Móveis de sala de estar

Móveis de sala italianos: características e melhores modelos

Móveis de sala italianos: características e melhores modelos
Contente
  1. Pegada histórica
  2. Itália moderna: o que é?
  3. Qual é o motivo de tanta popularidade?
  4. Produção e variantes
  5. Como pode ser uma sala de estar?
  6. Que acessórios devo escolher?
  7. Ideias para inspiração: os 5 melhores exemplos bonitos

Se existe um país na Europa cuja história da arte milenar ainda pode ser vista no interior de casas e apartamentos, esse país é a Itália. A estética italiana, dizem os especialistas, influenciou claramente o design moderno. São interiores elegantes, paleta de cores aconchegantes, ecos da arte tradicional na forma de afrescos ou inclusões esculturais.

É normal que o estilo italiano misture os clássicos da região e se entregue às tendências ultra-trendy para que essa mistura se transforme em um luxo confortável. É dada especial atenção ao mobiliário italiano para a sala de estar.

Pegada histórica

Mesmo no design de interiores moderno na Itália, há ecos históricos. Os interiores são reconhecíveis por seus espaços tradicionais iluminados e arejados e seu plano aberto preferido. E hoje na sala, que você decide decorar com móveis italianos para agradar às tradições italianas, você pode ver ecos da Idade Média, do Renascimento e do Barroco.

Inicialmente, os romanos tentaram não se envolver em entesouramento. Até a nobreza preferia o espaço e a planta aberta a muitos móveis. A habitação tinha apenas o que era realmente necessário: cadeiras e uma mesa, um sofá, dispositivos de iluminação. Uma cômoda era menos comum; um armário de madeira com portas também não estava em todas as casas. No início, a decoração era insignificante, mas depois deixou de ser nos quintais internos. As decorações ficaram mais detalhadas.

A decoração interior era parte integrante da vida romana e tornou-se um clássico. Mas o valor do espaço aberto não foi perdido. O pedido deu origem a vilas onde romanos ricos podiam escapar do calor do verão. Existe um tal conceito - "villa toscana", o projeto deste edifício deveria contribuir para a fusão do homem e da natureza. O que estava fora da villa tinha que se sobrepor, estar em harmonia com sua decoração interior. A decoração natural natural era apoiada pela decoração interior, todos juntos "soavam" organicamente e eram confortáveis ​​para uma pessoa.

Mas o interior italiano moderno - este não é um papel vegetal de um design clássico. O interior atual de uma casa italiana é mais funcional, e sua tarefa é - adaptar uma família moderna a pequenos espaços, que, no entanto, podem ser bonitos, confortáveis, próximos em espírito e ambiente às pessoas que ali vivem.

Itália moderna: o que é?

Duas escolas de design verdadeiramente notáveis ​​surgiram na Itália: o Velho Mundo luxuosamente decorado e a chamada Itália moderna. Este último é mais democrático, mas os produtos usados ​​neste estilo ainda vão ao encontro da ideia popular de móveis italianos finos e de alta qualidade. Eles são mais lisos do que os produtos da direção do Velho Mundo, eles não são tão ricamente decorados, mas o nível de luxo ainda permanece nessas coisas.

Design italiano contemporâneo:

  • mais limpo, mais expressivo;
  • tem mais combinações de preto e branco do que soluções clássicas;
  • é mais conciso.

Mas ainda mantém sotaques italianos reconhecíveis, que são lidos como "Luxo mediterrâneo"... Isso não é necessariamente mobília - tal sotaque pode ser um lustre de cristal chique, qualquer acessório cativante e brilhante que definitivamente não encontrará um lugar em um interior minimalista.

Se sua tarefa é recriar um interior italiano moderno e glamoroso em sua casa (no melhor sentido da palavra), então você precisa comprar móveis caros feitos de espécies de madeira valiosas. E certamente não se pode prescindir de uma "dose" moderada de luxo no interior.

O mobiliário italiano é complementado por pedras artísticas e dourados, que são associados a uma elegância luxuosa.

Qual é o motivo de tanta popularidade?

Tal aquisição é sempre cara, o verdadeiro mobiliário italiano não obedece ao princípio de preços acessíveis. Mas, apesar disso, a demanda por ele não cai. O motivo disso, pode ser explicado por vários motivos.

  • A qualidade está fora de dúvida. Mesmo os menores e insignificantes detalhes são feitos com uma abordagem de joalheria. A talha é apenas decorada, os produtos devem ser patinados, envernizados, pintados à mão. Claro, esse tipo de mobiliário é considerado uma obra-prima e é muito caro. Mas, afinal, vai demorar muito para mudá-lo, novos reparos podem tocar nas paredes, no chão e no teto, mas não nos móveis italianos de luxo.
  • Cada fábrica na Itália é uma questão de vida. Muitas vezes são empresas familiares, onde os segredos do artesanato são passados ​​da geração mais velha para a mais jovem. Existem certas tradições que nem o passar do tempo, nem mesmo as novas tecnologias que simplificam muito o processo podem quebrar.
  • Ao mesmo tempo, as inovações não passam ao largo da produção italiana de móveis. Mas eles, tecnologias de ponta, não se tornam um substituto para as tradições. Eles servem para garantir que um certo estilo e reconhecibilidade do mobiliário italiano sejam preservados, e as tecnologias modernas só melhoraram isso.
  • Os fabricantes usam apenas madeira natural, e quase sempre são tipos de madeira valiosos: tília, bordo, nogueira e cereja. Todos os elementos decorativos são da mais alta qualidade. Até hoje, folha de ouro, folheado e franja são usados ​​para decoração.
  • O tecido para estofamento dos móveis também é de alta qualidade. A maioria dos fabricantes usa couro: bezerro, crocodilo. Se forem têxteis, então muito caros.A imitação de material natural raramente é usada.
  • Se falamos de móveis estofados italianos, então muitas vezes trata-se de estofados em tons vivos, suculentos e profundos. E são modelos sempre confortáveis ​​nos quais é realmente conveniente relaxar.

Enfim, o mobiliário italiano é marca e prestígio. Não pode ser cancelado, depreciado ou interrompido por qualquer outra tendência da moda. É sempre paralelo a qualquer moda que se aproxima.

Produção e variantes

A produção de móveis na Itália pode ser dividida em três grupos: clássico, designer, moderno. O grupo clássico são os móveis representados por coleções cuidadosamente pensadas há muito tempo. Este é o mobiliário requintado da sala, o interior, que permanecerá inalterado por muitos anos, irá decorar a vida de mais de uma geração da família.

Móveis de design são fruto da imaginação de designers italianos contemporâneos famosos e talentosos... Isso já é algo mais moderno, talvez extravagante, inesperado, super brilhante. Mas os móveis dessa categoria também são muito procurados por pessoas de todo o mundo.

O mobiliário moderno também é feito de fábrica, mas o preço será ligeiramente inferior ao custo dos móveis dos dois grupos anteriores. Tudo é familiar aqui: alternativas à madeira maciça são usadas - aglomerado, MDF, plástico também é usado. Mas o design ainda é reconhecível, italiano.

O valor do mobiliário mediterrânico reside também no facto de algumas fases da produção ainda serem feitas à mão. O equipamento de produção não é aproveitado ao máximo, de forma que os móveis não podem ser chamados de estampagem.

Cada um desses itens caros é uma marca da habilidade de um especialista. Os artesãos italianos controlam estritamente a qualidade dos produtos, cumprem as normas europeias ao cumprir cada pequeno ponto das prescrições.

Como pode ser uma sala de estar?

A sala de estar é geralmente o cômodo principal da casa. Este quarto é recomendado para ser elegante, esteticamente perfeito (ou pelo menos próximo disso). Não apenas as linhas clássicas são inerentes ao mobiliário italiano moderno. De novo uhEste mobiliário pode agradar a mais de um estilo: do clássico ao moderno, do retro ao barroco - sempre há opções.

Via de regra, um atributo importante e frequente da sala de estar italiana é mesa central. É um objeto grande e pesado com cadeiras enormes, localizado no centro semântico da sala. Deve ser autossuficiente e harmonioso com o interior ao mesmo tempo. Alguns elementos decorativos devem se sobrepor a outros móveis da sala. A mesa precisa de decoração - é melhor se forem elementos naturais: flores e frutas, por exemplo.

Em uma clássica sala de estar italiana, eles podem "se encontrar":

  • lustre de cristal maciço;
  • uma lareira em sua forma clássica;
  • um tapete de textura densa;
  • vasos de porcelana caros;
  • molduras douradas para pinturas ou espelhos;
  • prateleiras de madeira maciças;
  • flores, as mais luxuosas, grandes e brilhantes.

Mas se você escolher, por exemplo, estilo modernopara ser organizado com móveis italianos, ajustes precisam ser feitos neste interior. Por exemplo, para a Art Nouveau, os produtos da cor wengé com linhas suaves expressivas são característicos. Cômodas com douramento, vitrines com esculturas elegantes também serão adequadas. Vale a pena comprar móveis brilhantes com pastilhas de vidro para este estilo, enquanto deve ser embalado ou modular.

O mesmo estilo moderno - aberturas, e os fabricantes de móveis italianos são capazes de recriar essas aberturas como nenhum outro. Os produtos também se diferenciam pelo polimento especial, o que os torna ainda mais luxuosos.

Que acessórios devo escolher?

Ainda assim, a sala de estar não é um conjunto de palácio, muito menos um museu. Não importa o quão chique seus móveis sejam, deve ser propício para um descanso confortável, comunicação e não assustar com seu alto preço e valor incrível. É por isso que pequenas coisas agradáveis ​​são tão importantes na organização de uma sala de estar: ajudam a criar um ambiente acolhedor na divisão.As coisas feitas à mão não vão atrapalhar o chique da sala, mas vão apenas enfatizar a harmonia do espaço.

Até hoje, as mulheres italianas adoram decorar suas casas com guardanapos bordados, lindas fronhas, rendas e outros artesanatos clássicos. Capas elegantes, almofadas decorativas e toalhas de mesa dão um visual completo ao ambiente. Lembranças, estatuetas e pratos marinhos, e outros detalhes semelhantes também serão adequados neste interior.

Ideias para inspiração: os 5 melhores exemplos bonitos

A aparência exata de uma sala de estar com móveis italianos fica melhor "contada" por exemplos de fotos.

  • Tradições que nunca ficam entediantes. Esse conjunto também pode decorar uma sala de estar relativamente pequena em um apartamento comum, se tudo estiver corretamente organizado e combinado com um fundo de decoração bem-sucedido. Não há sofá e zona de mídia aqui, mas pode-se conjeturar. E às vezes o sofá é completamente levado para a espaçosa cozinha, e a sala de estar recebe o papel de sala de jantar.
  • Uma solução clássica que também pode ser encontrada em um apartamento típico. Onde há pinturas na foto, uma TV pode ser localizada. Um lustre logo acima da mesa é uma solução comum em tal interior.
  • Esta é uma versão moderna e mais discreta de uma sala de estar moderna. Não há variação, não há atributos de "palácio", mas há características clássicas de uma forma simplificada. E essa é uma boa opção para uma família onde o marido, por exemplo, gosta da estética escandinava, e a esposa gosta de motivos italianos.
  • A sala em si é pequena, mas havia um lugar para um maravilhoso cenário italiano. Tudo se encaixou com sucesso, e a decoração enfatiza apenas os móveis requintados.
  • E este design é feito com as tendências modernas em mente. Um módulo incomum para uma zona de mídia, além de cores claras, ficará bem não apenas em uma espaçosa sala de estar de uma casa particular, mas também em um típico hall de apartamento.

Existem muitos exemplos de sucesso, inspire-se, deixe os melhores exemplos de fotos nos seus favoritos e dê o primeiro passo para a sala dos seus sonhos!

No próximo vídeo, você pode dar uma olhada mais de perto nos móveis italianos de luxo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa