

Muito dependerá da escolha da cor primária (ou cores). Mas é preciso não se basear apenas nas preferências pessoais. Com a ajuda de tonalidades bem escolhidas, você pode esconder imperfeições, aumentar visualmente o espaço e ajustar as proporções.

  • Tons brilhantes. São os escolhidos pela maioria das pessoas que pretendem remodelar a sua sala de estar. As cores claras e pastéis são muito suaves e preenchem a sala com ar e luz. E isso é muito importante para salas pequenas e médias. Além disso, é fácil encontrar móveis para eles.

Acentos de cores vivas no fundo parecem especialmente expressivos.

  • Soluções monocromáticas. Ao criar um interior em cores monocromáticas, você deve entrar em contato com os designers. Eles o ajudarão a entender quais tons pertencem ao mesmo esquema de cores. O design monocromático não significa que toda a sala será da mesma cor. É bastante aceitável e até mesmo você precisa usar tons diferentes do mesmo esquema de cores.
  • Salas de estar iluminadas... Ao criar um projeto de sala de estar em uma casa de painéis comum, quero dar-lhe brilho e exclusividade, porque os edifícios típicos não diferem em design especial e variedade de formas. Mas ninguém te incomoda para criar uma atmosfera especial dentro. Para este propósito, as cores saturadas e alegres de quase todos os esquemas de cores são as mais adequadas.
  • Tons escuros. Você precisa ser extremamente cuidadoso aqui. Se houver muita escuridão, a sala corre o risco de se tornar um espaço sombrio e desconfortável. Ao escolher uma sombra escura como sua sombra principal, você precisa pensar sobre a iluminação.Nenhuma zona deve ser deixada no escuro.
  • Várias impressões. É quase impossível listar todos eles. Podem ser motivos florais e abstração e desenhos e padrões étnicos. Tudo depende da sua preferência. As estampas podem ser utilizadas tanto na decoração de paredes quanto em têxteis e móveis. Neste último caso, será muito mais fácil mudar o interior simplesmente substituindo esses elementos têxteis.

Seleção de móveis

É impossível imaginar uma aconchegante sala de estar sem móveis. Pode ser muito elegante e moderno, ou pode ser feito no estilo antigo.

Colocar uma grande quantidade de móveis em 16 m2 será problemático. Portanto, é necessário pensar com antecedência em seu tamanho e estilo.

Tradicionalmente, a sala de estar é associada à presença de móveis estofados. Este é um sofá, pufes e poltronas. Seu tamanho permite que toda a família se acomode confortavelmente.

Mas se você mora sozinho ou junto, um pequeno sofá será o suficiente.

Resumindo, antes de mobiliar a sala, pense nos itens de que você realmente precisa. Não atravesse um espaço já pequeno.

Além de soluções prontas que podem ser encontradas nas lojas, muitas empresas oferecem serviços de fabricação de móveis sob medida. Esta é uma ótima opção, já que neste caso você mesmo decide quais cores, estilo e dimensões fazer o móvel, e não escolhe o que é.

Cada área da sua sala de estar precisa de móveis separados. Já dissemos que com sua ajuda você pode zonear corretamente o espaço. Ainda assim, o principal aspecto é sua funcionalidade. Assim, para a área de trabalho, você vai precisar de uma escrivaninha e um local para guardar papéis, a área de lazer não pode prescindir de móveis estofados ou modulares, e a mesa de jantar vai reunir toda a família em torno da lareira familiar.

Iluminação

Projeto do salão de 16 m². m deve ser pensado não apenas em termos de estilo e funcionalidade, mas também em termos de iluminação. Além de destacar zonas individuais, é possível trazer aconchego e conforto para o interior com o auxílio de dispositivos de iluminação. Portanto, uma pequena arandela acima da escrivaninha não atrapalhará as tarefas domésticas, mas permitirá que você trabalhe com papéis. Uma bela luminária de chão permitirá que você leia seu livro favorito sem deslumbrar quem está descansando no sofá próximo.

Mas nem todo mundo entende que tipo de luminárias pode ser colocado em uma sala.

  • Iluminação de teto básica. Este é um lustre tradicional e geralmente é centralizado. Mas se a sala for dividida em duas zonas (relaxamento e jantar), uma luminária de teto separada pode ser instalada acima de cada uma delas.
  • Arandelas de parede. Apenas uma pequena área é iluminada. Eles são projetados para destacar objetos individuais (pinturas, fotografias na parede) ou criar uma luz suave no escuro.
  • Luzes LED. Invisível durante o dia, mostra-se perfeitamente à noite. Um brilho suave é criado e o design da sala é radicalmente transformado.
  • Lareira. Nem todas as salas de estar de 16 quadrados podem ostentar uma lareira. Mas se você decidir dar esse passo, então o conforto e o aconchego de casa serão fornecidos a você.
  • Lâmpadas de assoalho. Eles podem servir não apenas como uma fonte adicional de luz, mas também como um item de interior. No mercado existe uma grande variedade de modelos que irão valorizar e decorar o seu interior.

Ideias lindas

A sala, feita em estilo ecológico, atrai pela sua simplicidade e pela sensação de limpeza. É agradável estar nele, o ambiente acalma e deixa-o com um estado de espírito positivo.

A sala de estar em estilo loft é uma das tendências dos últimos anos. Uma parede de tijolo tradicional não cria uma sensação de desconforto, apenas realça o bom gosto dos seus proprietários.

A falta de elementos decorativos e módulos ocultos são características do minimalismo. Embora permaneça funcional e confortável, essa sala de estar será preenchida com ar. Devido a soluções de design interessantes, a sala parece maior e mais espaçosa.

sem comentários

Moda

a beleza

casa