Móveis de sala de estar

Móveis de sala: variedades, dicas de seleção e localização

Móveis de sala: variedades, dicas de seleção e localização
Contente
  1. Visualizações
  2. Funcionalidade
  3. Materiais (editar)
  4. Espectro de cores
  5. Solução de estilo
  6. Projeto
  7. Visão geral dos fabricantes
  8. Como escolher
  9. Regras básicas de colocação
  10. Dicas e Ideias
  11. Belos exemplos

Mesmo que um apartamento não tenha um grande número de cômodos, a maioria das pessoas tenta abrir nele um espaço para uma sala de estar. É bom nos reunirmos à noite para assistir ao seu filme favorito, relaxar após um árduo dia de trabalho ou fazer uma festa com amigos e familiares. Seu equipamento desempenha um papel significativo. Os móveis não devem ser apenas funcionais, mas também criar um estilo individual que reflita as preferências e o caráter dos próprios proprietários.

Visualizações

A quantidade de móveis, seu estilo e tamanho dependem muito do tamanho da própria sala. Mas este não é o único parâmetro no qual você deve confiar ao escolher um conjunto completo. Vamos descobrir que tipo de mobília é tradicionalmente colocada na sala de estar.

Parede ou estante

Esses itens são projetados para a colocação conveniente de coisas, livros, fotografias, TV e outros equipamentos de áudio e vídeo. E se mesmo no passado recente se dava preferência aos headsets (paredes), hoje é possível encontrar cada vez mais racks e slides.

Eles ocupam menos espaço e há muitas opções de colocação. Nesse caso, os módulos individuais podem ser suspensos. Isso confere à estrutura toda leveza e leveza.

Móveis macios

O conjunto tradicional de um grande sofá e duas poltronas está gradualmente perdendo sua posição. Em interiores modernos, os designers tentam liberar o máximo de espaço possível. Portanto, eles são substituídos por pufes... Eles podem ser absolutamente de qualquer tamanho, cor e forma. Freqüentemente, eles apenas complementam o sofá. Nesse caso, eles podem ser movidos para ele, aumentando sua área, ou usados ​​separadamente.

Zona de Jantar

Existem duas opções de colocação da zona de refeições: na cozinha e na sala de estar. Isso geralmente se deve ao fato de que uma pequena cozinha simplesmente não pode acomodar todos os membros da família. Outro motivo é a combinação dessas duas salas em um único espaço.

Uma grande mesa de jantar com cadeiras para todos os membros da família cria uma sensação de conforto e casa. Se a família for pequena (1-2 pessoas), você pode passar sem ela.

Área de Trabalho

Nem todo mundo tem a oportunidade de organizar seu escritório pessoal no apartamento. Mas um desktop ainda é necessário. Algumas pessoas preferem colocá-lo no quarto, enquanto outras equipam uma área de trabalho na sala de estar. Aqui você precisa se certificar de que não ocupa muito espaço, mas ao mesmo tempo é conveniente e funcional. Se necessário, a mesma mesa pode ser usada para criatividade (artesanato com crianças, desenho e muito mais).

Zona de descanso

Além da mobília estofada principal, você pode providenciar um sofá ou cadeira separada para a leitura de seus livros ou revistas favoritas. Claro, isso também pode ser feito no sofá. Mas como é bom acender um abajur ou abajur com luz suave, se enrolar em um cobertor e, enquanto bebe um café, mergulhe na leitura do seu livro preferido. Ao mesmo tempo, você não interferirá com sua família assistindo a um filme ou trabalhando no computador.

Outros móveis

Ao listar os principais tipos de móveis de sala, não se pode deixar de levar em consideração o fato de que cada família é única. Alguns adeptos de um estilo de vida ativo e raramente ficam em casa, outros estão empenhados na criatividade e na música. Todos esses hobbies podem exigir móveis separados, que deverão ser colocados na sala de estar. Por exemplo, para artesãs é uma mesa confortável com muitas gavetas, para músicos - um piano, para artistas - um cavalete.

Funcionalidade

Antes de comprar móveis, você deve entender claramente para que finalidade você precisa deste ou daquele item. O slide de que você gosta pode ser infinitamente bonito e causar uma tempestade de emoções, mas é importante entender se ele acomodará tudo de que você precisa e se caberá no tamanho. É por isso a funcionalidade ainda deve estar em primeiro plano.

Para relaxar

Você pode relaxar após um dia de trabalho ou um fim de semana agitado em um sofá aconchegante. Antes de comprar, calcule exatamente o tamanho que deve ter... Afinal, toda a família deve sentar-se confortavelmente nele. Locais adicionais para relaxamento também podem ser previstos - pufes, sofás, poltronas. Se o estilo permitir, você pode colocar o pufe, popular hoje. É confortável sentar e deitar e, se necessário, você pode facilmente ir para outro lugar.

Para receber convidados

Passamos a maior parte de nossas noites com nossa família. Portanto, não seria apropriado comprar e equipar uma área separada apenas para receber convidados. Basta pensar nas opções para pequenas permutações, se necessário.

Por exemplo, a mesa de jantar pode ser movida para o lugar da mesa de centro, que acomodará confortavelmente todos os convidados que vierem.

Para trabalho e criatividade no PC

Já mencionamos que uma tabela separada pode ser necessária para esses fins. Se o grupo de jantar estiver localizado na sala de estar, você poderá usá-lo. Mas não será muito conveniente. As famílias podem querer beber chá ou jantar, e neste momento você estará trabalhando a todo vapor na criação de uma obra-prima feita à mão, ou uma pilha de papéis está espalhada e um laptop está aberto. Além disso, se você ficar sentado em frente ao computador por muito tempo, precisará de uma cadeira especial para reduzir a carga sobre a coluna.

Para refeições em família

Este é um grupo de jantar tradicional - uma grande mesa e cadeiras. A propósito, não precisa ser muito grande se apenas algumas pessoas morarem no apartamento. Seu equipamento também pode variar dependendo do tamanho da sala e de suas necessidades.

Por exemplo, você pode comprar uma mesa de transformação. Pode ser dobrado após as refeições para toda a família e dar espaço para brincadeiras com as crianças.

Armazenamento de coisas

Para isso, não é necessária a instalação de grandes armários, o que certamente “consumirá” parte do espaço. Pense no que exatamente você precisará armazenar no cômodo. É bem possível que uma cômoda seja suficiente. Outra opção seria módulos embutidos. Especialmente se a sala tiver nichos em uma ou mais paredes. Será difícil colocar móveis padrão neles, mas é perfeitamente possível instalar guarda-roupas embutidos em um pedido individual.

Pratos, livros, documentos

Muitas vezes, nos aparadores soviéticos, podiam-se ver pratos de cristal em aparadores com pernas. Isso foi considerado um sinal de riqueza. Mas este tempo acabou irrevogavelmente. Sim, e grandes bibliotecas agora são bastante raras. É por isso exibir livros, fotografias e pratos em seções abertas ou transparentes é mais uma técnica de decoração do que uma necessidade real de colocar esses itens em prateleiras e racks.

Materiais (editar)

Os fabricantes de móveis para salas de estar nos oferecem várias opções para organizar essas salas. Podem ser altos ou baixos, com módulos suspensos e prateleiras abertas, em vidro e madeira. É dos materiais usados ​​na produção que o preço do produto acabado depende em maior medida.

Madeira

Material confiável e durável... Ao escolher, preste atenção ao fato se eles oferecem a você móveis de madeira maciça ou é de material prensado e colado. Além disso, a durabilidade e as características físicas são altamente dependentes da espécie de madeira. Por exemplo, o carvalho será muito durável, mas bastante pesado. Os produtos de pinho distinguem-se pela sua leveza, mas são facilmente riscados e danificados por esforços mecânicos, uma vez que a madeira é bastante mole.

Aglomerado e fibra

Materiais modernos que são frequentemente usados ​​na fabricação de móveis de gabinete. O papelão tem as melhores características e pode ter uma textura diferente, mas é muito mais caro que o papelão. Na maioria das vezes, apenas as fachadas são feitas dele, enquanto o resto dos elementos ocultos são feitos de aglomerado mais barato.

Metal

Nem todo mundo aceita a presença de estruturas metálicas em sua própria sala. Mas eles também podem parecer muito lacônicos e elegantes, se você pensar sobre o design geral da sala com antecedência. Desnecessário dizer, as excelentes propriedades físicas de tais móveis. É forte, durável e não requer manutenção adicional.

Se falamos sobre a sala de estar, então é perfeitamente aceitável colocar uma mesa de centro sobre pernas forjadas ou um rack com uma base de metal.

Couro

Sofá e poltronas com estofamento em couro natural sempre pareça caro e respeitável... Mas muitos usuários afirmam que na prática, os têxteis comuns são mais confortáveis. O couro também pode ser usado para estofar as costas das cadeiras, apoios de braços e até mesmo algumas prateleiras (para criar uma aparência consistente).

Copo

A mesa de jantar se dissolverá visualmente no espaço. Em que tal item é bastante durável e confiável. E também o vidro pode ser encontrado no desenho de seções de paredes e slides. Prateleiras para prateleiras e outros sistemas de armazenamento são feitas a partir dele.

Plástico

Este material está sendo aprimorado a cada ano. Hoje, alguns de seus tipos são muito difíceis de distinguir da madeira natural ou mesmo do mármore. Ao mesmo tempo, continua sendo um dos materiais mais acessíveis. Os designers adoram por sua flexibilidade e durabilidade. Pode ter quase qualquer, até mesmo a forma mais bizarra.

Acentos têxteis

Não se esqueça que, além dos materiais básicos, os móveis costumam ser decorados ou estofados com tecidos. A vida útil de seus estofados dependerá de sua qualidade. Uma boa escolha de cor e estilo criará um certo clima. Ao mesmo tempo, todos os elementos têxteis devem combinar bem uns com os outros.

O estofamento de móveis estofados, toalhas de mesa, cortinas e tapetes deve estar em harmonia e complementar-se, e não ser objetos separados que não se encaixem no estilo geral.

Espectro de cores

A impressão geral e o design final dependerão da escolha da cor da sala. A cor dos móveis deve estar em harmonia com a decoração das paredes e do teto.... Mas isso não significa de forma alguma que devam ser idênticos ou mesmo semelhantes.

Interior monocromático

Se você olhar para a roda de cores do designer, encontrará muitos tons para cada cor. É nesta base que os interiores monocromáticos são construídos.

Contrastes

Se a opção anterior parecer muito enfadonha para você, tente criar seu próprio interior contrastante exclusivo. Por exemplo, para a sala de estar, onde as paredes e o piso têm acabamento em cores suaves, você pode comprar um sofá original e brilhante, que funcionará como um destaque de cor.

Tons brilhantes

Não precisa ser branco puro. Esta gama de cores também inclui cores pastéis, que são muito agradáveis ​​aos olhos. Muitos têm medo deles, pois os consideram facilmente sujos. Mas em móveis escuros, a poeira e a sujeira são ainda mais visíveis do que nos claros.

Gama escura

Estes incluem tons populares como wengué, preto, marrom e cinza. Deve ser entendido que a cor escura torna o espaço menor e, portanto, não deve ser superior a 60% do total. Se a sala for pequena, é melhor usar tons como adicionais e não básicos.

Solução de estilo

Os fabricantes hoje prestam grande atenção ao estilo e ao design dos móveis. Eles, como ninguém, entendem que cada objeto no interior deve enfatizar sua singularidade e criar um certo clima. Os mais populares e exigidos hoje são os seguintes estilos e orientações de design de móveis:

  • moderno;
  • Provence;
  • loft;
  • alta tecnologia;
  • neoclassicismo;
  • Estilo escandinavo;
  • minimalismo;
  • país.

Cada um deles é único em sua própria maneira e possui características distintas. Mas os designers não estão acostumados a oferecer soluções padronizadas. Portanto, muitas vezes você pode ver uma mistura de um ou mais estilos em uma sala de estar. Aventurar-se em tal experimento sem a experiência apropriada é um negócio arriscado. Em vez de um design elegante e exclusivo, você pode acabar com uma "mistura pré-fabricada". É por isso ainda é melhor recorrer a especialistas ou escolher uma opção entre os modelos prontos.

Projeto

O design de móveis é amplamente determinado pelo estilo em que é feito. Mas isso não significa que todos os fones de ouvido minimalistas serão semelhantes uns aos outros. Sim, eles terão características comuns (como linhas retas e falta de elementos decorativos), mas cada um deles ainda será único e bom em sua própria maneira.

Assim, os móveis lacados podem ser encontrados em versões clássicas, e os móveis forjados são mais adequados para salas de loft ou de alta tecnologia. Mas aqui também depende muito da forma, tamanho e esquema de cores.

Visão geral dos fabricantes

Existem muitos fabricantes de móveis no mercado. Entre eles estão empresas russas e estrangeiras. Cada um deles apresenta seus produtos. Pode variar em estilo, qualidade de materiais e fabricação, preço, equipamento. É importante encontrar opções dignas entre eles.

Bielo-russo

Nossos vizinhos mais próximos também se destacaram na produção de móveis para salas de estar. Os fabricantes bielorrussos acompanham os tempos, a maioria das empresas possui sites com preços e catálogos. Além disso, anualmente no país são realizadas mostras de móveis, onde fabricantes trocam experiências e discutem tendências da moda. Entre os líderes de mercado estão as seguintes empresas: Bobruiskmebel, Zaslavskaya Furniture Factory, Neman, Pinskdrev.

russo

Nossos principais fabricantes não ficam atrás e às vezes superam os estrangeiros em qualidade e variedade de produtos apresentados ao mercado.Eles podem estabelecer preços razoáveis, uma vez que não têm que pagar direitos alfandegários e os custos de envio são mais baratos.

Entre os líderes do mercado nacional estão firmas como Shatura-Mebel, Lazurit, TriYa, Soyuz-Mebel e Stoplit.

polonês

Entre os fabricantes de móveis poloneses, há tanto empresas muito pequenas que produzem móveis de classe econômica quanto empresas mundialmente famosas. De um modo geral, o mobiliário polaco distingue-se pela sua cor invulgarmente colorida, atenção aos detalhes e excelente acabamento e matérias-primas. Aqui estão as 5 principais empresas cujos produtos têm maior demanda:

  • Libro;
  • Bydgoskie Meble;
  • Gala Collezione;
  • PMW;
  • Etap Sofa.

italiano

As fábricas de móveis italianas não podem ser ignoradas. Este móvel é considerado um ícone de estilo e graça. Para sua produção são utilizados materiais de alta qualidade, e o design atende às últimas tendências da moda.

Refinado e caro - é assim que você pode descrever os móveis italianos.

Os seguintes fabricantes de móveis italianos ganharam popularidade particular na Rússia:

  • Cassina;
  • Savio Firmino;
  • Poltrona Frau;
  • Angelo Cappellini;
  • Valderamobili.

Como escolher

Encontrar a peça de mobiliário perfeita para a sua sala de estar não é fácil. Existem muitos fatores a serem considerados aqui. Mas mesmo tendo encontrado a opção ideal, o preço pode não combinar com você. Vamos descobrir o que procurar ao escolher.

Preço

A gama de preços dos móveis é bastante ampla. Na maioria das vezes, modelos de boa qualidade feitos de materiais naturais são muito caros. E também o preço depende do número de itens... Se um mini-rack e um sofá forem suficientes para o seu hall, então será barato. Ao comprar um grande conjunto de armários, estantes e todo um conjunto de móveis estofados, você terá que gastar uma quantia muito maior.

Dimensões (editar)

As dimensões dos móveis devem corresponder aos metros quadrados disponíveis. Uma pequena parede parecerá solitária contra uma parede longa e vazia. Por outro lado, não sobrecarregue o espaço já modesto com itens desnecessários. Sim, você colocará tudo o que precisa nesses armários, mas a aparência geral da sala ficará arruinada.

Ao escolher opções prontas, pode ser difícil encontrar o tamanho ideal de mobiliário. Este problema pode ser facilmente resolvido entrando em contato com um fabricante de móveis especializado. Neste caso, você tem a garantia de colocar todos os itens e eles vão combinar perfeitamente uns com os outros.

Qualidade

Este parâmetro deve receber atenção especial. Se você comprar móveis do fabricante, concentre-se nas marcas que já se mostraram bem no mercado. Não será supérfluo consultar especialistas nesta área, se houver algum em seu ambiente.

Com a escolha de uma empresa que fabrica móveis sob medida, a situação fica mais complicada. Mesmo em cidades pequenas, você pode encontrar mais de uma ou até duas organizações desse tipo. Não é lucrativo encomendar móveis em cidades maiores ou mesmo entrar em contato com os artesãos da capital. Afinal, você terá que pagar pela entrega, e também surgirá a dúvida de quem fará a coleta da mercadoria trazida. Portanto, recomendamos que você colete informações sobre a empresa com a qual deseja entrar em contato antes mesmo de sua primeira visita. Amigos, conhecidos, colegas e sites de revisão especializados irão ajudá-lo com isso.

Quanto à qualidade, então aqui é melhor pagar a mais por uma opção confiável do que comprar móveis de fabricantes duvidosos a preços baixos. Você não compra por um ano. E, portanto, deve servir por muito tempo, sem trazer problemas e custos adicionais.

Composição familiar

Na escolha dos móveis, é necessário levar em consideração quantas pessoas residem permanentemente no apartamento. Todos os membros da família devem estar confortáveis ​​e confortáveis. Se este for um sofá, então é melhor escolher um onde todos possam se encaixar facilmente. A mesma regra se aplica à mesa de jantar e ao número de cadeiras atrás dela.

E também vale a pena prestar atenção na conveniência de uso deste ou daquele item por crianças ou idosos. Prateleiras muito altas serão inconvenientes para a última categoria de inquilinos. Embora isso ajude a colocar as coisas que precisam ser mantidas fora do alcance das crianças.

Versatilidade

    Hoje não é necessário comprar kits apresentados em showrooms e lojas. Os vendedores ficarão felizes em oferecer a você a confecção de seu próprio kit de composição. Isso significa que, a partir dos módulos e seções disponíveis, você pode escolher apenas aqueles de que precisa e se adaptam.

    Isso permite que você crie seu próprio conjunto universal de móveis. Preste atenção ao estilo. Modelos muito brilhantes e incomuns podem rapidamente sair da moda e ficar entediados com você. Não persiga as últimas tendências.

    É melhor escolher uma opção universal mais simples que pode caber facilmente em qualquer interior.

    Funcionalidade

    Os fabricantes estão cada vez mais tentando combinar várias funções em um item. Isso é feito principalmente para economizar espaço. Se você comprar um sofá grande, ele também pode ser um lugar para guardar a roupa de cama e servir como cama adicional (ao desdobrar). Esses itens de transformador tornam a vida muito mais fácil, economizando custos desnecessários e liberando espaço no apartamento.

    Hoje você pode encontrar armários incomuns, atrás das portas das quais tudo pode ser escondido. Para alguns, é muito importante colocar uma mesa de trabalho dobrável lá. Pode ser um local para trabalhar em um PC ou um pequeno canto para artesanato. Outros preferem esconder a cama dobrável ali. Outros ainda precisam colocar uma mesa de jantar e uma barra em um nicho. Existem muitas opções aqui, então antes de dar preferência aos modelos padrão, pense nessas opções interessantes.

    Combinação de todos os elementos

    Ao escolher elementos e objetos individuais, comece pelo estilo geral da sala. A sala deve dar a impressão de um único espaço lacônico. Melhor pense com antecedência o que e onde você terá um estande, e qual o tamanho deste ou daquele objeto... Se este for um guarda-roupa ou uma prateleira, então pense se você quer as linhas retas usuais e cantos agudos, ou talvez dê preferência a móveis curvos (as fachadas são arredondadas).

    No último caso, você suavizará significativamente as linhas da sala. Essa ideia pode ser apoiada com móveis estofados adequados com formas e linhas suaves e aconchegantes. Um tapete macio com pelo comprido complementará a imagem. E vice-versa, se você pode traçar formas e linhas claras e rígidas (na decoração de paredes, pisos), então os móveis também devem ter as formas geométricas corretas.

    Regras básicas de colocação

    É difícil dar um cenário universal para a disposição de móveis em uma sala de estar. Cada sala tem parâmetros individuais... E a funcionalidade pode ser muito diferente. Mas ainda existem várias opções testadas pelo tempo.

    Vista fechada da disposição dos móveis

    As prateleiras (parede, corrediça ou prateleiras) estão localizadas ao longo de uma das paredes, e uma TV também está instalada lá. Móveis estofados separam a área da sala em torno desta composição. O resto do quarto pode ser usado como área para refeições. Deve-se notar que esse arranjo veio do Ocidente e requer muito espaço.

    Visão aberta da propagação

    O cenário a que estamos acostumados para organizar todos os itens internos ao longo das paredes. O meio geralmente não é usado. Para torná-lo mais confortável, ele é coberto com tapetes, peles e similares. Este layout permite que você deixe muito espaço aberto.... Isso é verdade quando há crianças em casa que gostam de brincar e brincar.

    Se falamos sobre as regras básicas para a disposição dos móveis na sala de estar, você deve se basear em vários pontos.

    1. Conveniência. Durante a operação, você não deve ter nenhuma dificuldade. As passagens estreitas dificultam o acesso a uma parte ou outra da sala.E pense também se todos os armários e prateleiras têm acesso direto, se outros objetos interferem na abertura e no fechamento das portas.
    2. Estilo. Independentemente de quantos móveis você tenha na sala de estar, toda a composição deve parecer concisa. Você pode ter que desistir de alguns itens em favor da beleza e do estilo. Não atravesse o espaço.
    3. Funcional. Não basta escolher um bom sofá macio, é preciso também colocá-lo de forma que todos os sentados possam ver bem a TV. O mesmo se aplica a poltronas, se houver.

    Dicas e Ideias

    Ao organizar sua própria sala de estar, não é necessário seguir regras e técnicas geralmente aceitas para seu design. Tente criar algo verdadeiramente único com um caráter distinto. Admirar e estar em uma sala onde cada detalhe é pensado por você pessoalmente é duplamente agradável.

    Elabore um projeto de design

    Antes de sair para comprar móveis, e melhor ainda, antes de iniciar a reforma, elabore um projeto de design para as futuras instalações. Se você não tem habilidade para trabalhar com editor gráfico, imagine e tente desenhar sua futura sala de estar. Isso o ajudará a determinar que tipo de mobiliário e em que estilo se adequa a você, bem como suas dimensões.

    Pense na funcionalidade

    O conjunto final de móveis dependerá das funções que a sala irá desempenhar. Se for apenas um banheiro, móveis estofados e um suporte para TV serão suficientes. No seu caso, outros itens podem ser adicionados, como uma cadeira de massagem ou piano, uma cadeira alta ou uma área de esportes. A localização e o tamanho de todos esses itens devem ser pensados ​​com antecedência.

    Exclusividade ou soluções padrão

      Na hora de escolher os móveis para a sala, você pode contar com cenários prontos e comprovados para sua disposição e configuração. Mas ninguém o proibirá de fazer seu próprio projeto de design. Para sua implementação, provavelmente, você terá que entrar em contato com uma empresa de móveis sob medida.

      Vale a pena pagar a mais

      Em lojas e sites da Internet, você pode encontrar móveis de versões econômicas a modelos supercaros. Mas vale a pena gastar uma fortuna em uma mesa ou em uma cômoda feita à mão. Não pode haver uma resposta definitiva.

      Para colecionadores e amantes da antiguidade, a resposta é inequivocamente positiva, mas se você é uma família jovem e tem vários filhos crescendo, os gastos não serão razoáveis, porque inquietações podem danificar esses itens caros.

      Belos exemplos

      Sala de estar estilo loft com mobília maciça e brutal. Esses móveis são preferidos por pessoas autoconfiantes que conhecem seu próprio valor e respeitam os outros.

      Design minimalista de sala de estar não significa uma total falta de móveis. Todos os módulos e gabinetes são bem camuflados e se fundem com as paredes.

            Interiores clássicos exigem o uso de materiais de qualidade. Só neste caso a sala de estar terá um aspecto digno e elegante.

            sem comentários

            Moda

            a beleza

            casa