Design e interior da sala de estar

Interior da sala de estar: nuances de design e soluções elegantes

Interior da sala de estar: nuances de design e soluções elegantes
Contente
  1. Características do layout e do interior da sala de estar
  2. Como decorar o salão de forma simples e com bom gosto?
  3. Estilos adequados
  4. Materiais de acabamento e sua combinação no interior
  5. Escolha e combinação de cores
  6. Arranjo de móveis
  7. Iluminação e outras nuances
  8. Como decorar?
  9. Ideias lindas

Quem não sonha com uma sala acolhedora e espaçosa, onde seja tão gostoso estar com toda a família ou relaxar ao fim de um dia cansativo? Mas nem todos conseguem criar um estilo único em seu próprio apartamento. E muitas vezes não é nem mesmo sobre o componente financeiro. Acontece que muitos estão acostumados a agir de maneira estereotipada. Se for uma sala de estar, você precisará de um sofá, uma TV e um papel de parede na parede. Essa abordagem nunca levará ao resultado desejado.

Vamos descobrir como criar um projeto de autor que vai encantar os olhos e surpreender os convidados com sua originalidade.

Características do layout e do interior da sala de estar

Criar o interior de uma sala de estar é um processo fascinante e, em muitos aspectos, criativo.

Existem vários recursos que devem ser considerados antes de iniciar os reparos.

  • Quadratura... A quantidade de móveis e suas dimensões devem ser proporcionais ao próprio cômodo.
  • Características do quarto... Se a sala tiver varanda ou várias janelas grandes, isso deve ser levado em consideração. Isso pode afetar a quantidade de móveis e o cenário de sua colocação.
  • Todos os membros da família devem se sentir confortáveis... Isso se aplica ao número de assentos no sofá e na mesa de jantar. Se os membros da família têm hobbies que exigem a colocação de itens adicionais, também vale a pena considerar isso.

Como decorar o salão de forma simples e com bom gosto?

Antes de ir correndo até a loja e comprar materiais de acabamento, eletrodomésticos e móveis para sua sala, pare e pense como deveria ser o cômodo. Muitas pessoas abordam sua escolha de maneira caótica.Por exemplo, o padrão de ação pode ser o seguinte: Gosto deste mobiliário estofado, selecionarei um papel de parede claro para ele, a TV ficará no meio-fio e nada mais é necessário no corredor.

Mas se você levar o assunto a sério, entenderá como ele é irracional. Você gastará dinheiro, tempo, esforço e o resultado será muito medíocre. É por isso que qualquer projeto deve começar com um planejamento cuidadoso.

Quanto mais detalhado você pensar sobre isso, mais fácil será para você seguir o curso definido.

Definindo zonas

Apesar de a sala ser um todo único, é necessário destacar várias zonas nesta. Essa divisão visual do espaço ajudará não apenas a organizar todos os móveis de forma lógica, mas também a tornar o interior lacônico. Os especialistas dizem que o zoneamento competente torna o espaço maior, enquanto a disposição caótica dos móveis ao longo das paredes cria a impressão de um interior inacabado e sem espinha.

Para uma casa de campo, é aconselhável reservar uma área de lazer, principalmente se for previsível a presença de lareira. Você também precisará de uma área para refeições e um lugar onde possa assistir confortavelmente seu filme favorito com toda a família.

Em um apartamento na cidade, essas zonas podem ser complementadas por um escritório (uma área de trabalho para trabalhar com papéis e um computador), uma zona de criatividade (se você está acostumado a passar seu tempo livre com uma escova e cavalete ou em uma máquina de costura) e outras áreas funcionais, dependendo de seus interesses.

Escolhendo um estilo

Não pode haver uma recomendação clara sobre qual estilo é mais adequado para a sala de estar. Alguns gravitam em torno dos clássicos, outros querem criar um interior com um design futurista, enquanto outros amam a calma e a nobreza do estilo inglês.

Como você entende, tudo depende de suas preferências. Basta levar em conta que cada um dos estilos possui características próprias. E se já está a pensar fazer uma sala em estilo loft moderno, tente reflectir isso em todos os detalhes.

Conjunto padrão de móveis

Depois de determinar quais zonas ficarão em sua sala e em que estilo o interior deseja ver, você precisa decidir sobre o conjunto mínimo de móveis. À primeira vista, não há nada complicado aqui. O mobiliário tradicional para o hall é considerado um sofá (e poltronas), uma parede e, em alguns casos, uma mesa de jantar com cadeiras.

Mas as tendências modernas oferecem muitas soluções alternativas. O sofá tradicional grande pode ser substituído por um sofá modular. Suas peças são fáceis de mover do local, criando diferentes cenários para acomodar convidados e famílias.

Paredes e armários volumosos estão dando lugar a estantes leves, que parecem muito elegantes, mas ocupam menos espaço.

A rejeição dos armários como local de armazenamento de coisas, roupa de cama e outros itens é percebida por muitos de forma negativa. Se possível, apenas equipe um camarim separado.... Você salvará o corredor e outras salas dos armários, liberando muito espaço, enquanto todas as coisas ficarão armazenadas em um só lugar, sem chamar atenção para você.

Decoração de parede

Aqui tudo dependerá do estilo que você escolheu como principal. Portanto, alvenaria e concreto são característicos de um loft, enquanto a Provença não pode ser imaginada sem aconchegantes paredes ásperas. Em qualquer caso, preste atenção à qualidade dos materiais de acabamento. Sim, a renovação é cara. Mas se você economizar dinheiro nesta fase, muito em breve terá que restaurar ou refazer completamente as paredes.

Acabamento de teto e piso

O teto é mais frequentemente executado em cores claras neutras. Isso é típico de quase todos os estilos e tendências. O fato é que a capota escura vai "pressionar", reduzindo o espaço. Portanto, são as tonalidades claras que se consideram ideais para o acabamento. Quanto aos materiais, podem ser gesso e tecto falso.

O piso da sala de estar é geralmente revestido de parquete ou laminado. São materiais duráveis ​​e agradáveis ​​de caminhar.A paleta de cores e tonalidades é grande, por isso todos podem encontrar uma opção adequada. O teto e o piso não precisam de decorações adicionais. Mas se quiser realçar a sua beleza, então rodapés, molduras e molduras de estuque virão em seu auxílio (se for adequado para o estilo escolhido).

Atenção aos detalhes

São os detalhes que conferem ao interior um aspecto lacônico e completo. Não subestime sua importância. Um vaso ou uma pintura bem escolhida só irá enfatizar todas as suas vantagens e relembrar o bom gosto dos anfitriões.

Mas aqui também é necessário seguir o meio-termo de ouro. Muitos elementos decorativos podem "obstruir" o espaço. Um ou mais objetos de arte na sala serão suficientes.

Preste atenção a outros detalhes: ferragens, arranjos de mesa, têxteis. Não há uma única coisa aleatória ou desnecessária em projetos de autores estilosos. Todos os itens são projetados para dar suporte a um determinado tópico, e não discutir com ele ou chamar a atenção para si mesmos.

Estilos adequados

É difícil dizer qual estilo se adapta melhor à sala de estar. Isso depende muito das preferências pessoais dos proprietários de apartamentos. Apresentamos a sua atenção os estilos mais populares e exigidos para a decoração de uma sala.

Clássico

É geralmente aceito que as pessoas da geração mais velha são mais atraídas por ele. Mas na maioria dos casos, isso se deve à interpretação incorreta desse estilo. Sim, ele é contido e até severo, mas longe de ser enfadonho.

Um verdadeiro interior clássico é caro, uma vez que materiais naturais e caros são usados ​​para renovação, decoração e móveis. Se você substituí-los por equivalentes mais baratos, não obterá o efeito desejado e o quarto parecerá uma paródia dos clássicos, mas não os clássicos em todo o seu esplendor e grandiosidade.

Loft

Um estilo muito popular hoje. Muitas pessoas não gostam dele por causa de sua atmosfera específica. À primeira vista, parece que a renovação da sala ainda não foi concluída. Aqui você pode ver paredes de concreto ou tijolo, um teto com vigas de concreto ou caixas de ventilação e móveis rústicos.

Mas, olhando mais de perto, você percebe que tudo isso é trabalho de designers, e cada elemento é interessante e único. Nesse interior se sente o espírito de liberdade, o interior vai além do comum e destrói todos os estereótipos.

Alta tecnologia

Este estilo é caracterizado pelo uso de tecnologias modernas e até futuristas. Não só o equipamento técnico deve corresponder às últimas tendências, mas o próprio projeto deve se assemelhar, senão à cabine de uma nave espacial, a uma sala de filmes sobre o futuro. Ao mesmo tempo, os detalhes decorativos usuais estão praticamente ausentes.

Há espaço apenas para objetos de arte reais de forma e conteúdo incomuns.

Moderno

Este estilo combina concisão e funcionalidade. É adequado tanto para um apartamento comum na cidade quanto para uma casa de campo. Grande atenção é dada à iluminação. Cada canto deve ser permeado de luz. Isso expande o espaço e o torna um todo. A discreta decoração das paredes é compensada pela presença de nichos, podendo o teto ter várias camadas.

Art Deco

Este estilo é adequado para os amantes de tudo o que é luxuoso e caro - moldura dourada de espelhos, fachadas e pinturas, caros têxteis texturizados em móveis e janelas, móveis naturais de alta qualidade feitos de valiosas espécies de madeira. Não é difícil imaginar que todo esse luxo não pode ser barato. Qualquer uso de análogos (em vez de materiais naturais) será imediatamente perceptível. Ao mesmo tempo, o interior corre o risco de passar de uma cópia respeitável a uma cópia patética.

Provença

É lacônico e compreensível. Agradáveis ​​linhas fluidas, harmoniosos acabamentos de parede e teto e grande atenção aos detalhes reinam aqui. A mobília tem formas regulares e uma geometria bastante clara pode ser traçada no ambiente.Ao mesmo tempo, as fachadas dos armários podem ser decoradas com belas curvas, e os apoios de braços e costas em tecido dos móveis serão emoldurados por entalhes ornamentados.

Minimalismo

Parece que nada mais fácil do que pintar as paredes de branco, colocar um sofá e pendurar uma TV na parede. Afinal, o minimalismo implica um mínimo de decoração, mobiliário e ausência de elementos decorativos. Mas a tarefa do designer é preservar a sensação de espaço e ar, escondendo ou disfarçando todos os módulos e objetos para que a sala pareça espaçosa e desocupada. E não é tão fácil fazer isso na prática.

inglês

À menção deste estilo, epítetos como rigidez, severidade e elegância vêm à mente. Tudo isso caracteriza plenamente essa direção de design. Mas isso não diminui o número de fãs. Pense nos filmes sobre Sherlock Holmes.

Se você deseja criar uma atmosfera semelhante em seu apartamento, então estude cuidadosamente as nuances e detalhes do estilo inglês e comece a trabalhar.

americano

É caracterizada por um arranjo especial de móveis. A mesa de centro, o sofá e as poltronas não são colocados junto às paredes, mas formam uma composição no centro da sala. Ao mesmo tempo, a decoração das paredes é mais frequentemente feita em tons monocromáticos. O gesso é preferível ao papel de parede.

Étnico

Os interiores feitos neste estilo são sempre interessantes e chamam a atenção. Eles são caracterizados por designs e padrões exóticos (tradicionais para um determinado povo), o uso de elementos decorativos interessantes. O design dependerá do tipo de cultura exótica em que você está interessado.

Se se tratam de motivos africanos, não pode prescindir de estampas de animais característicos; se o interior for de estilo oriental, terá de escolher tecidos e acessórios autênticos.

Mediterrâneo

Tradicionalmente, as casas no Mediterrâneo eram construídas de barro. No interior, havia uma decoração simples de parede e teto. Este estilo mantém essas características até hoje. É dada preferência a paredes com estuque leve. Além disso, eles devem ser perfeitamente planos. Toda a sala está repleta de luz e ar. O interior monocromático tranquilo é diluído em tecidos de cores vivas. Além disso, deve ser natural.

Linho, algodão e cetim são os mais adequados para isso.

País

O estilo do campo americano ou ocidental gosta muito de nossos compatriotas. É simples e direto. No entanto, isso não pode ser chamado de enfadonho. Cada detalhe é permeado de calor e conforto. Uma atmosfera especial é criada por tecidos feitos à mão - cortinas bordadas, toalhas de mesa com orifícios e rendas. A madeira é usada para móveis. As fachadas costumam ser decoradas com rattan ou outros tecidos lenhosos.

Materiais de acabamento e sua combinação no interior

Os materiais de acabamento selecionados desempenham um papel importante no design da sala de estar. Com a ajuda deles, você pode alcançar o efeito desejado e criar um projeto único e com estilo. Na hora de escolhê-los, é necessário dar preferência às opções de qualidade. Só assim é possível obter um bom resultado e garantir uma longa vida útil da divisão sem reparações repetidas.

Teto

Hoje, os líderes são dois métodos de decoração de teto. A primeira é o nivelamento da superfície com gesso e a segunda é a instalação de forro falso. Na verdade, a última opção dificilmente pode ser chamada de método de acabamento.

Cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens. Os tetos alongados criam uma superfície perfeitamente plana. Além disso, você pode escolher sua cor e textura (brilhante, fosco, acetinado). Em empresas especializadas, também será oferecido um teto com um design. A principal desvantagem é a impossibilidade de sua restauração após danos. Também será impossível alterar a cor ou a textura da tela.

Na versão com gesso, pode ser aplicado diretamente no concreto ou com ele tratam-se placas de gesso pré-instaladas.Neste caso, o teto pode ser repintado e restaurado várias vezes.

Piso

Para o acabamento do piso, são utilizados materiais como laminado, parquete, linóleo, carpete. As duas primeiras opções são mais caras, mas também duram muito tempo. Basta levar em conta que não gostam de umidade elevada e podem inchar com o contato constante com ela.

Hoje você pode encontrar linóleo em todos os tipos de cores. Os tipos mais caros têm a textura de um verdadeiro parquete. Será difícil distingui-lo do original à primeira vista. Ao mesmo tempo, o preço é muito mais baixo e é mais fácil colocar esse material no chão.

Paredes

Aqui a escolha de materiais é muito mais ampla. Dependendo do projeto escolhido, você pode usar um deles ou combinar vários tipos em uma sala.

  • Gesso... As paredes devem primeiro estar perfeitamente alinhadas. Após a pintura, será impossível corrigir os defeitos, que serão muito perceptíveis na superfície pintada.
  • Papel de parede... Existe uma grande seleção desses materiais no mercado. Você pode encontrar versões de orçamento e opções de design caras. Os mais populares hoje em dia são os papéis de parede de vinil e não tecidos. Eles têm uma longa vida útil e podem ser lavados. Além disso, sua textura pode imitar materiais naturais.
  • Drywall... Cria uma superfície perfeitamente plana. Pode ser usado para equipar nichos ou disfarçar canos e outras comunicações. Mas isso não é um fim. Em qualquer caso, terá de aplicar massa e, em seguida, aplicar tinta ou papel de parede com cola.
  • Separadamente, você pode destacar o gesso decorativo e o papel de parede líquido.... Uma grande vantagem de seu uso é que eles são capazes de esconder pequenos defeitos de parede, enquanto são um acabamento. Se necessário, podem ser pintados em qualquer cor. Este é um bônus muito bom para famílias com crianças pequenas.
  • Pedra decorativa e tijolo de revestimento... Esses materiais são painéis (tamanhos podem ser qualquer) que são montados diretamente na parede. Eles criam a ilusão de usar materiais naturais.

Ao mesmo tempo, um tijolo ou pedra artificial é muito mais leve que o original e a sua instalação não demorará muito.

  • Painéis 3D... Esta é uma novidade entre as formas de decorar paredes de salas. Tecnologia moderna que confere às paredes não só cor e textura, mas também volume. Painéis leves especiais vêm em uma variedade de formas e tamanhos. Alguns criam a ilusão de ondas, outros decoram o espaço com intrincados padrões geométricos.

Escolha e combinação de cores

As cores claras são adequadas para salas estreitas e pequenas, pois ampliam visualmente o espaço. Hoje, tons suaves como pistache ou azeitona são especialmente populares.

Entre as cores vivas, além dos habituais tons de violeta, azul ou vermelho, os designers são aconselhados a experimentar cores inusitadas para os nossos interiores, como menta, limão, fúcsia ou ultramar.

Entre os tons escuros, dá-se preferência aos clássicos como o castanho (ou wengué), o preto, o cinzento escuro (grafite) e o azul profundo. Mas não deve haver muitos deles para que o interior não se torne sombrio e sombrio.

Para quem gosta de combinações inesperadas, pode escolher duas cores básicas para a sala. Todo o interior será construído em seu contraste. Se você achar difícil encontrar a combinação certa, use o círculo de desenho. Em lados opostos dele, as sombras que são combinadas umas com as outras serão localizadas. Você também pode desenhar mentalmente um triângulo equilátero em um círculo. Nesse caso, seus vértices indicarão três cores.

As combinações clássicas incluem favoritos reconhecidos como branco e preto, bege e marrom, cinza e rosa e alguns outros. Escolhendo essas combinações, você tem a garantia de obter composições de sucesso.

Não se esqueça da regra de ouro de todos os designers: 60% para a cor principal, 30% para adicionais e 10% para acentos.

Arranjo de móveis

Não basta fazer um bom acabamento de alta qualidade, pegar os móveis, ainda é preciso arrumá-los corretamente. O resultado final vai depender disso. Se você tem todos os móveis feitos de armário, então você pode experimentar, reorganizando os objetos na ordem certa. No entanto, ao solicitar móveis embutidos, essa liberdade será inadmissível.

O tipo de arranjo aberto é um cenário familiar a todos nós, quando móveis estofados estão localizados ao longo de uma ou duas paredes adjacentes e um rack (parede ou slide) com uma TV do lado oposto. Isso fornece uma boa visão geral e libera espaço no centro.

Este layout é ideal para pequenos espaços.

Um tipo de arranjo fechado é freqüentemente usado se for necessário combinar uma sala de jantar e uma área de relaxamento com móveis estofados na sala de estar. Nesse caso, a TV e os demais equipamentos ficam na mesma parede (rack, armário, etc.), e os móveis são dispostos em volta dela, formando um espaço fechado. A área de jantar pode ser localizada diretamente atrás desta composição.

Existem projetos de sala de estar totalmente exclusivos - é difícil atribuí-los a qualquer estilo, e a disposição dos móveis às vezes é bastante inesperada. Os projetos desse autor merecem atenção. Eles podem ser uma fonte de inspiração e é aqui que você pode obter ideias interessantes.

Já dissemos que o tipo de arranjo aberto é mais adequado para quartos pequenos, enquanto o fechado fica bem em salas de estar espaçosas. Mas há outros fatores a serem considerados na colocação. Por exemplo, em edifícios fora do padrão, a proporcionalidade pode ser violada. Neste caso, os móveis, aliados ao design, são capazes de alterar sua geometria, criando as formas corretas e destacando as áreas necessárias.

Se houver pequenas inquietações na família, vale a pena deixá-las mais espaço livre. Para os idosos, é necessário organizar os móveis de forma que seja conveniente para eles conseguirem o que precisam. Também é melhor reduzir o número de cantos agudos.

Organizar os móveis de uma determinada maneira ajuda a organizar o espaço. Com um planejamento adequado, as áreas funcionais serão claramente traçadas em sua sala de estar. É difícil chamar um espaço de elegante, onde anéis de ginástica pendurados em um canto, uma mesa de propósito desconhecido fica ao lado dela e um guarda-roupa amontoado sozinho em um canto. Ao distribuir móveis em zonas, uma imagem clara e concisa é obtida.

Iluminação e outras nuances

Pouca atenção foi dada à questão da iluminação nos velhos tempos. Acreditava-se que bastava pendurar um lustre no teto para iluminá-lo.

Hoje, os designers atribuem a ele uma das funções principais.

  • Zoneamento de luz... Com sua ajuda, você pode alterar a geometria do espaço, destacar as áreas necessárias e colocar acentos. Portanto, mesmo na fase de reforma, vários cenários para a iluminação da sala devem ser previstos.
  • Luz do dia... A luz que entra pelas janelas deve entrar livremente na sala. Se você não gosta de luz solar direta, pode usar cortinas para suavizá-los e difundi-los. Mas não coloque armários volumosos perto de janelas nem os bloqueie com outros objetos.
  • Lâmpadas de teto... Pode haver vários deles, mas você precisa cuidar disso mesmo na fase de reparo, pois isso exige que haja fiação elétrica para cada um deles. Terá de ser escondido atrás de placas de gesso ou tecto tenso. Estes podem ser lustres tradicionais (mas não mais do que um) e pendentes ou holofotes, holofotes.
  • Luzes LED... Com sua ajuda, você pode enfatizar vantajosamente áreas individuais. Se você instalá-lo próximo ao teto, ele aparecerá mais alto. Destacar itens individuais (ou prateleiras) certamente chamará a atenção para eles à noite.
  • Candeeiros de pé, arandelas... Eles podem ser instalados em sua mesa ou usados ​​como iluminação para uma área macia onde você pode ler seu livro favorito. Eles criam uma luz suave e suave.

Todos os elementos de decoração devem ser bem combinados uns com os outros. Os têxteis não são exceção. Os estofos dos móveis, cortinas, toalhas de mesa e outros itens devem ser do mesmo estilo.

Para alguns interiores é até preferível que fosse do mesmo material (ou impressão).

Como decorar?

Existem muitas maneiras de decorar seu interior. Mas você não deve trazer tudo que você gosta na loja para sua casa. Antes de comprar, pense bem se esta peça vai decorar e complementar o seu interior, ou se é simplesmente bonita por si mesma (mas não na moldura do seu interior). Isso irá poupar desperdício desnecessário e manter o estilo que você definiu.

Entre os elementos decorativos mais populares para a sala de estar estão os seguintes.

  • Pinturas... Recentemente, virou moda decorar as paredes com pinturas modulares. Eles representam várias telas unidas por um tema comum, ou uma única imagem pode ser dividida em várias telas.
  • Composições de fotografias... Podem ser fotos de sua família, momentos felizes ou lugares e paisagens favoritos.
  • Afrescos... Um tratamento caro, mas vale a pena. O mais importante é escolher uma pintura que combine totalmente com o estilo da sala. Antes de decidir fazer um afresco, você precisa entender que não pode mudá-lo tão facilmente quanto o papel de parede.
  • Colunas... Podem ser não apenas clássicas com moldagem em estuque, mas também muito invulgares: feitas de metal, bambu, tijolo, etc. Tudo depende do estilo da sua sala.
  • Vasos... Para interiores clássicos, os tradicionais vasos de chão grandes, que podem ser encontrados em museus, são adequados. Para estilos como moderno ou high-tech, é melhor escolher opções de formas inusitadas, que lembrem objetos de arte da arte moderna.
  • Molduras... Eles dão ao interior uma aparência acabada, então você não deve negligenciá-los.
  • Têxtil... Almofadas aconchegantes no sofá, cobertor macio na poltrona e carpetes certamente darão aconchego e aconchego ao interior. Além disso, são eles que podem se tornar acentos de cores. Se desejar, eles podem ser facilmente alterados e, em seguida, o interior brilhará de uma nova maneira.

Ideias lindas

A sala de estar em estilo clássico parece respeitável e cara. O uso de materiais naturais caros enfatiza o status e o bom gosto de seus proprietários.

O interior da sala de alta tecnologia é semelhante ao cenário dos filmes sobre o futuro. A tecnologia e a iluminação modernas apenas aumentam este efeito.

      A delicada e romântica sala de estar em estilo provençal vai despertar os mais ternos sentimentos. É bom estar aqui e organizar reuniões familiares saudáveis.

      Você aprenderá a evitar erros ao decorar a sala no vídeo abaixo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa