Móveis de sala de estar

Prateleiras na sala: variedades e opções de design

Prateleiras na sala: variedades e opções de design
Contente
  1. Dignidade
  2. Tipos de prateleiras
  3. Zoneamento do espaço
  4. Soluções estilísticas
  5. Possibilidades de decoração
  6. Materiais (editar)
  7. Espectro de cores
  8. Lindos exemplos no interior

Cada vez mais, nos interiores das salas de estar modernas, não se encontram armários volumosos, mas sim estruturas leves em forma de várias prateleiras e racks. Essa solução tem muitas vantagens. Além da funcionalidade, eles se encaixam perfeitamente em qualquer interior.

Dignidade

Os fabricantes oferecem uma grande seleção de soluções de sala de estar prontas. O abandono das paredes clássicas em favor de tais estruturas ocorre por uma série de boas razões.

  1. Mais espaço livre. As paredes clássicas ocupam muito espaço. No entanto, eles nem sempre parecem elegantes e modernos. O rack pode ser escolhido exatamente do tamanho que você precisa. Pode ser uma única estrutura ou várias camadas de prateleiras e seções abertas do piso.
  2. Original e elegante. Se as soluções prontas não forem adequadas para você, você pode fazer um rack sob encomenda. Neste caso, será possível selecionar o estilo, tamanho e conteúdo desejados.
  3. Zoneamento espacial. Além de sua função principal - colocar todos os itens necessários, o rack é capaz de dividir laconicamente o espaço em várias zonas. Decoradores e designers costumam usar essa técnica.
  4. É lindo... Não é necessário encher todas as prateleiras da estante com livros, pratos e outros itens. Se alguns deles ficarem praticamente vazios e aí forem colocados elementos decorativos ou molduras com fotografias, o interior adquire um aspecto totalmente lacónico.
  5. Funcionalidade. As estantes são geralmente muito menores em tamanho do que os armários e paredes clássicos. Mas eles são capazes de acomodar tudo que você precisa.Seções inferiores fechadas podem armazenar roupas, e as gavetas podem armazenar documentos importantes e outras coisas pequenas de maneira conveniente.

Tipos de prateleiras

Existem no mercado estantes de diversos formatos, cores e tamanhos. Mas todos eles podem ser condicionalmente divididos em vários tipos principais.

Prateleiras clássicas

É uma construção de piso com prateleiras abertas. Eles podem ser de tamanhos diferentes.

O número dos próprios departamentos também varia. Para facilidade de uso, algumas seções podem ser fechadas. Por exemplo, assumir a forma de gavetas dobráveis ​​ou simplesmente ser fechadas por portas de olhares indiscretos.

Prateleira

As tecnologias modernas permitem a instalação invisível de tais prateleiras. A impressão é que estão flutuando no ar, já que a montaria fica escondida. Se quiser aumentar a sensação de prateleiras "flutuantes", você pode usar a luz de fundo.

Estante

Se, no sentido clássico, esta for uma estrutura bastante complicada, então o uso de estantes com essa capacidade permite liberar espaço e colocar toda a literatura necessária.

Estruturas suspensas

Você também pode categorizar os racks de acordo com sua finalidade.

Por exemplo, o design pode ser feito exclusivamente para livros, ou você pode colocar uma TV nele.

Alguns são mais decorativos, enquanto outros são muito convenientes para armazenar livros e outros documentos e papéis.

Prateleiras de canto

Eles diferem das estantes clássicas apenas em sua forma. Com esta construção todas as partes da sala podem ser usadas com sabedoria. Na maioria das vezes, o canto permanece sem uso e, quando um rack de canto é colocado nele, o espaço se torna decorado e funcional.

Zoneamento do espaço

Muitas vezes, a sala de estar desempenha várias funções ao mesmo tempo. A divisão competente do espaço ajudará a destacar e manter a unidade da sala, ao mesmo tempo que atribui certas áreas da sala para certas necessidades. A questão do zoneamento é especialmente relevante em cozinhas e salas de estar. Nessas instalações, não se quer erguer divisórias, mas ainda é necessário separar a cozinha do hall. Um rack de partição será uma solução excelente.

As secções, abertas em ambos os lados, permitirão manter a unidade da divisão, mas destacam claramente as zonas necessárias. Além disso, pode ser totalmente usado para armazenar várias coisas e objetos.

Neste caso, o rack está localizado na fronteira da cozinha e da sala. O comprimento e a altura de uma partição improvisada dependem do design geral da sala e de suas preferências. Mas mesmo em uma sala de estar comum, o rack pode atuar como um elemento de separação. Dependendo das áreas disponíveis, eles podem separar a área de trabalho (com uma escrivaninha) da área de relaxamento ou designar onde termina a área de relaxamento e a biblioteca doméstica começa com uma poltrona confortável e uma luminária de chão.

Soluções estilísticas

Não leve a estante apenas como forma de colocar tudo o que necessita. Considere seu estilo. Os modelos clássicos de madeira continuam a ser os líderes. Mas isso não significa que as opções terminem aí.

Se você deseja criar um projeto de design verdadeiramente original, vale a pena prestar atenção aos detalhes. O rack pode ser feito em absolutamente qualquer estilo e design.

Portanto, você não deve limitar sua imaginação e dar preferência às opções comuns. Apresentamos a sua atenção apenas uma parte dos estilos em que uma estante comum pode ser feita.

  • Arte pop. Nesse caso, ele simplesmente precisa ser inteligente e cativante. Cores saturadas e combinações inesperadas são o "truque" dessa direção de design.
  • Loft. Além de seu "cartão de visita" - uma parede de tijolos, é caracterizada pela presença de volumosos móveis de madeira natural. É importante notar que um rack feito com esse material vai custar muito menos do que um guarda-roupa. Afinal, faltam fachadas e paredes traseiras.
  • Minimalismo. Neste caso, o design leve com linhas claras enfatizará apenas o design minimalista. Para que o rack se dissolva completamente no espaço, você pode fazer em bege ou branco.
  • Eco-style. Incentiva o uso de materiais naturais ecologicamente corretos. Um rack feito de madeira clara ou decorado com bambu se encaixará perfeitamente em uma sala de estar.
  • Alta tecnologia e industrial. Nesse caso, os racks podem ser de metal ou até mesmo de ferro fundido. Não pense que tais construções são pesadas e pesadas. As tecnologias modernas os tornam leves e elegantes.

Possibilidades de decoração

Já apresentamos algumas ideias sobre o estilo que você pode usar para sua estante. Mas é importante notar e a capacidade de dar-lhe várias formas. No sentido clássico, este é um projeto com seções abertas retangulares. Mas os designers modernos oferecem muitas opções não triviais. Se você colocar as prateleiras não estritamente na horizontal, mas em um ângulo, células em forma de diamante serão formadas.

Não é necessário que todas as seções façam isso. Alguns compartimentos no meio do rack serão suficientes.

Seções desproporcionais podem ser outra solução. Por exemplo, em uma fileira eles terão uma altura pequena e, na outra, ocuparão muito espaço. É impossível listar todas as opções possíveis. Basta despertar o artista em você e criar seu próprio design exclusivo.

Materiais (editar)

Você pode projetar um rack não apenas em diferentes estilos e cores, mas também usar diversos materiais para sua produção.

Aglomerado e fibra

Esses materiais são usados ​​há muito tempo na fabricação de diversos móveis. Racks não são exceção. O aglomerado e o painel de fibra permitem que você imite quase qualquer material natural. Vai custar menos do que usar madeira natural. Diferentes tipos de árvores têm um padrão e uma cor característicos. Isso está totalmente refletido em suas cópias. Ao mesmo tempo, em qualquer faixa de execução do seu interior, você encontrará uma tonalidade adequada.

O wenge escuro irá enfatizar a originalidade do estilo mediterrâneo e o bordo claro é adequado para salas de estar em um estilo moderno ou mesmo romântico.

Se você está planejando estilizar uma sala de estar antiga, então sua escolha é um carvalho cinza (ou envelhecido). Além dessas opções, é possível escolher papelão imitando pedra, mármore, bambu, casca de árvore ou outro material.

Madeira natural

Esta opção parece mais respeitável e cara do que a anterior. Mas não se esqueça do alto preço desses racks. Além do mais, madeira vai requerer cuidados especiais... Pode inchar com muita umidade, secar e rachar se estiver ausente.

Metal

As prateleiras não precisam ser de madeira. Em alguns interiores, são as opções de metal que parecerão mais vantajosas. Como a estrutura não tem paredes, ela não bagunçará o espaço e dará a impressão de um enorme cofre de ferro.

Copo

Muitos têm medo desse material por causa de sua fragilidade. As tecnologias modernas permitem fazer vidro absolutamente transparente, que não é inferior em suas características técnicas ao plástico. Mas vale a pena se preocupar com os cuidados adicionais.

Todos sabem que, após qualquer toque no vidro ou espelho, uma marca invariavelmente permanecerá. Além disso, não será possível limpá-lo simplesmente com um pano úmido, pois neste caso as manchas não podem ser evitadas. Mas se pretende um design tão original na sua sala e está preparado para o tratar, esta é uma óptima opção para o hall.

Espectro de cores

Pelo material acima, é absolutamente claro que o rack pode ser feito em qualquer cor. Mas ainda existem várias direções principais.

Tons brilhantes

Eles não desordenam a sala, são claros e concisos.

Ao contrário da crença popular, é muito mais fácil cuidar de móveis de cores claras.Poeira e outros contaminantes menores são menos perceptíveis nele.

Prateleiras escuras

Eles são lindos e organizam a geometria de todo o espaço. Linhas escuras, retas e regulares no interior não podem passar despercebidas. Mas deve ser entendido que eles não devem existir por si próprios, mas fazer parte da composição geral.

Cores brilhantes

Para interiores arrojados e ousados, essas estantes incomuns são adequadas. Os materiais modernos (filme, plástico) permitem que você faça designs em absolutamente qualquer cor. E se os fabricantes raramente decidem por tais experimentos, então, ao entrar em contato com uma empresa especializada, você receberá uma grande paleta de cores e tons.

Lindos exemplos no interior

O rack na cor wengé tem um visual muito estiloso. Em que a direção diferente das prateleiras apenas enfatiza sua singularidade e originalidade.

Prateleiras de vidro não desordenam o espaço. Não tenha medo de que ele se parta, o vidro temperado orgânico pode suportar cargas pesadas e até impactos.

Prateleiras claras irão definir o clima para toda a sala. Um sotaque tão brilhante falará sobre a disposição alegre e amigável de seus proprietários e os deixará em um estado de espírito positivo.

Como fazer uma estante com estilo, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa