Florística

Tudo sobre a arte da floricultura

Tudo sobre a arte da floricultura
Contente
  1. O que é isso?
  2. Sazonalidade
  3. Materiais (editar)
  4. Instrumentos
  5. Como combinar cores?
  6. Master classes
  7. Cuidado do buquê
  8. Ideias originais

A arte de fazer belos arranjos de flores é chamada de floricultura. Hoje, esse ofício pode ser aprendido até em casa, o resultado com certeza vai agradar. Para criar um bouquet, pode utilizar várias plantas, sejam flores de interior ou artificiais, podem ser um óptimo complemento para o interior ou um presente para as férias.

Oferecemos informações mais detalhadas sobre a história da floricultura, dados sobre materiais e ferramentas de que você pode precisar, recomendações úteis.

O que é isso?

A história da floricultura é conhecida desde os tempos antigos. Se falamos dessa arte como profissão, o início pode ser considerado a virada dos séculos XIX e XX. Os profissionais sabem combinar corretamente folhas, flores e ervas, diluí-las com materiais artificiais para fazer uma peça real.

É seguro dizer que se trata de uma atividade absolutamente criativa, onde não existem regras rígidas, para que possa materializar as suas ideias, o principal é que todos os materiais necessários estejam à mão.

É interessante notar que não só a vegetação natural é usada na floricultura, mas também as flores artificiais, que muitas vezes são uma adição espetacular, além disso, esta é a melhor opção para quartos onde é impossível manter plantas vivas. Essa arte existe há muito tempo: no final do século XVII, os pátios dos nobres eram enfeitados com enfeites de flores, e a seguir começaram a plantar plantas em vasos.

Há dois séculos, os primeiros eventos solenes eram complementados por composições, pelo que podemos afirmar com segurança que se trata de uma arte antiga, ainda muito procurada e que atrai um grande número de personalidades criativas.

Sazonalidade

Muitos concordarão que as composições florísticas são relevantes em qualquer época do ano, principalmente quando falta vegetação. Claro que nem sempre tem tudo que se precisa para montar um buquê, porque é preciso levar em consideração a estação do ano, porém os profissionais cultivam plantas especialmente em estufas para não depender do clima, e isso é ótimo. Uma das principais regras da floricultura é a observância das proporções, pois na composição cada detalhe cumpre seu papel. Por exemplo, é importante levar em consideração a proporção dos tamanhos das folhas às flores, a altura do recipiente e o comprimento das hastes, até mesmo o diâmetro dos botões tem um significado próprio.

Por isso, os especialistas aderem a uma regra chamada "proporção áurea", cuja essência é dividir o buquê em 8 partes, sendo 5 delas flores. Durante o trabalho, o esquema de cores é levado em consideração, isso é necessário para que as cores se combinem, pois nos buquês nem sempre é utilizado um tipo de planta. Nesse caso, a sazonalidade desempenha um papel importante, pois a composição com margaridas não é muito adequada para o inverno, nessa época é melhor dar gladíolos.

No entanto, existem plantas que são uma exceção - gérberas, rosas, crisântemos, etc. Assim, os floristas estudam todas essas regras a fim de coletar não apenas belos, mas também buquês adequados para a estação.

Materiais (editar)

Se você decidir lidar com essa área, precisará preparar os materiais apropriados de que certamente precisará. Durante o trabalho, você pode usar várias peças, mas há algo que será difícil fazer sem. A esponja floral no desenho da composição é tão importante quanto as próprias flores. Estamos falando de uma base que cabe no fundo do container, é densa, você pode colar plantas e vários elementos nela.

O fio fino serve como um material de ligação; peças podem ser feitas a partir dele. Uma fita de cetim é um elemento decorativo que irá destacar a composição de forma bonita. Para cortes, você precisará de fita adesiva. O filme de argila é um material técnico que não deve ser visível.

Além disso, os especialistas usam feltro, papel corrugado como embalagem e outros elementos, sobre os quais você aprenderá mais tarde.

Instrumentos

Uma regra importante: não economize nas ferramentas e em sua qualidade. O primeiro auxiliar no trabalho de um florista é um podador, deve-se escolher com cuidado. Se possível, teste, segure na mão, é confortável. As tesouras são uma das ferramentas mais utilizadas, por isso é melhor ter dois pares à mão. Uma faca florística é diferente de um podador, ela é usada com hastes finas. É importante garantir que esteja sempre bem afiado, caso contrário a estrutura da planta será danificada. Para projetar um local de trabalho, você precisará de um abajur para tornar o processo o mais confortável possível.

Na hora de fazer os arranjos de flores, são utilizadas peças diferentes, que muitas vezes precisam ser fixadas, portanto, você não pode prescindir de uma pistola de cola quente, pode-se considerar aparelhos com potência de até 150 watts. Você precisará de um alicate para trabalhar com o arame, pois as curvas são fáceis de usar e são necessários cortadores para cortar. A roda de cores se tornará um verdadeiro ajudante para iniciantes na área de floricultura, junto com ela será fácil escolher os tons da futura composição, esta é uma folha de dicas para quem ainda não se acostumou. Você pode precisar de um grampeador para prender as peças.

Como você pode ver, as ferramentas são simples, mas cada uma desempenha um papel, por isso é melhor montar um conjunto completo imediatamente para que você tenha tudo o que precisa durante o seu trabalho em mãos.

Como combinar cores?

Conforme mencionado acima, a roda de cores passará a ser um auxiliar no trabalho, que terá diversas tarefas. Com esta ferramenta consegue-se harmonizar, pois é isso que se precisa para criar o bouquet perfeito. O desenho da composição é determinado desde o início, isso afeta o estilo de execução, pois existem muitos tipos diferentes. Cada planta tem sua própria textura de superfície, isso é importante considerar para obter a combinação certa.

O veludo nem sempre ficará harmonioso com o brilhante, o mesmo se aplica ao brocado ou fosco, por isso a presença de um círculo o ajudará a fazer a sua escolha para não cometer erros. A estrutura de uma planta é diferente da estrutura de outra, elas podem ser divididas em pequenas, médias e grandes formas, então você não pode prescindir de uma abordagem competente. A gama de cores é tão ampla que nem sempre é possível escolher tudo com perfeição, mas a presença de um círculo poupará tempo e encontrará algo que ficará harmonioso entre si. Isso é fácil de aprender se você usar os prompts inicialmente.

Materiais selecionados corretamente e a disposição correta dos elementos definem a dinâmica positiva da composição. Existem pontos focais no arranjo que atraem mais atenção, o centro deve ser um, não vários. Para isso, utilizam-se diferentes texturas de plantas, introduzindo-se folhas com formas inusitadas. Quanto à proporcionalidade, não só o tamanho das flores é levado em consideração, mas também as dimensões do estande ou recipiente utilizado.

Poise se traduz no equilíbrio e estabilidade do buquê no correto posicionamento das flores.

Master classes

Não é difícil criar um lindo buquê sozinho em casa se você assistir a masterclasses para iniciantes, conhecer o básico para compor uma composição e seguir as instruções passo a passo. Isso pode ser feito tanto com flores vivas quanto com flores artificiais, o principal é que você tenha os materiais e ferramentas necessários à mão. Existem diferentes técnicas para decorar buquês, você pode ver algumas delas a seguir.

Buquê espiral

Essa opção é indicada para quem quer arrumar um buquê de plantas de jardim em casa, além disso, todas as flores servem aqui, o principal é que os caules sejam planos e densos. Se você tem rosas ou margaridas, pode começar com elas. A tecnologia é a seguinte. As flores devem ser ligeiramente aparadas e dobradas de forma que os topos fiquem na vertical. Transfira a peça de trabalho para a sua mão esquerda, e pegue a próxima flor com a outra, inclinando-a para a direita, coloque-a na frente da peça de trabalho, então a inclinação deve ser na direção oposta.

O processo é repetido até que a composição esteja completa. Na fase final, recomenda-se ajustar a altura dos botões, embora seja importante segurar o bouquet com força para não quebrar a sequência. Uma regra importante é que apenas as hastes podem se tocar. Quanto à decoração, os elementos também são adicionados em espiral, e o verde é colocado na fase final, envolve o bouquet. Para fixação, usa-se fita plástica ou arame.

Os caules são cortados obliquamente para que as plantas recebam água. Nesta opção, não aceite malha, filme ou papel.

Bouquet "escada"

Essas composições são frequentemente usadas em casamentos, mas podem ser usadas para decorar um salão de banquetes. O procedimento não leva muito tempo e não requer muita experiência. Pegue flores com botões grandes, samambaias e itens de decoração. A escada é colocada da seguinte maneira: as flores são colocadas lado a lado de forma que o botão da próxima fique mais baixo que o anterior. Os caules são amarrados com fita, para fixar melhor.

Para esta opção, as rosas são a melhor escolha: elas são duráveis ​​e ficam lindas com o verde, que já está adicionado ao redor da composição. É importante não cobrir o topo do buquê com uma samambaia. Para estabilidade, você pode usar fio, tornando-o uma estrutura confiável. As hastes são cortadas e a composição decorada com laços e envolvida no material que melhor se adapte ao seu gosto.

Arranjo de flores em uma caixa

Os especialistas recomendam começar a se familiarizar com a arte da floricultura com composições onde uma base é usada. Nesse caso, uma caixa ou caixa é adequada, e como planta, você pode escolher uma suculenta ou até mesmo eucalipto. Dependendo do tamanho do recipiente, uma esponja é recortada e embalada em filme plástico, depois enviada para dentro e fixada com grampeador. As plantas são empilhadas de forma que todo o volume seja preenchido, mas é importante lembrar que a suculenta é delicada, por isso é fácil de danificar.

Para deixar a composição mais festiva, a caixa pode ser amarrada com uma fita de cetim, e um cartão postal pode ser colocado entre as plantas, e este será um lindo presente para um ente querido.

Buque de noiva

Você pode escolher rosas brancas padrão como flores, mas tudo depende da preferência pessoal. Folhas e espinhos são removidos da parte inferior da planta para fazer com que a composição pareça perfeita. Use vários ramos da samambaia para fazer um buquê em forma de leque, cruzado. No centro há três rosas, que realizam a tarefa de elementos focais, então você pode diluir com pequenas rosas nas bordas e raminhos de alstroemeria, que podem preencher o espaço vazio.

No final, os caules são amarrados com uma fita floral, as bordas devem ser abertas, não se deve esconder tudo, isso não é mais tendência. A fita branca funciona melhor e pode ser protegida com uma pistola de ar quente ou agulha nas bordas.

As flores de seda são muito procuradas pelas noivas, principalmente se um evento solene estiver planejado para a estação fria, pois tais plantas não perdem seu frescor e beleza mesmo em condições adversas. Estamos falando de peônias e hortênsias, você também vai precisar de fitas florais e decorativas, alicate, tesouras. Conforme mencionado acima, no estágio inicial, todas as folhas excedentes que estão localizadas no final do caule são cortadas.

Escolha as inflorescências grandes que serão as principais na composição e faça a base do futuro bouquet a partir delas. Outros são acrescentados em círculo, uma fita decorativa é amarrada na perna, que deve esconder o floral. Na verdade, não é difícil compor buquês de casamento, o principal é focar na flor principal, e todo o resto deve apenas complementar o quadro geral.

Buquê de flores secas

Esta composição vai decorar o interior da casa em qualquer época do ano, pois ficará em pé por muito tempo. Uma esponja é colocada no fundo do recipiente. As inflorescências da imortela são muito procuradas, são grandes, por isso são inseridas primeiro, para adicionar um pouco de contraste, usar rudbeckia preta, e preencher o espaço livre com urze rosa. Os elementos mais elevados são as inflorescências de cauda de hartão, os caules são bastante frágeis, pelo que é necessário ter muito cuidado durante o trabalho.

Uma excelente alternativa à esponja é o kenzan, que também é um material mais ecologicamente correto. Captura perfeitamente a composição, além disso, é muito utilizado em vasos transparentes, pois não chama a atenção. Vale ressaltar que staffage pode ser utilizado para preencher o espaço, que é oferecido em diferentes versões. É um material vegetal, com o qual também se criam a forma e a moldura da composição.

Cuidado do buquê

Este é um componente importante se você deseja que o buquê dure muito mais tempo do que o esperado. Nem sempre as composições florísticas são compostas apenas por plantas vivas - também usam plantas secas, por isso existem várias recomendações que ajudam a manter a beleza.

Se o buquê for exclusivamente de flores reais, elas devem estar na água, mas o processo de decomposição pode começar muito rapidamente, o que leva à multiplicação de bactérias, por isso é importante manter o líquido limpo. Não se esqueça que a água deve ser filtrada, use pulverizadores se necessário, principalmente no verão. Todos os brotos com folhas que estão na água devem ser removidos e os caules bem enxaguados.Esta é uma regra bem conhecida - o corte é feito em ângulo, deve haver tanta água quanto possível no recipiente.

A temperatura do líquido recomendada é de cerca de 7 graus Celsius. Afaste o vaso de aparelhos de aquecimento e ventile o ambiente de vez em quando.

Quanto a cuidar de flores secas, não é difícil. A composição pode ser tratada com um fixador usado por floristas. O material deve ser mantido em local seco, protegido da luz solar direta. Para remover a poeira, ligue o secador de cabelo em potência baixa - isso não vai estragar a composição. Para manter as flores secas por mais tempo, elas são mantidas suspensas em cachos, e as cabeças podem ser colocadas em uma caixa de papelão, no fundo da qual se despeja sílica gel.

As flores artificiais requerem menos manutenção, mas também precisam de cuidados. Você pode tirar a poeira com um secador de cabelo e um pano macio, retirar a composição do sol para que o material não queime. Para armazenamento, uma caixa de papelão está bem.

Ideias originais

Aqui estão alguns exemplos de belas composições criadas por verdadeiros profissionais da arte florística. Hoje existem muitas opções para decorar flores em buquês, cada um tem o direito de existir, além disso, cada um tem seu gosto, e isso permite que você encontre o que gosta.

As tendências da moda neste ano são a utilização de grandes botões de flores na base da composição, como mostrado aqui.

Aqui está um ótimo exemplo de buquê de ano novo que traz um clima festivo.

Os buquês de casamento no estilo ecológico estão ganhando imensa popularidade e há uma explicação razoável para isso - eles são delicados e naturais.

E aqui eles até usam bagas.

O estilo rústico faz sucesso não só no interior ou no vestuário, mas até na floricultura.

Aqui está um exemplo do que pode ser floricultura de interiores.

O bouquet do cesto complementará a imagem temática ou passará a fazer parte da decoração do evento festivo.

É difícil recusar tal presente.

Uma solução inusitada para o interior será um buquê de flores artificiais com imitação de água.

No próximo vídeo, você encontrará uma master class em floricultura para iniciantes.

sem comentários

Moda

a beleza

casa