Móveis de sala de estar

Cadeiras na sala: variedades e critérios de seleção

Cadeiras na sala: variedades e critérios de seleção
Contente
  1. Visão geral da espécie
  2. Materiais (editar)
  3. Dimensões (editar)
  4. Opções de design
  5. Como escolher?
  6. Belos exemplos

A sala de estar é o cômodo mais importante de qualquer casa. A atenção de qualquer pessoa que entra na sala está voltada não apenas para o design do fundo, mas também para a disposição do cômodo. O material neste artigo irá familiarizar os leitores com os tipos de cadeiras para organizar uma sala de estar, dizer de que materiais são feitas e o que procurar ao escolher sua opção.

Visão geral da espécie

Até algumas décadas atrás, a gama de lojas de móveis não contava com a variedade de modelos que vemos hoje. A classificação moderna das cadeiras da sala de estar pode abranger diferentes critérios para agrupar modelos em categorias específicas. Por exemplo, poltronas produzidas por grandes fabricantes são cadeiras de interior e de trabalho. As modificações do segundo tipo podem ser elementos da disposição das áreas funcionais individuais dos quartos.

Esse produto pode se tornar uma alternativa a uma poltrona clássica em uma sala com quadratura limitada. É ergonômico e, muitas vezes, projetado de forma inteligente para o conforto do usuário.

No entanto, especificamente para a área de hóspedes, os produtos do primeiro tipo são adquiridos com mais frequência. Cadeiras internas podem ser convencionalmente chamadas de cadeiras largas com estofamento macio.

Dependendo do tipo, podem ter elementos auxiliares (apoios para os pés, rolos macios). Este mobiliário foi pensado para o lazer e relaxamento. Freqüentemente, é fornecido com um enchimento que pode se ajustar ao formato do corpo do usuário.

O design dos modelos pode ser diferente. A principal tarefa dos produtos de tipo interior é criar condições para o maior conforto para o relaxamento.... Neles você pode relaxar, tirar uma soneca, sentar com seu livro preferido, fazer artesanato, assistir programas na TV.

Clássico

Esta categoria inclui modelos tradicionais com pernas retas ou curvas. Os elementos estruturais auxiliares são peças funcionais que aumentam o conforto do usuário. Por exemplo, estes são apoios de braços de rolos, pufes, apoio lateral. São móveis estofados, geralmente vendidos em lojas, e são poltronas grandes com encosto alto. Isso também inclui cadeiras americanas com seu desejo por maciez e pompa.

Dobrando

Externamente, esses modelos na maioria das vezes não diferem dos comuns. Sua diferença é a possibilidade de transformação. A categoria inclui modificações-camas, poltronas e opções, complementadas por uma mesa especialm, que, se necessário, pode ser usada como cabeceira de uma cama improvisada. Produtos deste tipo são fáceis de usar, quando dobrados ocupam pouco espaço.

Eles se tornam uma salvação nos casos em que é necessário acomodar hóspedes durante a noite.

Poltronas reclináveis

Esses modelos são considerados produtos para compradores respeitáveis. Eles são capazes de se desdobrar na horizontal e proporcionam a extensão de um apoio para os pés especial. Sua transformação pode ser mecânica ou elétrica. No primeiro caso, para se desdobrar, você precisa se inclinar para trás com o corpo.

Nos modelos elétricos, basta apertar um botão e a cadeira assumirá sozinha a posição desejada. Este tipo de transformação é mais rápida, o controle pode ser através de botão, remoto, toque. Certos tipos de poltronas reclináveis ​​podem ser equipados com frigobar com opção de refrigeração, massageador e sistema de som.

Cadeira de balanço

Cadeiras de balanço não são móveis universais para salas de estar. Eles são comprados para o interior de um estilo especial, querendo enfatizar a conexão entre o mobiliário e uma ideia estilística. Os modelos deste tipo são de mola, podem ser equipados com mecanismo de pêndulo, são com corrediças e são feitos na modificação "poltrona vienense". Em algumas versões, a cadeira gira completamente, em outras apenas o assento.

Suspenso

A cadeira suspensa pode ser de diferentes tipos, este produto é caracterizado por características externas bastante específicas. Via de regra, no interior da sala, eles acentuam apenas uma pequena área de estar. Ao mesmo tempo, as modificações podem diferir no design (modelos de redes, casulos, bolas, ovos), bem como no tipo de suspensão (há teto, teto com fixação auxiliar, vigas). O melhor tipo é considerado o rack, que se caracteriza pela mobilidade.

Rotativo

Esses modelos podem parecer para alguém como móveis de negócios, no entanto, se desejado e a abordagem certa para design de interiores eles podem ocupar seu devido lugar na sala de estar, tornando-se seus destaques principais. Freqüentemente, essas modificações permitem o ajuste da altura do assento e do ângulo do encosto. Os modelos podem ter apoios de braço, às vezes sem eles. Estes últimos se distinguem por um maior apelo estético, na prática, os primeiros são mais convenientes.

Opções alternativas

Na linha de poltronas para arrumação de salas, às vezes é possível encontrar opções inusitadas de móveis. Por exemplo, podem ser modelos com braços altos, opções de massagens e até modificações para fumantes equipados com cinzeiros embutidos. Outros produtos consistem em alguns itens, por exemplo, pode ser um modelo em forma de semicírculo com um detalhe nas costas e um colchão semicircular de tipo removível.

Pelo tipo de base da cadeira na sala de estar ou no corredor, eles podem ser com e sem moldura. Os produtos do primeiro grupo diferem na aparência: são estofados macios em uma estrutura rígida. Independentemente do desejo do comprador, a base não muda de forma: a base do quadro é uma base sólida, encosto e braços. A cadeira ganha maciez devido à espessa camada de enchimento.

Análogos sem moldura são inicialmente desprovidos de qualquer estrutura rígida. Inicialmente, eram confeccionados com bolas de espuma de poliestireno. Ao rolar, este enchimento permite que você fique em uma posição confortável, é leve e não restringe o usuário na escolha de uma posição que seja confortável para ele. Na verdade, é um pufe com enchimento de espuma de bola.

Cadeiras infláveis ​​também pertencem às opções sem moldura. Eles são feitos de cloreto de polivinila resistente à tração. Esses móveis, via de regra, têm fundo reforçado, são ricas em cores e podem ser transformados. Dependendo do modelo, pode ser revestido com escovagem, imita perfeitamente um móvel com estrutura e apoio de braços e apoio de cabeça.

Quanto ao design, hoje os fabricantes produzem modelos com:

  • costas baixas ou altas;
  • braços macios e rígidos ou sem eles;
  • travesseiros nas costas ou pufe sob os pés;
  • pernas retas ou curvas, sem elas;
  • tipo diferente de enchimento e, portanto, suavidade diferente;
  • base e encosto ortopédicos ou sem este efeito;
  • mecanismo rotativo, rotativo, sobre rodas;
  • diferentes funcionalidades.

Materiais (editar)

Diferentes matérias-primas são utilizadas na produção de poltronas para a disposição de uma sala de estar. Por exemplo, se estes são modelos de um tipo suspenso, então sua moldura é criada de rattan ou salgueiro. Além disso, os fabricantes costumam usar MDF, aglomerado e plástico.

Porém, essa matéria-prima não pode ser considerada de alta qualidade e ecologicamente correta: durante a operação, é capaz de liberar toxinas para a atmosfera. O melhor material para fazer uma moldura é Madeira... Além disso, metal e móveis em contraplacado natural.

Os fabricantes costumam combinar dois materiais em um produto.

Por exemplo, pode ser uma combinação de madeira e metal, madeira e rattan, vidro. Os couros naturais e artificiais são utilizados como material de estofamento, assim como tecidos com impregnação especial, função anti-garras, tecidos que repelem a umidade e a sujeira.

Cadeiras de couro são consideradas as mais caras Eles se distinguem por sua aparência respeitável, combinam bem com outros móveis e não têm medo da umidade. Têxtil, ao contrário do couro, precisa de limpeza mais frequente e perde seu apelo estético mais rápido. Em vista disso, esse estofamento é frequentemente embalado em uma capa.

Dimensões (editar)

Dependendo da forma, do material de fabricação, do tipo de construção, da espessura do enchimento, os tamanhos das cadeiras para a disposição de uma sala são muito diversos. Cadeiras podem ser pequeno, padrão e maciço. Além do mais, nas linhas de fabricantes individuais, também existem versões pequenas ou mini.

Na venda você encontra opções com altura de 77 cm, profundidade total de 90-93 cm, profundidade do assento de 58-60 cm, altura dos apoios de braço de até 65 cm. A largura do modelo pode ser de 80 cm a 1 m. Outras opções são menores: para certos tipos de cadeiras - a largura das cadeiras de balanço não excede 70 cm, altura - 94 cm, profundidade total - 90 cm, altura do assento - 45-50 cm.

A altura do produto com o encosto pode variar de 90 a 110 cm, o comprimento médio da poltrona reclinável desdobrada é cerca de 170 cm. A altura dos apoios de braços é de cerca de 60-62 cm, a altura do assento é de 45-46 cm .A distância entre as pernas varia de 70 a 72 cm.

A altura das cadeiras pequenas normalmente não ultrapassa os 85 cm. Existem modelos disponíveis para venda cuja altura total é de apenas 70 cm com uma largura de 66 cm, uma profundidade de assento de 68 cm e uma altura de assento de 40 cm. Modelos sem braços são geralmente mais estreitos. Os análogos costumam ter forma quase quadrada. Freqüentemente, a altura de uma cadeira com encosto é praticamente igual à sua profundidade total, então as dimensões podem ser 100x100, 110x100, 110x95, 95x90, 95x85 cm.

Opções de design

As soluções de design para poltronas de sala de estar podem ser muito diversas.Como regra, os modelos são a expressão de um estilo específico de design de interiores. Se este direções de design clássico (clássico, neoclássico, classicismo), então tais produtos são oferecidos pelo desejo de solenidade palaciana. Eles são muito elegantes, muitas vezes ricamente decorados com dourados, pernas esculpidas, estofamento em tecido, às vezes com uma impressão em forma de monogramas.

O estilo inglês parece um pouco diferente. As suas cadeiras são desprovidas de um padrão descomplicado, aqui sente-se maciço, a forma é sempre pensada, o estofamento deve ser caro, por isso estas cadeiras podem ser revestidas com pele natural.

As tendências modernas, ao contrário, não tendem a apelar exclusivamente para a respeitabilidade e a solidez.

Simplicidade e expressividade estão em voga hoje. Na verdade, a ênfase dos produtos está na forma e no laconicismo. No entanto, ao fazer isso, ninguém cancela a funcionalidade, que é o princípio orientador do design.

É ela quem define a forma, a aparência, oferece diferentes soluções. Por exemplo, para estilo minimalismo isso é livrar-se completamente de qualquer decoração. É importante aqui focar na funcionalidade, conveniência e praticidade. Para moderno a forma e a curvatura das linhas são importantes. Para o salão você precisa do máximo de conforto, um pufe se encaixa perfeitamente em tal interior. Para brutalismo e alta tecnologia você precisa de modelos de designer elegantes e modernos.

Ao mesmo tempo, as cadeiras devem ser tecnológicas (por exemplo, produtos reclináveis ​​são perfeitos aqui).

Como escolher?

Para escolher as cadeiras certas para a sala de estar, você pode observar algumas dicas de estilistas de arte de interiores:

  • se não houver espaço suficiente na sala de um apartamento ou casa, é necessário levar produtos compactos;
  • opções com costas volumosas e apoios de braços são levadas para o salão espaçoso;
  • o produto deve ser funcional, o modelo estacionário pode ter uma caixa interna para guardar roupas de cama ou outras coisas;
  • as cadeiras dobráveis ​​são selecionadas levando em consideração o espaço para transformação, se não houver espaço suficiente, não adianta comprá-las;
  • a poltrona deve ser combinada com o conjunto de hóspedes principal, pode ser parte de um canto macio ou uma peça independente de mobiliário;
  • os materiais para a confecção da cadeira e do sofá devem ser os mesmos, é desejável que as formas e tendências estilísticas coincidam;
  • compram uma cadeira cara por um sofá caro e um interior luxuoso, se não houver espaço suficiente na sala, não precisa levar duas cadeiras, basta uma;
  • o produto deve ser prático, as pernas devem ser estáveis, o material de fabricação deve ser durável e confiável.

Belos exemplos

Oferecemos 10 exemplos de uma escolha bem-sucedida de poltronas que realçam o status do interior da sala de estar.

Um exemplo de organização de um quarto de hóspedes com poltronas estofadas em couro.

Modelos com almofadas, unidades modulares e moldura de madeira pintada.

Móveis respeitáveis ​​com estofamento em couro e sistema de transformação.

Modelo clássico com pernas, feito para combinar com o fone de ouvido.

Poltrona compacta com braços e almofada de assento espessa.

Conjunto de duas poltronas redondas com pés de apoio em metal.

Cadeiras com encosto alto e braços baixos, complementadas por pufes.

Modelos com estofamento em tecido, douramento e elementos decorativos esculpidos.

Uma variante de uma poltrona para organizar uma sala de estar em estilo moderno.

Cadeiras de vime com apoios de braços confortáveis ​​e costas reclináveis.

Para informações sobre como escolher uma poltrona para o interior, veja o próximo vídeo.

1 comentário

Compramos um sofá e poltronas para a sala. Também é aconselhável comprar um sofá de canto.

Moda

a beleza

casa