Florística

Floricultura para iniciantes

Floricultura para iniciantes
Contente
  1. Ferramentas e materiais necessários
  2. Combinações de cores
  3. Regras para montagem de buquês de flores diferentes
  4. Aulas mestre passo a passo de buquês
  5. Segredos dos mestres

A floricultura é uma indústria em que os especialistas se dedicam à concepção de ramos de flores naturais e artificiais. Floristas irão preparar buquês para qualquer feriado ou data significativa para encomenda.

Ferramentas e materiais necessários

Habilidades em floricultura são úteis para a formação de buquês, painéis e colagens. A razão para tais decorações é um aniversário, festa corporativa, casamento e outros eventos. Mas não basta coletar um buquê, será necessário embalagem e decoração.

Aqui estão os materiais mais comuns.

  1. A esponja floral é a base de uma composição rígida e permanente. Colocado no fundo de uma cesta, caneca, caixa, prato fundo. Elementos do buquê estão presos nesta camada. No caso mais simples, ele é substituído por espuma de eletrodomésticos.
  2. A fita de cetim é um elemento decorativo. O material não pode ser acetinado.
  3. Fita em forma de trança.
  4. O filme plástico é essencialmente um invólucro. Protege o bouquet dos efeitos nocivos do meio ambiente se o transporte se atrasar uma hora ou mais. Sem coloração artística, não é usado como elemento decorativo.

E esta é a caixa de ferramentas do florista.

  1. Podador. Tesouras de metal afiadas funcionam, mas são menos confortáveis. Inspecione e teste o podador. Não use uma ferramenta com base de alumínio - ela se quebrará rapidamente.
  2. Tesoura - comum, para fitas, tecidos, papel e papelão. Você pode usar uma grande máquina de costura para modelar roupas.
  3. Faca afiada - qualquer um, mesmo cozinha ou caça, feito de aço inoxidável ou aço temperado serve.
  4. Pistola de cola quente derretida. Escolha uma composição sem odor pungente, indicando a presença de impurezas tóxicas. Na verdade, este é um ferro de solda de cola com um distribuidor - sua potência não deve exceder 150 watts.
  5. Alicate - são utilizados para torcer o fio, formando curvas. Eles são complementados por alicates estreitos que permitem trabalhar com fios finos, bem como cortadores laterais para mordiscar.

Acessórios adicionais podem ser úteis.

  • Círculo de cores - um modelo pelo qual as cores dos elementos adjacentes são selecionadas.
  • Agrafador - substituição de colagem. Suportes especiais são adquiridos para ele, o volume de um conjunto chega a 1000 unidades.

Depois de reunir um conjunto de ferramentas, comece a fazer buquês.

Combinações de cores

Um iniciante pode começar com conjuntos de cores simples. A decoração nem sempre é útil aqui - pode ser intrusiva. O principal é o propósito da apresentação: a discrepância pode ser percebida como uma zombaria do destinatário, e não um sinal de atenção.

Conjuntos de cores compostos principalmente de elementos da mesma cor são chamados de lineares. Vejamos quatro paletas adequadas para iniciantes que estão preocupados com os resultados financeiros.

  • Contraste - o uso de cores nitidamente diferentes em um conjunto dá brilho ao bouquet criado e aumenta o grau de diversão. Mas não exagere.
  • Semelhante - tons diferentes da mesma escala são aplicados. O número de tons não é limitado, assim como a superioridade de um sobre vários outros.
  • Monocromático - uma paleta muito estreita, por exemplo, centrada em torno do vermelho. As transições de tom são suaves e pequenas.
  • arco-íris - sem restrições de cor. Um exemplo são as flores silvestres.

Ao escolher um buquê, não se esqueça da decoração. Por exemplo, uma fã de cores góticas, em que tons de branco-creme-acinzentado, preto e roxo são misturados, pode não gostar do buquê monocromático de rosas vermelhas e ásteres vermelhos, mas vai gostar de lírios brancos, lilases e "preto" (preto e vinho) rosas em um pacote roxo cremoso.

Uma composição composta em qualquer estilo não deve divergir da orientação estilística do evento, caso contrário pode parecer um atributo desnecessário, um elemento estranho que claramente não pertence aqui.

Regras para montagem de buquês de flores diferentes

Dos vivos

Os fundamentos de floricultura para iniciantes envolvem vários princípios básicos dessa habilidade.

  • Não confie sempre e totalmente na intuição. Às vezes, o uso de uma abordagem livre é limitado, uma vez que uma pessoa como mestre não pode ser totalmente livre.

  • O brilho dos tons concentra-se no centro, enquanto o embotamento e contenção ficam mais próximos das bordas. O fato é que a atenção dos observadores se concentra nos primeiros dois segundos no centro, e só então avaliam detalhes mais extremos. Primeiro, o receptor, o observador, olhará atentamente para a forma ou os elementos no centro e, em seguida, para as cores externas e o invólucro. Aprenda a prender a atenção do destinatário do presente por alguns minutos, não dois segundos. Floricultura é semelhante a falar em público, vendas - "manter a marca", permanecendo na crista da onda de atenção do cliente.

  • Grandes botões estão no centro e em torno dele, nas proximidades. Trifle - em torno das bordas. Isso irá adicionar volume ao buquê.

  • O buquê pode ser decorado com qualquer folhagem, por exemplo, folhas de outras flores, e se o buquê for apresentado no outono, pode-se usar folhas de tília ou bordo amareladas e caídas. Se o presente for de inverno, convém decorar o buquê com um ramo de pinheiro ou abeto azul. Decorações excessivas irão distrair o destinatário do presente do buquê das flores primárias.

  • As inflorescências, nas quais crescem várias flores, afastam-se umas das outras para facilitar a sua visualização. Os componentes da decoração variam em altura - alguns deles não devem ser muito mais altos do que outros. Não dobre ou torça as flores, para isso existe uma tecnologia especial - um arranjo em espiral de flores em um buquê ao redor de uma delas, a mais dura.

  • Use flores maduras mistas - isso permitirá que o buquê dure mais tempo em um estado fresco: os botões fechados abrirão no máximo em alguns dias.

A violação de uma ou mais regras só é possível se a harmonia for mantida.

De artificial

As flores artificiais podem durar vários anos. Eles nunca irão desbotar se o material (papel, plástico) não se deteriorar em condições naturais.

A flor pode ser cortada em papel ou tecido envernizado. Em seguida, cada um dos produtos artificiais é montado de acordo com o esquema de acordo com as recomendações para uma classe mestre específica. Depois de coletar as flores, eles começam a montar o buquê.

As flores artificiais podem ser dobradas diretamente, paralelas umas às outras ou em espiral. A torção em espiral só é possível se a haste e outros elementos forem suficientemente flexíveis.

Aulas mestre passo a passo de buquês

Não será difícil para o florista recolher ele mesmo a composição encomendada. Você pode aprender a fazer buquês verdadeiramente elegantes sozinho em uma master class ou sob a orientação de um mestre experiente.

Considere como a floreira é montada.

Você vai precisar de rosas vivas com botões grandes, uma caixa ou caixa de equipamentos ou joias, um cartão postal vai servir como um complemento agradável.

  1. Corte a esponja ou espuma no tamanho desejado. O pedaço de material deve se encaixar bem na caixa sem danificá-la.
  2. Embale o isopor em filme plástico.
  3. Organize as plantas para preencher a caixa inteira.
  4. Complemente a montagem com vegetação adicional, anexe um cartão postal (se necessário).
  5. Amarre a caixa com uma fita de presente, tendo previamente removido as imagens da fábrica, descascando cuidadosamente sua superfície externa. Decore.

Para fazer uma bolsa bouquet, você vai precisar de rosas comuns e eustoma, uma fita rosa, contas roxas (você pode usar as velhas ou baratas), assim como cravos vivos, sementes de resina e algum material (têxteis).

  1. Enrole a fita em todo o comprimento do fio. Tecê-lo para formar uma moldura para a bolsa. Faça alças com o mesmo fio e prenda-as na parte principal. Para um visual festivo, envolva as alças com cetim ou fita adesiva. Coloque um pano macio e denso na parte inferior.
  2. Embrulhe o isopor ou esponja floral em filme plástico e coloque no fundo.
  3. Insira flores em sua bolsa, como no exemplo anterior.
  4. Cole as contas ao longo de todo o perímetro das bordas da bolsa, depois de embrulhar com fita adesiva decorativa.

Para fazer um buquê de noiva você precisa de: uma renda para decoração, organza rosa, fita decorativa, contas de 1 cm de diâmetro, tulipas rosa.

  1. Corte uma tira de organza com 30 cm de largura, dobre ao meio e corte exatamente ao longo da linha.
  2. Prepare mais duas tiras de organza, você consegue 4 cópias. Dobre cada um dos segmentos de linha resultantes ao meio novamente. Corte tiras com 3 cm de largura.
  3. Colete botões artificiais desses segmentos, amarrando suas pernas entre si. Conecte-os na base. Uma das pernas deve ser mais longa - do tamanho da haste que decora o arranjo de flores.
  4. Disponha as tulipas um nível na base do buquê. Outras flores, como panicums, são distribuídas uniformemente por todo o conjunto. As flores são rodeadas por organza, cujas fitas já foram preparadas.
  5. Amarre as hastes com arame. Fixe-o mais alto - as flores não vão desmoronar, ele vai prendê-las.
  6. Apare o buquê no comprimento necessário.
  7. Remova as folhas posicionando-as ao redor dos botões.
  8. Use uma fita para prender o buquê, enrolando-o em pelo menos algumas voltas.
  9. Prenda contas nas pontas da fita.

Para fazer um buquê em espiral, faça o seguinte.

  1. Remova os espinhos das rosas. Dobre várias rosas para que fiquem na vertical.
  2. Coloque cada rosa subsequente obliquamente, inclinando-a para a direita.
  3. Depois de recolher e prender as flores, coloque-as num saco de papel (é usado papel de artesanato decorativo) e embrulhe o fundo com fita adesiva decorativa. Ao mesmo tempo, primeiro encurte os caules, formando um corte uniforme.
  4. A decoração de folhagens, como ramos de abeto azul ou fragmentos de ramos de pinheiro, é colocada em um círculo ou entre flores, mas não no centro do buquê.

O buquê paralelo também é fácil de fazer. Você vai precisar de flores de fundo grande, folhagens ou galhos de samambaia.

  1. Disponha as flores em degraus - cada uma das próximas deve ser ligeiramente mais baixa do que a anterior.
  2. Amarre e encurte as hastes do buquê formado.
  3. Coloque as flores em um saco ou recipiente decorado.
  4. Cubra um ramo de flores com folhagens. Você pode decorar o buquê com fitas.

Um buquê de flores secas é feito de acordo com o seguinte esquema.

  1. Mergulhe um isopor ou esponja floral no fundo de um recipiente, recipiente ou caixa.
  2. Organize as flores (inflorescências) da Imortela.
  3. Coloque rudbeckia preto no centro.
  4. Amarre o conjunto como em qualquer uma das oficinas anteriores.
  5. Decore o espaço livre com ramos de urze rosa.
  6. Coloque algumas inflorescências de cauda de hartão também.

Depois de dominar os workshops listados acima, você pode vender suas obras de arte florais.

Segredos dos mestres

Cada profissional tem sua experiência. E a experiência de outra pessoa pode ser útil em vários casos.

  1. Colecione buquês observando o chão e as preferências da pessoa. "Feminino" - redondo, "masculino" - alongado.
  2. Combine diferentes cores e flores em um buquê. A variedade é melhor: pelo menos três espécies diferentes são usadas. Por exemplo, tulipas brancas, ásteres amarelos e rosas vermelhas combinam bem.
  3. Botões fechados e ligeiramente abertos são um motivo para indicar que o bouquet ainda se apresentará em toda a sua glória.
  4. Não exagere com os verdes: eles não devem desviar a atenção das cores primárias. Em termos de localização, não deve ser mais alto que os botões.
  5. Coloque botões brilhantes e claros no centro e nas bordas da montagem, respectivamente.
  6. Não misture flores raras e comuns, como camomila e edelweiss.

Se você seguir essas regras, seu nível e volume de vendas de buquês aumentarão. E você vai preparar buquês para sua família e amigos que você não pode comprar em lugar nenhum.

Para dicas para aspirantes a florista, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa